• Nenhum resultado encontrado

CONSIDERAÇÕES FINAIS

No documento A MÚSICA EM EXPOSIÇÃO: UMA (páginas 108-200)

Propus-me com este trabalho reflectir sobre como poderia a exposição do Museu da Música fazer jus ao nome da instituição e dessa forma estar à altura das expectativas dos seus visitantes. Defini este objectivo porque entendo que a actual exposição não o consegue da melhor forma, mas também porque esta se trata de um medium que afecta todas as funções do Museu, além de ser o rosto visível do trabalho que a instituição desenvolve.

Porém, muito mais do que isso, este trabalho surge porque, enquanto funcionário do Museu, senti que ao realizar este projecto de mestrado poderia contribuir com as minhas reflexões para a discussão do que poderá ser o seu futuro.

Ora, o Museu da Música encontra-se num possível ponto de viragem, já que, muito provavelmente, terá de abandonar as suas actuais instalações até ao final de 2013. Em função desta conjuntura, acredito que quaisquer contributos que possam ser dados no imediato poderão ter possibilidades de ser discutidos. Essa foi, por conseguinte, a minha grande motivação, ou seja, acreditar que os esforços que estava a desenvolver poderiam, algum dia, vir a ter utilidade prática.

Nessa medida, e porque acredito muito que a missão do Museu da Música é de grande relevância, trabalhei sempre com a perspectiva de desenvolver um trabalho tão bom quanto as minhas capacidades o permitissem, mesmo sabendo tratar-se de um exercício académico.

Socorro-me, no entanto, dessa circunstância para justificar a ambição da proposta que aqui apresentei. A conjuntura actual do país não é certamente a mais adequada para a implementação de uma proposta de programa com estas características, porém ainda assim acredito na sua exequibilidade - se não hoje, talvez no futuro - além de que sinto que estaria a “penalizar-me” e a todos quantos se interessam pelo Museu da Música se amputasse a minha visão acerca do que a sua exposição poderá ser.

Também a propósito da forma como realizei este projecto devo realçar, tal como me foi transmitido ao longo da componente curricular do mestrado, que num contexto de museu nunca este trabalho seria desenvolvido por uma pessoa só, e muito menos sem ser pensado como parte integrante de um programa maior: o do museu.

Isso mesmo pude comprovar na prática, já que, por variadíssimas vezes, senti falta da possibilidade de pedir ajuda e partilhar tarefas para as quais não me sentia tão preparado mas, sobretudo, de discutir os problemas do Museu com outros profissionais num contexto maior do que apenas a sua exposição permanente.

Apoio-me, portanto, neste facto para justificar aspectos menos desenvolvidos e que, espero, possam vir a ser trabalhados no seio da instituição. Um desses será certamente o diagnóstico minucioso das colecções.

Creio que ficou claro que há muito trabalho por fazer nessa matéria e que não me senti preparado e com tempo e disponibilidade para desenvolver no âmbito deste projecto. Assim sendo, e como fui referindo ao longo do texto, só posso esperar que os aspectos da programação mais relacionados com as colecções venham a ser tratados no seio de uma equipa constituída por especialistas de várias áreas.

Esta última ideia traduz a convicção de que este trabalho é apenas um ponto de partida. Essa noção é, a título pessoal, aquela que retiro como a principal das minhas conclusões, sendo consequência directa da percepção das virtudes da programação museológica.

Se dúvidas tivesse, parece-me, hoje, perfeitamente claro que não teria chegado aos resultados a que cheguei se não tivesse adoptado uma metodologia de trabalho apoiada na caracterização e diagnóstico do Museu e da sua exposição permanente, assim como no conhecimento da realidade expositiva de outros museus de temática musical. Por outro lado, se individualmente atingi estes resultados, só posso imaginar o que será possível caso, como referi atrás, este projecto seja continuado, de forma rigorosa, por uma equipa multi-disciplinar e enquadrado com a programação das demais áreas do Museu.

A este propósito, não posso aqui deixar de referir o trabalho desenvolvido em torno das realidades de outros museus de temática musical e que seria extremamente importante que pudesse ser continuado a nível institucional. Os resultados a que cheguei nessa matéria foram exactamente aqueles que esperava, isto em função do investimento que me pareceu razoável e exequível no contexto deste projecto. No entanto, creio que haverá muitas possibilidades a explorar a partir de contactos regulares que envolvam, em particular, a realização de visitas técnicas.

Quanto às conclusões sobre as quais apoiei a minha proposta de programação expositiva, entendo que estão devidamente sistematizadas ao longo do trabalho, em particular nos pontos 3.3., 3.4. e 4.3. No entanto, se tivesse que resumir o essencial dessas conclusões, diria que o Museu da Música será sempre um projecto incompleto enquanto a sua exposição permanente não for um cartão de visita mais musical.

Precisamente em função dessa noção, ao desenvolver este projecto foi importante pensar que a proposta de programa expositivo em que me encontrava a trabalhar deveria, tal como referi na introdução, “ser útil no sentido de projectar qualitativamente o Museu da Música enquanto entidade museal de futuro”.

Como tal, e relativamente aos objectivos que me propus alcançar, creio que, ao longo de todo o capítulo 5 trabalhei com a perspectiva de que a exposição deveria ser reprogramada no sentido de melhor

comunicar a música e, ao mesmo tempo, proporcionar um serviço de qualidade, em conformidade com a sua missão. Ou seja, colocando a música no centro.

Esta noção e as propostas que dela nasceram e que aqui apresentei resultaram, como referi, do diagnóstico que realizei à actual exposição permanente do Museu, mas também das reflexões que efectuei a partir do conhecimento das realidades de outros museus de temática musical; são, além disso, resultado de anos de ligação à instituição onde trabalho.

Assim sendo, espero que possam ter dado resposta àquela que me parece a preocupação central identificada no diagnóstico, ou seja, a já referida ideia de que a exposição deverá ser mais musical e, por conseguinte, representar todos os géneros musicais, incluindo mais tipologias de património musical; possuir mais e melhor informação sobre música, logo ser mais pedagógica; poder proporcionar experiências musicais divertidas através de uma aposta na interactividade; e, por fim, reflectir de forma integradora e equilibrada a música e o panorama musical portugueses, assim como a sua história.

Conseguir implementar uma exposição que, evitando os problemas do passado, dê uma resposta positiva a todos estes requisitos, colocando a música no centro das preocupações comunicativas, significaria que o museu passaria a estar na posse de um medium à altura da importância do seu património e missão. Um projecto desta natureza faria certamente jus ao nome do Museu. Por outro lado, seria, acredito, uma digna actualização para o século XXI dos esforços que muitas personalidades de relevo desenvolveram para tornar realidade a existência de uma instituição museológica portuguesa de referência na área da música.

FONTES E BIBLIOGRAFIA

FONTES - CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO MUSEU DA MÚSICA

AGOSTINHO, Paula - Relatório de Estágio. 2007. Trabalho realizado no decurso de um estágio efectuado no Museu da Música por aluna finalista da Licenciatura em Estudos Artísticos – Especialização em Artes do Espectáculo - da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Dossier de Imprensa. [1999]. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Estatísticas de visitantes. s.d. Acessíveis no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Livro de visitas. 02-09-2008 a 01-10-2009. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Livro de visitas. 15-08-2001 a 15-08-2008. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Livro de visitas. 21-03-1989 a 20-02-1999. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 1994-1996. Acessível no Museu da Música, Lisboa,

Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 1997. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 1998. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 1999. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2000. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2001. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2002. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2003. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2004. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2005. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2006. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2007. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2008. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2009. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal

MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2010. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Relatório de Actividades 2011. Acessível no Museu da Música, Lisboa, Portugal MUSEU DA MÚSICA – Regulamento Interno [Em linha]. Lisboa: Museu da Música, 2008, actual. 12 Dez. 2008. [Consult. 08 Jan. 2010]. Disponível em WWW: <URL: http://www.museudamusica.imc- ip.pt/images/stories/Outros%20Ficheiros/MM_Regulamento_Interno.pdf>

OLIAS, Marta Rodrigues - Relatório de Estágio. 2008. Trabalho realizado no decurso de um estágio efectuado no Museu da Música por aluna finalista da Licenciatura em Estudos Artísticos – Especialização em Artes do Espectáculo - da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

PERNET, Sabine - Estudo de Conhecimento Sociológico sobre os Públicos do Museu da Música

de Lisboa. 2008. Tese de Mestrado elaborada na sequência de estágio efectuado no Museu da Música por

aluna do mestrado em Sociologia da Université de Toulouse le Miral. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

RODRIGUES, Ana Margarida – Contributos para o desenvolvimento do Serviço Educativo do

Museu da Música. 2011. Relatório do estágio de Outono / Inverno realizado no Museu da Música na área

de Mediação e Serviço Educativo entre 2 de Novembro de 2010 e 24 de Fevereiro de 2011. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

SALAZAR, Daniela - Análise da Exposição Permanente do Museu da Música. 2011. Trabalho realizado para a disciplina de Exposição, Investigação e Comunicação, do mestrado de Museologia da Universidade Nova de Lisboa. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

SALAZAR, Daniela; GAMEIRO, Raquel – Proposta de Procedimentos de Incorporação para o

Museu da Música. 2011. Documento elaborado no decorrer do estágio de Outono / Inverno realizado

no Museu da Música na área do Inventário e Investigação Documental entre 2 de Novembro de 2010 e 24 de Fevereiro de 2011. Acessível no Centro de Documentação do Museu da Música, Lisboa, Portugal

FONTES EM LINHA

A Última Fábrica de Vinil da América Latina [Registo vídeo]. Direcção Felipe Nepomuceno; Produção

Raça Filmes. [2005]. [Em linha]. [Consult. 08 Nov. 2009]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=jEAO7uM_NRw>

AGUIAR, Maria Cristina, adapt. - Noções Básicas de Música [Em linha]. Viseu : Instituto Superior Politécnico de Viseu - Escola Superior de Educação, 2005. [Consult. 28 Mai. 2011]. Disponível em WWW: <URL: http://bandacoutodornelas.com.sapo.pt/Bases%20de%20musica.pdf>

ALCÁCER, Luís - Afinal o que é a vida? E como começou? [Em linha]. S.l.: De Rerum Natura: [Sobre a Natureza das Coisas], 2007. [Consult. 27 Mai. 2011]. Disponível em WWW: <URL: http://dererummundi.blogspot.com/2007/10/afinal-o-que-vida-e-como-comeou.html>

AUDIO ENGINEERING SOCIETY - An Audio Timeline: A selection of significant events,

inventions, products and their purveyors,from cylinder to DVD. [Em linha]. New York: Audio

Engineering Society, s.d. [Consult. 30 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.aes.org/aeshc/docs/audio.history.timeline.html>

DANNENFELDT, Diane - How Recording Studios Work [Em linha]. S.l.: Howstuffworks, s.d..

[Consult. 30 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://entertainment.howstuffworks.com/recording-studio1.htm>

DELICADO, Alda - História da Música Portuguesa [Em linha]. [Lisboa]: Associação Académica da

Universidade Aberta, 2007. [Consult. 24 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.aauab.pt/biblioteca/resumos/0253-aldadelicado.pdf>

EGEAC – Instrumentos de Gestão Previsional 2008 [Em linha]. Lisboa: EGEAC, 2008. [Consult. 19

Jul. 2011]. Disponível em WWW: <URL:

http://www.egeac.pt/application/uploads/files/Instrumentos%20de%20Gestao%20Previsional%202008. pdf>

Facebook do Museo Interactivo de la Musica – Málaga - Espanha. [Em linha]. [Consult. 21 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.facebook.com/MuseoMIMMA>

Facebook do Ringve Museum – Trondheim - Noruega. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.facebook.com/ringvemuseum>

Facebook do The Rock and Roll Hall of Fame and Museum – Cleveland, Ohio - E.U.A. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.facebook.com/rockandrollhalloffame> FERREIRA, António José - Cronologia da Música em Portugal. [Em linha]. Avintes VNG : Meloteca, s.d.. [Consult. 23 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.meloteca.com/historico-tabela- cronologica.htm#cimo>

Flickr do Museum of Making Music – Carlsbad, Califórnia - E.U.A. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.flickr.com/photos/museumofmakingmusic/>

Flickr do The Rock and Roll Hall of Fame and Museum – Cleveland, Ohio - E.U.A. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.flickr.com/photos/rockhall>

GALOPIM, Nuno - A morte anunciada da cassete aos 40 anos de vida. Diário de Notícias [Jornal em

linha]. 27 Jun. 2005. [Consult. 27 Jan. 2010]. Disponível em WWW:<URL:

http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=604072>

GANDELMAN, Salomea - Breve História da Notação Musical. [Em linha]. S.l.: Música Sacra &

Adoração, s.d.. [Consult. 28 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/teoria_musical/historia_notacao.htm>

HAHN, David J. - Musician History: Court Musicians [Em linha]. S.l.: MusicianWages.com, 2010. [Consult. 23 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.musicianwages.com/the-working- musician/musician-history-court-musicians/>

HERRERA, G. Christian - A mídia magnética em áudio e suas principais características [Em linha].

S.l.: Audio List, 2006. [Consult. 27 Jan. 2010]. Disponível em WWW:<URL:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=65>

How Music Works 1 - Melody - Parte 1 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25

Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=PnbOWi6f_IM&feature=related>

How Music Works 1 - Melody - Parte 2 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=4dalL5FpWR8>

How Music Works 1 - Melody - Parte 3 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=KrY_3_6fsjM>

How Music Works 1 - Melody - Parte 4 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=k4gp0WKrgqY>

How Music Works 1 - Melody - Parte 5 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=aPmnho7OvT8>

How Music Works 2 - Rhythm - Parte 1 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25

Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=c_jEkNiYFNc&feature=related>

How Music Works 2 - Rhythm - Parte 2 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=qnhmEfwxEIM>

How Music Works 2 - Rhythm - Parte 3 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=Nv8a8mdY8iQ>

How Music Works 2 - Rhythm - Parte 4 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=YzRGH-5yk-w>

How Music Works 2 - Rhythm - Parte 5 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=Gwig-fJ1t8Q>

How Music Works 3 - Harmony - Parte 1 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por

David Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha].

[Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=hTUXKWnHH-g&feature=related>

How Music Works 3 - Harmony - Parte 2 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por

David Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha].

[Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=oShLg8JCHCg&feature=related>

How Music Works 3 - Harmony - Parte 3 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por

David Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=R0IcvVF- p_k>

How Music Works 3 - Harmony - Parte 4 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por

David Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha].

How Music Works 3 - Harmony - Parte 5 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por

David Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha].

[Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=3gTR_Lg59Jc>

How Music Works 4 - Bass - Parte 1 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=81N_fMNVFzw>

How Music Works 4 - Bass - Parte 2 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25

Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.youtube.com/watch?v=AVhQJZuFUOA&feature=related>

How Music Works 4 - Bass - Parte 3 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=VhBHnuiDCBk>

How Music Works 4 - Bass - Parte 4 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=Rgf15YJ2NaQ>

How Music Works 4 - Bass - Parte 5 [Registo vídeo]. Documentário produzido e dirigido por David

Jeffcock; apresent. Howard Goodall. S.l.: Tiger Aspect Television Limited, 2006. [Em linha]. [Consult. 25 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.youtube.com/watch?v=mW_9T25Wgvg>

How Music Works. [Em linha]. [Consult. 28 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL:

http://www.howmusicworks.org/51/How-Music-Works/What-is-Music-Theory>

How we make cassettes. [Em linha]. [Consult. 27 Jan. 2010]. Disponível em WWW:<URL:

http://cassettesdirect.net/index_files/Page504.htm>

IÉ-IÉ [Blogue] - O mais moderno da Europa. [Em linha]. S.l.: Ié-Ié, 2010. [Consult. 30 Mai. 2011].

Disponível em WWW:<URL: http://guedelhudos.blogspot.com/2008/07/o-mais-moderno-da-

europa.html>

MCCORMICK, Kevin - How compact discs are made: Explained by a layman for the laymen [Em linha]. S.l.: s.n. [Consult. 30 Mai. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://www.newcyberian.com/cd- manufacturing.pdf>

MIM Fly-through [Registo vídeo]. Escrito, dirigido e produzido por Garry King. Phoenix - Arizona,

Musical Instrument Museum, 2011. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em WWW:<URL: http://vimeo.com/23609724>

MIM on CBS Sunday Morning [Registo vídeo]. [Em linha]. [Consult. 22 Jul. 2011]. Disponível em

No documento A MÚSICA EM EXPOSIÇÃO: UMA (páginas 108-200)