• Nenhum resultado encontrado

3.2 A PLATAFORMA NACIONAL DE PROTEÇÃO DA PESSOA HUMANA: A DIGNIDADE HUMANA NO DIREITO DO TRABALHO E A PROIBIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

3.2.1 O DIREITO DO TRABALHO COMO DIMENSÃO ESSENCIAL DO DIREITO CONSTITUCIONAL BRASILEIRO

Presente a noção de que, na CF/88, os direitos trabalhistas estão previstos junto ao rol de direitos e garantias fundamentais, cabe considerar a dimensão individual da dignidade (pessoa) e a dimensão societária da dignidade (coletividade). Aliás, a dimensão social - ou coletiva - se desdobra no princípio da solidariedade, previsto no art. 3º, CF/88, e a dimensão individual se desdobra na proteção da integridade humana.

Considerando o escopo de direitos fundamentais estabelecidos no âmbito constitucional, aponta-se que, pelo art. 6º, o direito ao trabalho é incluído ao grupo dos direitos fundamentais sociais381. De fato, o direito ao trabalho digno382 pode ser entendido como desdobramento do direito à vida e à dignidade humana.

379 SARLET, Ingo Wolfgang. Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na

Constituição Federal de 1988. 5ª Ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007, p.77.

380

Sarlet, 2001, pp. 12-14 apud PORTES, Edson Ernesto Ricardo. O Princípio Constitucional da Dignidade da Pessoa Humana e os Direitos Fundamentais: uma nova hermenêutica para o século XXI. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional UnB/UNIGRAN, como requisito para a obtenção do Título de Mestre em Direito. Orientador: Prod. Dr. Inocêncio Mártires Coelho. Dourados: Universidade de Brasília & Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN), 2002, p. 23.

381

CF/88, art. 6º: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição (Redação amparada na Emenda Constitucional n. 20/2000)”.

382

122 A dignidade da pessoa humana ganhou relevo na CF/88, porque esta “visa assegurar um patamar civilizatório mínimo, inclusive no mundo do trabalho”383. A dignidade humana está prevista no Título I: dos princípios fundamentais e no Título II: Dos direitos e garantias fundamentais, respectivamente, como pilar do Estado Democrático brasileiro e como justificação dos direitos sociais (art. 6º) e sóciotrabalhistas (art. 7º).

A CF/88 centra-se na proteção do indivíduo e da coletividade, pois cerceia arbitrariedades contra o princípio da dignidade e da proteção da vida humana, que, especialmente no campo do Direito do Trabalho, desdobra-se na dimensão da integridade da pessoa384, bem como nos laços de solidariedade. Esta preocupação coletiva ou societária justifica-se porque é diretriz do país a “construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, considerando que o indivíduo está inserido ou deve estar inserido e incluído na sociedade, o que implica a necessidade de se erradicar a desigualdade social e de se limitar a autonomia, em expressa relação de solidariedade385.

Desse modo, os esforços individuais, sociais e coletivos precisam convergir para a promoção da dignidade humana, o que envolve a ampliação e concretização de direitos fundamentais e de condições trabalhistas e previdenciárias, notando-se que, hodiernamente, o homem se afirma e é incluído na sociedade por meio do trabalho e das atividades que exerce, sendo essa a dimensão da justiça social implícita ao Direito do Trabalho e aos Direitos Fundamentais, mais genericamente386.

Logo, os constituintes de 1988 conferiram “especial ênfase ao valor trabalho, compreendido como instrumento decisivo para a realização do projeto constitucional de afirmação da dignidade humana, democratização da sociedade política e da sociedade civil e alcance da justiça social – o que transforma os princípios e regras do Direito do Trabalho em parte integrante do núcleo principal da constituição”387.

Isso porque o trabalho corresponde à dimensão social dos Direitos Humanos, ao lado do Direito Previdenciário. Logo, por meio desses ramos jurídicos, os direitos humanos têm ganhado maior espaço de evolução e expansão.388

383

DELGADO, Maurício Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. Constituição da República e Direitos Fundamentais: dignidade da pessoa humana, justiça social e Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2012, p. 53.

384

Cf.: PEDUZZI, Maria Cristina Irigoyen. O princípio da dignidade da pessoa humana na perspectiva do direito como integridade. Orientador: Alexandre Bernardino Costa. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. Dissertação apresentada como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Direito.

385

WANDERLEY, Maria do Perpétuo Socorro. A dignidade humana nas relações de trabalho. In: Revista TST, Brasília, vol. 75, n.3, jul/set 2009.

386

DELGADO, Gabriela Neves; SENA, Adriana Goulart de. NUNES, Raquel Portugal (coord.). Dignidade humana e inclusão social: caminhos para a efetividade do Direito do Trabalho no Brasil. São Paulo: LTr, 2010.

387

DELGADO, 2012, op. cit., p. 9.

388

123 Nesse sentido, Gabriela Neves Delgado lança a interpretação de que a Constituição ampara o trabalho digno. Então, a afirmação do direito fundamental ao trabalho digno é decisiva para que o indivíduo construa e afirme sua identidade social, além de realizar-se enquanto ser humano liberto do medo e da miséria389.

No âmbito justrabalhista, considerando a centralidade do trabalho para a inserção social e sustento do indivíduo e da família, o Direito do Trabalho configura-se como instrumento jurídico para promover os direitos fundamentais sócio-trabalhistas e suas diretrizes normativas, e para dirimir litígios e conflitos de interesse no mundo do trabalho.

Nessa seara, o Direito do Trabalho serve como uma “política pública de inclusão social e econômica de grandes maiorias populacionais”390, tendo como função central a “melhoria das condições de pactuação da força de trabalho na ordem socioeconômica”, bem como “o fundamental intento democrático e inclusivo de desmercantilização da força de trabalho”, o que lhe confere caráter modernizante e progressista391.

Outra função do Direito do Trabalho revela-se pela proteção e o aperfeiçoamento de leis e de mecanismos de gestão, direitos e garantias trabalhistas392. Seu objetivo consiste

em distribuir renda para o fomento do mercado interno e para suprir as necessidades dos indivíduos e famílias, bem como estimular o empregador “a investir tanto em tecnologia como no aperfeiçoamento de sua mão de obra, de modo a elevar a produtividade do trabalho em seus empreendimentos”393.

Decorre que o Direito do Trabalho visa, ainda, à efetivação do princípio da

solidariedade (art. 3º da CF/88), prevendo uma caminhada contínua a favor de uma

sociedade mais livre, justa e solidária e do desenvolvimento nacional394. Nesse sentido, “a ordem justrabalhista emerge como importante instrumento civilizatório no que tange à utilização da força de trabalho no país”.395

Em decorrência de sua função civilizatória, modernizante e progressista em relação à proteção da dignidade do trabalhador e de sua família396, o Direito do Trabalho, privilegiadamente representado pela CLT, está estreitamente vinculado ao Direito

389

DELGADO, Gabriela Neves. Direito fundamental ao trabalho digno. São Paulo: LTr, 2006.

390 Idem, pp. 59-60; 64; 148. 391 Idem, p. 58.

392

DELGADO, Maurício Godinho; DELGADO, Gabriela Neves. Constituição da República e direitos fundamentais: dignidade da pessoa humana; justiça social e Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2012, pp. 108-110. 393 Idem, p. 59. 394 Idem, p. 28. 395 Idem, ibidem. 396

124 Constitucional, que lhe orienta acerca de seus parâmetros normativos e de ação em uma tendência de constitucionalização do ramo justrabalhista397.

A dimensão da dignidade é revelada com clareza no Direito do Trabalho, que trata de combater e indenizar violações de direitos sociotrabalhistas e situações de exploração do trabalhador. Mediante os princípios do Direito do Trabalho e a diretriz constitucional do trabalho digno, esse ramo jurídico viabiliza a proteção e promoção da dignidade humana no âmbito do trabalho e emprego398.

Tanto no Direito Internacional quanto no Direito doméstico, os princípios da

dignidade humana e da solidariedade norteiam o sistema de garantias e diretrizes do direito

trabalhista. Desta feita, argumenta-se que, à luz da dignidade humana, a concepção constitucional dos direitos dos trabalhadores implica o reconhecimento do direito humano ao

trabalho digno.

Outline

Documentos relacionados