• Nenhum resultado encontrado

b Segunda Parte do PCN de Língua Portuguesa.

PROGRAMAS CURRICULARES

1. Estrutura dos Programas Curriculares para o 1º Ciclo do Ensino Básico.

1.1. b Segunda Parte do PCN de Língua Portuguesa.

Na segunda parte do PCN brasileiro há uma divisão entre os dois ciclos, mas a sua apresentação é basicamente a mesma, sendo o Primeiro ciclo subdividido nos tópicos: Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no primeiro/ segundo ciclo;

Programas Curriculares

67

Objetivos de Língua Portuguesa para o primeiro/ segundo ciclo; Conteúdos de Língua Portuguesa para o primeiro/ segundo ciclo:- Tratamento didáctico; - Conteúdos: Conteúdos gerais do ciclo • Valores, normas e atitudes • Gêneros discursivos; Blocos de conteúdos • Linguagem oral:usos e formas • Linguagem escrita:usos e formas • Análise e reflexão sobre a língua; Critérios de avaliação de Língua Portuguesa para o primeiro/ segundo ciclo. A única mudança ocorre no terceiro tópico, que recebe o nome de Desdobramentos dos conteúdos de Língua Portuguesa no segundo ciclo.

Não faremos nessa segunda parte uma divisão específica dos dois ciclos, pois a conclusão a que chegámos é que não há grandes mudanças entre os dois ciclos, a sua maior consideração recai sobre o facto de, no segundo ciclo, se buscar possibilitar maior autonomia na realização de actividades que envolvam conteúdos desenvolvidos no ciclo anterior e introduzir aspectos relacionados aos usos e formas da língua. As mudanças mais significativas serão tratadas ao longo dessa apresentação.

Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa no primeiro/ segundo ciclo:

A linguagem aparece como mediadora para a descoberta e sentidos sobre a vida, sobre si mesmo e sobre a própria linguagem. O trabalho em grupo possibilita uma rica troca de experiências entre os discentes, não só no sentido da comunicação como também assumindo um papel socializador, possibilitando um convívio harmonioso, democrático e solidário em que as regras são construídas por todos. Cabe ao professor questionar e investigar a idéia que seus alunos possuem sobre linguagem para poder ampliá-la.

Objectivos de Língua Portuguesa para o primeiro / segundo ciclo:

Para o PCN, o aluno deve conseguir compreender o sentido de textos orais e escritos, sendo capaz de identificar os possíveis propósitos e intenções do autor; ler textos dos gêneros previstos para o ciclo, combinando estratégias de decifração com estratégias de seleção, antecipação, inferência e verificação (PCN, 1997:103); saber utilizar a linguagem oral com eficácia, em todas as situações de

Programas Curriculares

68

comunicação; participar na comunicação oral, sabendo respeitar as opiniões dos outros e adequando os seus registos lingüísticos ao contexto ou situação; produzir textos escritos coerentes e coesos, considerando o leitor e o objecto da mensagem; começar a identificar o gênero, escrevendo textos que respeitem a forma ortográfica. No segundo ciclo é exigido uma maior autonomia do aluno, devendo este ser capaz de criar o seu próprio texto e com a ajuda do professor criar novas versões se necessário.

Conteúdos de Língua Portuguesa para o primeiro/ segundo ciclo:

No que respeita ao tratamento didáctico são sugeridas actividades como as seguintes: Actividades com a linguagem oral concebidas como possibilidade de conhecimento sobre a linguagem escrita; Colocar os alunos a lerem e a escreverem, mesmo antes da alfabetização propriamente dita, ajuda no funcionamento da autonomia leitora, escritora e intelectual; A diversidade textual aparece como importante fonte de informação do processo de aprendizagem da linguagem escrita; O aluno deve assumir o papel de escritor e leitor de seu próprio texto; O primeiro ciclo deve proporcionar uma ampliação de conhecimentos sobre a língua, possibilitando aos alunos adquirirem autonomia no que se refere ao domínio da escrita alfabética.

No que diz respeito aos conteúdos gerais do ciclo, estes são subdivididos em: • valores, normas e atitudes • Gêneros discursivos. No primeiro subtópico são apresentadas algumas normas, valores e atitudes, que, mesmo não ocorrendo de forma directa, será importante que apareçam como forma de conteúdo que os alunos devam adquirir. Entre elas está o de ter interesse por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, valorizando a leitura como fonte de fruição estética e entretenimento. Afirma-se que o aluno deve manifestar o desejo de ler e de ouvir textos, principalmente os literários e os informativos, tendo cuidado com os livros e demais materiais escritos, tomando emprestado esses livros nos acervos escolares e bibliotecas. O aluno deve ser crítico perante os textos persuasivos e também com seus próprios textos quanto aos aspectos textuais e gráficos.

Programas Curriculares

69

No segundo ciclo é manifestada a necessidade de uma leitura mais autónoma, sendo capaz de questionar e de compartilhar mais sobre as leituras realizadas, tendo também uma maior preocupação com a linguagem escrita enquanto meio de informação e transmissão da cultura.

O segundo subtópico é sobre o género discursivo e nele são apresentados os géneros mais adequados para o trabalho com a linguagem oral e com a linguagem escrita. A Literatura Infantil é referenciada nos dois ciclos como género adequado para a realização do trabalho com a linguagem oral e escrita. Não é especificado que tipo de trabalho pode ser realizado com cada género e suas especificidades, mas pelo menos aparecem.

Os blocos de conteúdos aqui referidos são imprescindíveis para que o aluno conquiste os objectivos propostos para cada ciclo. No subtópico de Linguagem Oral: Usos e Formas para o primeiro ciclo, o professor desempenha um papel fundamental na ajuda das actividades de adequação do uso da linguagem para seu uso na escola como também ao nível de conhecimento sobre sua utilização. O aluno deve saber manifestar suas experiências, sentimentos, idéias e opiniões de forma clara e ordenada. Quanto à narração, deve haver uma preocupação com a descrição de personagens, cenários e objectos, buscando as características discursivas do texto, considerar a temporalidade e a causalidade. No segundo ciclo mantém-se a utilização da linguagem oral utilizada no ciclo anterior, buscando aperfeiçoá-la e ampliá-la, utilizando-a num registo mais formal. O aluno deve manifestar um ponto de vista em seu discurso e também ser capaz de utilizar recursos eletrónicos para registrar e analisar situações de comunicação. No subtópico de Linguagem Escrita: Usos e Formas, a prática de leitura no primeiro ciclo fica mais a cargo do professor, cabendo ao aluno atribuir significado ao texto, fazer antecipações e inferências em relação ao conteúdo, utilizar recursos para resolver eventuais dúvidas e suposições, utilizando o acervo da biblioteca para consultar diferentes tipologias textuais e depois socializar essas experiências de leitura com os demais. No segundo ciclo é o aluno que deve resolver as suas dúvidas de leitura, lendo e relendo o texto na busca de informações esclarecedoras, procurando no dicionário e em outras fontes se for necessário. A leitura ganha novas modalidades, pode aparecer com o objectivo de revisar, obter informações rápidas, entre outras. O aluno deve criar seus próprios critérios de

Programas Curriculares

70

selecção de texto, desenvolvendo seu padrão de gosto pessoal. A produção de texto aparece nos dois ciclos com o objectivo de considerar a finalidade do texto e as características do género, sendo necessário também ir introduzindo aspectos mais formais da língua, como a utilização dos recursos de pontuação, ortografia e aspectos discursivos, sendo específicos os conteúdos para cada ciclo. O último subtópico, análise e reflexão sobre a língua, trás a necessidade de saber se expressar oralmente, adequando a linguagem ao contexto das diferentes situações de comunicação. A análise de um texto deve ser considerada pelos diferentes leitores, buscando elementos no texto que a justifique. O aluno deve revisar o seu texto, no primeiro ciclo com a ajuda do professor e depois de forma autónoma e, de forma mais precisa no segundo ciclo, analisar as regularidades da escrita.

Critérios de avaliação de Língua Portuguesa para o primeiro/segundo ciclo

Esse último tópico do PCN apresenta de que forma se pode avaliar o conhecimento da linguagem oral e escrita exigidos para cada ciclo. É necessário que se saiba narrar histórias conhecidas e relato de acontecimentos mantendo a ordem e sequência cronológica, assim como demonstrar compreensão do sentido dos textos, num primeiro ciclo textos lidos em voz alta e no segundo ciclo de maneira geral. A utilização da escrita alfabética com a preocupação do seu uso formal. No segundo ciclo o aluno deve ser capaz também de coordenar estratégias de descodificação com as de antecipação, inferência e verificação, utilizando procedimentos simples para resolver dúvidas na compreensão. Deve produzir textos escritos, considerando características do género, revisando-o e aprimorando-o quando necessário.

A partir desta primeira descrição e considerações a respeito dos PCNs brasileiros foi possível traçar o perfil de aluno que se quer formar em séries iniciais do Ensino Fundamental. Parte-se agora para a descrição e verificação dos documentos Portugueses.

Programas Curriculares

71