• Nenhum resultado encontrado

Teste de Pressão

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 148-156)

A pressão operacional do sistema de líquido de arrefecimento do motor e do sistema de óleo lubrificante pode resultar na mistura dos fluidos se houver um vazamento entre os sistemas: junta do cabeçote dos cilindros, arrefecedor do óleo lubrificante, etc.

O fluido hidráulico da transmissão/direção hidráulica também pode vazar para o interior dos arrefecedores de fluido do radiador, se equipados. Consulte o manual de serviço do OEM.

Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento Série ISC

Página 8-34 Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08

Verifique o nível do líquido de arrefecimento do motor e complete, se necessário. Consulte o Procedimento 008-018, Sistema de Arrefecimento, na Seção 8.

Para ajudar a determinar a localização de um vazamento de líquido de arrefecimento, pode ser necessário adicionar traçador fluorescente, Número de Peça 3377438, no líquido de arrefecimento.

Adicione 1 unidade de traçador fluorescente para cada 38 litros [10 galões] de líquido de arrefecimento do motor. Funcione o motor em marcha lenta durante 5 a 10 minutos, ou até que o líquido de arrefecimento atinja a temperatura de funcionamento normal, para que o traçador circule pelo sistema de arrefecimento.

Utilize uma luz negra de alta intensidade, Número de Peça 3163337, ou equivalente, para o contraste do traçador.

PRECAUÇÃO

Não aplique mais de 138 kPa [20 psi] de pressão de ar no sistema de arrefecimento ou a vedação da bomba d'água poderá ser danificada.

Se o radiador estiver equipado com uma válvula de alívio de pressão, instale um bujão na linha de expansão (1). Instale a ferramenta de teste de pressão no bocal de abastecimento do radiador ou no tanque de desaeração, se equipado, e aplique pressão de ar.

Série ISC Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento

Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08 Página 8-35

A Ferramenta de Teste de Retenção/Pressão do Líquido de Arrefecimento do Motor, Número de Peça 3824319, também pode ser utilizada para pressurizar o sistema de arrefecimento. A Ferramenta de Teste de Retenção/ Pressão do Líquido de Arrefecimento do Motor utiliza ar comprimido em vez de uma bomba de ar manual.

Para vazamentos externos de líquido de arrefecimento, inspecione a parte externa do motor quanto a vazamentos externos e repare se necessário.

Preste atenção nas áreas ao redor de:

• Arrefecedor do óleo lubrificante. Consulte o Procedimento 007-003, Arrefecedor de Óleo Lubrificante, na Seção 7.

• Bomba d'água. Consulte o Procedimento 008-062, Bomba d'água, na Seção 8.

• Junta do cabeçote do compressor de ar. Consulte o Procedimento 012-014, Compressor de Ar, na Seção 12.

• Bujões-copo e bujões-tubo. Consulte o Procedimento 017-002, Bujão-copo, na Seção 17. Consulte o Procedimento 017-007, Bujão-tubo, na Seção 17.

• Arrefecedor da EGR e linhas de líquido de arrefecimento. Consulte o Procedimento 011-091, Arrefecedor da EGR, na Seção 11. Consulte o Procedimento 011-031, Linhas de Líquido de Arrefecimento para o Arrefecedor da EGR, na Seção 11.

• Turbocompressor de geometria variável e linhas de líquido de arrefecimento. Consulte o Procedimento 010-033, Turbocompressor, na Seção 10. Consulte o Procedimento 010-041, Mangueiras de Líquido de Arrefecimento para o Turbocompressor, na Seção 10.

Para vazamentos internos de líquido de arrefecimento, inspecione a parte interna do motor. Pode ser necessário remover os seguintes componentes para verificar a presença de sinais de um vazamento de líquido de arrefecimento.

• Tampa das alavancas dos balanceiros. Consulte o Procedimento 003-011, Tampa da Alavanca do Balanceiro, na Seção 3.

• Cárter de óleo lubrificante. Consulte o Procedimento 007-025, Cárter de Óleo Lubrificante, na Seção 7. • Linha de dreno de óleo do turbocompressor.

Consulte o Procedimento 010-045, Linha de Dreno de Óleo do Turbocompressor, na Seção 10.

Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento Série ISC

Página 8-36 Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08

Se houver suspeita da presença de combustível no líquido de arrefecimento ou de líquido de arrefecimento no combustível, desconecte a conexão de dreno de combustível na parte traseira do cabeçote dos cilindros. Consulte o Procedimento 006-013, Linhas de Dreno de Combustível, na Seção 6.

Verificação da Pressão do Líquido de Arrefecimento Meça a pressão do líquido de arrefecimento no bujão número 5 (1) ou no bujão número 6 (2) no lado de escape do cabeçote dos cilindros.

A pressão do líquido de arrefecimento pode ser afetada por:

• Tampa de pressão do radiador

• Resíduos no sistema de arrefecimento

• Opcionais de arrefecimento do OEM como aquecedores na cabine e arrefecimento de conversores de torque

• Presença de ar no sistema de arrefecimento • Abastecimento inicial incorreto do sistema de

arrefecimento

• Mistura de anticongelante com proporção menor que 50/50

• Funcionamento do motor em altas altitudes.

Anote a pressão do líquido de arrefecimento no bloco a 60°C [140°F] com o termostato fechado e em rotação máxima livre.

Se a pressão do líquido de arrefecimento no bloco for menor que 138 kPa [20 psi] na rotação máxima livre e sem a tampa do radiador instalada, verifique:

• Verifique a tensão da correia e sua condição. • Remova a bomba d'água e inspecione a integridade

do rotor e verifique se o mesmo desliza sobre o eixo. Consulte o Procedimento 008-062, Bomba d'água, na Seção 8.

Série ISC Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento

Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08 Página 8-37

Teste

Pode ocorrer a presença de ar no líquido de arrefecimento em caso de perda do líquido por extravasamento quando o líquido de arrefecimento aerado estiver quente. O ar aquecido expande, aumentando a pressão no sistema e fazendo a tampa abrir.

Do mesmo modo, o líquido de arrefecimento pode ser deslocado através do extravasamento se houver vazamento de gases de compressão para o sistema de líquido de arrefecimento pela junta do cabeçote dos cilindros ou por uma trinca no cabeçote.

NOTA: Todos os aquecedores de cabina e dispositivos de

ar-condicionado devem ser desligados e o controle do ventilador do motor deve ser colocado na posição AUTOMATIC (Automático), se aplicável.

Remova a tampa do radiador e mantenha o radiador aberto para o seguinte teste.

Vazamento dos Gases de Combustão

Utilize a ferramenta de teste de gases de combustão, Número de Peça 3822985, ou equivalente, para verificar se há presença de gases de combustão no sistema de arrefecimento.

Recomenda-se que o sistema de arrefecimento tenha uma mistura de 50 por cento de anticongelante e 50 por cento de água durante o teste de vazamento de gases de combustão. O uso de água somente pode resultar em uma mudança de cor do fluido de teste de azul para turquesa ou verde claro durante o teste. Isso não é uma indicação de vazamento de gases de combustão.

ADVERTÊNCIA

O líquido de arrefecimento do motor é tóxico. Mantenha-o longe do alcance de crianças e de animais. Se não for reutilizado, descarte-o de acordo com as normas locais de proteção ambiental.

Drene o nível do líquido de arrefecimento até aproximadamente 76 mm [3 pol] abaixo da borda de vedação da tampa do radiador no bocal de abastecimento do radiador.

Se estiver acima desse ponto, o líquido de arrefecimento poderá contaminar o fluido de teste, tornando o teste ineficaz.

Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento Série ISC

Página 8-38 Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08

Coloque o fluido de teste na unidade de teste de vazamento de gases de combustão até a linha amarela no instrumento.

Introduza a ponta de borracha da ferramenta de teste de vazamento de gases de combustão no bocal de abastecimento do radiador. Segure o instrumento para baixo firmemente e mova-o para trás e para frente para certificar-se que seja formada uma vedação hermética entre a ferramenta de teste e o bocal de abastecimento do radiador.

Dê partida no motor e deixe-o funcionar em rotação máxima livre durante aproximadamente 30 minutos. Monitore a temperatura do motor e a cor do fluido de teste durante o funcionamento do motor. Não permita que a temperatura do motor exceda 100°C [212°F] durante o teste.

A mudança da cor do fluido de teste de azul para amarelo ou verde em qualquer momento do teste é uma indicação de que há vazamento de gases de combustão para o sistema de arrefecimento. Pare o teste se a cor do fluido de teste mudar de azul para amarelo ou verde.

Série ISC Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento

Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08 Página 8-39

Se a cor do fluido de teste não mudar de azul para amarelo ou verde durante o período de teste de 30 minutos, retorne o motor para a rotação de marcha lenta.

Verifique o instrumento de teste para certificar-se de que o mesmo esteja firmemente vedado no bocal de abastecimento do radiador.

Introduza a ponta da esfera de borracha no furo na parte superior do instrumento de teste. Aperte a esfera de borracha durante 2 a 3 minutos para retirar o ar do radiador através do fluido de teste.

Se a cor do fluido de teste permanecer azul, os gases de combustão não estarão entrando no sistema de arrefecimento. Se a cor do fluido de teste mudar de azul para amarelo ou verde, os gases de combustão estarão entrando no sistema de arrefecimento e será necessária uma investigação adicional para se determinar a fonte do vazamento dos gases de combustão.

Quando o sistema de arrefecimento atingir a temperatura de funcionamento, o ar será expelido através do instrumento de teste de vazamento de gases de combustão na forma de bolhas no fluido de teste. Isso se deve à dilatação normal do líquido de arrefecimento do motor. Não confunda a presença de bolhas de ar na ferramenta de teste com gases de combustão ou vazamentos de ar para o sistema de arrefecimento. Uma mudança na cor do fluido de teste de azul para amarelo ou verde é a única indicação da presença de gases de combustão no sistema de arrefecimento.

Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento Série ISC

Página 8-40 Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08

Um resultado positivo do teste de vazamento de gases de combustão indica vazamento pela junta ou pelas partes fundidas do cabeçote dos cilindros. Consulte o Procedimento 002-004, Cabeçote dos Cilindros, na Seção 2.

NOTA: Descarte o fluido da ferramenta se o teste for

positivo.

Um resultado negativo da ferramenta de teste de vazamento de gases de combustão, juntamente com um fluxo contínuo de bolhas de ar do teste anterior, indica o seguinte:

• Defeito no ventilador, na veneziana ou na válvula de controle de ar do aquecedor

• Vazamento no cabeçote do compressor de ar ou na junta do cabeçote

• Ar aprisionado devido a uma válvula de retenção defeituosa do radiador ou abastecimento incorreto.

Método de Expansão

ADVERTÊNCIA

Não remova a tampa de pressão do radiador de um motor quente. Aguarde até que a temperatura do líquido de arrefecimento do motor esteja abaixo de 50ºC [120ºF] antes de remover a tampa de pressão do radiador. Os borrifos ou o vapor de líquido de arrefecimento quente podem causar graves acidentes pessoais.

Deixe o motor arrefecer e remova a tampa do radiador.

Instale uma tampa de pressão do radiador com a mola e a válvula de alívio de pressão removidas para permitir o fluxo livre pelo tubo de expansão.

Conecte uma mangueira de borracha na conexão de expansão do radiador.

Coloque a extremidade livre da mangueira abaixo do nível da água em um recipiente com água.

NOTA: A tampa de pressão deve estar vedada

firmemente na parte superior do bocal de abastecimento do radiador.

Série ISC Diagnósticos do Sistema de Arrefecimento

Seção 8 - Sistema de Arrefecimento - Grupo 08 Página 8-41

Funcione o motor na rpm nominal até o mesmo atingir a temperatura de 82°C [180°F].

Verifique se há um fluxo contínuo de bolhas de ar saindo da mangueira no recipiente com água.

NOTA: A temperatura do líquido de arrefecimento do

motor deve ser estável para a execução deste teste. Uma temperatura crescente do líquido de arrefecimento dará uma indicação falsa de ar devido à dilatação do líquido de arrefecimento no sistema.

No documento Manual de Serviço ISC Vol 2 (páginas 148-156)