• Nenhum resultado encontrado

Identificar, selecionar e transcrever trechos da obra utilizada como fonte de informação que faziam referência a classes de comportamentos e/ou classes de componentes

PROFISSIONAL DE PSICOTERAPIA COM APOIO DE CÃES.

2.2 Critérios de seleção das fontes de informação

2.4.1 Identificar, selecionar e transcrever trechos da obra utilizada como fonte de informação que faziam referência a classes de comportamentos e/ou classes de componentes

de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães

Nesta primeira etapa foram realizadas a leitura das fontes de informação, a identificação e a seleção de trechos que se referem, direta ou indiretamente, a uma ou mais variáveis que constituem os componentes dos comportamentos que compõem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães. Esses componentes do comportamento foram: (1) classe de estímulos antecedentes (com o que o psicólogo que intervém no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães lida); (2) classe de

respostas (o que o psicólogo que intervém no subcampo de atuação profissional de psicoterapia

com apoio de cães terá que fazer com relação àquilo com que ele lida); (3) classe de estímulos

conseqüentes (o que decorre daquilo que o psicólogo que intervém no subcampo de atuação

profissional de psicoterapia com apoio de cães fez). A Figura 2.1 possibilita ilustrar os três componentes do comportamento.

1 Este procedimento tem como referência o procedimento desenvolvido por Botomé e Kubo (2007a) apresentado em

aula no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina e utilizado por Luca (2007) em seu Ante-projeto da Dissertação de Mestrado apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

37

Classes de Estímulos Antecedentes

Classe de Respostas Classe de Estímulos

Conseqüentes

Com o que o psicólogo que intervém no subcampo de

atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães

lida

O que o psicólogo que intervém no subcampo de

atuação profissional de psicoterapia com apoio de

cães terá que fazer com relação àquilo que ele lida

O que decorre daquilo que o psicólogo que intervém no

subcampo de atuação profissional de psicoterapia

com apoio de cães fez

Figura 2.1: Representação esquemática dos três componentes de comportamento de intervenção no

subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães.

Alguns trechos forneceram informações acerca de apenas um componente das classes de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães. Outros trechos forneceram informações sobre mais de um componente, ou até mesmo, não forneceram informação sobre componentes dos comportamentos, mas apresentaram as próprias classes de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de terapia com apoio de cães. Portanto, além dos três componentes de comportamentos, também foi possível obter direta ou indiretamente, por meio dos trechos selecionados, classes de comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães.

Os trechos que se referem às classes de comportamentos, a uma ou mais variáveis que constituem as classes de comportamentos que compõem intervenção de psicólogos no subcampo de atuação profissional de psicoterapia com apoio de cães, foram transcritos em um Protocolo de observação. Esse Protocolo de observação é constituído por seis colunas conforme apresentado na Figura 2.2.

38 Trecho selecionado da obra utilizada como fonte de informação e número da página do trecho selecionado Classes de estímulos

antecedentes Classes de respostas

Classes de estímulos conseqüentes

Classes de comportamentos

Figura 2.2: Representação do protocolo de observação utilizado para o registro de classes de

comportamentos e classes de componentes dos comportamentos que constituem intervenções de psicólogos no subcampo de atuação profissional de terapia com apoio de cães.

Na primeira coluna foram transcritos os trechos selecionados da obra utilizada como fonte de informação. Como o capítulo utilizado como fonte de informação é em língua inglesa, os trechos foram traduzidos e transcritos em língua portuguesa. A segunda coluna foi utilizada para o registro das classes de estímulos antecedentes. A terceira coluna foi referente ao registro das classes de respostas e a quarta, referente às classes de estímulos conseqüentes. A quinta e última coluna foi utilizada para o registro de classes de comportamentos. Um trecho destacado podia apresentar informações referentes a um ou mais componentes do comportamento ou classes de comportamentos .

A Figura 2.3 apresenta um exemplo do preenchimento do protocolo de observação com informações sobre a página do trecho selecionado e o trecho selecionado da obra utilizada como fonte de informação. Essas informações compõem o preenchimento da primeira coluna do protocolo de observação.

Ao final do registro do trecho selecionado foi inserida uma numeração correspondente à etapa realizada. Por exemplo, após o registro do trecho “(...) trazer um animal para o começo de uma terapia assistida auxilia a um paciente reservado a superar sua ansiedade sobre a terapia.” foi inserida a numeração “(1)” indicando se tratar da primeira etapa do procedimento para identificar classes de comportamentos a partir da literatura realizada. Da primeira até a sétima etapa realizada com relação ao trecho selecionado foram numeradas a seqüência de realização dessas etapas. Como pode ser observado no Anexo deste trabalho (páginas 271 a 361), todos os protocolos de registro apresentam a numeração indicativa da etapa realizada ao lado do registro do produto dessa etapa.

39 Dessa forma é possível identificar nos protocolos de observação a seqüência de realização das etapas do procedimento até a sétima etapa. Tal ordenação também permite compreender como os dados foram sendo obtidos e tratados.

Trecho selecionado da obra que utilizada

como fonte de informação e número da página Classes de estímulos antecedentes Classes de respostas Classes de estímulos conseqüentes Classes de comportamentos P.173 “(...) trazer um animal para o começo de uma terapia assistida auxilia a um paciente reservado a superar sua ansiedade sobre a terapia.” (1)

Figura 2.3: Exemplo de trecho selecionado da obra utilizada como fonte de informação e a

transcrição desse trecho no Protocolo de observação, indicando a página de onde foi extraído (p.173) e o número indicativo da etapa realizada “(1)”

2.4.2 Identificar e destacar, nos trechos selecionados, partes que continham

Outline

Documentos relacionados