• Nenhum resultado encontrado

Da eficiência da Diretoria dependem os volumosos “capitais financeiros” nos financiamentos dos projetos que abrangem os mais diversos setores das atividades econômicas e sociais, públicas e privadas, cujos resultados estão contidos numa série de Relatórios de Acompanhamento e de Documentos de estratégias oficiais nos quais se descrevem as avaliações do desempenho relativas: à assistência anterior, às orientações e às estratégias "recomendadas" para os próximos dois ou três "anos fiscais", os programas e projetos a serem elaborados em cada país assistido financeiramente. Cada país monitorado constitui-se em objeto de estudos, e os diretores procuram interagir com a realidade concreta e avaliar as políticas dos governos dos Estados e dos dirigentes da economia. A organização do GBM se estrutura em torno das suas quatro unidades regionais de gestão: Região da América Latina e Caribe, Região da África, Região da Ásia Oriental e Pacífico & Sul da Ásia, e Região da Europa e Ásia Central & Oriente Médio e Norte da África, sendo estruturadas por Departamento de País em que possuem escritórios descentralizados335.

Atualmente no Grupo Banco Mundial, o banco BIRD se estrutura na região da América Latina e Caribe com um Vice-Presidente Regional, um Diretor de País, e um Oficial de Operações Líder/Gerente de Projeto. Já para a CFI o seu "Departamento" constitui-se da "América Latina e Caribe". Se consideramos o caso da sua atuação no Brasil, possui um Diretor para a América Latina e Caribe, um Vice-Presidente de Operações, um Diretor Associado de País e um Gerente de Projeto336.

A Diretoria Executiva (a Diretoria) do Grupo Banco Mundial reúne-se regularmente na sede do Banco em Washington, DC, e o seu papel é o de analisar e decidir sobre as

335 THE WORLD BANK. "Projects & Operations - Statements of Loans & Credits". Disponível em:

http://web.worldbank.org/WBSITE/EXTERNAL/PROJECTS/0,,contentMDK:20144232~menuPK:64312606~p agePK:41367~piPK:279616~theSitePK:40941,00.html> Acesso em 17 out. 2006.

336 Ver a composição da direção em: GRUPO BANCO MUNDIAL. "Quem é quem no Brasil". Disponível em <http://www.bancomundial.org.br/index.php/content/view_folder/622.html> Acesso em 10 out. 2006.

propostas de empréstimos e garantias do BIRD e as propostas de crédito, subsídio e garantia da AID, que são feitas pelo Presidente337.

Nas Reuniões Anuais junto à Assembléia dos Governadores, eles são os responsáveis pela apresentação auditada de um orçamento administrativo e um Relatório Anual sobre as operações e políticas do Banco, bem como sobre outros assuntos que requeiram a apreciação da Assembléia de Governadores.

Os Diretores Executivos são responsáveis pela condução das operações gerais do Grupo e suas funções e poderes institucionais são delegados pela Assembléia de Governadores, dispositivo do Convênio Constitutivo, onde os países membros que detém a maioria das ações indicam 05 (cinco) dos 24 Diretores Executivos, sendo os demais eleitos pelos países membros minoritários, conformando-se enquanto "grupos representativos" de um processo eleitoral que se realiza a cada dois anos. Os diretores atuam também em Comissões Permanentes onde desempenham responsabilidades de supervisão através das análises elaboradas por elas cujo objetivo é o aprofundamento das políticas e das práticas de direção.

As comissões formadas são as de Auditoria, Orçamento, Eficiência do Desenvolvimento, Governança e Assuntos Administativos, e Pessoal, e não tomam decisões em nome de toda a Diretoria. Também foi organizado um Grupo de Avaliação Independente em substituição ao Departamento de Avaliação de Operações, que objetiva oferecer "assessoria independente à Diretoria acerca da relevância, sustentabilidade, eficiência e efetividade das operações" e presta contas diretamente a esta338.

Os resultados das atividades são constantemente avaliados e podem transformar-se em instrumentos de revisão de suas próprias estratégias, criando assim novos princípios e regras que precisam ser observados, uniformizando as diretrizes de empréstimos que deverão ser seguidas de acordo com o status da implementação requerida e das recomendações da Diretoria Executiva, que, organiza, estrutura e desenvolve os diferentes estágios da programação e implementação do processamento dos empréstimos. Desta forma pode-se

337 Em 31 de março de 2005 assume Paul Wolfowitz como o 10º Presidente do Grupo Banco Mundial, eleito por unanimidade pela Diretoria Executiva, substituindo James D. Wolfensohn, que ficou no cargo por duas gestões. "Antes de sua indicação, Wolfowitz foi servidor público, embaixador e educador durante mais de três décadas, incluindo 24 anos no governo sob sete presidentes dos EUA. Sua experiência prática nos países em desenvolvimento inclui três anos na Indonésia como embaixador dos EUA e trabalho sobre questões do Leste Asiático em Washington". Para um resumo Biográfico de Paul Wolfowitz, ver GRUPO BANCO MUNDIAL. "Presidente Paul Wolfowitz". Disponível em

observar assim algumas mudanças ocorridas e que foram contempladas no Relatório Anual do GBM no exercício financeiro de 2006:

a Diretoria aprovou medidas para melhorar sua eficácia e garantir a contribuição antecipada da Diretoria na tomada de decisões do Banco Mundial.

As principais medidas incluem a introdução de uma revisão estratégica trimestral do programa de trabalho da Diretoria, um processo de programação e uma ferramenta de acompanhamento das questões políticas. As etapas para melhorar a eficiência da Diretoria incluem mudanças e esclarecimentos de procedimentos e diretrizes para a condução de reuniões e para a preparação e o envio de documentos para análise.

Essas medidas ocorrem em diferentes estágios da implementação. A conseqüência foi um maior interesse nos resultados e uma maior seletividade das questões analisadas pelas comissões da Diretoria.

Outras medidas tomadas incluem o desenvolvimento de um manual sobre as regras e os procedimentos da Diretoria, definindo uma estrutura de sanções para violações de regras e procedimentos, e estabelecendo um prazo para revisão do status da implementação das recomendações339.

Os Diretores exercem um importante papel na evolução e reformulação da política do GBM e representam as perspectivas colocadas no seu desempenho enquanto Grupo e em suas operações aos países membros. A instância decisória, como visto, é a do Conselho de Diretores Executivos do Banco Mundial, composto por Diretores Executivos que são indicados pelos governos dos países acionistas, ou por indicação coletiva destes, como é o caso dos acionistas minoritários.

O Brasil é um dos acionistas minoritários e representa cerca de 1,6% do poder de voto, mas é um dos grandes mutuários e, como acionista, participa das instâncias de decisão do Banco por meio da indicação de um Diretor Executivo, de forma individual ou coletivamente. O seu representante titular na Assembléia de Governadores é o Ministro da Fazenda.

Assim, o Brasil é um importante acionista minoritário com o direito de indicar sempre um Diretor Executivo, ou seu substituto, que participa das reuniões. Isto é, o governo brasileiro, por meio do Ministro da Fazenda, pode indicar seu representante no Conselho de Diretores Executivos, que assim conta também com um voto do governo, ainda que minoritário340.

338 GRUPO BANCO MUNDIAL. "Relatório Anual de 2006", op. cit.

339 Ibid.

Dessa forma, condicionam-se as funções gerais de decisão do Grupo à aprovação do Conselho Diretor após uma das Comissões de avaliação: elaborar o cronograma de implementação com o detalhamento das medidas e as "recomendações" com as condicionalidades políticas dos empréstimos propostos a partir dos diálogos elaborados com membros dos governos assistidos, até se chegar a um acordo sobre as condições da negociação, perspectiva importante para continuidade das negociações e viabilidade das propostas de assistência financeira. O resultado oficial das negociações envolve o diálogo entre as propostas da agenda de desenvolvimento dos governos com as orientações estratégicas discutidas pela Diretoria e aprovadas no Conselho de Diretores Executivos.

Em suma, o GBM pode ser observado para além da sua importância própria como um Banco, um organismo financeiro multilateral, de caráter "interestatal e público", desempenhando também, como visto, um papel de “capital financeiro” ao executar determinada "função autônoma de um capital particular" como "prestamista" para os Estados nacionais e para os capitais privados. Sua direção, como inteligência auxiliar, exerce seu poder no assessoramento político quando executa sus políticas de assistência financeira em projetos, de parceira com os governos, e ao efetuar os "movimentos puramente técnicos" no conjunto do processo de circulação do capital. Executam essa "tarefa técnica" como "categoria especial de agentes ou capitalistas que o efetuam para toda a classe”, atuando assim como "elite" organicamente envolvida na elaboração de Documentos e Relatórios intrinsecamente vinculados às suas estratégias locais e globais. Nesta atuação faz girar os fluxos de uma pequena parcela do dinheiro mundial, executando-os assim numa determinada "função autônoma de um capital particular", como "prestamista" para os Estados nacionais e para os capitais privados. Nesta atuação faz uma pequena parcela do dinheiro mundial efetuando movimentos puramente técnicos no conjunto do processo de circulação e executa assim, esta tarefa técnica como categoria especial de agentes para toda a classe de capitalistas341.

Outline

Documentos relacionados