• Nenhum resultado encontrado

Coletor de Admissão de Ar (010-023)

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 193-196)

Passos Preparatórios

ADVERTÊNCIA

As baterias podem emitir gases explosivos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos e danos materiais, providencie sempre ventilação adequada ao ambiente antes de trabalhar com baterias. Para reduzir a possibilidade de formação de faíscas, o cabo negativo (-) da bateria deve ser sempre o primeiro a ser desconectado e o último a ser conectado.

• Desconecte a bateria. Consulte o Procedimento 013-009, Cabos e Conexões das Baterias, na Seção 13.

• Utilize vapor para limpar a área ao redor do coletor de admissão de ar para remover qualquer sujeira ou resíduos. Seque com ar comprimido.

• Desconecte a conexão elétrica do dispositivo auxiliar de partida a frio. Consulte o manual de serviço do OEM.

• Desconecte do adaptador da conexão de admissão de ar o tubo de cruzamento de ar. Consulte o Procedimento 010-019, Cruzamento de Ar, na Seção 10.

• Remova o adaptador da conexão de entrada de ar. Consulte o Procedimento 010-022, Conexão de Entrada de Ar, na Seção 10.

• Remova o tubo de conexão da EGR. Consulte o Procedimento 011-025, Tubos de Conexão da EGR, na Seção 11.

• Remova a válvula EGR. Consulte o Procedimento 011-022, Válvula EGR, na Seção 11.

• Remova a conexão de admissão de ar. Consulte o Procedimento 010-080, Conexão de Admissão de Ar, na Seção 10.

• Remova as linhas de alimentação dos injetores. Consulte o Procedimento 006-051.

• Remova o sensor de pressão/temperatura do coletor de admissão. Consulte o Procedimento 019-159, Sensor de Pressão/Temperatura no Coletor de Admissão, na Seção 19 do Manual de Diagnóstico de Falhas e Reparos, Sistema Eletrônico de Controle CM2150, Boletim 4021570.

• Desconecte os conectores de passagem do injetor.

Remoção

Remova os outros parafusos que fixam o coletor de admissão de ar no cabeçote dos cilindros.

Remova o coletor de admissão de ar do cabeçote dos cilindros. Tome cuidado para não deixar cair resíduos dentro do cabeçote dos cilindros.

Série ISC Coletor de Admissão de Ar

Seção 10 - Sistema de Admissão de Ar - Grupo 10 Página 10-7

Se o coletor de admissão de ar for removido por um período prolongado, tape a abertura do cabeçote dos cilindros com fita adesiva para evitar a entrada de resíduos no motor.

Limpeza e Inspeção para Reutilização

NOTA: Os dispositivos de partida a frio e coletores de

admissão de ar são revestidos com uma camada de carbono. Essa camada de carbono é normal.

NOTA: Os coletores de admissão de ar podem ter uma

camada resistente à corrosão na parte interna. Cuidado para não riscar ou danificar essa camada.

Utilize uma espátula para raspar o material de junta das superfícies no coletor de admissão e no cabeçote dos cilindros. Tome cuidado para não deixar cair material de junta dentro do cabeçote dos cilindros.

ADVERTÊNCIA

Quando utilizar solventes, ácidos ou materiais alcalinos para a limpeza, siga as recomendações de uso do fabricante. Utilize óculos de segurança e roupas de proteção apropriadas para reduzir a possibilidade de acidentes pessoais.

ADVERTÊNCIA

Utilize proteção apropriada para os olhos e para a face ao trabalhar com ar comprimido. Os resíduos e poeira lançados podem causar ferimentos.

Limpe o coletor de admissão e o dispositivo auxiliar de partida a frio com solvente e seque com ar comprimido. Inspecione o coletor de admissão de ar quanto a trincas, empenamento ou outros danos. Substitua conforme necessário.

NOTA: O coletor de admissão de ar e o dispositivo auxiliar

de partida a frio formam uma unidade integrada. Se o dispositivo auxiliar de partida a frio precisar ser substituído, todo o coletor de admissão deverá ser substituído.

Coletor de Admissão de Ar Série ISC

Página 10-8 Seção 10 - Sistema de Admissão de Ar - Grupo 10

Instalação

Se coberto com fita adesiva anteriormente, remova a fita adesiva do cabeçote dos cilindros antes de instalar o coletor de escape.

Instale o coletor de admissão de ar no cabeçote dos cilindros com uma junta nova.

Lubrifique levemente as roscas dos parafusos com selante de rosca, Número de Peça 3824041, para evitar vazamentos de pressão.

Aperte os parafusos em um padrão cruzado, começando pelo centro.

Valor de Torque: 24 N•m [ 18 lb-pé ]

Passos Finais

ADVERTÊNCIA

As baterias podem emitir gases explosivos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos e danos materiais, providencie sempre ventilação adequada ao ambiente antes de trabalhar com baterias. Para reduzir a possibilidade de formação de faíscas, o cabo negativo (-) da bateria deve ser sempre o primeiro a ser desconectado e o último a ser conectado.

• Instale as linhas de alimentação dos injetores. Consulte o Procedimento 006-051.

• Conecte os conectores de passagem do injetor. • Remova o sensor de pressão/temperatura do coletor

de admissão. Consulte o Procedimento 019-159, Sensor de Pressão/Temperatura no Coletor de Admissão, na Seção 19 do Manual de Diagnóstico de Falhas e Reparos, Sistema Eletrônico de Controle CM2150, Boletim 4021570.

• Instale a conexão de admissão de ar. Consulte o Procedimento 010-080, Conexão de Admissão de Ar, na Seção 10.

• Instale a válvula EGR. Consulte o Procedimento 010-022, Conexão de Entrada de Ar, na Seção 10. • Instale o tubo de conexão da EGR. Consulte o

Procedimento 011-025, Tubos de Conexão da EGR, na Seção 11.

• Instale o adaptador da conexão de entrada de ar. Consulte o Procedimento 010-022, Conexão de Entrada de Ar, na Seção 10.

• Instale a tubulação do arrefecedor ar-ar no adaptador da conexão de admissão de ar. Consulte o Procedimento 010-019, Cruzamento de Ar, na Seção 10.

• Conecte a conexão elétrica do dispositivo auxiliar de partida a frio. Consulte o manual de serviço do OEM. • Conecte a bateria. Consulte o Procedimento 013-009, Cabos e Conexões das Baterias, na Seção 13.

Série ISC Vazamentos de Ar nos Sistemas de Admissão de Ar e de Es [...]

Seção 10 - Sistema de Admissão de Ar - Grupo 10 Página 10-9

Vazamentos de Ar nos Sistemas de

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 193-196)