• Nenhum resultado encontrado

Avaliar e aperfeiçoar, quando necessário, a linguagem utilizada para expressar classes de comportamentos e/ou classes de componentes de comportamentos que constituem

PROFISSIONAL DE PSICOTERAPIA COM APOIO DE CÃES.

2.2 Critérios de seleção das fontes de informação

2.4.4. Avaliar e aperfeiçoar, quando necessário, a linguagem utilizada para expressar classes de comportamentos e/ou classes de componentes de comportamentos que constituem

intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães, identificadas em cada parte destacada nos trechos selecionados da obra utilizada como fonte de informação.

Como a linguagem utilizada no capítulo usado como fonte de informação, de onde foi identificada a maior parte das classes de comportamentos, não é específica da Análise do Comportamento, nem sempre os comportamentos e componentes identificados são expressos da maneira mais adequada para descrever e caracterizar uma classe de comportamentos ou uma classe de componentes de um comportamento. Desse modo, na quarta etapa de obtenção das classes de comportamentos e/ou componentes dos comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães a linguagem utilizada para expressar essas classes identificadas nos trechos selecionados foi avaliada. Nos casos em que a linguagem utilizada não era a mais apropriada, uma linguagem mais apropriada foi proposta.

43 No caso das classes de respostas, por serem atividades de um organismo, o modo mais apropriado para expressá-las é por meio de verbos. As classes de situações antecedentes são melhor expressas por substantivos, pois são relativas aos aspectos com que o psicólogo que intervém no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães se relaciona. A mesma forma de expressão, por substantivos, é a maneira mais adequada de expressar as classes de situações conseqüentes, ou seja, o que decorre do que um psicólogo que intervém no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães faz. Na Figura 2.6 é possível verificar a alteração da linguagem com relação à classe de respostas “trazer um animal (para a terapia)” e à classe de estímulos conseqüentes “(O paciente) Supera sua ansiedade sobre a terapia”.

Trecho selecionado da obra utilizada como fonte de informação e número da página Classes de estímulos antecedentes Classes de respostas Classes de estímulos conseqüentes Classes de comportamentos P.173 “(...) trazer um

animal para o começo de uma terapia

assistida auxilia a um

paciente reservado a superar sua ansiedade sobre a terapia.” (1,2) Começo de uma terapia;(3) Paciente reservado; (3) Trazer um animal (para terapia); (3) Introduzir um animal na sessão de terapia;(4) (O paciente) Supera sua ansiedade sobre a terapia; (3) Grau de ansiedade do paciente com relação à terapia reduzido;(4)

Figura 2.6: Exemplo de avaliação e alteração da linguagem utilizada para expressar componentes

de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães a partir de partes destacadas e registro da quarta etapa do procedimento que compõe o método da pesquisa.

Na coluna referente a classes de respostas, a expressão “Trazer um animal (para terapia)”, referente a uma classe de respostas identificada a partir das partes destacadas, necessita ser alterada. O verbo utilizado “trazer” não é preciso com relação àquilo que um psicólogo que atua no subcampo de atuação profissional de terapia com apoio de cães precisa fazer. O verbo “introduzir” é mais preciso na expressão daquilo que um psicólogo precisa fazer ao se relacionar com uma situação. Portanto, a classe de respostas passou a ser expressa como “Introduzir um animal na sessão de terapia”. Ao lado da expressão proposta está registrado o número “(4)” referente à

44 realização da quarta etapa do procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura.

Na coluna referente às classes de estímulos conseqüentes que compõem a Figura 2.6, o estímulo conseqüente expresso em negrito “(O paciente) Supera sua ansiedade sobre a terapia” é substituído pela expressão em itálico “Grau de ansiedade do paciente com relação à terapia reduzido”. Essa alteração ocorre devido ao fato de que a expressão “(O paciente) supera sua ansiedade sobre a terapia” ser referente a uma decorrência da introdução de um animal na terapia, no entanto, está expressa na forma de um verbo (supera) que tem como sujeito o paciente. Como uma classe de estímulos conseqüentes é aquilo que decorre da ação de um psicólogo que intervém no subcampo de atuação profissional de terapia com apoio de cães, o mais adequado para expressar o que ocorre é “Grau de ansiedade do paciente com relação à terapia reduzido”. Da mesma forma que a classe de respostas com linguagem aperfeiçoada “Introduzir um animal na sessão de terapia” a classe de estímulos com linguagem aperfeiçoada “Grau de ansiedade do paciente em relação à terapia reduzido” apresenta ao seu lado a indicação da realização da 4ª etapa do procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura expressa pelo número “(4)”.

As novas expressões propostas foram registradas em itálico no protocolo de registro. Esse procedimento foi adotado a partir desta 4ª etapa até a 7ª etapa do procedimento, para indicar que essas etapas constituíam proposições do autor da pesquisa, em linguagem mais apropriada, e não mais em linguagem semelhante à utilizada pelos autores do capítulo utilizado como fonte de informação. Esse procedimento foi adotado até a 7ª etapa, pois esta etapa foi a última realizada, registrada nos protocolos de observação.

A avaliação da linguagem utilizada e a proposição de uma linguagem mais apropriada é uma etapa importante do procedimento para identificar classes de comportamentos. Esse tipo de etapa, que ocorre mais de uma vez durante o procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura, é útil, pois cria condições para a realização das etapas seguintes. Expressões incompletas ou pouco claras podem prejudicar a realização das etapas seguintes, produzindo distorções ou até impossibilitando a identificação de classes de comportamentos coerentes com as necessidades nas quais essas classes são requeridas.

45

2.4.5. Derivar mais classes de componentes de comportamentos que constituem

Outline

Documentos relacionados