• Nenhum resultado encontrado

Contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da categoria V da IUCN.

CAPÍTULO I Avaliação das contribuições da Avaliação Ambiental Estratégica no contexto de planos de

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.11. Contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da categoria V da IUCN.

O Quadro 31 apresenta as contribuições da Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) para os planos de manejo das áreas protegidas da categoria V da IUCN identificadas na avaliação dos 8 casos.

As contribuições da AAE para os planos de manejo apresentadas no Quadro 31 não foram constatadas integralmente na prática, principalmente, na abordagem da AAE após a decisão (plano de manejo aprovado). Outras contribuições referentes à avaliação da base de dados da AAE e à indicação de alternativas não têm sido muito bem empregada em todas nas práticas avaliadas. Contudo, alguns casos mostram estas contribuições na prática.

Quadro 31. Síntese das contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da Categoria V da IUCN.

Estrutura da decisão estratégica do Plano de

manejo (Categoria V) AAE

Contribuições da AAE para os planos de manejo

Formulação da visão a longo prazo e dos objetivos de médio e curto prazos. Identificar objetivos e indicadores da AAE (incluir questões ambientais, sociais e econômicas).

Auxilia na observação das questões relacionadas à sustentabilidade (dimensões ambiental, social e econômica) por meio da avaliação dos objetivos do plano de manejo.

Auxilia a reformular as ações do plano para obter um resultado com um mínimo de impacto ambiental negativo e o máximo de impacto ambiental positivo, além de minimizar os impactos negativos de maneira proativa.

Identifica os meios para alcançar a visão e os objetivos; Identifica questões estratégicas e ações prioritárias. Descreve a base de dados (ambiental); Identifica potenciais problemas e tendências; Faz a articulação com

outras ações

estratégicas.

A base de dados da AAE apresenta informações sobre a situação atual da área protegida e avalia como as ações do plano de manejo podem interferir no estoque ambiental da área.

A identificação das tendências e dos problemas ajuda na priorização de questões relevantes para a área protegida. Com isso, ações podem ser priorizadas para solucionar e/ou amenizar os problemas encontrados.

Quando previsões negativas sobre o estoque ambiental forem identificadas,

ações prioritárias podem ser

implementadas para minimizar os impactos negativos.

Quadro 31. Síntese das contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da Categoria V da IUCN (Capítulo I) (continuação).

Estrutura da decisão estratégica do Plano de

manejo (Categoria V) AAE

Contribuições da AAE para os planos de manejo

Identifica os meios para alcançar a visão e os objetivos; Identifica questões estratégicas e ações prioritárias (continuação). Descreve a base de dados (ambiental); Identifica potenciais problemas e tendências; Faz a articulação com

outras ações estratégicas

(continuação).

Auxilia na avaliação de como as alternativas podem lidar com os problemas identificados. Portanto, é possível otimizar as ações do plano de manejo para encontrar caminhos para trabalhar os problemas ambientais da área protegida.

Avalia a situação atual com e sem o plano de manejo. Com isso, tem a oportunidade de discutir com a população a importância de implementar ou não o plano de manejo. Avalia e fornece bases para o monitoramento do estoque ambiental da área protegida. Portanto, direciona o plano de manejo a alcançar os objetivos com a atenção em como as ações do plano estão interferindo no estoque ambiental.

Por meio da integração dos dados ambientais, sociais e econômicos, os problemas e os conflitos entre estas três dimensões da sustentabilidade são identificados nos objetivos do plano de manejo. A partir desta análise, é possível propor medidas mitigadoras para solucionar os problemas/conflitos ainda nos estágios iniciais de elaboração do plano de manejo, com a compatibilização dos objetivos (ambientais, sociais e econômicos). Neste contexto, a relação do homem e a natureza podem ser discutidas. Verifica o impacto da implementação da ação estratégica na base ambiental (estoque ambiental) para prever como será o cenário futuro das questões ambientais/sustentabilidade e dos problemas ambientais identificados. Identifica conflitos entre ações estratégicas que interferem na área protegida.

Quadro 31. Síntese das contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da Categoria V da IUCN (Capítulo I) (continuação).

Estrutura da decisão estratégica do Plano de

manejo (Categoria V) AAE

Contribuições da AAE para os planos de manejo Relatório sobre o diagnóstico prévio da área protegida. (Consulta pública) Relatório de Scoping (Consulta pública e as autoridades competentes)

A AAE preconiza a consulta às autoridades, que tem o objetivo de aconselhar como a avaliação deve prosseguir. Esta consulta auxilia a melhorar a qualidade dos relatórios ambientais.

Promove a consulta ao público neste momento da avaliação para discutir ainda no início da elaboração do plano de manejo, se as aspirações da comunidade vão de encontro com as ações promovidas do plano de manejo.

Definição das estratégias (direcionam medidas de

longo prazo) para alcançar a visão e dos

planos de ação (estipulam medidas de

médio e curto prazo) para alcançar as

estratégias.

Identifica as alternativas (mais)

sustentáveis.

Discute e orienta a identificação das alternativas para a definição das estratégias e dos planos de ação para alcançar a visão do plano de manejo. Favorece a transparência ao processo de elaboração do plano de manejo, no sentido de que outras possibilidades foram discutidas para a escolha de um conjunto de ações que serão implementados na área protegida.

Prever e avaliar impacto(s) da(s)

alternativa(s).

Avalia o impacto da visão e/ou dos objetivos dos planos de manejo sobre os objetivos da AAE e da base ambiental para verificar o quão bom ou o quão ruim é o plano de manejo.

Avalia os impactos das alternativas nas dimensões ambientais, sociais e econômicas e evidência quem ganha e quem perde com a adoção do plano de manejo.

Permite estabelecer trade-offs e orientar a tomada de decisão sobre a melhor (ou melhores) alternativa a ser implementada. Auxilia a propor medidas mitigadoras para minimizar os impactos identificados nas alternativas escolhidas.

Quadro 31. Síntese das contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da Categoria V da IUCN (Capítulo I) (continuação).

Estrutura da decisão estratégica do Plano de

manejo (Categoria V) AAE

Contribuições da AAE para os planos de manejo

Refinar as estratégias e os planos de ação

escolhidos (documentar).

Mitigar impactos da(s) alternativa(s) (estratégias e planos de

ação) escolhida(s) (documentar).

Auxilia a evitar, amenizar impactos negativos e otimizar os impactos positivos por meio da proposição das medidas mitigadoras.

Avaliação em cascata dos diferentes níveis de tomada de decisão dos planos de manejo (ex. das estratégias, dos planos de ação e planos e/ou programas locais). Por meio da AAE, as considerações ambientais/sustentabilidade permeiam todo o processo e hierarquia de planejamento da área protegida.

Fortalece as decisões com relação aos EIAs.

Minimiza os conflitos entre as dimensões ambientais, sociais e econômicas.

Decisão formal / divulgação do plano de manejo. Finalizar o relatório ambiental, estabelecer diretrizes para implementação do plano de manejo.

Favorece a transparência no processo de tomada de decisão.

Fornece informação sobre a avaliação das propostas contidas no plano de manejo para a consulta pública e para participação da sociedade.

A elaboração de um plano de implementação auxilia a assegurar que o plano de manejo seja implementado de acordo com os objetivos da AAE e com os próprios objetivos do plano de manejo. Promove a participação pública no processo de tomada de decisão.

Esclarece como as sugestões da participação pública foram incorporadas na decisão final do plano manejo.

A integração do plano de implementação com o plano corporativo (plano de execução do plano de manejo) pode permitir que o processo de avaliação da AAE seja contínuo e caminhe junto com o processo de implementação do plano de manejo.

Quadro 31. Síntese das contribuições da AAE para os planos de manejo das áreas protegidas da Categoria V da IUCN (Capítulo I) (continuação).

Estrutura da decisão estratégica do Plano de

manejo (Categoria V) AAE

Contribuições da AAE para os planos de manejo Implementação e monitoramento do plano de manejo. Monitorar os impactos da ação estratégica.

Acompanha a qualidade ambiental por meio da base de dados da AAE durante a implementação do plano de manejo para identificar as mudanças ocorridas como um resultado das ações propostas pelo plano.

Monitora os impactos previstos, as medidas mitigadoras e as compensatórias, no intuito de promover que os objetivos estipulados pelo plano de manejo sejam alcançados e que os impactos previstos sejam mitigados e os impactos negativos imprevistos sejam identificados a tempo de propor medidas de correção.

Avalia a efetividade da implementação das medidas mitigadoras.

Auxilia no ajuste de técnicas de previsão de impacto.

Gestão adaptativa do

plano de manejo. Follow-up.

Direciona o alcance dos objetivos e das metas do plano de manejo com observação dos objetivos e base de dados da AAE.

Mantém as decisões flexíveis para lidar com as incertezas e aumenta a adaptabilidade da gestão no contexto de mudanças.

Favorece a adequação ambiental na implementação do plano de manejo, e consequentemente, a proteção ambiental por meio do acompanhamento dos impactos ambientais.

Promove meios de aprendizado e de informações.

O follow-up da AAE acompanha a implementação do plano de manejo e dos fatores ambientais relevantes para a área protegida e comunica o desempenho ambiental do plano de manejo.