• Nenhum resultado encontrado

O último conjunto contempla quatro questões abertas (39, 40, 41 e 42) através das quais busca-se perceber os aspectos positivos e negativos observados pelos estudantes em

Capítulo

4) O último conjunto contempla quatro questões abertas (39, 40, 41 e 42) através das quais busca-se perceber os aspectos positivos e negativos observados pelos estudantes em

relação ao PROUNI, bem como as dificuldades encontradas durante o percurso acadêmico, se as experiências desses alunos são tomadas como exemplos ou incentivos por outras pessoas, e a última questão é para comentários livres acerca do Programa Universidade para Todos.

Após a elaboração do questionário, houve o impasse no que diz respeito à forma como o mesmo seria melhor administrado aos respondentes.

Estudou-se a possibilidade de utilizar um instrumento que pudesse ser respondido à distância. Decidiu-se, então, pelo aplicativo Google Docs, devido a sua funcionalidade e do benefício de livre acesso. O Google Docs proporciona a edição de um questionário com

diferentes tipos de questões, por exemplo, múltipla escolha, escolha única, sim ou não, texto de livre preenchimento, entre outras. Após o questionário editado, o aplicativo gera um link, o qual pode ser enviado via e-mail para os respondentes. Se o estudo não exige a identificação dos respondentes, um único link pode ser enviado para todos. Como o presente trabalho exigiu a identificação77 dos egressos, com o objetivo de associar as respostas às informações individuais presentes nos documentos acadêmicos78, links individuais foram gerados.

Realizou-se um teste piloto para confirmação da funcionalidade do aplicativo escolhido, bem como a verificação do tempo necessário para responder ao conjunto de questões no questionário apresentado, para tanto foi solicitado aos convidados a participar do teste piloto que enviassem por e-mail à pesquisadora desta tese as observações pertinentes.

Foram convidados 12 egressos PROUNI para participarem do piloto. A escolha dos mesmos foi intencional, sendo escolhidos egressos de diferentes cursos de formação. Os três primeiros respondentes usaram de 15 a 18 minutos e observaram que o enunciado do bloco de questões entre 5 e 10 não estava organizado adequadamente. Diante deste retorno, não esperado, o referido enunciado foi novamente editado no aplicativo Google Docs, de modo a oportunizar a outros respondentes avaliarem o questionário já alterado. Os respondentes do questionário reeditado já não observaram problemas com os enunciados e responderam o instrumento em menos tempo que os primeiros, entre 12 e 15 minutos. Todos os respondentes manifestaram positivamente a funcionalidade do aplicativo e o teor das questões. O olhar sobre o questionário já construído, de pessoas pertencentes ao mesmo universo de respondentes proporciona o seu aperfeiçoamento, ou seja, a adequação dos itens, bem como da linguagem nele utilizada, clarificando questões ambíguas e proporcionando uma melhor compreensão aos respondentes (CABRERA; WEERTZ; ZULICK, 2005).

O Google Docs exporta os dados em diferentes formatos. Um arquivo para cada link gerado pelo sistema foi salvo. A existência de respostas extensas a perguntas abertas dificultou a exportação direta para arquivos com formato de banco de dados. Assim, optou-se pela exportação em pdf. As questões quantitativas foram transcritas em uma matriz de dados

77 Essa identificação dos egressos foi realizada pela criação de códigos identificadores em ambos os bancos de dados de modo a preservar o nome dos participantes da pesquisa.

78 A saber: média acadêmica; desempenho acadêmico; idade; acesso por cota; curso de ingresso; semestres padrão para realização do curso segundo a Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior nº 2 (BRASIL, 2007d); semestres cursados; semestres suspensos; inexistência de matrícula no período letivo de início do usufruto da bolsa; rendimento acadêmico insuficiente; inidoneidade de documento apresentado ou falsidade de informações prestadas; mudança de condição econômica do bolsista; esgotamento do prazo de utilização da bolsa; esgotamento do prazo de suspensão da bolsa; solicitação de encerramento da bolsa pelo bolsista; evasão do bolsista; irregularidade constatada na supervisão de bolsistas e bolsa integral, respectivamente de cada sujeito respondente.

arquivada no Programa Microsoft EXCEL. Junto a estes dados foram acrescentadas as informações acadêmicas dos participantes em foco neste trabalho. Os dados quantificáveis foram posteriormente exportados para o SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, de acordo com as orientações de Castañeda e colegas (2010). Foram realizadas diversas análises exploratórias, as quais possibilitaram perceber erros ocorridos durante o processo de arquivamento dos dados, permitindo, então, eliminá-los. Uma vez as variáveis nomeadas, classificadas e conferidas, foram realizados os procedimentos de análise quantitativa.

As questões qualitativas foram transcritas em uma tabela construída no word. Após, este material foi impresso e a análise teve como ponto de partida uma leitura flutuante nas respostas apresentadas. Esta leitura permitiu conhecer o contexto das respostas, e deixou invadir impressões e orientações norteadoras. Constituiu-se de uma leitura sem anotações, mas que proporcionou uma visão global das informações (BARDIN, 2009).

Após a leitura flutuante, nova leitura foi realizada, agora com um olhar mais aguçado, ou seja, foi sendo marcado, durante a leitura, com cores diferentes, os trechos com características comuns. Como por exemplo, os aspectos objetivos, os subjetivos e as inferências constantes nas narrações. “No fundo, se trata de extrair as repetições e os momentos críticos existentes no texto.” (ZABALZA, 2004, p. 58). Após esse olhar, foi construída uma tabela, diga-se uma tabela organizacional, a qual possibilitou estabelecer categorias a priori. A mesma encontra-se no capítulo 5 que apresenta a análise dos dados.

4.3.4 O QPAP E SEUS INDICADORES

Estar com o pensamento voltado a um determinado grupo é estar participando, mesmo que de forma indireta, com as particularidades que o compõem. Assim, pensar nos sujeitos de pesquisa desta Tese foi o passo inicial na caminhada que levaria à participação dos mesmos neste trabalho. Para tanto, estudos iniciais foram necessários e através da construção teórica até aqui desenhada, baseada num manancial bibliográfico e análise documental, construiu-se um conjunto de indicadores capazes de responder às questões de pesquisa que norteiam esta tese: O comprometimento do aluno PROUNI com sua aprendizagem está relacionado com o sucesso em sua formação acadêmica? O egresso PROUNI causa impactos na universidade e na sociedade?

Os indicadores, considerados unidades de medidas, possibilitam que o monitoramento, controle e avaliação sejam feitos em bases contínuas e mais realistas (RODRIGUES; RIBEIRO; SILVA, 2006). Assim, os indicadores, de acordo com Cordeiro, Valentina e

Possamai (2001), necessitam serem suficientemente simples e compactos, de modo que permitam uma rápida análise, e também, um fácil desdobramento em níveis mais detalhados, possibilitando um total acompanhamento de todas as perspectivas.

O conjunto de indicadores que permeiam este trabalho de pesquisa é apresentado sob os seguintes vieses: o primeiro, é referente ao cerne desta tese, isto é, indicadores de comprometimento do estudante PROUNI, apresentados na figura 24; o segundo remete a indicadores de impacto na sociedade: inclusão do egresso PROUNI na sociedade, constantes na figura 25; o terceiro viés aborda alguns elementos implicadores em estilos de aprendizagem sociológico e fisiológico, ou seja, indicadores de possíveis estilos de aprendizagem apresentados pelos egressos. Tais indicadores encontram-se subtendidos nas questões acerca do comprometimento e, estão apresentados na figura 26; e por fim, o último viés voltado aos indicadores de responsabilidade social da IES, indicados na figura 27. Os três primeiros vieses têm caráter quantitativo enquanto que o último tem caráter qualitativo.

Os indicadores relacionados ao comprometimento estão ancorados em pontos de referência (benchmarks) de práticas educativas eficazes que são: aprendizagem ativa e colaborativa; nível de desafio acadêmico; e enriquecendo experiências educacionais. Tais práticas baseadas nos estudos de Kuh (2009) podem indicar a relação entre a empregabilidade, satisfação e o engajamento/comprometimento do aluno. Esses indicadores, as atividades e as respectivas questões estão apresentadas na figura 24.

Figura 24 – Indicadores de comprometimento INDICADORES DE

COMPROMETIMENTO ATIVIDADES QUESTÕES

Aprendizagem ativa e colaborativa

 Perguntar em aula ou contribuir para com as discussões;

 Reunir-se com colegas fora da sala de aula para preparar as tarefas;  Trabalhar com colegas ou em grupo em atividades durante as aulas;  Ser tutor ou tutorado por outros colegas;

 Discutir ideias a partir de leituras ou aulas com colegas fora da sala de aula;  Fazer apresentações em aula;

5, 6, 7, 8, 9,10

Nível de desafio acadêmico

 Preparar-se para a aula: estudando, lendo, escrevendo, pesquisando e demais atividades relacionadas à disciplina;

 Enfatizar o tempo de estudo e trabalho em tarefas acadêmicas no ambiente do campus;

 Quantidade de leituras de livros texto, livros, ou livros referentes ao curso;  Quantidade de textos e/ou artigos escritos com vinte

páginas ou mais, entre cinco e dezenove páginas, e abaixo de cinco páginas;

11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, Enriquecendo experiências educacionais

 Participar em atividades extracurriculares tais como seminários, palestras e outras;

 Estudar no exterior;  Realizar estágios;

 Fazer curso de língua estrangeira.

25a, b, c, d

O primeiro ponto de referência de indicadores de comprometimento, aprendizagem ativa e colaborativa, foi construído pelo somatório dos valores atribuídos de forma crescente de participação nas respectivas atividades. As respostas das seis questões do indicador aprendizagem ativa e colaborativa variam de 1 a 5, logo o somatório das mesmas tem participação mínima com valor 6 e a participação máxima com a soma de 30.

As variáveis das questões que compõem o indicador de comprometimento, nível de desafio acadêmico, foi codificado, também, ordinalmente. Atribui-se valores de 1 a 5 às suas respostas, sendo 1 a produção mínima ou nula e 5 a máxima. O somatório de todas as variáveis foi realizado de forma ponderada, pois as questões referentes à produção de relatórios entre 5 a 19 páginas teve peso 2, enquanto que a produção com mais de 20 páginas teve peso 4. Desta forma o somatório deste indicador variou de 24 a 90, sendo 24 a produção mínima e 90 a máxima.

Já o último ponto de referência de indicadores de comprometimento, enriquecendo experiências educacionais, foi o somatório de todas as respostas positivas à realização de alguma das atividades paralelas apresentadas neste indicador. Assim, o indicador variou de zero a 4, com zero correspondendo a nenhuma realização e 4 a realização de todos os itens mencionados.

Os indicadores referentes aos possíveis impactos causados na sociedade, isto é, aqueles que remetem à inclusão dos grupos minoritários no mercado de trabalho de forma mais igualitária estão apoiados em autores como Yorke (2006), em Knight e Yorke (2003), Teichler (2007), Schomburg e Teichler (2006), Newstron e Davis (1993), De Vries e colegas (2008) entre outros. Tais indicadores têm a empregabilidade e a satisfação como pontos de referência, e estes, bem como suas atividades e questões estão listados na figura 25.

Figura 25 – Indicadores de impacto na sociedade: inclusão

INDICADORES DE

Documentos relacionados