• Nenhum resultado encontrado

COMUNICACIONAL DA PROMOÇÃO DE VENDAS ONLINE

No documento Download/Open (páginas 131-136)

Como complemento deste estudo, houve a abordagem pessoal e direta com alguns profissionais de publicidade e propaganda, que atuam nas áreas de criação e mídia, diretamente em promoções online, para que fosse possível uma análise sobre o mercado promocional online, a receptividade do consumidor quanto a ele e as tendências em questão. A apuração das respostas nos mostra um quadro bem otimista quando o assunto é promoção de vendas, ainda mais em seu caráter online.

A velocidade e o dinamismo que a internet oferece são características fundamentais, levantadas pelos profissionais, para a utilização da ferramenta promocional online, já que são peças chave para o desenvolvimento da interatividade. Completam a análise abordando que os consumidores participam ativamente de promoções, independente do ambiente em que se encontram, e finalizam apontando as principais tendências do mercado num futuro próximo.

Neste contexto, pode-se salientar que a simples possibilidade de oferecer benefícios aos clientes, aliado à utilização de recursos tecnológicos e à interatividade, chama a atenção do consumidor que é ávido por novidades e o mercado, ciente dessa demanda, propõe ações que dinamizem o processo consumidor/produto.

1. Abordagem pessoal e direta: aplicação da Metodologia

A entrevista em profundidade objetiva compreender o que o entrevistado considera mais relevante a respeito de um tema ou questão ou ainda a descrição que faz sobre uma situação. Não se procura, portanto, compreender a frequência da ocorrência de determinado fenômeno, mas a forma, a motivação e as causas de ter ocorrido. A técnica de entrevista em profundidade consiste em uma entrevista não-estruturada, direta, pessoal, em que um único respondente é questionado por um entrevistador para descobrir motivações, crenças, atitude e sensações subjacentes sobre um determinado tópico (MALHOTRA, 2001). Essas entrevistas seguiram um roteiro semi-

elaborado com perguntas abertas e fechadas, que permitiu nortear o assunto de maneira informal, mas sem se distanciar do foco de interesse.

As entrevistas em profundidade não conferem uma amostragem estatística, não permitindo agregar respostas de vários entrevistados como argumento de validade numérica.

Richardson (1985) discute que a entrevista em profundidade é um recurso metodológico que permite, baseado no referencial teórico definido pelo pesquisador, a captação da experiência subjetiva de uma fonte selecionada por deter informações que se deseja conhecer, a fim de identificar as diferentes maneiras de perceber e descrever os fenômenos.

Duarte (2006, p. 67) define que o pesquisador deve selecionar os entrevistados mediante o seu conhecimento teórico e técnico sobre determinado assunto em questão.

Assim, após consultas no mercado promocional da cidade de São Paulo, optou-se por aplicar o questionário de entrevista com os profissionais Henrique Sassi e Leandro Fujita, que responderam nos meses de novembro e dezembro de 2009. Os currículos dos profissionais são apresentados a seguir:

- Henrique Sassi: Diretor de Arte e Produção Online. Atuou na Agência Age em 2004 e 2005,

com clientes como Nike, Olla, Morumbi Shopping, Adria, Trussardi. Em 2006, assume o posto de Criação online na Famiglia e atua em campanhas da Nova Schin, Polenghi, TAP, Ceratti. Em 2008 passa para a GNova e trabalha com as contas: ESPM, Eco Rodovias, Locaweb, Bunge. Neste mesmo ano entra na Kwarupp atuando com a Pepsico, Citroën, Locaweb, Busca Pé, Editora Abril, Eco Pistas. Foi bronze no anuário 2006, com a produção do site da Olla, e no anuário 2007, com o hotsite Elefanáticos da Nova Schin.

- Leandro Fujita: Experiência de 10 anos na área de internet. Atua em Planejamento Estratégico de

Mídia Online. Possui Conhecimento das principais áreas da internet: Mídia, Search Engine Marketing, Mobile, Produção e Criação, Marketing Viral, Adserver, Tecnologia, Conteúdo e Redes Sociais. Desenvolve projetos para presença de marcas na internet. Gerencia campanhas de mídia online na América Latina e é integrante e colaborador da Divisão de Mídia Interativa do Grupo de Mídia. Atualmente é Diretor Nacional de Mídia Digital da Agência Giovanni/Draftfcb. Trabalha com marcas dos clientes Gafisa, HP, Google, Motorola – América Latina, Nivea, Banco Central, Habib’s etc.

1.1 Desenvolvimento da entrevista

A entrevista fundamenta-se na análise de algumas questões que são abordadas no estudo, como o impacto que as novas tecnologias de comunicação causam na promoção de vendas, os aspectos que caracterizam a promoção de vendas online e a promoção de vendas offline, a participação do consumidor em ambas promoções e as tendências do mercado promocional online. As entrevistas completas encontram-se no Anexo 4 e no Anexo 5 deste estudo. Abaixo segue análise em conjunto das opiniões dos profissionais entrevistados.

1. Você acredita que as novas tecnologias de comunicação (NTC), especificamente a internet, estão modificando a forma de fazer promoção de vendas? Por que razão ou motivo?

2. Cite aspectos positivos e negativos que caracterizam a utilização das ações promocionais online.

3. Nas experiências com seus cases, como o consumidor se comporta durante as ações promocionais online?

a) ( ) Participa ativamente b) ( ) Participa ocasionalmente c) ( ) Há pouco interesse d) ( ) Não tenho esse índice

4. Nas experiências com seus cases, como o consumidor se comporta durante as ações promocionais offline?

b) ( ) Participa ativamente b) ( ) Participa ocasionalmente d) ( ) Há pouco interesse d) ( ) Não tenho esse índice

5. Na sua opinião, qual (is) as tendências do mercado promocional online?

1.2 Análise dos resultados das entrevistas

A principal vantagem da entrevista em profundidade é que essas duas técnicas quase sempre produzem uma melhor amostra da população de interesse. Ao contrário dos questionários enviados por correio que têm índice de devolução muito baixo, a entrevista tem um índice de respostas bem mais abrangente, uma vez que é mais comum as pessoas aceitarem falar sobre determinados assuntos (SELLTIZ, 1987). Abaixo, há descrição das opiniões, que, somadas, perfazem a análise final sobre cada questionamento.

1. As novas tecnologias de comunicação estão impactando a promoção de vendas.

Os profissionais Henrique Sassi e Leandro Fujita acreditam que as novas tecnologias de comunicação estão mesmo impactando a forma de fazer promoção de vendas. A velocidade e rapidez com que a informação chega até às pessoas são citadas como os diferenciais que as novas tecnologias proporcionam. Fujita enfatiza a importância de vários segmentos estarem cada vez mais migrando seus investimentos para a área promocional online e a possibilidade que a internet oferece em mensurar todos os pontos de contato, vendas e ações.

2. Os aspectos que caracterizam a promoção de vendas online e a promoção de vendas offline.

As opiniões são comuns quanto aos efeitos positivos e negativos causados pela utilização das ações promocionais online. Como mencionado durante o desenvolvimento da pesquisa, a velocidade da informação, a interatividade, o menor custo e a segmentação foram citados pelos profissionais como efeitos positivos, além do esclarecimento de dúvidas, da facilidade na mensuração da demanda e as inovações tecnológicas. Como efeitos negativos foram citadas, principalmente, as fraudes e as promoções forjadas. Outros aspectos apontados foram as poucas empresas especializadas em trabalhar com promoções online e a média penetração que o meio obtém no mercado. Pode-se observar, aqui, que a promoção online possui grande poder de crescimento, já que poucos são os profissionais e as empresas especializadas nessa atuação. Tem-se, aí, uma oportunidade de mercado ainda em fase de pequeno crescimento.

3. A participação do consumidor em ambas as promoções.

Sassi e Fujita concordam que o consumidor participa ativamente quando perguntados como ele se comporta durante as ações promocionais offline e online. As ações que contam com o envolvimento direto do consumidor são mais aceitas devido à interatividade; isso independente do canal. Pode-se afirmar que as promoções offline e online precisam transmitir ao consumidor a credibilidade necessária, após avaliação do custo x benefício, e assimilar que é vantajoso participar da ação proposta.

4. As tendências do mercado promocional online.

A interatividade é o maior pilar na construção do crescimento do mercado promocional online. Na opinião de Sassi, muitos profissionais não sabem como extrair ao máximo as vantagens que a interatividade online proporciona. Cita ainda a Realidade Aumentada e o mercado móbile como possibilidades próximas. A expansão das plataformas digitais, como forma de transmissão das ações e participação das promoções, também é citada por Fujita. Ressalta-se a importância de envolver o consumidor, quando ele menos espera, nas

mais variadas formas de transmissão da informação. Entretenimento, também, é uma importante forma de consumo.

No documento Download/Open (páginas 131-136)