• Nenhum resultado encontrado

CALL como área de investigação de práticas sociais e discursivas no ciberespaço

Capítulo 4 A Agenda de Pesquisa em CALL: Afinal, qual é o estado da arte?

4.2 Pesquisas sobre CALL: Que discursos circulam nessa área de investigação?

4.2.2 CALL como área de investigação de práticas sociais e discursivas no ciberespaço

Ao conceber a linguagem como gênero ou evento discursivo, percebo a realização de práticas sociais e discursivas no ciberespaço. Nessas práticas, os participantes produzem, distribuem e consomem saberes de ordens diversas. A análise dos objetivos dos estudos ajudou identificar algumas práticas investigadas no contexto digital que são as atividades que as pessoas realizam por meio da linguagem (MEURER, 2005, p.95) no ciberespaço.

As principais práticas sociais realizadas no contexto virtual são: a comunicação, as práticas de ensino e de aprendizagem, a interação, as negociações online de compra e de venda; as trocas estabelecidas entre os pares por meio de jogos ou de atividades de lazer, por exemplo. Para a realização dessas práticas, os

participantes se engajam em gêneros digitais ou na realização de tarefas que possibilitam o uso da língua-alvo.

Porém, não me parece muito evidente ainda, entre os pesquisadores de CALL que devemos investigar as práticas sociais e discursivas que acontecem no ciberespaço e que podemos usamos a análise dessas práticas sociais e discursivas para ensinar a língua-alvo. Portanto, essa percepção só ficará evidente ao pesquisador que conceber a linguagem como uma prática social.

Na área de CALL, as práticas sociais de ensinar e aprender deveriam ser pensadas em termos de eventos comunicativos, gêneros e atividades em que os participantes podem se engajar para que haja aprendizagem, no entanto, a inserção dos alunos nesses eventos de linguagem pode variar em função dos objetivos estabelecidos para a investigação e prática de ensino/aprendizagem. No Quadro 14 exemplifico algumas dessas práticas que podem ser realizadas no contexto digitais.

O objetivo no Quadro 14 é deixar evidente quais são essas práticas investigadas de modo que elas possam colaborar com futuros estudos na área de CALL e evidenciar práticas que podem ser realizadas por aqueles que estão se inserindo nessa área de conhecimento e não sabem exatamente o que se pode fazer e como se pode propor o ensino de língua inglesa por meio de tecnologias.

Estamos em um estágio de pesquisas em CALL em que as tecnologias existentes já alcançaram um patamar mais do que o desejado e, cada vez mais, são aprimoradas por aqueles que se dedicam a esse campo de conhecimento. No entanto, na nossa área de investigação que inclui linguagem, participantes e tecnologias, ainda estamos nos questionando como essas tecnologias podem ser exploradas no ensino em vez de questionar de que modo a linguagem pode ser aprendida por meio dessas tecnologias e quais atividades melhor funcionam ou evidenciam a real aprendizagem da linguagem aos inserirmos nos alunos em diferentes contextos de práticas e ao fazermos uso de diferentes tecnologias digitais. Portanto, a descrição da Agenda de Pesquisa em CALL sugerida nesta tese inclui os eixos temáticos principais, os quais são a linguagem, os participantes, as tecnologias e a pedagogia online. As pesquisas quando orientadas por esses temas discutirão diferentes práticas sociais, tais como comunicar com colegas e professores, ensinar Inglês como língua estrangeira, aprender língua inglesa por meio de materiais didáticos e por meio da interação, ler notícias, artigos divulgados em revistas virtuais, escrever e-mail ou textos em blogs, construir páginas pessoais,

Capítulo 4 – A Agenda de Pesquisa em CALL

socializar e compartilhar conhecimentos por meio de bate-papo, cujas atividades poderão ser suportadas por diferentes concepções de linguagem que são condizentes com as práticas realizáveis no ciberespaço. No quadro 14 sumarizo algumas dessas questões.

Capítulo 4 – A Agenda de Pesquisa em CALL

distribuição dessas práticas)

Linguagem (investigar o que as

pessoas fazem por meio do uso da

linguagem)

Comunicação virtual Os alunos elaboraram mensagens virtuais para serem lidas e interpretadas;

Elaborar mensagens que comunicam algo ou realizem alguma ação por meio dos gêneros digitais;

Elaborar textos online que divulgam informações; Publicar textos de popularização da ciência em blogs, páginas pessoais ou sites de popularização/divulgação de conhecimentos. Elaborar notícias online referentes aos acontecimentos que se realizam nas escolas locais, ou na sala de aula, na comunidade em que atuas/vives.

Desenvolver conhecimento linguístico em LI (noticing; grammatical errors); com relação à gramática, a morfologia o uso de léxico e de estrutura lingüística (focus on form) que ajudem no desenvolvimento da competência comunicativa (A#58; A#41; A#38)

Desenvolver fluência e (cons)ciência (fluency and awareness) na linguagem em uso; fluência e ciência na aquisição da gramática de língua inglesa (A#58)

Aprender a escrever diferentes gêneros textuais por meio de blogs (A#44)

Realizar ações sociais por meio da linguagem em gêneros digitais, gerar discussões online; participar de comunidades virtuais como o Second Life (SL).

Socioculturais e sociodiscursivas

Interação virtual Interagir para se comunicar com pares via e-mail; Interagir para negociar significados em chats; Interagir para aprender estruturas lingüísticas por meio de fóruns digitais; chat, e-mail, wikis,etc. Interagir realizando compras online; vender produtos; persuadir pessoas a tomar atitudes; construir objetos; compartilhar saberes via SL ou comunidades virtuais;

Aprender a interagir por meio de blogs criando espaços de colaboração e para desenvolver argumentação (A#44)

Aprender a negociar significados por meio da interação (A#102) Aprender língua inglesa com foco na forma e por meio da interação em gêneros digitais; participar de eventos reais por meio da comunidade SL

Teoria da atividade, sociocultural sociodiscursiva

Tecnologias Avaliação/Eficiência Comunicação e trocas de Informação via ferramentas de comunicação e informação

Desenvolver telecolaboração online (A#102; A#50)

Elaborar narrativas multimídias e explorar o processo de comunicação textual multimodal por meio desse gênero (A#34) Avaliar cursos online, tecnologias ou ferramentas digitais disponíveis para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras

Socionteracionismo Sociodiscursiva Semiótica/multimodalidade

Capítulo 4 – A Agenda de Pesquisa em CALL

Participantes Avaliar recursos tecnológicos e realizar ações por meio do uso da

linguagem

Avaliar recursos tecnológicos expressando opiniões sobre o uso de recursos digitais Interagir via gêneros digitais, usar a linguagem para se comunica

Analisar os papéis dos participantes envolvidos em situações online de interação

Construir online narrativas em comunidades online de aprendizagem que evidenciem a aprendizagem da língua alvo (A#56)

Aprender fornecer feedback aos participantes de interações online/aprendizagem de línguas (A#50)

Desenvolver o letramento crítico nos alunos quanto ao uso de ferramentas/gêneros digitais Socionteracionismo Sociodiscursiva Semiótica/multimodalidade Pedagogia Online (atividades/tarefas, modalidade de ensino, abordagens, material didático digital/objetos de aprendizagem

Ensino Ensinar conteúdos linguísticos, funções da linguagem por meio de diferentes gêneros digitais tais como páginas pessoais, blogs, wikis, e-mail, chat.

Desenvolver pedagogia online de ensino

Desenvolver material didático digital sob a orientação de frameworks/guidelines já sugeridos em pesquisas prévias

Explorar sites de Corpora para ensinar a língua em uso encontrada em diferentes gêneros por meio de corpora online

Implementar abordagens de ensino e de aprendizagem para o contexto digital, por exemplo, o blending model.

Socionteracionismo Sociocultural Sociodiscursiva

Aprendizagem Explicitar o conhecimento aprendido por meio da interação de diferentes gêneros digitais ao elaborar textos para serem divulgados exclusivamente para o contexto digital (por exemplo, um anúncio online; uma notícia online; a página virtual da escola; uma página eletrônica informativa temática; um artigo digital de popularização da ciência; um ensaio teórico; um artigo acadêmico eletrônico;)

Aprender criar textos que expressem opiniões e que possam ser usados pelos outros colegas para criticar e argumentar ou oferecer suporte aos argumentos propostos (A#44)

Desenvolver o letramento critico nos alunos quanto ao uso de ferramentas/gêneros digitais (A#44)

Sociodiscursiva Semiótica/multimodalidade

Quadro 14 – Agenda de Pesquisa em CALL orientada para o desenvolvimento de práticas sociais e discursivas realizáveis no contexto digital

4.3.3 CALL como área de investigação de tecnologias de informação e

Outline

Documentos relacionados