• Nenhum resultado encontrado

Promoção online: “Grande Prêmio Petrobras”

No documento Download/Open (páginas 99-106)

Capítulo III – A APLICABILIDADE DA PROMOÇÃO DE VENDAS OFFLINE E ONLINE

3. Promoção online: “Grande Prêmio Petrobras”

Em outubro de 1953, com a edição da Lei 2.004, a constituição da Petrobras foi autorizada com o objetivo de executar as atividades do setor petrolífero, no Brasil, em nome da União.

A Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS iniciou suas atividades com o acervo recebido do antigo Conselho Nacional do Petróleo (CNP), que manteve sua função fiscalizadora sobre o setor.

As operações de exploração e produção de petróleo, bem como as demais atividades ligadas ao setor de petróleo, gás natural e derivados, à exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento, foram monopólio conduzido pela Petrobras, de 1954 a 1997. Durante esse período, a Petrobras tornou-se líder em comercialização de derivados no País, e, graças ao seu desempenho, a Companhia foi premiada, em 1992, pela Offshore Technology Conference (OTC), o mais importante prêmio do setor, recebendo novamente em 2001.

Em 1997, o Brasil, através da Petrobras, ingressou no seleto grupo de 16 países que produzem mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Nesse mesmo ano, em 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei n º 9.478, que abriu as atividades da indústria petrolífera no Brasil à iniciativa privada.

Em 2003, coincidindo com a comemoração dos seus 50 anos, a Petrobras dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural, ultrapassando a marca de 2 milhões de barris, no Brasil e no exterior.

No dia 21 de abril de 2006, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu início à produção da plataforma P-50, no Campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos, o que permitiu ao Brasil atingir auto-suficiência em petróleo.

Atualmente, a Companhia está presente em 27 países. Em 2007, a Petrobras foi classificada como a 7ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, de acordo com a Petroleum Intelligence Weekly (PIW), publicação que divulga anualmente o ranking das 50 maiores e mais importantes empresas de petróleo.

A renovação da participação na composição do Índice Dow Jones Mundial de Sustentabilidade (DJSI) também foi destaque em 2007. O Dow Jones é considerado o mais

importante índice mundial de sustentabilidade, usado como parâmetro para análise dos investidores sócio e ambientalmente responsáveis.

A Petrobras iniciou as obras do Centro de Integração do Comperj, em São Gonçalo, também em 2007. O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro tem investimentos previstos em torno de US$ 8,38 bilhões. Com início de operação previsto para 2012, o Comperj estimulará a instalação de indústrias de bens de consumo e irá gerar cerca de 212 mil empregos diretos e indiretos.

O mês de setembro de 2007 é marcado por duas grandes conquistas, o início das obras da Refinaria Abreu e Lima, em Recife, e o batizado da Plataforma de Piranema, em Sergipe. A nova refinaria será a primeira a processar 100% de petróleo pesado, enquanto que a Plataforma de Piranema terá tecnologia pioneira no mundo, pois será a primeira unidade do tipo FPSO com casco redondo, podendo operar em condições ambientais mais severas.

No início de 2008, a Petrobras foi reconhecida, através de pesquisa da Management & Excellence (M&E), a empresa de petróleo mais sustentável do mundo. Em primeiro lugar no ranking, com a pontuação de 92,25%, a Companhia é considerada referência mundial em ética e sustentabilidade, considerando 387 indicadores internacionais, entre eles queda em emissão de poluentes e em vazamentos de óleo, menor consumo de energia e sistema transparente de atendimento a fornecedores. Ilustração 22: Layout site da Petrobras Fonte: Site da Petrobras

As mudanças no setor petrolífero provocaram grandes reformulações na Petrobras. Com todos os segmentos do setor abertos à competição, a empresa deixou de ser a única executora do monopólio do petróleo da União, embora continue a ter o Estado como acionista majoritário e permaneça vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A concorrência impõe o início da atuação em novos negócios, o estabelecimento de parcerias com empresas privadas nacionais e internacionais e uma presença mais efetiva no exterior. A empresa busca o crescimento no mercado brasileiro de petróleo e derivados, com o maior retorno possível aos seus acionistas, preparando-se para tornar-se uma corporação internacional de energia, líder na América Latina. E dentro dessas grandes linhas, as metas a cumprir são as de alcançar a mesma excelência conseguida nas tecnologias de prospecção em ambientes complexos, sobretudo, em águas profundas, em todos os segmentos do setor petróleo, seja na distribuição, no refino, nas atividades internacionais e, sobretudo, nas questões ambientais.

Os primeiros anos da década são, também, marcados pela forte atuação da Petrobras, no sentido de aprimorar suas relações com a sociedade. É a empresa-cidadã, interessada em cumprir profundamente o compromisso da responsabilidade social, além de exercer as atividades de produzir, refinar, transportar, distribuir e comercializar o petróleo e o gás em condições máximas de eficiência e segurança. A Petrobras passou a se destacar como a empresa que mais investe no Brasil em projetos sociais, culturais, artísticos e de educação ambiental. A mais ambiciosa iniciativa da empresa, nesse campo, é o Programa Petrobras Social, que investe em projetos que resultem em ações transformadoras, alterando o meio onde são aplicados. O programa representa a consolidação dos 50 anos de atuação socialmente responsável da Petrobras.

Sua maior concorrente é a Companhia do Grupo Ultra, proprietária da rede Ipiranga. A ação promocional da Petrobras escolhida, para análise do perfil online, foi a “Grande Prêmio Petrobras”.

A promoção em questão foi escolhida por representar uma promoção com abrangência nacional de uma empresa das mais fortes do setor petrolífero mundial, participar da forte concorrência nacional do mercado de distribuição de combustíveis e apresentar todas as características das promoções online, além de, claro, ser uma ação promocional em atividade no mercado.

O “Grande Prêmio Petrobras” é uma promoção que utiliza como técnica promocional a premiação. Através da interatividade direta com o consumidor (participação em um game virtual) o objetivo é eliminar etapas até a conclusão completa do game, levando à vitória e a seu prêmio, que, no caso, são credenciais para o Grande Prêmio de Fórmula 1.

Para comemorar 10 anos de patrocínio da Fórmula 1, a Petrobras decidiu realizar, em 2008, o “Grande Prêmio Petrobras”. Tamanho sucesso da ação ocasionou na sua realização, novamente, em 2009.

O “Grande Prêmio Petrobras” consiste em uma gincana virtual, mediante a disponibilização de um “game” de realidade alternativa com enredo específico e enigmas a serem desvendados pelos participantes, destinado a propor entretenimento aos participantes dando a oportunidade de três pessoas irem assistir ao “GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1”, sendo que dois ingressos com direito a um acompanhante para o “público em geral” e um ingresso, sem acompanhante, para os responsáveis pelos sites e “blogs”, que são tratados, nas instruções do jogo, como “blogueiros”.

Ilustração 23: Promoção “Grande Prêmio Petrobras” Fonte: Site da Petrobras Links de acesso para participação na promoção “Grande Prêmio Petrobras”

Para ganhar os ingressos, será obrigatório que o participante cumpra as etapas, propostas sempre através do “hot site” (www.grandepremiopetrobras.com.br), até que, na última delas, possa vir a ganhar uma das credenciais para entrar e assistir ao GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

As tarefas do “game” consistem, além do cadastro inicial, em uma ou mais atividades e/ou brincadeiras virtuais, testes, perguntas e respostas sobre diversos assuntos, misturando o mundo real e o mundo virtual, num enredo fictício, sendo que, para coletar pistas, o participante deverá desvendar tais enigmas.

O “game” é baseado na história do Otávio Octanos (personagem já conhecido do público em 2008). Otávio Octanos acha que alguém está tentando roubar as suas valiosas credenciais para o GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1 – 2009. Assim, resolveu contratar empresa para apagar a sua memória temporariamente. O único problema é que ele, Otávio Octanos, não deixou com a empresa o material necessário para recuperar toda a sua memória e ficará a cargo dos “blogueiros” e do “público em geral” a missão de recuperá-la, para que ele se lembre onde estão as credenciais do GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1 e possa premiar aqueles que cumprirem as etapas desse “game” e forem os melhores colocados no “ranking”.

Ilustração 24: Tela de cadastro na Promoção “Grande Prêmio Petrobras” Fonte: Site da Petrobras

Para ganhar os ingressos, é obrigatório que o participante cumpra as etapas propostas, sempre através do “hotsite” (www.grandepremiopetrobras.com.br), até que, na última delas, possa vir a ganhar uma das credenciais para entrar e assistir ao GP Petrobras do Brasil de Fórmula 1.

Como estratégia promocional, a Petrobras utiliza a interatividade com o internauta, despertando o interesse e mostrando a modernidade e atualidade que se impõe à empresa, além de apresentar aos internautas a força do patrocínio da Petrobras em um dos esportes mais caros do mundo, como a Fórmula 1.

A Promoção “Grande Prêmio Petrobras” utiliza dos suportes digitais para contato direto com seu consumidor:

 Hotsite: local-base da interatividade. É através do site que o internauta obtem todas informações e realiza o cadastro da promoção.

 Email: através dele são enviadas informações restritas do game, como a senha, e ainda são tiradas as dúvidas e passadas informações.

 Celular: através dos celulares, o internauta tem a opção de receber informações sobre o game, usando o SMS, Serviço de Mensagens Curta.

Ilustração 25: Primeira Etapa. Promoção “Grande Prêmio Petrobras” Fonte: Site da Petrobras

Outros suportes digitais de contato que estão sendo muito utilizados pelas promoções atuais são as redes sociais, que, segundo Denecke-Rabello (2009, p. 55), “dão importância à participação do consumidor, que passa de mero comprador passivo a produtor de conteúdo, reprodutor do discurso, defensor da marca e potencial propagandista-vendedor nas diversas redes e nichos dos quais participa”. Um pouco mais adiante, completa “Sabendo que o brasileiro é um dos que passa mais tempo navegando em redes sociais, é natural que tal comportamento venha, cada vez mais, fazer parte dos planos de vendas das empresas de comércio eletrônico”. (DENECKE-RABELLO, 2009, p. 61).

Pode-se citar que esta promoção utiliza-se da estratégia digital, conhecida como s- commerce, que “é utilizada para distinguir uma subcategoria do comércio eletrônico (e- commerce) onde todas ou pelo menos parte das etapas do processo de compra eletrônica realizada pelos usuários é compartilhada com os seus ‘pares’ das redes sociais com as quais se relaciona” (TAFNER, 2009, p. 73).

Tafner, (2009, p. 73), em seu artigo “S-Commerce: A revolução do comércio eletrônico já chegou. Prepare-se!” aprofunda a análise da era do comércio social:

Em recente relatório da Forrester Research, Jeremiah Owyang, seu autor, examina as mudanças que vêm ocorrendo e continuarão a acontecer, de forma acelerada, na maneira como os consumidores se relacionam entre si e de que forma as estratégias mercadológicas das empresas deverão se adaptar para seus consumidores e, mais importante até, os influenciadores do processo de compra.

Neste contexto, são traçadas características que compõem a evolução da “Web Social”, em uma linha do tempo que começa em 1995 e vai até 2013. “Owyang afirma que as relações entre consumidores se tornarão tão fortes e potentes que suplantarão as próprias marcas, fazendo surgir até uma agência de Relações Públicas para representar os grupos e não mais as empresas.” (TAFNER, 2009, p. 73).

No documento Download/Open (páginas 99-106)