• Nenhum resultado encontrado

COMPARTIMENTO DO MOTOR

No documento MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO (páginas 152-155)

VERIFICAÇÃO DOS NÍVEIS

142) 143) 55)

Versões a diesel - Motor 2.2 JTD, fig. 148

1. Bocal de enchimento do óleo do motor 2. Tampão do depósito de líquido de refrigeração do motor

3. Cobertura de acesso ao tampão do depósito do líquido dos travões 4. Tampão do depósito do líquido lava-vidros/faróis

148 09026S0503EM

MANUTENÇ

Ã

O

E

CUID

ADOS

ÓLEO DO MOTOR

144) 56)

O nível do óleo do motor é visível no dis-play do quadro de instrumentos após cada arranque, ou no display do sistema Connect ativando, a partir do menu prin-cipal (tecla MENU), em sequência, as se-guintes funções: "Aplicações"; "O meu carro"; e "Nível do óleo".

O nível pode também ser controlado manualmente.

Procedimento manual de verificação do nível do óleo

Motor 2.2 JTD

Para realizar esta verificação, dirigir-se à Rede de Assistência Alfa Romeo. Consumo de óleo do motor

57) 4)

A título indicativo, o consumo máximo de óleo do motor é de 250 gramas (0,55 li-bras) a cada 1000 km (620 milhas). No primeiro período de utilização do veículo, o motor está em fase de rodagem, pelo que o consumo de óleo do motor só pode ser considerado estabilizado depois de ter percorrido os primeiros 5.000 ÷ 6.000 km (3100 ÷ 3730 milhas).

LÍQUIDO DE ARREFECIMENTO DO MOTOR

145) 58)

Se o nível for insuficiente, desapertar o tampão do depósito 2 e deitar o líquido descrito no capítulo "Dados técnicos". LÍQUIDO DO LAVA PARA-BRISAS/LAVA FARÓIS

146) 147)

O depósito do líquido do lava para-brisas e lava faróis (se presente) possui um bo-cal de enchimento telescópico.

Se o nível for insuficiente, retirar o tam-pão 4 do depósito e levantar o bocal; em seguida, deitar o líquido descrito no capí-tulo "Dados técnicos".

ATENÇÃO Com um nível de óleo baixo (situação assinalada pelo acendimento do símbolo indicado no display do quadro de instrumentos), o sistema de lava--faróis não funciona embora o limpa para-brisas continue a operar. Em veí-culos com lava faróis, na vareta de con-trolo está presente uma marca de refe-rência: abaixo desta referência funciona APENAS o lava para-brisas.

LÍQUIDO DOS TRAVÕES

Certificar-se de que o líquido está no ní-vel máximo. Se o níní-vel do líquido no depó-sito é insuficiente, dirigir-se o mais rapi-damente possível à Rede de Assistência Alfa Romeo para verificar o sistema. ÓLEO DO SISTEMA DE ATUAÇÃO DA CAIXA DE VELOCIDADES AUTOMÁTICA

4)

Para o controlo do nível de óleo do co-mando da caixa, dirigir-se exclusiva-mente à Rede de Assistência Alfa Romeo. CONSELHOS ÚTEIS PARA PROLONGAR A DURAÇÃO DA BATERIA

Conselhos úteis para prolongar a bate-ria

Para evitar descarregar rapidamente a bateria e para preservar a funcionalidade no tempo, siga escrupulosamente as se-guintes indicações:

ao estacionar o veículo, certifique-se de que as portas, capot, tampa da bagageira e portinholas estão bem fechados, para evitar que os plafoniers permaneçam acesos dentro do habitáculo;

apague as luzes dos plafoniers internos: de qualquer modo, o veículo está equipado com um sistema de desligamento automático das luzes internas;

com o motor desligado, não deixe dispositivos ligados durante muito tempo (por ex. autorrádio, luzes de emergência, etc.);

antes de qualquer intervenção no sistema elétrico, retire o cabo do polo negativo da bateria.

Se, após a aquisição do veículo, preten-der instalar acessórios elétricos que ne-cessitem de alimentação elétrica perma-nente (por ex. alarme, etc.) ou acessórios que afetem o equilíbrio elétrico, contacte a Rede de Assistência Alfa Romeo, cujo pessoal qualificado avaliará o consumo elétrico total.

ATENÇÃO Após uma desativação da ba-teria, a direção necessita de uma iniciali-zação que é indicada pelo acendimento da luz avisadora no quadro de instru-mentos. Para executar este procedi-mento, basta virar o volante de uma ex-tremidade à outra e voltar a pô-lo na posição central.

ATENÇÃO A bateria mantida por muito tempo em estado de carga inferior a 50% sofre danos por sulfatação, redu-zindo a capacidade e a aptidão ao arran-que. Além disso, fica mais sujeita à possi-bilidade de congelamento (pode ocorrer a -10°C).

BATERIA

148) 149) 150) 151) 59)

6)

A bateria não necessita de abastecimen-tos do eletrólito com água destilada. Um controlo periódico, efetuado pela Rede de Assistência Alfa Romeo é, contudo, necessário para verificar a sua eficiência. Para a manutenção da bateria é necessá-rio seguir as indicações fornecidas pelo Fabricante da bateria.

ATENÇÃO Após uma desativação da ba-teria, a direção necessita de uma iniciali-zação que é indicada pelo acendimento da luz avisadora no quadro de instru-mentos. Para executar este procedi-mento, basta virar o volante de uma ex-tremidade à outra e voltar a pô-lo na posição central.

ATENÇÃO A bateria mantida por muito tempo em estado de carga inferior a 50% sofre danos por sulfatação, redu-zindo a capacidade e a aptidão ao arran-que. Além disso, fica mais sujeita à possi-bilidade de congelamento (pode ocorrer a -10°C).

AVISO

142) Nunca fumar durante qualquer

intervenção no vão do motor: poderão estar presentes gases e vapores inflamáveis, com risco de incêndio.

143) Com motor quente, atuar com muito

cuidado no interior do vão do motor: perigo de queimaduras. Não se aproximar demasiado da ventoinha de arrefecimento do radiador: o electroventilador pode começar a funcionar; perigo de lesões. Cuidado com os cachecóis, gravatas e peças de vestuário não aderentes: poderão ser arrastados pelos órgãos em movimento.

144) No caso de reposição do nível do óleo

do motor, aguardar que o motor arrefeça antes de atuar no tampão de

abastecimento, especialmente para veículos com tampão de alumínio (onde presente). ATENÇÃO: perigo de queimaduras!

145) O sistema de arrefecimento está

pressurizado. Caso seja necessário, substituir o tampão por outro original, caso contrário a eficiência do sistema pode ficar comprometida. Com o motor quente, não retirar o tampão do depósito: perigo de queimaduras.

146) Não viajar com o depósito do lava

para-brisas vazio: a ação do lava para-brisas é fundamental para melhorar a visibilidade. O funcionamento repetido do sistema na ausência de líquido pode danificar ou deteriorar rapidamente algumas partes do sistema.

147) Alguns aditivos comerciais do líquido

lava para-brisas são inflamáveis: o vão do motor contém partes quentes que, em contacto, podem provocar um incêndio.

MANUTENÇ

Ã

O

E

CUID

ADOS

148) O líquido existente na bateria é

venenoso e corrosivo. Evitar o contacto com a pele e os olhos. Não se aproxime da bateria com lume ou possíveis fontes de faíscas: perigo de explosão e incêndio.

149) O funcionamento com o nível do líquido

demasiado baixo danifica irreparavelmente a bateria e pode provocar a sua explosão.

150) Se o veículo tiver que ficar parado por

um período prolongado em condições de frio intenso, desmontar a bateria e transportá-la para um lugar aquecido para evitar o congelamento.

151) Quando se deve operar na bateria ou

nas proximidades, proteger sempre os olhos com óculos apropriados.

ATENÇÃO

55) Atenção, durante os reabastecimentos,

para não confundir os vários tipos de líquidos: são todos incompatíveis entre si! Um reabastecimento com líquido

inadequado poderia danificar gravemente o veículo.

56) O nível de óleo nunca deve ultrapassar a

referência MAX.

57) Não acrescentar óleo com

características diferentes das do óleo já existente no motor.

58) Para eventuais reabastecimentos do

sistema de refrigeração do motor, utilizar um líquido do mesmo tipo em relação ao já presente no interior do depósito. O líquido não pode ser misturado com qualquer outro tipo de líquido anticongelante. Em caso de reabastecimento com um produto não adequado, evitar absolutamente ligar o motor e dirigir-se à Rede de Assistência Alfa Romeo.

59) Sempre que seja necessário desligar ou

remover a bateria, não fechar a porta da bagageira. Para evitar possíveis fechos acidentais, recomenda-se colocar sobre a fechadura um obstáculo (ex. pano) que impeça fisicamente o fecho.

ATENÇÃO

4) O óleo do motor usado e o filtro do óleo

substituído contêm substâncias perigosas para o ambiente. Para a substituição do óleo e dos filtros, é aconselhável dirigir-se à Rede de Assistência Alfa Romeo.

5) O óleo queimado da caixa de velocidades

contém substâncias perigosas para o ambiente. Para a substituição do óleo, é aconselhável dirigir-se à Rede de Assistência Alfa Romeo.

6) As baterias possuem substâncias muito

perigosas para o ambiente. Para a substituição da bateria, dirigir-se à Rede de Assistência Alfa Romeo.

No documento MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO (páginas 152-155)