• Nenhum resultado encontrado

Linhas de Alimentação de Combustível (006-024)

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 48-59)

Verificação Inicial

Inspecione todas as linhas de alimentação e as conexões de combustível. Procure por trincas nas linhas ou vazamentos nas conexões.

Inspecione as conexões de desencaixe rápido e verifique se há conexões danificadas de anéis 'O' ou lingüetas de trava quebradas.

Passos Preparatórios

ADVERTÊNCIA

As baterias podem emitir gases explosivos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos e danos materiais, providencie sempre ventilação adequada ao ambiente antes de trabalhar com baterias. Para reduzir a possibilidade de formação de faíscas, o cabo negativo (-) da bateria deve ser sempre o primeiro a ser desconectado e o último a ser conectado.

• Desconecte a bateria. Consulte o Procedimento 013-009, Cabos e Conexões das Baterias, na Seção 13.

Linhas de Alimentação de Combustível Série ISC

Página 6-26 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

ADVERTÊNCIA

Utilize proteção apropriada para os olhos e para a face ao trabalhar com ar comprimido. Os resíduos e poeira lançados podem causar ferimentos.

ADVERTÊNCIA

Ao trabalhar com um limpador a vapor, utilize óculos de segurança ou máscara e roupas de proteção. O vapor quente pode causar ferimentos graves.

PRECAUÇÃO

Limpe todas as conexões antes da desmontagem. Sujeira ou contaminantes podem danificar o sistema de combustível.

Antes de fazer serviços em quaisquer componentes do sistema de combustível (como linhas de combustível, bomba de combustível, injetores, etc.) que possam expor o sistema de combustível ou os componentes internos do motor a contaminantes potenciais antes da desmontagem, limpe as conexões, os itens de montagem e a área ao redor do componente a ser removido. Sujeira ou contaminantes podem ser introduzidos no sistema de combustível no motor se as áreas vizinhas não forem limpas, resultando em danos para o sistema de combustível e para o motor. Consulte o Procedimento 000-009, Limpeza do Motor com Vapor, na Seção 0.

Remoção

Para linhas de combustível com conexões de desencaixe rápido, remova a braçadeira do braço da linha de combustível. Isso permitirá a movimentação das linhas para que sejam desconectadas.

Solte do braço todas as linha de desencaixe rápido. Para remover a linha de saída da bomba da engrenagem, a linha de entrada da bomba da engrenagem deve ser removida primeiro.

Série ISC Linhas de Alimentação de Combustível

Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06 Página 6-27

Remova as linhas de combustível com conexão de desencaixe rápido pressionando as lingüetas de trava em ambos os lados da conexão de desencaixe rápido. Para ajudar na remoção de linhas de combustível com conexão de desencaixe rápido, deslize a ferramenta de remoção, No. 4918878, sobre as lingüetas de trava. Certifique-se de remover a ferramenta da linha de combustível assim que a linha for desconectada. Se a ferramenta for mantida instalada, poderá ocorrer vazamento de combustível.

Para ajudar na remoção, pode ser introduzida uma chave de fenda entre a extremidade da linha de combustível e a união macho da conexão de desencaixe rápido. Depois de pressionar as lingüetas de trava, gire a lâmina plana da chave de fenda para ajudar a remover a linha de combustível.

Se houver vazamento de combustível ou suspeita de entrada de ar no lado de sucção, remova as mangueiras de combustível ou as conexões de desencaixe rápido.

Inspeção para Reutilização

Verifique os conectores metálicos quanto a rebarbas ou resíduos que possam causar vazamentos.

Em conectores de roscas paralelas com anel 'O', certifique-se de que os anéis 'O' não estejam desfiados ou cortados.

Em conexões de desencaixe rápido, certifique-se de que os anéis 'O' não estejam desfiados ou cortados, e que as lingüetas de trava não estejam danificadas.

Inspecione as arruelas de vedação banjo. Substitua qualquer arruela danificada.

Linhas de Alimentação de Combustível Série ISC

Página 6-28 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

Instalação

Instale as linhas de combustível de desencaixe rápido. Instale as conexões de desencaixe rápido.

Valor de Torque: 24 N•m [ 212 lb-pol ]

Certifique-se de que as linhas de combustível de desencaixe rápido estejam presas nessas conexões. Certifique-se de que as linhas estejam roteadas e conectadas corretamente. Se as linhas estiverem conectadas incorretamente, o motor não irá funcionar. As linhas de combustível são instaladas na seguinte ordem:

1. Conexão do OEM na conexão superior da placa de arrefecimento do ECM

2. Conexão inferior da placa de arrefecimento do ECM na conexão superior da bomba de engrenagens 3. Conexão inferior da bomba de engrenagens na

entrada do filtro de combustível de 2 mícron

4. Saída do filtro de combustível de 2 mícron na carcaça do atuador de controle de combustível da bomba de combustível.

O braço da linha de alimentação de combustível sustenta as linhas de combustível na seguinte ordem:

1. A linha interna conecta a conexão superior da bomba de combustível da bomba de engrenagens na conexão inferior da placa de arrefecimento do ECM

2. A linha intermediária conecta a saída do filtro de 2 mícron na carcaça do atuador de controle de combustível da bomba de combustível

3. A linha externa conecta a conexão inferior da bomba de engrenagens na entrada do filtro de 2 mícron. Instale a braçadeira do braço da linha de combustível (linhas de desencaixe rápido somente) e o braço, se necessário. Valor de Torque: Braço da Linha de Combustível 24 N•m [ 212 lb-pol ] Braçadeira do Braço da Linha de Combustível 24 N•m [ 212 lb-pol ]

Passos Finais

ADVERTÊNCIA

As baterias podem emitir gases explosivos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos e danos materiais, providencie sempre ventilação adequada ao ambiente antes de trabalhar com baterias. Para reduzir a possibilidade de formação de faíscas, o cabo negativo (-) da bateria deve ser sempre o primeiro a ser desconectado e o último a ser conectado.

• Conecte as baterias. Consulte o Procedimento 013-009, Cabos e Conexões das Baterias, na Seção 13.

Série ISC Injetor

Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06 Página 6-29

Injetor (006-026)

Verificação Inicial

PRECAUÇÃO

A instalação do adaptador banjo de fluxo em qualquer lugar exceto no coletor de dreno de combustível pode causar danos aos componentes do sistema de combustível de alta pressão.

O combustível de retorno é transferido a partir dos injetores, da válvula de alívio de pressão na common rail e do cabeçote da bomba de combustível por três linhas de dreno diferentes.

A medição de vazamento dos injetores de combustível requer a utilização de uma mangueira de retorno de combustível, Número de Peça 3164618.

A ferramenta é utilizada para isolar o vazamento apenas dos injetores, de maneira que possa ser medido em um cilindro graduado.

ADVERTÊNCIA

Dependendo das circunstâncias, o combustível diesel é inflamável. Quando inspecionar ou executar serviços de manutenção ou reparos no sistema de combustível, para reduzir a possibilidade de incêndio resultando em ferimentos pessoais graves, morte ou danos materiais, nunca fume e mantenha chamas ou fontes de faíscas (como luzes-piloto, interruptores elétricos, ou equipamentos de solda) fora da área de trabalho.

Remova o parafuso banjo M12 que conecta a linha de dreno do injetor de combustível no coletor de dreno de combustível.

Instale a mangueira M12 de retorno de combustível, Número de Peça 3164618, no coletor de dreno de combustível.

Dirija a mangueira de retorno de combustível para um recipiente de coleta.

Providencie um cilindro graduado com escala em centímetros cúbicos; exemplo: Copo graduado, Número de Peça 3823705, ou equivalente. Um copo de cozinha com escala em centímetros cúbicos (cc) também atende a esse requisito.

Dê partida no motor e deixe-o funcionar em marcha lenta até que o combustível de dreno da linha de dreno do injetor comece a fluir para o recipiente.

Injetor Série ISC

Página 6-30 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

Se o motor não der partida, esses procedimentos ainda serão válidos; entretanto, a especificação de aprovação/ reprovação será diferente.

Se o motor não der partida, o fluxo de dreno deve ser medido enquanto o motor de partida é acoplado durante 30 segundos de cada vez.

O vazamento deve ser de apenas algumas gotas. Um vazamento de mais do que algumas gotas indica falha do injetor ou de um conector de combustível de alta pressão.

Se o vazamento do injetor for excessivo durante o giro do motor e o motor não der partida, verifique o seguinte:

• Instalação do conector de combustível de alta pressão. Consulte o Procedimento 006-052, Conector de Combustível (Montado no Cabeçote), na Seção 6.

• Danos no conector de combustível de alta pressão. Consulte o Procedimento 006-052, Conector de Combustível (Montado no Cabeçote), na Seção 6. • Utilize a ferramenta de teste de vazamento de

combustível, Número de Peça 4918563, para isolar os injetores da common rail, um de cada vez.

PRECAUÇÃO

O combustível encontra-se sob alta pressão durante este teste. Depois de conectar a conexão de teste, feche a tampa do motor e afaste-se das linhas de combustível de alta pressão.

Se o motor não der partida, os seguintes passos determinarão se o fluxo de dreno do injetor é excessivo. Enquanto o motor está funcionando em marcha lenta, utilize o Teste de Vazamento de Alta Pressão da ferramenta eletrônica de serviço INSITE™ para criar uma pressão alta na common rail. A ferramenta eletrônica de serviço INSITE™ irá comandar uma pressão de 1500 BAR para a common rail enquanto o motor funcionar em marcha lenta durante o teste.

Série ISC Injetor

Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06 Página 6-31

Anote a quantidade do fluxo de combustível vindo do dreno do injetor durante 1 minuto durante o Teste de Vazamento de Alta Pressão da ferramenta eletrônica de serviço INSITE™.

Especificação de Vazamento com o Motor Funcionando

Vazamento máximo em 1 minuto 70 cc [2,4 onças]

NOTA: A temperatura e o tipo do combustível influenciam

essa medição. Por exemplo; à medida que o motor é aquecido e os injetores tornam-se quentes, a taxa de vazamento aumenta. Além disso, combustíveis de baixa viscosidade, como querosene, fazem a taxa de vazamento aumentar. A especificação acima é a correta para combustíveis diesel em aplicações rodoviárias, nas quais a temperatura de entrada do combustível é menor que 49°C [120°F].

Depois de anotar a quantidade de vazamento de combustível, pare o Teste de Vazamento de Alta Pressão da ferramenta eletrônica de serviço INSITE™ e desligue a chave de ignição (OFF).

NOTA: Certifique-se de que haja um fluxo contínuo de

combustível na linha de dreno antes de iniciar a medição. O ar na linha e o movimento da mangueira durante a medição podem resultar em medições imprecisas. Se o fluxo de dreno do injetor for excessivo, será necessário isolar o injetor (ou injetores) ou o conector (ou conectores) de combustível danificados ou desgastados. Uma porca de retenção do conector de combustível solta resulta em uma vedação incorreta na interface entre o conector de combustível e o injetor. Essa condição resultará em vazamento de combustível de alta pressão para o dreno do injetor.

Certifique-se primeiro de que os conectores de combustível estejam apertados corretamente. Consulte o Procedimento 006-052, Conector de Combustível (Montado no Cabeçote), na Seção 6.

Se houver porcas de retenção soltas, faça o teste de vazamentos depois de apertar as porcas de retenção.

Injetor Série ISC

Página 6-32 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

PRECAUÇÃO

Não instale a ferramenta de isolamento na conexão de saída da bomba de alta pressão. Isso poderá causar danos graves ao motor. Essa ferramenta deve ser instalada somente na common rail com o objetivo de isolar o suprimento de combustível de alta pressão de cada injetor.

PRECAUÇÃO

Certifique-se de que a chave de ignição esteja na posição OFF (motor não funcionando) quando soltar ou apertar as linhas de combustível de alta pressão.

Utilize a ferramenta de isolamento do teste de vazamento, Número de Peça 4918563, para isolar o excesso de dreno de combustível dos injetores ou dos conectores de combustível.

Siga o passo de alívio de pressão (mostrado no passo anterior) antes de cada instalação da ferramenta de isolamento.

ADVERTÊNCIA

O funcionamento normal do motor cria combustível altamente pressurizado na linha de combustível que permanecerá na linha depois de desligado o motor. Nunca abra o sistema de combustível com o motor funcionando. Antes de fazer algum serviço no sistema de combustível, sempre solte a linha entre a bomba e a common rail na common rail para aliviar a pressão. Mantenha as mãos afastadas da linha quando soltá-la. Os borrifos de combustível sob alta pressão podem penetrar na pele, resultando em ferimentos graves ou até morte.

Antes de fazer algum serviço no sistema de combustível, solte a linha entre a bomba e a common rail na common rail para aliviar a pressão.

Mantenha as mãos afastadas da linha quando soltá-la. Aperte a porca da common rail.

Valor de Torque: 65 N•m [ 48 lb-pé ]

NOTA: Uma abertura usinada nessa conexão direciona

os borrifos de combustível para o bloco do motor. Isole o injetor e o conector de combustível para cada cilindro instalando a ferramenta de isolamento na common rail no lugar da linha de combustível de alta pressão que alimenta o conector.

Série ISC Injetor

Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06 Página 6-33

Anote a quantidade do fluxo de combustível vindo da linha de dreno do injetor em 1 minuto com o motor funcionando. Faça o Teste de Vazamento de Alta Pressão da ferramenta eletrônica de serviço INSITE™. Faça isso até seis (6) vezes, uma para cada vez que a linha for isolada. Se o isolamento de um único injetor e conector de combustível de alta pressão fizer o tempo do vazamento diminuir significativamente em relação aos outros injetores, esse conjunto de injetor e conector de combustível deverá ser inspecionado.

NOTA: Certifique-se de que haja um fluxo contínuo de

combustível na linha de dreno antes de iniciar a medição. O ar na linha e o movimento da mangueira durante a medição podem resultar em medições imprecisas. Inspecione o conector de combustível em questão. Consulte o Procedimento 006-052, Conector de Combustível (Montado no Cabeçote), na Seção 6. Se o conector de combustível não estiver danificado, substitua o injetor e o conector de combustível.

Remova o adaptador M12 de fluxo de diagnóstico do coletor de dreno de combustível e instale o parafuso banjo M12. Consulte o Procedimento 006-013, Linhas de Dreno de Combustível, na Seção 6.

Instale todas as linhas de combustível de alta pressão. Consulte o Procedimento 006-051, Linhas de Alimentação dos Injetores (Alta Pressão), na Seção 6.

Injetor Série ISC

Página 6-34 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

Passos Preparatórios

ADVERTÊNCIA

As baterias podem emitir gases explosivos. Para reduzir a possibilidade de ferimentos e danos materiais, providencie sempre ventilação adequada ao ambiente antes de trabalhar com baterias. Para reduzir a possibilidade de formação de faíscas, o cabo negativo (-) da bateria deve ser sempre o primeiro a ser desconectado e o último a ser conectado.

PRECAUÇÃO

A tentativa de remover o injetor sem antes remover o conector de combustível causará danos ao corpo do injetor e/ou ao conector de combustível.

• Desconecte as baterias. Consulte o Procedimento 013-009, Cabos e Conexões das Baterias, na Seção 13.

• Remova a tampa da alavanca do balanceiro. Consulte o Procedimento 003-011, Alternador, na Seção 3.

• Remova a linha de combustível de alta pressão. Consulte o Procedimento 006-051, Linhas de Alimentação dos Injetores (Alta Pressão), na Seção 6.

• Remova o freio-motor, se equipado. Consulte o Procedimento 003-009, Conjunto do Freio-motor, na Seção 20.

• Remova o conector de combustível. Consulte o Procedimento 006-052, Conector de Combustível (Montado no Cabeçote), na Seção 6.

• Remova o conjunto das alavancas dos balanceiros de escape. Consulte o Procedimento 003-008, Alavanca do Balanceiro, na Seção 3.

Série ISC Injetor

Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06 Página 6-35

ADVERTÊNCIA

Utilize proteção apropriada para os olhos e para a face ao trabalhar com ar comprimido. Os resíduos e poeira lançados podem causar ferimentos.

ADVERTÊNCIA

Ao trabalhar com um limpador a vapor, utilize óculos de segurança ou máscara e roupas de proteção. O vapor quente pode causar ferimentos graves.

PRECAUÇÃO

Limpe todas as conexões antes da desmontagem. Sujeira ou contaminantes podem danificar o sistema de combustível.

Antes de fazer serviços em quaisquer componentes do sistema de combustível (como linhas de combustível, bomba de combustível, injetores, etc.) que possam expor o sistema de combustível ou os componentes internos do motor a contaminantes potenciais antes da desmontagem, limpe as conexões, os itens de montagem e a área ao redor do componente a ser removido. Sujeira ou contaminantes podem ser introduzidos no sistema de combustível no motor se as áreas vizinhas não forem limpas, resultando em danos para o sistema de combustível e para o motor. Consulte o Procedimento 000-009, Limpeza do Motor com Vapor, na Seção 0.

ADVERTÊNCIA

O funcionamento normal do motor cria combustível altamente pressurizado na linha de combustível que permanecerá na linha depois de desligado o motor. Nunca abra o sistema de combustível com o motor funcionando. Antes de fazer algum serviço no sistema de combustível, sempre solte a linha entre a bomba e a common rail na common rail para aliviar a pressão. Mantenha as mãos afastadas da linha quando soltá-la. Os borrifos de combustível sob alta pressão podem penetrar na pele, resultando em ferimentos graves ou até morte.

Antes de fazer algum serviço no sistema de combustível, solte a linha entre a bomba e a common rail na common rail para aliviar a pressão.

Mantenha as mãos afastadas da linha quando soltá-la. Aperte a porca da common rail.

Valor de Torque: 65 N•m [ 48 lb-pé ]

NOTA: Uma abertura usinada nessa conexão direciona

Injetor Série ISC

Página 6-36 Seção 6 - Injetores e Linhas de Combustível - Grupo 06

Remoção

Desconecte o injetor de seu chicote elétrico.

Remova os dois parafusos do grampo de fixação do injetor e remova o grampo.

Utilizando uma pequena alavanca, force para cima o flange de fixação da presilha do injetor (a parte do corpo do injetor logo acima das partes fundidas do cabeçote dos cilindros).

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 48-59)