• Nenhum resultado encontrado

2.3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

2.3.3 Ciclos de Estudos Reflexivos

O uso de Ciclos de Estudos Reflexivos como procedimento de pesquisa e formação do professor objetiva a sistematização de saberes pertinentes ao professor, pois “[...] desencadeiam processos formativos que servem de referencial para o aprendizado profissional e o desenvolvimento do conhecimento científico”. (IBIAPINA, 2008, p. 72).

Os processos formativos desencadeados pelos ciclos de estudos reflexivos sobre temas educacionais permitem ao professor olhar a realidade na qual atua de forma mais autônoma e consciente. Ou seja, esses ciclos constituem estudo, proposição e reflexão acerca da teoria e da prática de ensinar.

Nesse processo, são criadas situações intencionalmente planejadas, oportunizando aos professores reflexões que propiciem condições para que possam (des)construir, reconstruir conhecimentos e refazer suas práticas.

Os Ciclos de Estudos Reflexivos na pesquisa colaborativa são ferramentas alternativas de formação para os professores,

[...] uma vez que as análises e discussões neles vivenciadas oportunizam, além da reconstrução de saberes, a reconsideração de valores, crenças e objetivos de ação, propiciando a opção por alternativas mais eficazes à solução dos problemas vivenciados no cotidiano da prática pedagógica. (AGUIAR; FERREIRA, 2007, p. 76).

Assim, para incluirmos esse procedimento nesta pesquisa, ancoramo-nos na concepção das autoras supracitadas quando dizem que é necessário seguir algumas etapas que essa modalidade de formação comporta, desde a sondagem das necessidades formativas e dos conceitos que se deseja aprofundar, apropriação de novos pressupostos teóricos conceituais até a reelaboração dos conceitos significados na prática.

O planejamento e a organização de Ciclos de Estudos Reflexivos objetivam, em geral, a sistematização de saberes pertinentes à atuação do professor. Neste estudo, eles foram usados para sistematizar os conceitos internalizados pelas partícipes acerca de professor e docência, além de sistematizar o movimento ascendente/descendente no processo de desenvolvimento dos conceitos.

A sondagem inicial dos conhecimentos prévios se constituiu no primeiro momento dos ciclos e foi orientada com a finalidade de fazer uma primeira aproximação da análise reflexiva pelas partícipes a respeito desses conceitos. Essa sondagem permitiu diagnosticar os conhecimentos acerca do tema objeto de estudo já internalizado. Os conhecimentos objetivados pelas partícipes nessa fase foram retomados posteriormente após estudos e discussões realizados conjuntamente para serem ressignificados em termos de conceitos sistematizados.

Dessa maneira, existem diferentes estratégias que os professores podem usar para diagnosticar os conhecimentos internalizados, sejam eles espontâneos ou científicos. Nesta pesquisa, registramos esses conhecimentos sob a forma da linguagem escrita. Assim, cada uma de nós elaborou o significado referente aos conceitos mencionados. Essa sondagem é o alicerce para prosseguirmos com os Ciclos de Estudos Reflexivos, referendando-nos na metodologia da formação e desenvolvimento de conceitos. (FERREIRA, 2009).

Assim, para continuarmos os estudos, criamos as condições materiais para que eles ocorressem, providenciando textos que propiciassem o acesso aos conhecimentos sistematizados acerca de professor e docência. Nessa perspectiva, selecionamos os textos conforme o quadro a seguir:

QUADRO 1 – Textos utilizados nos Ciclos de Estudos Reflexivos

AUTOR TÍTULO REFERÊNCIAS

AZZI, Sandra.

Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico.

AZZI, S. Trabalho docente: autonomia didática e construção do saber pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade

docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p. 35-

60.

GRILLO, Marlene.

O professor e a docência: o encontro com o aluno.

GRILLO, M. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.). Ser professor. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001. p. 73-86.

VEIGA, Ilma.

Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas.

VEIGA, I. P. A. Docência: formação, identidade profissional e inovações didáticas. In: SILVA, A. M. M. et al. Educação formal e não formal,

processos formativos e saberes pedagógicos:

desafios para a inclusão social. Recife: ENDIPE, 2006. p. 467-484.

IBIAPINA, Ivana.

A trama: o significado de docência.

IBIAPINA, I. M. L. M. A trama: o significado de docência. In: IBIAPINA, I. M. L. M.; RIBEIRO, M. M. G.; FERREIRA, M. S. Pesquisa em

educação: múltiplos olhares. Brasília: Líber

Livro, 2007. p. 29-50. ALTET, Marguerite. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar.

ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PASQUAY, L. et al. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 23-35.

SILVA, Rita.

O professor, seus saberes e suas crenças.

SILVA, R. C. O professor, seus saberes e suas crenças. In: GUARNIERI, M. R. (Org.).

Aprendendo a ensinar: o caminho nada suave

da docência. 2. ed. Campinas: Autores Associados; Araquara: Programa de Pós- graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, 2005. p. 25-43. Fonte: Estudo realizado para formação de conceitos, abril/maio de 2009.

Os textos foram distribuídos com antecedência para que fossem feitas a leitura e a síntese das ideias gerais. Cada uma das partícipes ficou responsável por conduzir a discussão de um texto em cada encontro.

Em seguida, foram feitas a análise e a comparação dos significados dos conceitos contidos nos textos, para elencar os atributos ou propriedades múltiplas e apreender aquelas propriedades essenciais, necessárias e distintivas à sua elaboração.

O passo seguinte consistiu na precisão dos elementos apreendidos que expressassem os nexos e as relações contidos naqueles significados.

Evidenciados os atributos/propriedades essenciais distintivos do fenômeno e estabelecidas as relações de particularidade, singularidade e generalidade, mantendo-se a unidade dialética contida nos significados dos conceitos, passamos a (re)elaborá-los de forma individual e coletiva.

Para prosseguir os estudos, desencadeou-se um processo de reflexão intrassubjetivo, abrangendo a análise do próprio processo de elaboração dos conceitos, cuja finalidade foi detectar os avanços e os recuos em relação aos significados anteriormente elaborados.

As discussões foram gravadas em MP4 e transcritas na íntegra, constituindo-se o corpus de análise, conforme acordo preestabelecido entre nós.

Os estudos foram realizados na sala de estudos dos pós-graduandos do bloco “D” do setor V de aula da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foram realizados dois Ciclos de Estudos Reflexivos, perfazendo um total de sete encontros, sendo que um, por conveniência das outras partícipes, efetivou-se em nossa residência.