• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No documento Download/Open (páginas 136-141)

A partir das bibliografias apresentadas, da metodologia aplicada e do desenvolvimento da pesquisa, tem-se por objetivo apresentar algumas conclusões do estudo. A primeira delas é que a promoção de vendas online ou e-promotion, aplicadas em meios interativos, vista através de uma análise metodológica, é um fenômeno. Trata-se de um fenômeno por apresentar características únicas para seu desenvolvimento e aplicação.

Importante salientar, inicialmente, que o ponto de venda apresenta características que o classificam como uma mídia. Configura-se como uma estrutura de comunicação, especificamente de propaganda e de merchandising, pois divulga as mensagens dos anunciantes aos consumidores no momento final da decisão de compra. Na obra de Hunderhill (2009) há observações que abrangem o mercado online como o grande alicerce de comunicação com o consumidor, tratando-o, também, como um elo de mídia.

Os pontos de venda virtuais estendem a atuação dos pontos de venda físicos por oferecer novas possibilidades de contato entre empresas e consumidores. As estratégias promocionais online apresentam novas equações de valor que surgem como aliadas no processo de compra como a oferta de produtos e serviços, que na estratégia offline é oferecido através de um atendimento pessoal e na online através de informações digitais sem abordagem de vendedores; os preços, que são fixos, diferentemente, dos valores dinâmicos que são oferecidos pela internet; o atendimento, no modelo offline exige a presença de pessoas no horário comercial e no modelo

online é automatizado, 24 horas por dia, acessados em todos os locais. A novidade é outro valor que diferencia os modelos offline do online. Enquanto no primeiro é algo mais trabalhoso, no segundo modelo, as novidades aparecem corriqueiramente, pois levam menos tempo para serem confeccionadas. Quanto à tranquilidade, o modelo offline leva vantagem já que o contato pessoal absorve as dúvidas dos clientes, o que não ocorre diretamente com o modelo virtual, que necessita de um contato via telefone ou mesmo em chats ou em canais de atendimento online. A informação também é algo relevante na comparação de critérios de valor de ambos ambientes. Na versão offline a informação é pesquisada e obtida muitas vezes fora do contexto, já a online pode ser obtida através da própria internet e, em muitas das vezes, não possui outro canal de divulgação. Os designs dos pontos de vendas online e offline são de fundamental importância. No online a combinação de cores, o alinhamento e a tipologia são essenciais para uma boa visualização do e-consumidor, no offline a organização das gôndolas e do layout interno auxiliam no processo de decisão de compra. Por último destaca-se a interatividade, o entretenimento e o retorno social/psicológico que no online é recheado de vantagens, pois a diversificação dos canais que se têm acesso em poucos segundos, criam uma onda de novas oportunidades não tão atraentes no modelo offline.

Após os levantamentos, e como objetivo geral deste estudo, acredito que as novas tecnologias de comunicação modificam a forma de fazer promoção, já que tanto para sua aplicação como participação, o e-consumidor, inicialmente, deve ter acesso a recursos tecnológicos, celular, computador, iPod, etc, para que possa fazer parte do ambiente virtual e ter acesso a um mundo de informações jamais vistas anteriormente, diferentemente, das promoções offline que exigem a compra do produto/serviço para continuação da estratégia promocional. Após contato com o suporte tecnológico, inicia-se o processo de cadastro nos formulários das empresas que estão divulgando essas promoções nas redes sociais ou em outros sites, ao contrário das promoções offline, que, após obter conhecimento sobre a ação, tanto pelo ponto de venda ou pela mídia de massa, não necessariamente, o consumidor precisa informar seus dados completos para cadastro. Há um enorme filtro do público que participa das promoções online, fazendo com que a informação seja mais direcionada e a mecânica e demais características sejam customizadas para o processo online, obedecendo a critérios de participação para alcance dos objetivos propostos.

nas condições de participação das promoções. As mecânicas podem ser mais bem elaboradas, mais complexas, seguir várias etapas, que o e-consumidor, sempre dinâmico, mantém sua participação. Como no caso do “Grande Prêmio Petrobras”, o internauta deve seguir uma série de acessos às redes sociais e a outros sites para que complete as etapas sugeridas. Seria afirmativo citar que as estratégias promocionais “obrigam” o internauta a acessar a internet e dar continuidade à sua participação.

Neste contexto, pode-se destacar uma série de outras conclusões do estudo, por exemplo, que a tecnologia permite uma operação muito mais rápida e ágil. Sem dúvida, o processo tecnológico é veloz e mais dinâmico, permite tomar menos tempo de compreensão e participação do consumidor, conclusão idêntica a opinião dos entrevistados deste estudo, Henrique Sassi e Leandro Fujita.

A interatividade que o e-promotion cria é um dos grandes pontos de destaque. A participação do público é quase toda através de trocas de mensagens recíprocas, gerando entretenimento por meio da tecnologia de comunicação, que cria um ambiente mediado pelos participantes. O internauta opina, modifica, clica conforme deseja, e esse posicionamento induz a alternância da ação, imediatamente, se necessário. A credibilidade é extramente importante na relação consumidor/promoção. Isso independe se ela trabalha no universo offline ou no online. O consumidor precisa reconhecer valor na ação promocional e aí, sim, assimilar que é vantajoso participar da ação proposta. Fatores que são percebidos com muita clareza na ação promocional “Km de Vantagens” dos Postos Ipiranga.

Pelo ponto de vista empresarial, realizar promoção de vendas online é algo de menor custo, e isso faz com que o planejamento e a execução da ação promocional encaixem em orçamentos mais apertados e tornem-se grandes ferramentas de apoio às ações de comunicação mercadológicas. Percebe-se que o ambiente online aumenta a eficiência de atuação da promoção de vendas e, por isso inúmeras ações são planejadas dia a dia e inseridas nas redes virtuais, fazendo com que cheguem aos consumidores específicos do produto/serviço oferecido.

Destacam-se, também, a possibilidade de esclarecimento de dúvidas que o processo online fornece. Em caso de não compreensão de alguma informação, o canal online permite rapidez nas respostas, o que facilita o acesso e o crescimento dos usuários. Em outra virtude, o canal online mensura, com mais rapidez e exatidão, as demandas do mercado.Sabe-se quando e quantos foram os acessos às promoções; paralelo a isso, obtém-se as informações e opiniões dos

consumidores.

Ressalta-se que cada promoção tem seu público-alvo. As promoções offline, muitas vezes, possuem consumidores com perfis completamente diferentes daqueles buscados pelas promoções online. Os consumidores das promoções online, dependendo da complexidade da mecânica de participação, necessitam dinamismo, agilidade e facilidade no manuseio de equipamentos eletrônicos, bem como na navegação pela internet. Em ambos ambientes é necessário seguir com atenção a legislação promocional vigente, usando de rigor contra as “manobras” encontradas para que haja seguimento das ações com respeito e ética ao consumidor e aos concorrentes.

Desse modo, a promoção de vendas online contribui como ponto de contato da CIM atuando como extensão da mensagem do ponto de venda físico, com características peculiares e únicas que a destacam no mercado promocional.

A existência da promoção de vendas está aliada ao processo de venda, inicialmente, e ao processo de consumo. O potencial de comunicação está diretamente ligado a atuação do consumidor no ponto de venda. Sendo assim, a promoção de vendas é indispensável ao processo de comunicação da empresa, que deve intercalar seu planejamento de comunicação com propagandas institucionais e promocionais. Isso gera incentivos à compra e oferecem mais benefícios que aqueles inerentes ao produto/serviço, tendo toda sua identificação demonstrada, também, no ponto de venda, seja ele físico, seja ele virtual. Contudo, a promoção de vendas é uma competência comunicacional que alia a venda e a comunicação, e a priori, demonstra-se como parte fundamental do processo de propaganda. Em síntese, o objetivo de comunicação da promoção de vendas tem um papel muito importante no processo mercadológico, que demonstrado em conceitos e práticas exigidas é aliada das demais competências comunicacionais do composto de comunicação, onde, utilizada separadamente, não causa o efeito esperado e pretendido pelas empresas.

Por fim, o grande diferencial entre as promoções citadas é a comodidade e ausência/presença da pessoa física do consumidor nas lojas e estabelecimentos comerciais. Onde quer que esteja o consumidor (muitas das vezes no conforto do seu lar), a possibilidade de adquirir algo em poucos minutos causa a abertura de uma série de novas informações que tornam o relacionamento entre consumidor e empresa muito atraente.

Neste contexto, define-se e-promotion como sendo uma promoção desenvolvida no ciberespaço com o objetivo de promover vendas, seja ela no ponto de venda físico ou no ponto de venda virtual.

A utilização de tal ferramenta como estratégia de venda tende a crescer pois a era pós tecnológica recebe cada vez mais investimentos e são criadas inúmeras condições de divulgação de produtos via web.

Quanto às tendências do mercado, é notória a penetração da TV Digital nos lares dos brasileiros, que, acredito, ser ainda de forma lenta, mas que, em um futuro próximo, estará tão casual como qualquer outro suporte tecnológico que surgiu nos últimos anos. Essa penetração será utilizada de forma progressiva pelo mercado promocional, já que a interatividade é um aspecto que torna o mercado promissor. Saliento, também, a importância da Realidade Aumentada como forma de divulgação das ações promocionais, já que esta ferramenta tem um caráter inovador, tanto na forma de manusear como na composição visual. Infinitas são as inovações tecnológicas que a área promocional online pretende alcançar.

Faço dois registros que chamaram muito a minha atenção. Primeiro, a dificuldade em encontrar um caso que fosse exclusivamente offline. Os inúmeros casos pesquisados tinham ou têm alguma participação online, o que poderia descaracterizar meu objeto de estudo. O segundo é o avanço da tecnologia da informação e dos suportes tecnológicos que suportam a evolução dos dados, sejam comerciais/promocionais ou institucionais.

Durante esses anos de pesquisa, meu celular não mais suportou o envio de ações promocionais, pois muito delas necessitavam de acesso à internet e o meu antigo, até então, não fazia. Por isso, nesse período troquei meu celular por um mais novo que comportasse o recebimento dos dados ou não faria parte dos e-participantes15

. Outra troca ocorrida foi de microcomputador, pois a memória do anterior também não foi suficiente para acessar e acompanhar as inúmeras ações promocionais que tive a oportunidade de analisar nesse tempo. No contexto, noto que a evolução tecnológica, além de ser um processo de extrema rapidez e evolução, gera uma necessidade de consumo em que estar fora do sistema tecnológico- capitalista-consumista é não fazer parte da sociedade moderna, o que significa dizer que há um consumo quase que infinito abrangendo, na sua grande maioria, os consumidores das Classes A, B e C do Brasil e do mundo.

15

No documento Download/Open (páginas 136-141)