• Nenhum resultado encontrado

O MANUAL ESCOLAR E A LITERATURA INFANTIL

2. Material de análise.

2.2. b.Análise/exemplo.

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

195

As actividades relacionadas à interpretação do texto “O macaco perdeu a banana”, recontado a partir de Benventura de Araújo, (Contos tradicionais do Brasil. Luís da Câmara Cascudo. São Paulo, Global, 2000) possuem exercícios que ajudam o leitor a recontar a história através da organização da sequência da mesma. As perguntas avaliam a compreensão do aluno de aspectos não explícitos no texto, convidando-o a reflectir sobre o mesmo.

Figura 22: Livro Ler 3º ano 2ª série páginas 18-19.

Em alguns textos o estudo do vocabulário é trabalhado como mostramos no exemplo a seguir: normalmente no canto da página encontra-se um quadro escrito “O que significa” e dentro contém palavras do texto com o seu significado à frente. Não é sugerido ao aluno que faça a sua própria pesquisa do significado das palavras que não conhece, já que as autoras acreditam conhecer as dificuldades dos mesmos e lhes “poupam” o trabalho de pesquisar.

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

196

Figura 23: Livro Ler 3º ano 2ª série página 28.

O texto sobre o lóris, adaptado do Estado de São Paulo, aparece mesmo como forma de trabalhar com a ortografia do “m” e “n”. Depois, em outra actividade, é apresentada uma parlenda mais uma vez com o intuito de trabalhar a ortografia (m/n). Esse tipo de prática é bastante comum nos livros dessa colecção, em que o texto é algumas vezes utilizado como pretexto.

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

197

Figura 24: Livro Ler 4º ano 3ª série páginas 20-21.

Encontra-se aqui um bom exemplo de proposta de redacção. Durante toda a unidade foram apresentadas diferentes versões para o clássico do Chapeuzinho Vermelho em diferentes tipologias (prosa, poema, história em quadrinhos). A proposta de escrita sugere que o aluno crie uma versão para um outro conto e vai dando dicas de como ele pode construir seu próprio texto.

2.3- Livros didácticos colecção Eu e o Bambi – Escola Particular Portugal EPaP e Escola Pública Portugal EpuP.

2.3.a. Estrutura /organização.

Tomamos apenas os livros do 2º ano/1ª série ao 4º ano/3ª séries dessa colecção para análise, já que o livro do 5º ano/4ª série não foi utilizado em nenhuma das escolas da pesquisa.

Cada ano de escolaridade possui dois livros: O livro de Textos e o Livro de

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

198

temas É Primavera, Páscoa - tempo de alegrias, A natureza em festa e É verão. Os livros do 3º ano/2ª série e do 4º ano/3ª série estão divididos em 9 unidades

cada e os temas são voltados a datas comemorativas e são praticamente os mesmos nos dois livros Regresso à escola…, É Outono..., Natal - tempo de amor..., É inverno…, Carnaval - tempo de fantasia…./Carnaval tempo de Distracção, É Primavera..., Páscoa - tempo de alegria..., A Natureza em festa..., É verão...

Embora as unidades estejam divididas de forma temática (em todos os livros), nem sempre os textos apresentados são relativos ao assunto da unidade.

A apresentação do livro do 2º ano/1ª série é um pouco diferente dos outros dois (excepto a unidade 9). Na apresentação das unidades, que ocorre em duas páginas, encontram-se figuras de objectos ou acções preocupando-se com a ortografia (carro, serra, muro, hera para o trabalho com rr ou r) de palavras que serão trabalhadas na unidade e a actividade consiste em circular o que se pede sobre essa ortografia e depois colar os adesivos do final do livro no lugar de cada palavra. Já nos outros dois livros, as unidades são apresentadas em folha dupla, representadas por uma flor, que contem as ilustrações dos textos dessa unidade, o título e uma pequena frase de cada, que, segundo as autoras, despertam a curiosidade e motivam para a leitura completa dos textos.

A estrutura e trabalho da colecção seguem praticamente a mesma estratégia em todos os livros: Texto, Conversar sobre o texto, Saber ler, saber escrever (2º

ano/1ª série)/ Saber ler, saber interpretar (3º ano/2ª série e 4º ano/3ª série),

Outras Leituras (3º ano/2ª série e 4º ano/3ª série) e no final das unidades é

encerrada por uma Avaliação Formativa e Sumativa na última unidade.

Os Textos não apresentam muitas tipologias, como podemos verificar na tabela abaixo, (e na tabela 3 dos anexos), tal como não parecem ter qualquer relação uns com os outros.

Conversar sobre o texto é uma actividade que aparece a seguir ao texto, sendo um trabalho simples (muitas vezes de verdadeiro ou falso), ou perguntas para serem respondidas oralmente (nome da autora, lugar que foi retirado o

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

199

texto, etc). Segundo as autoras, são exercícios apropriados à oralidade, à motivação, ao diálogo, ao sentido estético e à compreensão e expressão orais. Nesse espaço também é sugerido muitas vezes que o aluno invente histórias e diálogo e que copie frases do texto para uma folha e que faça as actividades do livro de fichas.

Saber ler, saber escrever (2º ano/1ª série)/ Saber ler, saber interpretar (3º

ano/2ª série e 4º ano/3ª série), apresenta tanto actividades de interpretação do

texto (“de quem era a rolha que o rato roeu ?”; “quem era o Espanta-Pardais ?”), como trabalha com ortografia (“retire do texto cinco palavras com nh”) e cópia (“copiar com letra cuidada: o lobo assustou a menina do capuz e a sua avózinha”).

Entre uma unidade e outra (3º ano/2ª série e 4º ano/3ª série) são

apresentadas Outras Leituras em que são sugeridos outros tipos de texto, tais como cantigas, trava-línguas, notícias, recados e avisos, adivinhas, listas, receitas, ementas, cartazes...

Avaliação Formativa e Sumativa apresentam exercícios parecidos com os que trazem dentro da unidade.

No outro livro, denominado Livro de fichas, encontramos uma proposta de trabalho sobre alguns dos textos lidos. Esses trabalhos são apresentados de forma variada, podendo trazer algumas perguntas sobre o texto, trabalho com gramática, caça-palavras, produção de texto através de figuras, Este livro conta também com autocolantes que completam determinados exercícios.

Ano/Série Tipo de texto

ano 1ª série Prosa (34) Poema (10) 3º ano 2ª série Prosa (55)

Poema (31) Diálogo (1) Adivinha/Piada (1) Lengalenga (2) Música/cantiga (5) Provérbio (3) Trava-línguas (1)

ano 3ª série Histórias em quadrinho (1) Música/cantiga (15)

O Manual Escolar e a Literatura Infantil 200 Prosa (41) Poema (19) Texto Teatral (2) Lengalenga (2) Provérbio (1) Adivinha/Piada (5) Trava-línguas (4)

É notória a pouca variedade de tipologias textuais nessa colecção. A maioria dos textos é apresentada em prosa (130) e poema (60). Embora possua uma grande quantidade de textos (233) divididos nos três livros, apenas se encontram pouquíssimos textos que não sofreram fragmentação ou adaptação. Praticamente só as poesias, adivinhas/piadas, trava-línguas, provérbios e lengalengas se encontram integrais. Ressaltamos que no livro do 2º ano /1ª série até metade da unidade 8 é difícil classificar os textos apresentados pois são escritos com o objectivo de trabalhar os assuntos ortográficos propostos na unidade (unidade 8 trabalha com a ortografia, entre outras, do az, ez, iz, oz, uz, e apresenta um texto intitulado “O ninho do perdiz”).

A falta de referências bibliográficas dos textos é constante em toda a colecção (na tabela 3 dos anexos mantivemos as referências tais como aparecem no livro). Muitas vezes não é apresentada qualquer referência, noutros casos encontra-se o nome do autor porém não se refere o livro ou o texto do qual foi retirado, entre outros problemas.

Encontramos textos da autoria de Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, Sophia de Mello Breyner Andersen, Miguel Torga, António Mota, António Torrado, Matilde Rosa Araújo, Maria Isabel Mendonça Soares, Sidónio Muralha, Maria Alberta Menéres, Maria Rosa Colaço, Álvaro Magalhães, António Manuel Couto Viana; Lilia da Fonseca, Alice Vieira, Paula Oliveira, Fernanda Lopes de Almeida, Cecilia Meireles, entre outros.

As propostas de produção de texto são feitas, em sua maioria, para a produção oral e muitas vezes pouco tem a ver com o texto, embora não sendo um trabalho de proposta sistemática com a oralidade (invente uma conversa entre a girafa e o elefante do carrosel; porém no texto referente “Uma viagem no carrossel”, não há relação entre os personagens)

O Manual Escolar e a Literatura Infantil

201

2.3.b.Análise/exemplo.

Figura 25: Livro Bambi 2páginas 70-71.

Não há uma prática nessa colecção de trabalho com o dicionário ou de enriquecimento vocabular. Quando aparecem actividades nesse sentido não remetem à realização de pesquisa. Normalmente aparecem frases com palavras grifadas e um quadro com palavras que substituem as grifadas, sendo que o aluno deve reescrever as frases substituindo a palavra grifada por outra de mesmo sentido. Se o aluno não conhece o significado das palavras ele acaba por resolver o exercício por dedução ou tenta adivinhar, mas não lhe é sugerida a busca de informações no dicionário.