• Nenhum resultado encontrado

seja professor da rede pública de ensino, especificamente dada para os cursos de pedagogia, licenciatura e normal superior, destinados à formação do magistério

Capítulo 3 3 ACESSO UNIVERSITÁRIO: um novo caminho

3. seja professor da rede pública de ensino, especificamente dada para os cursos de pedagogia, licenciatura e normal superior, destinados à formação do magistério

da Educação Básica, independentemente da renda referida acima.

31,57% 10,53% 7,02% 7,02% 12,28% 7,02% 24,56% Cotas Enem

Cotas ENEM e/ou PSS ENEM e PSS PSS Bônus

Vestibular Tradicional Figura 21 – Acesso à Educação Superior Federal Brasileira em 2009

A manutenção da bolsa PROUNI dependerá do cumprimento de requisitos de desempenho acadêmico. O estudante beneficiário de bolsa integral ou parcial, para se manter no Programa, deverá apresentar aprovação acadêmica em, no mínimo, 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo. Se houve aproveitamento acadêmico insuficiente, o coordenador do Programa Universidade para Todos, em conjunto com os professores responsáveis pelas disciplinas onde ocorreu reprovação, analisará as justificativas apresentadas pelo acadêmico acerca do rendimento insuficiente e autorizar, por uma única vez, a continuidade da bolsa. Aos bolsistas integrais não será cobrado pelas disciplinas cursadas novamente, mas aos bolsistas parciais a cobrança será proporcional ao percentual não coberto pela bolsa.

O estudante PROUNI poderá solicitar a suspensão do usufruto da bolsa, observando que o período suspenso também é considerado de efetiva utilização para a contagem do prazo máximo estabelecido para conclusão do curso. Se a suspensão ultrapassar três semestres consecutivos a bolsa será encerrada.

O encerramento da bolsa poderá ocorrer quando não houver matrícula do estudante beneficiado no período letivo inicial do curso; por solicitação escrita e justificada do bolsista; pelo cancelamento da matrícula; pela evasão do bolsista e/ou falecimento do mesmo; pelo insuficiente rendimento acadêmico; pela não atualização após três semestres consecutivos de suspensão; pelo esgotamento do prazo máximo para conclusão do curso; mudança de condição socioeconômica do bolsista, que comprometa os requisitos estabelecidos na Lei nº 11.096 de 2005; a qualquer momento, por falsidade de informação ou inidoneidade de documento apresentado pelo bolsista e, finalmente, pela conclusão do curso.

Será beneficiado pelo PROUNI, o estudante pré-selecionado pelos resultados e pelo perfil socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Na etapa final, o estudante será selecionado pela instituição de Educação Superior, de acordo com critérios próprios.

Os alunos beneficiários do PROUNI e todos os demais alunos são regidos pelas mesmas normas e regulamentos internos da instituição a que pertence.

A adesão ao PROUNI, por instituição privada de Educação Superior, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficentes, de acordo com o Art. 5º da Lei Nº 11.096, poderá ser feita mediante assinatura do termo de adesão, o qual a partir da assinatura tem um prazo de vigência de 10 anos, renovável por igual período. Esse termo poderá prever a permuta de bolsas entre cursos e turnos, restrita a 1/5 (um quinto) das bolsas oferecidas para cada curso e cada turno.

A instituição ao assinar o termo de adesão compromete-se a oferecer, no mínimo, 1 (uma) bolsa integral para o equivalente a 10,7 (dez inteiros e sete décimos) de estudantes matriculados e regularmente pagantes ao final do correspondente período letivo anterior, excluído o número correspondente a bolsas integrais concedidas pelo PROUNI ou pela própria instituição, em cursos efetivamente nela instalados. A instituição também poderá oferecer, de acordo com o Parágrafo 4º do Art. 5º dessa Lei, 1 (uma) bolsa integral para cada 22 (vinte e dois) estudantes pagantes e matriculados em cursos efetivamente nela instalados desde que ofereça, adicionalmente, quantidade de bolsas parciais de 50% ou de 25% na proporção necessária para que a soma dos benefícios concedidos na forma desta Lei atinja o equivalente a 8,5% da receita anual dos períodos letivos que já têm bolsistas do PROUNI.

A instituição privada de Educação Superior, com fins lucrativos ou sem fins lucrativos não beneficentes, pôde no ano de 2005, aderir ao Programa Universidade para Todos oferecendo, no mínimo, 1 (uma) bolsa integral para cada 9 (nove) estudantes pagantes e matriculados ao final do correspondente período letivo anterior, excluído o número correspondente a bolsas integrais concedidas pelo Programa ou pela própria instituição, em cursos efetivamente nela instalados. Em substituição a esse critério, a instituição de Educação Superior privada ofereceria 1 (uma) bolsa integral para cada 19 (dezenove) estudantes matriculados e pagantes em cursos efetivos, e uma quantidade de bolsas parciais de 50% ou de 25%, na proporção necessária para que a soma dos benefícios concedidos alcance o equivalente a 10% da receita anual dos períodos letivos que já têm bolsistas do Programa. Isso foi aplicado às turmas iniciais de cada curso e turno até atingir as proporções estabelecidas para o conjunto dos estudantes de cursos de graduação e sequencial de formação específica da instituição, disposto no parágrafo 4o do Art. 5o da Lei Nº 11.096.

A adesão ao PROUNI pelas instituições de Educação Superior implica no cumprimento de obrigações tais como a proporção de bolsas de estudo oferecidas por curso, turno e unidade, e o percentual60 de bolsas de estudo destinado à implementação de políticas afirmativas de acesso à Educação Superior de portadores de deficiência ou de autodeclarados indígenas e negros.

Poderá ser desvinculado do PROUNI o curso que, segundo critérios de desempenho do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, por duas avaliações consecutivas, apresentar rendimento insuficiente. Isso não acarretará prejuízo ao estudante já

60 Esse percentual deverá ser, no mínimo, igual ao percentual de cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos, na respectiva unidade da Federação, segundo o último censo da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.

matriculado, e as bolsas destinadas a esse curso são redistribuídas pelos demais cursos da instituição, respeitando-se as normas vigentes.

A instituição de Educação Superior que aderir ao PROUNI terá, durante a vigência do termo de adesão, a isenção dos seguintes impostos e contribuições:

I. Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas;

Documentos relacionados