• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3: CRIME ORGANIZADO NA ÁREA DE FRONTEIRA: BRASIL-

3.3 CRIME ORGANIZADO E A LEGISLAÇÃO PARAGUAIA: LEI 2.535,

INTEGRADO AO CRIME ORGANIZADO

As facções do crime organizado fazem parte da evolução do Paraguai, tal infelicidade se dá nas constatações históricas/sociais, da política do século passado, principalmente na década de 50:

Lei 2.535, de 08 de março de 2005, publicada na Gaceta de la República Del

Paraguay, que em seu preâmbulo , estabelece:

[...] Preocupados por la gravedad de los problemas y las amenazas que plantea la corrupción para la estabilidad y seguridad de lãs sociedades al socovar lãs instituciones y los valores de la democracia, la ética y la justicia y al comprometer el desarrollo sostenibley el império de la ley.

Preocupados tambiém por los vínculos entre la corrupción y otras formas de delincuencia, em particular la delincuencia organizada y la delincuencia econômica, incluído el blanqueo de dinero, Preocupados asimismo por los casos de corrupción que entrenãn vastas cantidades de activos, los cuales pueden contituir una proporción importante de los recursos de los Estados, y que amenazan la estabilidad política y el desarrollo sostenible de esos Estados,

Convencidos de que la corrupción há dejado de ser um problema local para convertirse em um fenômeno transnacional que afecta a todas lãs sociedades y economias, lo que hace afecta a todas lãs sociedades y economias, lo que hace esencial la cooperacíon internacional para prevenirla y luchar contra elle,

Convendidos de que el enriquecimiento personal ilícito puede ser particularmente nocivo para lãs instituciones democráticas, lãs economias nacionales y el império de la ley,

Decididos a prevenir, detectar y disuadir com mayor eficácia lãs transferências internacionales de activos adquiridos ilícitamente y a fortalecer la cooperación internacional para la recuperación de activos [...]

A partir da leitura dos referidos dizeres legais, constata-se a mudança de atitude do governo paraguaio, no sentido de viabilizar e estabelecer critérios mais rigorosos de controle aos fluxos diários de pessoas, paraguaios ou não, com a finalidade de efetivarem as mais diferentes atividades, sejam elas: vendas, prestação de serviços, compras, entregas de mercadorias, inclusive atividades ilícitas, como tráfico e contrabando, o que, sem maiores dúvidas, enfraquecem a posição do governo frente ao Mercosul e aos demais países.

Com o estabelecimento desta legislação, segundo Steiman 96, fica claro a delimitação, ou fixação dos limites através de tratados internacionais, principalmente o Mercosul; além de possibilitar a demarcação, também promove a demarcação física dos limites, por meio da construção de marcos em pontos determinados.

Segundo pesquisas extraídas do Departamento Geral Anti-drogas do Paraguai, fica evidente o grandioso trabalho desenvolvido desde o ano de 2004, com colaboração da Polícia Federal brasileira, em operações direcionadas ao combate ao tráfico de drogas e ao desmatamento ilegal nas áreas de fronteiras.97

De acordo com as pesquisas realizadas somente após a queda de Alfredo Stoessner em 1989, foi que houve uma preocupação por parte do governo brasileiro na maneira como se conduziria as relações entre esses dois países (Brasil e Paraguai). Como veremos em capítulo seguinte (Diplomacia entre estados: Brasil e Paraguai, em prol do processo integracionista econômico e na tentativa de resolução dos problemas socio-economicos existentes nas áreas de fronteira Brasil- Paraguai), essa relação durante toda a ditadura stronista foi marcada por um enorme vínculo entre os países estudados, existindo constantes concessões e políticas cooperativas nas mais diversas áreas.

Diante do foco, do presente capítulo, no subtópico especifico, vale mencionar que essa cooperativa entre ambos aprofundou-se mais ainda após a criação e a consolidação do Mercosul, que veio a institucionalizar as relações políticas e diplomáticas entre os Estados em questão, sendo que, também, após o advento dos tratados que promoveram a concretização do Mercosul, é que a questão do

96 STEIMAN, Rebeca. A geografia das cidades de fronteira: um estudo de caso de Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia). Dissertação de Mestrado. PPGG/UFRJ, 2002.

97 SEMINARIO REGIONAL SOBRE LAS DROGAS de sintesis y las tecnicas de investigacion judicial. bs..as. junio 2007, organizado pela Presidencia de la Republica Secretaria Nacional Antidrogas.

contrabando passou a ser tema de expressiva relevância nas negociações entre os países da região.

A partir desse momento, o Brasil passou a atuar com atitudes incisivas sobre o Paraguai, em se tratando de temas sensíveis da agenda bilateral como, por exemplo, o contrabando.

Trabalhando de forma integrada para interceptar transações criminosas advindas da prática do narcotráfico na região em estudo. Em conjunto, também, com:

a) o Departamento de Policia Contra o Narcotráfico Norte Americano, b) Departamento de Polícia Federal Chileno,

c) Europeu, como as polícias federais em combate ao narcotráfico

transnacional espanholas e italianas: DEA (Drug Enforcement

Administration);

d) SENAD (Secretaria Nacional Antidrogas – paraguaia);

e) PICH (Polícia Federal do Chile);

f) E FELCN DE BOLIVIA (Polícia Federal de Combate ao Narcotráfico da Bolívia).

Muito embora o Paraguai tenha assumido varios acordos referentes ao combate às atividades ilícitas na região da fronteira, alguns desses convênicos encontram dificuldades para serem ratificados no Congresso Nacional paraguaio.

Assim, a estratégia que vem sendo utilizada pelo Brasil para conseguir a cooperação do governo paraguaio no combate contra a clandestinidade do tráfico de drogas e do narcotráfico é a conscientização da existencia da possibilidade que seu vizinho e parceiro no Mercosul caminhe em sentido à estabilidade económica, democrática, com respeito a instituições políticas e jurídicas nacionais.98

98 Informações obtidas a partir do depoimento do diplomata e chefe do Comitê de Combate aos Ilícitos transnacional, Marcos Vinícius Pinta Gama. A entrevista foi retirada do estudo apresentado no trabalho de dissertação: A Agenda Externa Brasileira em face aos ilícitos transnacionais – o contrabando na fronteira entre Brasil e Paraguai. Apresentada por Ariane Roder ao programa de Pós graduação em ciência política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

De acordo com dados extraídos do seminario regional sobre las drogas de sintesis y las tecnicas de investigacion judicial, o Paraguai é:

País productor de Marihuana.Ruta del trafico internacional de cocaína.Ruta del trafico internacional de armas.Base de Operaciones de estructuras del Crimen Organizado Internacional.PY no es productor de precursores y sustancias químicas, pero es ruta del tráfico ilegal, provenientes principalmente del Brasil y Argentina con destino a Bolivia.Se detectan vinculaciones grupos de narcotraficantes con grupos armados de Colombia.99

99 Pais produtor de maconha. Rota do tráfico internacional de cocaína. Rota do Tráfico internacional de armas. Base de operações do crime organizado internacional. O Paraguai não é produtor da matéria prima e substâncias químicas, mas é rota do tráfico ilegal, provenientes principalmente do Brasil e da Argentina com destino a Bolívia. Foram encontrados correlações dos grupos de narcotraficantes com os grupos armados da Colômbia.

La Secretaría Nacional Antidroga (SENAD), es un organismo dependiente de la presidencia de la república, con la mision de ejecutar la política del gobierno nacional en lo referente a la lucha contra el narcotráfico y delitos

conexos.100

Sendo que conforme apresentado acima, a região de fronteira, tanto com o Brasil como com a Argentina e a Bolívia uma rota de ações dos narcotraficantes e das organizações criminosas, o que prejudica os países em proporções catastróficas, pois estamos falando não apenas do tráfico de drogas e entorpecentes afins, mas de crimes de ordem pública, econômica, sócio-ambiental.