• Nenhum resultado encontrado

5. Resultados e Discussões

5.1 Breve Caracterização dos Participantes

A participante P1 possui trinta e um anos de idade e em torno de sete anos de experiência na área de vendas, onde começou a atuar por influência da família, que atuava nesse segmento. Aprendeu a função, assim, auxiliando os pais e percebia nessa atividade uma alternativa para incrementar a renda, uma vez que o desemprego assolou a família por um determinado período de tempo. Dessa forma, para vender não era necessário ter diploma, mas “ser desenrolada e ter lábia”, segundo a entrevistada, o que a levou a atuar na área, uma vez que possui ensino médio completo e as oportunidades de trabalho eram mais restritas, como enfatizou em sua fala. A participante construiu sua trajetória profissional inteira na área de vendas – com destaque para experiências no segmento alimentício – e, atualmente, é vendedora de consórcio.

O participante P2 apresenta três anos de experiência, ensino médio completo, vinte e quatro anos de idade, é casado e também iniciou sua relação com a área de vendas a partir da referência familiar, pois a família possuía um pequeno mercado dentro da própria casa, o que o levou a participar desse cenário desde criança, auxiliando seus pais. Destaca que desde cedo aprendeu como “é importante atender bem ao cliente, pois vender não é só comercializar um produto em troca do dinheiro”. Hoje, esse participante está também na área de vendas de consórcio, mas já atuou vendendo outros produtos, como por exemplo, planos de internet e

bolos, que eram produzidos por ele mesmo, de maneira informal, como alternativa para seu próprio sustento.

A participante P3 possui dezesseis anos na área de vendas, trinta e seis anos de idade, é casada, tem um filho e é graduada em Pedagogia. Sua habilidade em comunicar-se com facilidade chamava a atenção das pessoas que conviviam com ela, e foi dessa forma que surgiu o primeiro trabalho na área de vendas, já em autopeças. Isso porque a boa comunicação e facilidade em se relacionar eram características importantes para o exercício da função, e por demonstrar essas habilidades que ela recebeu a primeira oportunidade como vendedora. A participante precisou aprender os nomes das peças de carros e os termos técnicos que eram utilizados na área, pois não possuía qualquer familiaridade com esse contexto. Ao longo dos anos, adquiriu gosto pela área e hoje continua atuando como vendedora de peças de veículos.

O participante P4 possui ensino médio completo, trinta e dois anos de idade e atua na área de vendas há oito anos. É solteiro e não possui dependentes. Iniciou sua primeira experiência profissional na área do atendimento ao cliente e percebeu o quanto essa função estava relacionada à área de vendas, quando adentrou no segmento, a partir de uma oportunidade que surgiu. Percebe assim, o quanto as áreas estão relacionadas e a importância do atendimento para ser um bom vendedor. Está, atualmente, na área de vendas de peças de veículos.

A participante P5 possui vinte e seis anos e desses, oito são como vendedora. É solteira, mas contribui diretamente com as contas de sua residência, pois seu contexto familiar demanda sua participação. Iniciou sua atuação na área de vendas a partir de uma experiência anterior também relacionada ao atendimento ao cliente. Percebe o quanto sua vivência na área de vendas e na empresa em que trabalha proporcionam a ela aprendizagem em diversos níveis, do técnico ao comportamental. Graduou-se em Enfermagem há pouco tempo e, atualmente, continua sendo vendedora de peças.

O participante P6 possui vinte e quatro anos, não possui filhos nem dependentes e mora com os pais, dividindo as despesas de casa com eles. Terminou o ensino médio e está trabalhando na área de vendas há três anos, exercendo a função de vendedor de peças também. Quando começou a trabalhar nessa área não apresentava nenhum conhecimento no segmento de peças de carros e diz ter sido esse um enorme desafio em sua vida, desde o início, uma vez que não demonstrava identificação e conhecimento básico acerca dos produtos que começaria a vender. Mesmo assim, superou-se nesse sentido e vem desempenhando sua função, tendo aprendido a gostar de trabalhar com vendas. Falou sobre sua família como referência de trabalho e honestidade, além da perseverança em conseguir o que se objetiva, o que o inspira em seu cotidiano.

A participante P7 possui trinta e oito anos e é vendedora há vinte e um, tendo atuado inicialmente no segmento alimentício e logo depois indo trabalhar no ramo de atividade automotivo, onde atua até hoje, sendo vendedora de veículos em uma concessionária. É casada, possui dois filhos e estudou até o Ensino Médio, tendo finalizado aí seus estudos. Ingressou na área de vendas por ter surgido oportunidade e aceitou por necessidade, mas logo adquiriu gosto pela função. Está há catorze anos trabalhando como vendedora de carros na mesma empresa e vivenciou diferentes momentos profissionais durante todos esses anos, que foram influenciados por mudanças culturais e tecnológicas nesse contexto e a fizeram amadurecer enquanto profissional da área. Considera-se feliz e satisfeita com relação à sua vida profissional.

A participante P8 possui 30 anos, é solteira e tem uma filha, que mora com sua mãe no interior. É responsável pelo sustento de ambas e, para prover a família, trabalha como vendedora há seis anos e meio. Teve duas experiências, ambas na área de vendas de veículos, em concessionárias, onde atualmente desenvolve seu trabalho. Assim como alguns dos outros participantes, a vendedora iniciou sua atuação profissional na área comercial por perceber

nela uma oportunidade para ganhar dinheiro que não exigisse um diploma, pois diz que nunca gostou muito de estudar, tendo se dedicado pouco ao conhecimento formal. Mesmo assim, identificou-se bastante com o segmento, o que facilitou sua aprendizagem quanto aos produtos que vende, bem como quanto ao processo operacional que desempenha em sua rotina diária de trabalho. Considera-se feliz e realizada em sua vida profissional.