• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO I Avaliação das contribuições da Avaliação Ambiental Estratégica no contexto de planos de

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO

5.2. Formulação de objetivos

Os critérios de avaliação identificados para avaliar a formulação dos objetivos dos casos observam as questões sobre a integração dos objetivos ambientais, sociais e econômicos das AAEs para verificar se os planos de manejo observam questões relacionadas à sustentabilidade; a influência das AAEs sobre as visões dos planos de manejo; os aspectos considerados para definir os objetivos das AAEs, bem como, a articulação destes objetivos com a base de dados; e a articulação das etapas do processo da AAE e a integração com o plano de manejo, o que inclui também uma perspectiva para a gestão adaptativa.

A seguir cada critério de avaliação correspondente a etapa do processo formulação se objetivos é discutido em subitens desta seção.

5.2.1. Os objetivos ambientais, sociais e econômicos da AAE e a avaliação da sustentabilidade dos objetivos dos planos de manejo.

Uma área protegida onde as pessoas vivem e trabalham, a avaliação dos aspectos econômicos e sociais é fundamental para compreender as tendências econômicas e sociais da área protegida e agir de modo proativo contra possíveis impactos ambientais.

A IUCN destaca que os objetivos dos planos de manejo da área protegida da categoria V devem observar a sustentabilidade, com ações de proteção ambiental, desenvolvimento econômico e social (PHILLIPS, 2002).

Neste contexto, a AAE traz uma importante contribuição para atender os requerimentos das IUCN, que é auxiliar na formulação de objetivos dos planos de manejo sejam mais sustentáveis. Para tanto, a AAE precisa contemplar em seus objetivos questões relacionadas com os temas ambiental, social e econômico. Com isso, a AAE auxilia a observar questões relacionadas à sustentabilidade por meio da avaliação dos objetivos do plano de manejo.

Ao considerar estes aspectos, o critério de avaliação a ser verificado nos casos é: Os objetivos da AAE abordam aspectos social, econômico e ambiental? Estes objetivos são integrados? A partir dos objetivos da AAE foi possível verificar ou evidenciar as questões relacionadas à sustentabilidade no plano de manejo?

O Quadro 6 apresenta os resultados da avaliação dos casos sobre este critério de avaliação.

Quadro 6. Comparação das avaliações dos casos sobre os critérios de avaliação: Os objetivos da AAE abordam aspectos social, econômico e ambiental? Estes objetivos são integrados? A partir dos objetivos da AAE foi possível verificar ou evidenciar as questões relacionadas à sustentabilidade no plano de manejo?3

Planos referentes ao Parque Nacional Cairngorms Planos referentes ao Parque Nacional Loch Lomond & The Trossachs

1. CNPP 2007- 2012 2. CNPP 2012- 2017 3. CNPLP 2008 4. PNCLDP 2013 5. WRSGP 2010 6. LLTNPP 2007-2012 7. LLTNPLP 2010-2015 8. LLTNPPP 2012-2017 D A D A C D D C Legenda: 1. Cairngorms National Park Plan (2007 – 2012); 2. Cairngorms National Park Plan (2012- 2017); 3. Cairngorms National Park Local Plan; 4. Cairngorms National Park Local Development Plan; 5. Water resources Supplementary Planning Guidance; 6. Loch Lomond & The Trossachs National Park Plan – (2007-2012); 7. Loch Lomond & The Trossachs National Park Local Plan (2010 - 2015); 8. Loch Lomond & The Trossachs Park Partnership Plan (2012 - 2017).

Sobre as escalas de avaliação: A - Muito bem realizado sem omissões importantes; B - Realizado de maneira satisfatória e completa com apenas algumas omissões ou inadequações; C - É considerado apenas satisfatório apesar de algumas omissões e inadequações; D - Indica que partes estão bem realizadas, mas como um todo está insatisfatório por conta de omissões e inadequações; E - Não é satisfatório, revelando omissões ou inadequações significantes; F - É muito insatisfatório com tarefas importantes realizadas de maneira pobre; G - Nenhuma tarefa realizada.

Nos resultados apresentados no Quadro 6, as AAEs que obtiveram a nota D (número 1, 3, 6, 7) nas respectivas avaliações, foram devido ao fato da não observação de fatores econômicos pelos objetivos da AAE. Portanto, estes casos não evidenciaram questões relacionadas aos três pilares da sustentabilidade (CNPA, 2006a; 2007b; LLTNPA, 2006; 2011). Os casos 5 e 8 apesar dos objetivos da AAE ter o foco na questão ambiental, a base de dados traz elementos para a avaliação sobre os aspectos sociais e econômicos. Os casos 2 e 4 obtiveram a melhor nota.

Os casos 2 e 4 utilizaram os mesmos objetivos nas respectivas AAEs. Os objetivos da AAE foram formulados com base nos problemas ambientais, nas oportunidades e em alguns objetivos ambientais chaves para cada ecossistema presente no Parque. Assim, a AAE apresentou nove questões/objetivos, sendo estas sobre os seguintes temas: agricultura sustentável, produção sustentável da madeira, fornecimento e armazenamento de água, diversidade biológica, gases do efeito estufa, eficiência e

desperdício energético, atividades físicas/estilos de vida saudável, paisagem e patrimônio cultural (CNPA, 2011; 2013).

Os objetivos da AAE consideram a interação entre os fatores ambientais, econômicos e sociais. Quando estes objetivos são confrontados com as propostas do plano de manejo, pouco impacto negativo e poucos conflitos são identificados. A maioria dos impactos encontrados é de natureza positiva. O relatório ambiental destaca que isto ocorre devido às propostas do plano de manejo já considerarem na sua formulação os aspectos ambientais, sociais e econômicos (CNPA, 2011). Assim, com base na avaliação da AAE pode-se identificar que a proposta do plano de manejo permeia os três pilares da sustentabilidade. Além disso, nos objetivos econômicos e sociais da AAE, as questões ambientais são inseridas.

A avaliação dos casos mostram que para a AAE avaliar as questões relacionadas a sustentabilidade dos objetivos dos planos de manejo é fundamental que os objetivos da AAE abordem aspectos sociais, ambientais e econômicos de maneira integrada e não somente a questão ambiental. Ao considerar o resultado dos casos apresentados, verificou-se que quando os objetivos da AAE são exclusivamente ambientais, não é possível avaliar os ganhos da implementação dos planos de manejo para o bem-estar social e econômico, pois o foco é dado para as questões ambientais.

Sobre este assunto, é importante destacar que a avaliação da AAE pode considerar questões sociais, econômicas e ambientais de maneira integrada ou avaliar somente a questão ambiental. Therivel (2004) discute estas duas abordagens e levanta pontos importantes a serem ponderados. Um ponto negativo da abordagem integrada é que há a possibilidade das questões ambientais serem marginalizadas pelas questões sociais e econômicas. Por outro lado, a questão ambiental, quando avaliada desassociada das questões sociais e econômicas, se apresenta de maneira mais robusta e completa. Em contrapartida, torna-se mais difícil integrar as considerações da avaliação ambiental na tomada de decisão com as questões sociais e econômicas, sendo vista como um assunto que restringe as aspirações econômicas e socais. Assim, em concordância com Therivel (2004), uma avaliação integrada permite decisões mais transparentes e auxilia a identificar soluções ou estratégias (win-win-win) que interajam com as três dimensões, contribuindo para a formulação de planos de manejo mais sustentáveis. Sobre este contexto, Fischer e Gazzola (2006) em um levantamento da

literatura sobre critérios de efetividade da AAE, ressaltam que a AAE deveria considerar além de questões ambientais, aspectos sociais e econômicos. Partidário (2007b) e Fischer (2007) também corroboram com esta perspectiva integrada da AAE.

É importante ressaltar que esta categoria de área protegida tem o foco na interação do homem com a natureza, entendendo o homem como um valor fundamental nesta relação (PHILLIPS, 2002). Contudo, os casos seguem o Princípio Sandford. Este princípio orienta a decisão onde houver conflito das ações ambientais com as ações sociais e econômicas sem a possibilidade de conciliação, sendo dada sempre a prioridade para a questão ambiental. Esta perspectiva ajuda a garantir a prioridade da variável ambiental quando esta é avaliada em uma abordagem integrada com elementos sociais e econômicos.

Neste contexto, verifica-se que quando a avaliação da AAE é unilateral (só avalia um segmento) não é possível avaliar de que maneira ações ambientais podem impactar atividades sociais e econômicas. Às vezes uma ação ambiental muito restritiva pode inviabilizar uma atividade econômica desenvolvida há anos. Com uma avaliação multilateral (ambiental, social e econômica) existe a possibilidade de discutir estes conflitos e tentar ponderar a relação do homem com a natureza, objetivo da categoria da área protegida em questão.

Como exemplo desta discussão, no caso de número 8, existe um conflito sem avaliação. Na base de dados do relatório ambiental é mencionada a importância da diversificação da economia rural para o Parque Loch Lomond & The Trossachs e que o turismo tem exercido forte pressão sobre as economias tradicionais. Por outro lado, o plano do Parque incentiva a diversificação rural e o turismo, mas nenhuma medida é discutida ou avaliada para compatibilizar os conflitos potenciais entre estas duas ações (LLTNPP, 2012). Como a AAE deste plano não pondera objetivos econômicos, esta não consegue avaliar esta situação, tão pouco propor medidas para minimizar o impacto das ações conflitantes.

5.2.2. A influência das AAEs sobre as visões dos planos de manejo

Os objetivos da AAE desempenham uma função fundamental na orientação de todo o processo de avaliação por serem responsáveis em avaliar os objetivos da ação estratégica. Os indicadores dos objetivos da AAE auxiliam a monitorar de que forma

(positiva ou negativa) os objetivos do plano de manejo afetam os objetivos da AAE. A partir desta avaliação, os objetivos do plano de manejo podem ser modificados para minimizar os impactos negativos de maneira proativa (THERIVEL, 2004; FISCHER E GAZZOLA, 2006, FISCHER 2007; PARTIDÁRIO, 2007a). Assim, a AAE a partir dos seus objetivos avalia o impacto da visão e/ou objetivos dos planos de manejo e auxilia a reformular as ações do plano para obter um resultado com um mínimo de impacto ambiental negativo e o máximo de impacto ambiental positivo.

Neste contexto, o critério de avaliação avaliado: se a visão e/ou os objetivos do plano de manejo são influenciados pela avaliação dos objetivos da AAE?

O Quadro 7 mostra os resultados da avaliação dos casos sobre este critério de avaliação.

Quadro 7. Comparação das avaliações dos casos sobre o critério de avaliação: a visão e/ou os objetivos do plano de manejo são influenciados pela avaliação dos objetivos da AAE?

Planos referentes ao Parque Nacional Cairngorms Planos referentes ao Parque Nacional Loch Lomond & The Trossachs

1. CNPP 2007- 2012 2. CNPP 2012- 2017 3. CNPLP 2008 4. PNCLDP 2013 5. WRSGP 2010 6. LLTNPP 2007-2012 7. LLTNPLP 2010-2015 8. LLTNPPP 2012-2017 A A A A A A A A Legenda: 1. Cairngorms National Park Plan (2007 – 2012); 2. Cairngorms National Park Plan (2012- 2017); 3. Cairngorms National Park Local Plan; 4. Cairngorms National Park Local Development Plan; 5. Water resources Supplementary Planning Guidance; 6. Loch Lomond & The Trossachs National Park Plan – (2007-2012); 7. Loch Lomond & The Trossachs National Park Local Plan (2010 - 2015); 8. Loch Lomond & The Trossachs Park Partnership Plan (2012 - 2017).

Sobre as escalas de avaliação: A - Muito bem realizado sem omissões importantes; B - Realizado de maneira satisfatória e completa com apenas algumas omissões ou inadequações; C - É considerado apenas satisfatório apesar de algumas omissões e inadequações; D - Indica que partes estão bem realizadas, mas como um todo está insatisfatório por conta de omissões e inadequações; E - Não é satisfatório, revelando omissões ou inadequações significantes; F - É muito insatisfatório com tarefas importantes realizadas de maneira pobre; G - Nenhuma tarefa realizada.

De maneira geral, os planos analisados sofreram alguma alteração devido à avaliação dos objetivos da AAE. Como resultado disto, os relatórios ambientais (CPNA 2006a; 2005; 2011; 2013; LLTNPA, 2006; 2011; 2012) destacam modificações realizadas nos objetivos e nas ações que foram incorporadas nos planos de manejo para reduzir impactos negativos e otimizar os positivos.

No caso 2, as principais alterações foram nas políticas prioritárias, que apresentaram um maior detalhamento, e os objetivos de curto prazo foram reformulados

(CPNA, 2011). No caso 3, a AAE tem auxiliado a redefinir o plano por meio de uma avaliação de impactos sistemática (CPNA, 2007b).

No relatório ambiental do caso 7, a AAE é considerada a parte central do processo de desenvolvimento do Plano Local do Parque Nacional Loch Lomond & The Trossachs (LLTNPA, 2011). Neste caso, a partir da avaliação da AAE, os locais propostos para futuros desenvolvimentos foram revisados, alguns foram excluídos e outros redefinidos os limites. Por fim propostas de medidas mitigadoras foram identificadas para minimizar os efeitos negativos do desenvolvimento (LLTNPA, 2011).

O caso 8, o Plano Parque Nacional Loch Lomond & The Trossachs (2012-2017), tem o foco no desenvolvimento sustentável do Parque. O plano promove um nível apropriado de crescimento e desenvolvimento econômico dentro dos limites ambientais do Parque. A AAE mostrou que os impactos ambientais negativos decorrentes da implementação do plano são improváveis, pois objetivos ambientais são incorporados dentro de cada política para assegurar, na medida do possível, que as atividades não causem impactos ambientais negativos no estoque ambiental do Parque.

O único caso que não houve necessidade de alteração nos objetivos foi o caso 5, Planejamento suplementar para os Recursos Hídricos. Apesar disso, a AAE auxiliou a promover uma avaliação sistemática dos fatores ambientais e de alguns aspectos sociais e econômicos e registrou os resultados dos efeitos previstos por meio de um processo transparente (CPNA, 2010).

Os resultados apresentados na avaliação dos casos corroboram com a percepção dos autores Therivel (2004), Fischer e Gazzola (2006), Fischer (2007), Partidário (2007a) de que por meio da avaliação dos objetivos da AAE os objetivos dos planos de manejo são modificados para minimizar os impactos negativos e otimizar os impactos positivos.

É importante destacar que para obter os resultados expostos, é imprescindível que o processo da AAE seja integrado com o processo de elaboração do plano, no intuito, de que as considerações ambientais, sociais e econômicas sejam parte integral das políticas, ações e metas do plano. Esta integração foi verificada nos casos avaliados. O fato dos processos das AAEs e dos planos terem iniciados juntos permitiu identificar

as implicações no ambiente proveniente das políticas e das propostas do plano ainda nos estágios iniciais. Como os planos estavam em processo de elaboração, a avaliação da AAE foi imprescindível para modificar as ações dos planos, como previsto por Therivel (2004), ODPM (2005) Fischer (2007).

5.2.3. Aspectos considerados para definir os objetivos das AAEs e a articulação destes objetivos com a base de dados da AAE.

Para que os objetivos da AAE exerçam uma adequada influência nos objetivos dos planos de manejo, os objetivos da AAE precisam representar a realidade da área protegida com os problemas ambientais, questões relacionadas à proteção ambiental e aos aspectos sociais e econômicos. Os objetivos da AAE quando formulados com base em questões ambientais/sustentabilidade (chaves) e em problemas identificados pela base de dados, auxiliam a avaliar de que maneira a visão e/ou os objetivos do plano de manejo podem interferir nestas questões ambientais/sustentabilidade e nos problemas ambientais identificados na base de dados da AAE. Com isso, dependendo do resultado da avaliação da AAE, a visão e os objetivos do plano de manejo podem ser modificados.

Com relação sobre o que considerar para definir os objetivos da AAE, Therivel (2004) recomenda observar os problemas e as visões ambientais da área de estudo para definir os objetivos, indicadores e metas da AAE. Fischer (2007) destaca que os objetivos da AAE devem ser claros para promover um sistema de valor comum para orientar toda a ação da AAE. Retief (2006) ressalta a importância de considerar questões relacionadas à sustentabilidade nos objetivos da AAE, sendo considerado pelo autor um critério de qualidade para avaliar as AAEs.

Portanto, a formulação dos objetivos da AAE é essencial para a qualidade da avaliação dos objetivos dos planos de manejo. Considerando isso, o critério de avaliação a ser verificado nos casos é: se para definir os objetivos da AAE foram consideradas questões ambientais/sustentabilidade e os problemas ambientais? Se com isso, foi possível verificar como a visão e/ou objetivos do plano de manejo interferem nos objetivos e na base de dados da AAE (nos problemas ambientais e nas questões de sustentabilidade)? O Quadro 8 mostra o resultado da avaliação dos casos sobre este critério de avaliação.

Quadro 8. Comparação das avaliações dos casos sobre o critério de avaliação: Para definir os objetivos da AAE foram consideradas questões ambientais/sustentabilidade e os problemas ambientais? Se com isso, foi possível verificar como a visão e/ou objetivos do plano de manejo interferem nos objetivos e na base de dados da AAE (nos problemas ambientais e nas questões de sustentabilidade)?4

Planos referentes ao Parque Nacional Cairngorms Planos referentes ao Parque Nacional Loch Lomond & The Trossachs

1. CNPP 2007- 2012 2. CNPP 2012- 2017 3. CNPLP 2008 4. PNCLDP 2013 5. WRSGP 2010 6. LLTNPP 2007-2012 7. LLTNPLP 2010-2015 8. LLTNPPP 2012-2017 D C D C D C C B Legenda: 1. Cairngorms National Park Plan (2007 – 2012); 2. Cairngorms National Park Plan (2012- 2017); 3. Cairngorms National Park Local Plan; 4. Cairngorms National Park Local Development Plan; 5. Water resources Supplementary Planning Guidance; 6. Loch Lomond & The Trossachs National Park Plan – (2007-2012); 7. Loch Lomond & The Trossachs National Park Local Plan (2010 - 2015); 8. Loch Lomond & The Trossachs Park Partnership Plan (2012 - 2017).

Sobre as escalas de avaliação: A - Muito bem realizado sem omissões importantes; B - Realizado de maneira satisfatória e completa com apenas algumas omissões ou inadequações; C - É considerado apenas satisfatório apesar de algumas omissões e inadequações; D - Indica que partes estão bem realizadas, mas como um todo está insatisfatório por conta de omissões e inadequações; E - Não é satisfatório, revelando omissões ou inadequações significantes; F - É muito insatisfatório com tarefas importantes realizadas de maneira pobre; G - Nenhuma tarefa realizada.

Os casos que melhor cumpriram com os critérios avaliados foram os 2, 4, 6, 7 e 8. Dois aspectos destacaram estes casos dos demais: a consideração de questões relacionadas à sustentabilidade (ambientais, sociais e econômicas) nos objetivos da AAE; e a verificação da interferência dos objetivos dos planos de manejo na base de dados da AAE.

Sobre a consideração de questões relacionadas à sustentabilidade nos objetivos da AAE, os casos 2 e 4 obtiveram melhor desempenho. Como exemplo, pode-se destacar o caso 4, que para formular os objetivos da AAE foram consideradas as oportunidades, as questões ambientais/sustentabilidade e dos problemas ambientais (identificadas na base de dados da AAE). Neste caso, um dos objetivos da AAE é sobre a produção agrícola do Parque, um problema identificado é a perda de produtividade agrícola para outros usos e uma oportunidade verificada está relacionada aos benefícios da produção de produtos agrícolas locais. Assim, ao considerar o problema e a oportunidade, o objetivo da AAE avalia se o Plano Local do Parque Nacional Cairngorms irá manter ou melhorar a habilidade das fazendas do Parque em produzir alimentos de alta qualidade de maneira sustentável (CNPA, 2013).

A partir do momento que os objetivos da AAE consideram as questões ambientais/sustentabilidade e os problemas ambientais importantes para a área protegida, é possível avaliar como as ações do plano de manejo podem impactar as questões ambientais importantes para a área ou se estas ações auxiliaram ou não na resolução dos problemas identificados pela base de dados da AAE (THERIVEL, 2004, RETIEF, 2006).

Após avaliar os impactos nos objetivos da AAE, é fundamental verificar o impacto da implementação do plano de manejo na base de dados da AAE para prever como será o cenário futuro das questões ambientais/sustentabilidade e dos problemas ambientais identificados (FISCHER, 2007). Apesar dos casos do Parque Nacional Cairngorms não terem realizado esta avaliação de maneira direta e sistemática, com base na descrição dos impactos nos objetivos da AAE, é possível identificar alterações na base de dados da AAE (CPNA 2006a; 2007b; 2010; 2011; 2013). Como exemplo, no caso 3 é proposto o aumento de moradias em povoados localizados na mesma bacia hidrográfica, o que pode interferir na qualidade das águas. Segundo a base dados da AAE deste plano, 90% dos rios do Parque apresentam uma qualidade considerada muito boa ou boa. Assim, uma das metas da AAE é manter a qualidade dos rios. Portanto, esta ação terá um impacto direto na base de dados da AAE. Apesar de este impacto não ser avaliado diretamente junto a base de dados da AAE, o impacto é identificado e uma avaliação mais específica é requerida para verificar o quanto este novo desenvolvimento poderá afetar a qualidade das águas no Parque (CPNA, 2007b).

Contudo, a interferência dos objetivos dos planos de manejo nas de dados das AAEs foi melhor avaliada pelo caso 8 o caso. Neste caso, a avaliação das ações do plano sobre a base de dados foi apresentada na sistematização dos impactos cumulativos, onde cada tópico da base de dados foi analisado em relação à influência das ações do plano de manejo (LLTNPA, 2013). Nesta avaliação da base de dados, faltou o estabelecimento de indicadores e metas para acompanhar no monitoramento como as alterações no estoque ambiental serão alteradas com a implementação do Plano.

Assim, de acordo com os resultados e as discussões apresentadas é possível identificar importantes contribuições da AAE para os planos de manejo, que são: a avaliação das ações dos planos de manejo com relação à sustentabilidade e a avaliação

sobre como o estoque ambiental (base de dados da AAE) responde às ações do plano de