• Nenhum resultado encontrado

Descrição de propostas educativas do Projeto O Corpo Humano

As crianças do grupo, na Fase II, sugeriram Fazer plasticina (DP – 5 anos), no enquanto, em par pedagógico e em conversa com o grupo, optámos pela realização de massa de modelar, por se assemelhar à plasticina, e deste modo as crianças poderiam participar na confeção da mesma.

A confeção e exploração da massa de modelar foi realizada no dia 15 de novembro de 2016, em grande grupo e ocorreu na sala de atividades. Antes de começarem a confeção da massa, as crianças descobriram os ingredientes utilizados para a confeção da mesma, tendo a oportunidade de manipular os ingredientes (farinha, sal, óleo e água) através da utilização dos cinco sentidos, as características físicas dos ingredientes (Fotografias 1 e 2).

Após a exploração dos ingredientes, as crianças puderam, à vez, juntá-los numa taça para criar uma massa uniforme, ainda em grande grupo. Mais tarde, e em pequenos grupos, as crianças tiveram oportunidade de explorar, de forma individualizada, a massa, sendo posteriormente convidadas a realizarem uma criação relacionada com o corpo humano. As crianças mostraram-se interessadas na exploração da massa, sendo capazes de relembrar os ingredientes utilizados e de fazer criações relacionadas com o corpo humano (Fotografias 3 e 4).

No decorrer desta proposta educativa as crianças tiveram oportunidade de desenvolver diversas capacidades e competências. Na Área de Formação Pessoal e Social foram capazes de esperar pela sua vez de explorar a massa e de partilhar as suas ideias relativamente à criação que estavam a realizar. Na Área de Expressão e Comunicação puderam desenvolver competências linguísticas enquanto comunicavam as suas ideias sobre o corpo humano e a sua criação (domínio da linguagem oral), enquanto realizavam a sua criação com a massa de modelar (domínio educação artística: subdomínio das artes visuais) através da utilização da motricidade fina (domínio da educação física). Ao manipular a massa de modelar e ao comunicarem os seus conhecimentos sobre o corpo humano também revelam competências ao nível da Área de Conhecimento do Mundo.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Proposta educativa: Aula de educação física

A proposta educativa de educação física realizou-se para responder às sugestões no grupo tendo em conta a questão: O que podemos fazer sobre o corpo humano?, ao qual as crianças responderam Brincar com os pés (MR – 3 anos), Bater com os pés (DN – 3 anos), Jogar ao macaquinho do chinês (LB – 5 anos) eDança das cadeiras (DP – 5 anos e DF – anos).

Neste sentido, no dia 23 de novembro de 2016, proporcionamos uma proposta educativa diretamente ligada à Área de Expressão e comunicação – domínio da educação física. Esta atividade foi realizada em grande grupo e no parque exterior da instituição.

A aula foi dividida em três grandes momentos, sendo eles o aquecimento (movimentos introdutórios à prática do exercício físico), o desenvolvimento (exercícios mais elaborados) e o relaxamento (exercícios para as crianças de acalmarem e refletirem sobre a proposta desenvolvida). Primeiramente, houve uma conversa inicial onde o par pedagógico lembrou às crianças, que aquela atividade tinha partido dos interesses dela, seguidamente convidaram as crianças a realizarem alguns exercícios de movimento corporal tendo em conta as indicações dadas, e posteriormente, as crianças também puderam sugerir alguns movimentos (Fotografia 5). No desenvolvimento, as crianças puderam jogar ao “macaquinho do chinês”, onde se tinham de deslocar sem serem vistos pelo “chefe” (uma das crianças) que contava “1, 2, 3 macaquinho do chinês!” (Fotografia 6), e também ao “jogo das cadeiras” onde ao som de uma música tinham que se deslocar em volta das cadeiras, e sempre que a música parava tinham de se sentar numa cadeira. O relaxamento foi o último momento, da proposta onde as crianças sentadas em roda realizaram

Fotografia 1 - Criança CS a manipular o sal Fotografia 2 - Criança JP a cheirar o óleo

movimentos para se acalmarem, como o esticar os braços, as pernas, ouvir os sons da natureza, respirar fundo, entre outros (Fotografia 7). Após estes exercícios o par pedagógico conversou novamente com as crianças de forma a perceber o que estavam a sentir, o que tinham gostado mais e menos de fazer e o que gostariam de ter feito, percebendo o significado daquela proposta para o grupo.

Nesta proposta educativa as crianças desenvolveram diversas competências relacionadas com a prática de exercício físico, dentro da Área de Expressão e Comunicação – domínio da educação física, como o desenvolvimento da motricidade global relacionada com os diversos exercícios que realizaram, nomeadamente, ao explorarem o espaço exterior, o correr, saltar, esticar, a coordenação motora e, ainda, e ainda algumas regras sociais no decorrer dos jogos realizados. Relativamente à Área de Formação Pessoal e Social, as crianças tiveram oportunidade para respeitar o outro, através do respeito das opiniões e também dos seus espaços, puderam relacionar-se com os pares e com os adultos e, também, puderam partilhar as suas aprendizagens e ideias durante os exercícios e na conversa final da proposta educativa. Inserido na Área de Conhecimento do Mundo, as crianças tiveram o contacto com o espaço exterior e puderam partilhar as suas curiosidades e mobilizar conhecimentos.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Proposta educativa: Construção de puzzles

A partir de uma das sugestõesFazer um puzzle (Estagiária Patrícia), e por o restante grupo concordar e se mostrar interessado, as crianças puderam realizar os seus próprios puzzles.

A construção dos puzzles ocorreu nos dias 28 e 29 de novembro de 2016 e em fases distintas. Primeiramente, cada criança selecionou um desenho, previamente escolhidos pelo par pedagógico relacionados com o corpo humano, posteriormente puderam pintá-lo com tintas (Fotografia 8), partindo de outra sugestão do grupo Pintar um desenho (GS – 4 anos). Mais tarde, depois das pinturas secas, foram cortadas pelas crianças (Fotografia 9), onde previamente se desenharam linhas para se fazerem as peças dos puzzles, de acordo com as idades e desenvolvimento das crianças. Isto é, as crianças de 3 anos tinham entre 6 a 8 peças, e as crianças mais velhas entre as 12 e as 24 peças. No final, as peças foram plastificadas, para ficarem resistentes e não se danificarem.

Esta proposta educativa, foi transversal nas diversas áreas e domínios das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (Silva et al., 2016), uma vez que as crianças desenvolveram diversas competências em cada uma delas. Como a motricidade fina, ao pintar e recortar (Área Expressão e Comunicação – domínio da educação física); o desenvolvimento linguístico e comunicacional nas conversas durante a proposta educativa (área Expressão e Comunicação – domínio da linguagem oral); o contacto com diferentes manifestações de expressão artística (Área Expressão e Comunicação – domínio da educação artística: subdomínio das artes visuais) e o poder de decisão na escolha dos desenhos e das cores a usar e a partilha de ideias (Área Formação Pessoal e Social).

Num outro momento, e após os puzzles estarem prontos a serem utilizados, em grande grupo, as crianças puderem explorar e realizar o seu próprio puzzle, e também trocarem com os seus pares percebendo que havia puzzles com graus de dificuldade diferentes.

___________________________________________________________________________________________________________________________________

Fotografia 5 - Crianças a fazerem o aquecimento

Fotografia 6 - Crianças a jogarem ao "macaquinho do chinês"

Fotografia 7 - Grupo a fazer exercícios de relaxamento