• Nenhum resultado encontrado

2.7 A economia circular e a corrente lixo zero na análise econômica dos resíduos sólidos

2.8.3 Dimensão cultural

A dimensão cultural é evidenciada com a sua inclusão no conceito de meio ambiente por Dias (2004), somando a cultura humana aos elementos bióticos e abióticos, destacando estarem em constante processo de evolução nas interações. E, também, com a concepção de Sachs (2000) da cultura como mediador entre sociedade e natureza, com todo o nosso conhecimento do meio em que vivemos e sendo determinante do próprio conceito de recurso.

O aspecto evolucionário levantado por Dias (2004), quanto às interações da sociedade com o meio natural (biótico e abiótico), é apresentado por Barbosa (2006, p. 113) em estudo com mulheres lavadoras de roupa em [...] os hábitos de limpeza e higiene se alteraram drasticamente nas duas últimas décadas [...]

decorrentes dos avanços científicos em saúde, novas tecnologias industriais e conceitos de conforto e bem-estar.

Conforme Ciscati (2016), Braungart exemplifica essa situação a partir de experiência em que uma pessoa da família passou anos lavando as roupas em um riacho, mas depois que adquiriram a máquina de lavar, nunca mais voltou ao rio. Trata-se da relação entre a inovação tecnológica provocando mudanças na relação das pessoas com o meio, demonstrando, também, a interação entre as dimensões da GIRS.

Essa mudança de interação com o ambiente espelha mudanças em outras atividades, produtos e serviços, em função da relação das pessoas com os objetos materiais que fazem parte do seu cotidiano e do uso para atender suas necessidades de consumo e na forma como descartam.

A relação cultura e meio ambiente merece maior atenção, principalmente diante da

Para a compreensão do papel da dimensão cultural faz-se

diferentes sociedades [...] fazem uso do universo material a sua volta, como se apropriam de

inovações e desenvolvimentos tecnológicos [...] -se na

relação entre cultura e consumo de determinada sociedade/comunidade. Para a autora, a descoberta da estreita relação entre cultura e consumo abre caminhos para a percepção da

ARBOSA, 2006, p. 108).

Estabelecida essa relação, Barbosa (2006, p. 108) faz a inferência de que cultura e

aquisição, uso, fruição e descarte22 de um bem ou serviço, [...] só ocorre e faz sentido dentro . A partir desse entendimento, o diagnóstico e busca de soluções para a questão dos RS demanda ser realizado dentro do contexto cultural, devendo- se evitar cópia de soluções vinda de outras realidades, embora seja viável a busca de experiências e aplicações a serem analisadas e adaptadas.

Fisher (2006, p. 93) em estudo com consumidores britânicos no final dos anos 1990, abordando os conceitos culturais subjacentes às atitudes em relação aos plásticos, apresenta

no consumo pode afetar a compreensão dos efeitos ecológicos e os desafios em se promover ações junto a essa comunidade para a conservação ambiental.

Assim, é importante -se dos recursos naturais do planeta [...]

conta CALLAN, 2014, p. 14). Essa relação de produção

consumo geração/descarte de resíduos se encontra intimamente ligada à cultura de determinada sociedade, com seus valores, sistema de produção e estilos de vida.

Para Sachs (2000, p. 10

harmonização do social, do ecológico e do econômico [...] é ela que determina, em última as em determinado contexto cultural, representado pelo estilo de vida, tem papel fundamental no consumo e no descarte dos resíduos gerados.

de civilização. O tratamento do lixo doméstico, além de ser uma questão com implicações

A reação tipicamente negativa ao lixo é exemplificada por Thomas e Callan, (2014, p. 431), na situação em que o poder público propõe local de construção de aterro próximo onde [...] sse tipo de reação também é observada em discussões sobre as soluções para os resíduos com a implantação de ecopontos, onde as pessoas reagem negativamente à proximidade de suas residências.

As pessoas agem com descaso em relação ao descarte dos resíduos, livrando-se dos mesmos no primeiro lugar que julgam resolver seu problema (na rua, na calçada, no córrego, na praça), não se importando com o outro. Essas pessoas demonstram um comportamento de que podem sujar, pois tem outra pessoa com a obrigação de limpar, coletar.

A mudança de comportamento das pessoas, da relação com o ambiente, passa pelo processo educativo, em que a educação ambiental tem papel significativo. Nesse sentido, Reigota (2012) argumenta que devemos desenvolver uma concepção de cidadão e cidadã planetários e não apenas de brasileiros. E que não cabe apresentar a concepção de uma natureza conservada como modelo, pois o que existe é uma relação em permanente transformação no cotidiano da relação sociedade e natureza.

No processo de mudança, o padrão de consumo, e não apenas o descarte, merece maior atenção na política pública e pela sociedade. Mudanças no padrão de consumo, incluindo o reutilização do material produzido , derivam da maior consciência ambiental da população , ou podem ser induzidas por instrumentos de mercado que incentivem (IPEA, 2012, p. 47).

sucesso dos programas de coleta seletiva dos resíduos pós- consumo depende em grande medida da separação prévia dos resíduos na fonte geradora (IPEA, 2012, p. 52). Essa mudança de comportamento pelas pessoas envolve trabalho fundamental no campo da educação ambiental em promover uma mudança cultural, na forma como as pessoas veem e se relacionam com seus resíduos.

Além disso, faz- m complemento à

separação na fonte é preciso assegurar o acesso dos catadores aos materiais recicláveis (IPEA, 2012, p. 52), público antes (e ainda) marginalizado pela concepção hegemônica de

lixo .

A questão cultural representa um dos maiores desafios, se não o maior, no âmbito do gerenciamento dos RS. Isso se dá por vários fatores: a forte resistência das pessoas à mudança de hábito/atitude em implantar a separação na fonte geradora; o entendimento (a compreensão) de que como consumidores são responsáveis pelo descarte correto; e a comodidade e praticidade fortemente instaladas nos indivíduos e coletividades, com o senso de que o propósito de se livrar o mais rápido possível dos resíduos é o melhor a ser feito para