• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMAS CURRICULARES

1. Estrutura dos Programas Curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

1.2. d Bloco 2 Comunicação Escrita.

Os programas portugueses sugerem um trabalho em que a criança tenha a possibilidade de escrever, que caminhe para a descoberta e redescoberta da Língua. Segundo os programas, para aprender a ler e a escrever, além de escrever e ler muito, é preciso que essa prática esteja associada a situações de prazer e de reforço da autoconfiança. O aluno deve ser incentivado a ler e escrever sem censuras, sabendo que terá o apoio necessário para o aperfeiçoamento dessas práticas.

A leitura e a escrita são vistas como formas de acelerar o processo de aprendizagem, organizar e desenvolver o pensamento.

 Desenvolver o gosto pela Escrita e pela Leitura.

São sugeridas situações em que se pode despertar o gosto pela Linguagem escrita, através da diversidade de textos oferecidos aos alunos. Com o ouvir e ler histórias, a partir da linguagem visual o aluno vai levantando hipóteses sobre o conteúdo do livro, depois compara-o com o conteúdo original, localizando notícias e informações através das imagens. Outra orientação é para que o aluno experimente múltiplas situações em que o faça sentir a necessidade de utilizar a

Programas Curriculares

75

linguagem escrita. A partir do terceiro ano a criança deve ser capaz de seleccionar e ler na versão integral (por escolha própria) livros e textos que lhes são apresentados os textos narrativos e poéticos, devendo saber ler e interpretá-los. Os alunos devem ser motivados a escrever individualmente e em grupo, recriando textos em diversas linguagens, organizando de acordo com critérios diversificados, quando necessário buscar o sentido de palavras desconhecidas, compreendendo o sentido que estas apresentam naquele contexto. No quarto ano torna-se necessário que a criança faça inferências sobre suas próprias vivencias, que seja capaz de recontar um livro lido, ou mesmo textos de sua autoria, e saber ouvir e confrontar as suas opiniões com as dos outros.

“Contar com diversos registros de escrita (produção dos alunos, documentação..); levantar as hipóteses do conteúdo original (que ouve ler); levantar hipóteses acerca do conteúdo de livros ou de textos a partir das suas ilustrações; experimentar múltiplas situações que façam surgir a necessidade de produção de escrita (recados, avisos, correspondência interescolar...); ouvir ler histórias e livros de extensão e complexidade progressivamente alargadas que correspondam aos interesses dos alunos; ler e interpretar textos narrativos e poéticos (só a partir do 3 ano); relacionar livros e outros textos com as suas vivencias escolares e extra-escolares, com os seus gostos e preferências (4ºano) ” (Organização Curricular e programas: 147-155).

 Desenvolver as competências de escrita e de leitura

Para que as competências de leitura e escrita sejam alcançadas pelos alunos do Primeiro Ciclo, propõe-se que os alunos convivam com textos, devendo a escola proporcionar experiências com diferentes tipos de escrita, sugerindo que cada aluno tenha um caderno em que possa realizar tentativas de escrita. O aluno deve relacionar as produções orais com a sua forma escrita. São sugeridas muitas actividades para possibilitar ao aluno novas descobertas de produção de textos e de novos significados. Para o trabalho com os aspectos gráficos e sonoros, encontramos jogos de substituições de palavras. As palavras novas devem ser exploradas, assim como a comutação de letras. As produções devem ser aperfeiçoadas tanto em conjunto como com o professor, relacionando sempre os textos lidos com suas vivencias. No segundo ano é necessário que o aluno produza textos por iniciativa própria, compreenda o sentido de um texto com

Programas Curriculares

76

lacunas e que leia na versão integral histórias, livros, poemas, de extensão e complexidade progressivamente alargadas. No terceiro ano, deve ser incentivada a produção e criação de textos para a construção de um livro, os alunos devem aperfeiçoar os textos escritos, com uma maior preocupação com as regras ortográficas, acentuação e uso do discurso directo, através de fichas autocorrectivas ou outras.

“Participar em múltiplas situações que desenvolvam o convívio e o gosto pela escrita e pela leitura (participar no registo escrito de experiências vividas ou imaginadas, em atividade de biblioteca da aula, da escola...); produzir textos escritos por iniciativa própria; desenvolver o gosto pela escrita por iniciativa própria (ter cada aluno um caderno onde possa fazer tentativas de escrita, escrever como souber, o que quiser, quando quiser); apreender o sentido de um texto com lacunas; ler, na versão integral, histórias, livros, poemas, de extensão e complexidade progressivamente alargadas, adequadas à sua idade e ao seu nível de competência de leitura” (Organização Curricular e programas: 147-156).

 Utilizar técnicas de recolha e de organização da informação

Consiste em recolher, organizar e classificar diferentes materiais de informação, segundo vários critérios. O aluno deve ser capaz de consultar e manusear esses diferentes materiais. É sugerida a construção de um dicionário ilustrado, organizando-o segundo critérios estabelecidos. No segundo ano é acrescida a consulta de listas de palavras, organizada com critérios diversos. A partir do terceiro ano, para além de descobrir os critérios de organização de dicionários, deve ser treinada a sua consulta, como também em enciclopédias infantis, prontuários e outros.

“Recolher documentação (gravuras, fotografias, postais ilustrados, manuais de diferentes disciplinas, fotocópias de páginas de enciclopédias, textos); organizar um índice da documentação; construir materiais de informação, consulta e estudo, lista de palavras, dicionários ilustrados, prontuários ortográficos para recolha de regularidades e de exceções da língua descobertas no trabalho de aperfeiçoamento do texto; treinar a consulta de dicionários, enciclopédias infantis, prontuários... (a partir do 3º ano)” (Organização Curricular e programas: 147-156).

Programas Curriculares

77