• Nenhum resultado encontrado

RODAS E PNEUS 157) 158) 159)

No documento MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO (páginas 159-163)

CORRENTES DE NEVE

70)

Versões com tração traseira e integral A utilização de correntes de neve de 7 mm é permitida em todos os pneus. É possível instalar também correntes de 9 mm em pneus de largura igual ou infe-rior a 225 mm (205/60R16, 225/ 55R16, 225/50R17, 225/45R18). Recomenda-se utilizar correntes de neve disponíveis na Rede de Assistência Alfa Romeo.

Avisos

O uso das correntes de neve está subor-dinado às normas vigentes em cada País. Em alguns Países, os pneus identificados com a sigla M+S (Mud and Snow) são con-siderados equipamentos de Inverno; a sua utilização é, por isso, equiparada à utilização das correntes de neve. As correntes de neve só devem ser apli-cadas nos pneus das rodas traseiras. Controlar a tensão das correntes de neve depois de ter percorrido algumas deze-nas de metros.

ATENÇÃO A utilização de correntes de neve com pneus de dimensões não origi-nais pode danificar o veículo.

ATENÇÃO A utilização de pneus de me-dida ou tipo diferentes (M+S, de neve) entre o eixo dianteiro e traseiro pode comprometer a condução do veículo, com o risco de perda de controlo e de aciden-tes.

CONSELHOS SOBRE A ROTAÇÃO DOS PNEUS

Os pneus anteriores e posteriores estão sujeitos a diferentes cargas e solicita-ções devido a viragens, manobras e tra-vagens. Por isso, estão sujeitos a um des-gaste não uniforme.

Para evitar este problema, é possível efetuar a rotação dos pneus no momento oportuno (5000/10000 km). Com a rota-ção dos pneus pretende-se a exposirota-ção da roda numa posição diferente no mesmo lado do veículo (frente com tra-seira e vice-versa).

ATENÇÃO Não é permitida a intersecção dos pneus, de modo que não é possível colocar uma roda sobre um eixo dife-rente no lado oposto do veiculo. ATENÇÃO Em veículos equipados com pneus diferentes (tamanho de pneu dife-rente entre eixos dianteiro e traseiro,

versão Quadrifoglio por exemplo.) Não é permitido qualquer tipo de rotação do mesmo.

A rotação dos pneus contribui para man-ter inalman-teradas as capacidades de ade-rência e de tração em estradas molhadas, com lama ou neve, assegurando uma ótima manobrabilidade do veículo. Em caso de desgaste anómalo dos pneus, identificar a causa e corrigi-la assim que possível, dirigindo-se à Rede de Assistên-cia Alfa Romeo.

Versões com tracção integral (AWD)

Recomenda-se evitar situações com forte diferença de desgaste entre pneus anteriores e posteriores e adotar rigoro-samente a utilização de pneus de inverno com as dimensões indicadas na tabela “Jantes e pneus fornecidos”.

O sistema AWD e os pneus de primeiro equipamento foram desenvolvidos con-juntamente para garantir a melhor pres-tação do veículo. Aquando da substitui-ção dos pneus, recomenda-se, portanto, a substituição por pneus com a marca “AR”, para assegurar a manutenção do nível de desempenho e de duração dos compo-nentes.

AVISO

157) O comportamento em estrada do

veículo depende da correta pressão de enchimento dos pneus.

158) Uma pressão demasiado baixa

provoca o sobreaquecimento do pneu com possibilidade de graves danos no mesmo.

159) Não efetuar tratamentos de nova

pintura das jantes em liga leve, uma vez que necessitam de temperaturas superiores a 150 °C. As características mecânicas das rodas podem ficar comprometidas.

ATENÇÃO

70) Com as correntes montadas, manter

uma velocidade moderada; não ultrapassar a velocidade de 50 km/h (ou valor equivalente em milhas). Evite os buracos, não suba degraus ou passeios e não percorra longos troços em estradas sem neve, para não danificar o veículo e o asfalto.

MANUTENÇ

Ã

O

E

CUID

ADOS

CARROÇARIA

CONSERVAÇÃO DA CARROÇARIA Tinta

71) 7)

Em caso de abrasões ou fissuras profun-das, recomenda-se que sejam feitos de imediato os retoques necessários, para evitar a formação de ferrugem. Algumas partes do veículo podem estar equipadas com tinta opaca que, para ser preservada como tal, necessita de cuida-dos especiais: consultar o aviso no fundo do presente parágrafo.

72)

Para uma lavagem correta do veículo, seguir estas indicações:

se para a lavagem do veículo forem utilizados vaporizadores ou limpadores de alta pressão, manter uma distância mínima de 40 cm da carroçaria para evitar danos ou alterações. Estagnações de água, a longo prazo, podem danificar o veículo;

para facilitar a remoção de eventuais depósitos de sujidade na zona de suporte normal das escovas recomenda-se a colocação na vertical do limpa

para-brisas (Service Position), para obter mais informações, consulte o parágrafo

"Procedimentos de manutenção" neste capítulo.

Se desejar lavar o veículo num sistema de lavagem que desloque o veículo durante a operação, em veículos com caixa de velo-cidades automática, é necessário inibir o engate automático do modo P (Estacio-namento). Para isso, desligar o motor nas condições seguintes: veículo parado, caixa em N (Ponto morto) e premir o bo-tão de arranque. O veículo permanecerá em N (Ponto morto) por 15 minutos, após os quais, ativará o modo P (Estaciona-mento).

ATENÇÃO 71) A fim de manter intactas as

características estéticas da pintura, aconselha-se a não utilizar produtos abrasivos e/ou enceradores para a preparação do veículo.

72) Nas estações de lavagem, evitar a

lavagem do veículo com rolos e/ou escovas. Lavar o veículo exclusivamente à mão utilizando produtos detergentes com PH neutro; secá-lo com pele, tipo camurça, humedecida. Não utilizar produtos abrasivos e/ou abrilhantadores para o embelezamento do veículo. Os excrementos de pássaros devem ser lavados imediatamente e com cuidado, pois a sua acidez é particularmente agressiva. Evitar (se não for indispensável) estacionar o veículo por baixo das árvores; remover imediatamente as substâncias resinosas de origem vegetal porque, uma vez secas, para a sua remoção, pode ser necessário o emprego de produtos abrasivos e/ou abrilhantadores, vivamente

desaconselhados enquanto potenciais causas de alteração da característica de opacidade da tinta. Para a limpeza do pára-brisas anterior e do óculo posterior não utilizar o líquido lava-vidro puro; é necessário diluí-lo pelo menos a 50% com água. Limitar a utilização de líquido lava-vidro puro apenas quando estritamente exigido pelas condições de temperatura exterior.

ATENÇÃO

7) Os detergentes poluem as águas. Lavar o

veículo somente em zonas equipadas para a recolha e a depuração dos líquidos utilizados para a lavagem.

Todas instruções úteis para perceber como é feito e como fun-ciona o seu automóvel estão contidas neste capítulo e ilustradas com dados, tabelas e gráficos.

No documento MANUAL DE USO E MANUTENÇÃO (páginas 159-163)