• Nenhum resultado encontrado

As etapas que compõem o procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura são uma contribuição útil, mas que ainda é passível de

COM APOIO DE CÃES A PARTIR DA LITERATURA

4.5 As etapas que compõem o procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura são uma contribuição útil, mas que ainda é passível de

mais melhorias

Ao examinar essas quatro amostras da coleta e tratamento dos dados, etapa por etapa, fica melhor explicitado como ocorreu o processo de identificação das classes de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães. No Anexo deste trabalho, apresentado da página 271 à página 360,estão o 26º, 30º, 50º e 104º trechos selecionados, assim como os demais 106 trechos que compõem o total de trechos selecionados, apresentando todo o tratamento dos dados da primeira até a sétima etapa. Todos esses trechos possuem a numeração indicativa da etapa em que as classes de componentes ou classes de comportamentos foram geradas. A conferência dessas quatro amostras demonstra a aplicabilidade do procedimento com relação a diferentes tipos de trechos que apresentam características diferentes entre si. Os demais 106 trechos que foram utilizados e que estão apresentados no Anexo deste trabalho também embasam essa conclusão.

133 Existem muitas características diferentes dos trechos e diferentes formas como esses trechos vão possibilitando produzir, a cada etapa, condições para a realização da etapa seguinte. Por exemplo, no 26º trecho selecionado foi possível identificar nas primeiras etapas a distinção entre a classe de respostas e a classe de comportamentos. Isso não se repetiu com relação aos outros três trechos estudados. No 104º trecho selecionado não houve necessidade de realizar algumas etapas. Independentemente da forma de cada trecho ou do produto de cada etapa, o procedimento utilizado permite seguir uma seqüência lógica que parece “extrair”, a partir de documentos, neste caso a discussão de autores a respeito da seleção de animais para intervenções em terapia assistida por animais, classes de comportamentos a serem apresentadas por um profissional na realização da sua intervenção, ou até classes de comportamentos componentes de um plano de ensino para tornar aprendizes aptos a atuarem profissionalmente em um subcampo de atuação profissional.

Esse processo representa uma contribuição para a identificação de classes de comportamentos referentes a vários tipos de processos comportamentais. Kienen (2008) e Viecilli (2008) já produziram conhecimento relevante com relação à intervenção indireta por meio de ensino e de pesquisa com relação a fenômenos e processos psicológicos a partir de um procedimento com características em comum ao apresentado neste trabalho. Mas isso não indica que o procedimento está perfeito e que não requer aperfeiçoamentos. Luca (2008) em seu procedimento para identificar classes de comportamentos componentes do processo de “avaliar a confiabilidade de informações” apresenta outras etapas, além das observadas nestas quatro amostras de coleta, que o auxiliaram refinar e conferir os seus resultados.

Algumas observações com relação às necessidades e possibilidades de aperfeiçoamento também podem ser feitas a partir dos quatro exemplos examinados neste capítulo. A etapa de seleção de trechos acaba por delimitar partes do texto utilizado que podem excluir outras informações contidas em outras partes. Um trecho pode ser composto por uma única frase, mas é possível que outras frases que, juntamente com a frase selecionada compõem um parágrafo, possam fornecer mais informações para identificação de outras classes de comportamentos, ou fornecer mais informações para obter classes de comportamentos com nomenclaturas mais precisas. Uma possibilidade de avanço talvez seja a seleção de trechos maiores, ou a integração de diferentes trechos que tenham relação entre si, para que seja possível identificar com maior clareza classes de componentes e a relação entre essas classes, para nomear classes de comportamentos com maior clareza e precisão.

134 O estudo das nomenclaturas utilizadas pelo autor e a proposição de linguagem mais apropriada também é um aspecto do procedimento que merece maior atenção. É importante que haja uma coerência das nomenclaturas propostas como aperfeiçoamento com as descobertas com relação a processos psicológicos a partir das contribuições da análise do comportamento. Isso implica no exame de cada termo utilizado para identificar com clareza a que fenômeno ele faz referências, assim como também requer um exame em termos gramaticais da língua portuguesa. O estudo dos verbos para que sejam utilizados de forma a tornar mais claro àquilo que alguém faz com relação ao ambiente, assim como as próprias expressões utilizadas para descrever esse ambiente, possibilitarão maior clareza sobre os comportamentos identificados. No caso da literatura utilizada para identificar as classes de comportamentos de psicólogos que intervém em contextos clínicos com apoio de cães, havia muitos termos imprecisos, tanto verbos como substantivos, até porque não se tratava de uma literatura própria da análise do comportamento. Uma possível forma de melhorar o procedimento utilizado seria examinar com maior detalhe as etapas de aperfeiçoamento da linguagem e até decompô-las em outras etapas mais específicas com relação à transformação da linguagem utilizada em outra mais apropriada de modo a tornar mais explícito o que precisa ser mudado, em que casos precisa ser mudado e no que precisa ser aperfeiçoado. A clareza decorrente de um melhor exame desses termos propiciará maior clareza para orientar um psicólogo para a sua intervenção ou um professor para programar o ensino de seu aprendiz de modo que ele se torne apto a realizar uma intervenção em psicoterapia com apoio de cães.

De qualquer forma, a seleção de 110 trechos possibilitou a identificação de várias classes de comportamentos que tornam mais claro o tipo de trabalho que constitui uma intervenção em psicoterapia com apoio de cães. As quatro amostras apresentam detalhadamente o processo de tratamento dos dados para a identificação de classes de comportamentos como resultado de um trabalho. Também ajudam a demonstrar o detalhamento e rigor do trabalho para que as informações obtidas sejam coerentes com aquilo que o autor apresenta e que precisa ser feito em uma psicoterapia que conta com o apoio de cães. Colocar em exame empírico essas classes identificadas é uma forma de avaliar a utilidade desse procedimento que permite identificar classes de comportamentos componentes de um tipo de intervenção profissional por meio da observação indireta que constituiu o exame da literatura (documento escrito por alguém que testemunhou, vivenciou, realizou ou examinou um determinado tipo de fenômeno).

135

5

ORGANIZAÇÃO DAS CLASSES DE COMPORTAMENTOS IDENTIFICADAS

Outline

Documentos relacionados