• Nenhum resultado encontrado

EAD na PUC-SP e o curso Matemática – Licenciatura –

No documento Karlene do Socorro da Rocha Campos (páginas 118-126)

Capítulo 3 Metolodogia

3.5 Contexto

3.5.2 EAD na PUC-SP e o curso Matemática – Licenciatura –

MODALIDADE A DISTÂNCIA46

A PUC-SP desenvolve cursos mediados por computador desde 1994, por meio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE). No início das atividades, os cursos eram oferecidos pelo Bulletin Board System (BBS)47, valendo-se principalmente de fóruns de discussão, bancos de textos e mensagens pessoais. Os primeiros cursos oferecidos foram: Instrumental de Inglês; Instrumental de Francês e Redação para vestibulandos. Atuamos como professora neste último, no período de 1999 a 200348.

Desde 1990, grupos de pesquisa foram criados para estudar as novas possibilidades pedagógicas que decorriam do advento das TIC. Entre eles, citamos o grupo Tecnologia Educacional e Educação a Distância (TEED), da Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes (FAFICLA), formado em 2002, do qual fazemos parte, que tem como foco de estudo o ensino e a aprendizagem de línguas materna e estrangeiras realizados em contextos digitais, voltados especialmente, para a graduação e a formação continuada.

Em 2000, a Instituição desenvolveu o Projeto Nave, que visava a pesquisar e desenvolver ambientes virtuais colaborativos de aprendizagem. O projeto contou com a parceria do Ministério das Ciências e Tecnologias e também da empresa

46

As informações sobre a trajetória da EAD na PUC-SP foram retiradas do site da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), em http://www.pucsp.br/cead/index.html (acesso em 01/05/13). Já as informações sobre o curso foram retiradas de seu Projeto Pedagógico.

47

O BBS é um software que viabiliza a conexão entre computadores, via linha telefônica.

48

No referido curso, atuamos sob a coordenação da Professora Doutora Mercedes Fátima de Canha Crescitelli.

International Business Machines do Brasil (IBM Brasil) e contribuiu para o desenvolvimento de pesquisas sobre temas relacionados à educação a distância.

A preocupação da PUC-SP com a formação de professores para atuar no contexto digital surgiu na proposta de um curso de especialização semipresencial dirigido para professores da Rede Pública de ensino, oferecido de 2000 a 2001, cujo foco era o uso de tecnologias no contexto educacional. Desde então, a Universidade desenvolve projetos de formação docente em contexto digital e oferece diversos cursos de extensão a distância, entre eles: Atualização Gramatical (Departamento de Português); Itinerários de Leitura em Francês a Distância (Departamento de Francês) e Inglês Instrumental Online: leitura de textos acadêmicos (Departamento de Inglês). Atuamos, desde 2000, como docente no curso Atualização Gramatical49. Em 2006, com a implementação do novo currículo do curso de Letras, várias disciplinas semipresenciais, de formação docente e de língua portuguesa ou estrangeira, passaram a ser oferecidas aos graduandos, reforçando a preocupação da Universidade com a formação de professores para atuar no âmbito da educação online. Desde 2007, atuamos como docente nas disciplinas Tecnologias Digitais, Projetos Pedagógicos de Gêneros Midiáticos, Formação de Professores no/para o Contexto Digital e, ainda, em Laboratório de Práticas de Produção Textual e Laboratório de Procedimentos Argumentativos.

Em 2008, a PUC-SP obteve o credenciamento institucional para a oferta de programas de graduação e pós-graduação em EAD e, em 2009, passou a oferecer o curso Matemática – Licenciatura – Modalidade a distância, que despertou nosso interesse e tornou-se objeto desta pesquisa por ser o primeiro curso de graduação oferecido totalmente a distância na Instituição.

Também em 2009, foi implantada a Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD), que tem, entre suas responsabilidades, a implementação da gestão de projetos e de atividades acadêmicas e científicas em EAD, bem como a capacitação de professores e tutores para atuar na área, além do acompanhamento do processo de produção de materiais institucionais.

49

Nesse curso, também atuamos sob a coordenação da Professora Doutora Mercedes Fátima de Canha Crescitelli.

O curso mencionado é voltado para a formação de professores, especialmente os que atuam ou pretendem atuar na Rede Pública de ensino, nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, e é resultado de um projeto desenvolvido pelo Departamento de Matemática, com a colaboração do Departamento de Educação. Em sua primeira fase, é oferecido a Secretarias de Educação estaduais e municipais do estado de São Paulo, mas, de acordo com seu projeto pedagógico, existe a possibilidade de se estender a outros estados brasileiros.

A formação prevista no curso é a de um profissional

crítico da realidade nacional, capaz de elaborar diagnósticos e propor soluções aos desafios da ação profissional e capaz de desenvolver o ensino e a aprendizagem de modo a levar seus futuros alunos a se tornarem sujeitos do seu próprio processo de construção de conhecimentos50.

Sua organização não é embasada em currículo mínimo, mas em projeto pedagógico de formação que enfoca o perfil do profissional que deseja formar. Nessa perspectiva,

busca o diálogo entre disciplinas que tratam de diferentes campos da Matemática e uma abordagem interdisciplinar para a construção de conhecimentos didáticos do conteúdo; pressupõe a possibilidade de flexibilização na sua organização curricular, em termos dos conteúdos curriculares, atitudes, práticas e estágios, atividades acadêmicas, científicas ou culturais, práticas de educação a distância e o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Busca consolidar a articulação entre teoria e prática e o desenvolvimento de uma formação efetiva a partir da realidade social51.

O curso embasa-se em uma concepção construtivista, cuja organização curricular privilegia a construção ativa de conhecimento, decorrente da integração dos tópicos estudados. Nessa ótica, os ambientes virtuais das disciplinas devem ser interativos e encorajar os alunos a vivenciarem situações de experimentação e descoberta.

O objetivo geral do curso consiste na formação de professores de Matemática capazes de atuar em diferentes níveis e modalidades de ensino; de formular questões para a reflexão de seus alunos, propiciando-lhes uma aprendizagem que seja significativa, utilizando, para tanto, diversos recursos, inclusive as TIC; de resolver situações imprevistas e planejar atividades que se adaptem a diversas condições de aprendizagem. 50 Cf. Projeto Pedagógico, p. 16-17. 51 Cf. Projeto Pedagógico, p. 18.

Sua duração é de seis semestres, distribuída em 3015 horas-relógio. As atividades pedagógicas são realizadas, em sua maioria, a distância, com alguns encontros presenciais. As atividades a distância ocorrem no AVA Moodle e caracterizam-se pela promoção de um processo educacional colaborativo.

As atividades presenciais do curso consistem em:

• encontro inaugural, com duração de 28 horas divididas em uma semana, que contempla atividades como apresentação dos participantes e dos professores-tutores e da coordenação do curso, bem como das disciplinas, da metodologia e dos critérios de avaliação e oficina para atuação no AVA Moodle;

• encontros semestrais, também com duração de 28 horas divididas em uma semana, que contempla atividades como avaliação presencial e oficinas pedagógicas para complementação do processo educacional.

No Moodle, o curso estrutura-se em uma página destinada aos professores e ao coordenador, uma página destinada a alunos e páginas em que são apresentadas as disciplinas. Na página destinada aos professores e ao coordenador, apresentam-se materiais gerais, como composição didática, composição do núcleo estrutural e projeto pedagógico do curso, entre outros (Figura 11). Na página destinada aos alunos, apresentam-se também materiais gerais, tais como manual do ingressante, grade do curso, calendário de início e fechamento dos blocos que compõem o curso, informações sobre Exame Nacional de Desempenho de Estudante (ENADE) (Figura 12).

As páginas para cada disciplina ministrada, desde o primeiro semestre de 2012, passaram a ter seu design gráfico organizado pela Divisão de Tecnologia da Informação da PUC-SP (DTI)52, que vem desenvolvendo um trabalho de padronização das homepages de forma progressiva. Muitas disciplinas já foram padronizadas, em um processo no qual os professores enviam antes para a DTI o material didático com as atividades pedagógicas e sugerem as ferramentas

52

A DTI é o setor da PUC-SP que cuida de assuntos tecnológicos, como implementação e gestão de sistemas de gerenciamento de atividades acadêmicas, suporte tecnológico a professores e alunos, implementação e gestão de ambiente Moodle, entre outros.

tecnológicas em que devem ser veiculados. As que não foram ainda padronizadas têm sua homepage organizada pelos próprios professores.

As disciplinas são organizadas em blocos e aquelas que têm seu design gráfico organizado pela DTI apresentam homepage com cor de fundo que permite identificar o bloco em que se inserem. Assim, as disciplinas que pertencem ao bloco 1 têm homepage com cor de fundo verde; as que pertencem ao bloco 2 têm homepage com cor de fundo laranja e as que pertencem ao bloco 3 têm homepage com cor de fundo azul.

Figura 11 – Espaço para professores e coordenador

Figura 12 – Espaço para alunos

Fonte: http://moodle2012.pucsp.br/course/view.php?id=291. Acesso em 10/07/13

A página inicial das disciplinas divide-se em duas colunas, sendo a primeira destinada a links de navegação, que permitem acesso a, por exemplo, perfil do usuário, página inicial do site da PUC-SP, disciplinas em que o usuário está matriculado, entre outros; links de acesso a materiais de didáticos, plano de ensino e cronograma; links de configuração, que permitem o acesso a relatórios de notas e administração do perfil. A segunda coluna é destinada à apresentação de texto de boas-vindas, interação entre os participantes e apresentação dos conteúdos e atividades, conforme ilustrado na Figura 13.

Figura 13 – Disciplina com homepage organizada pela DTI (bloco 1)

Fonte: http://moodle2012.pucsp.br/course/view.php?id=948. Acesso em 10/07/13

As homepages organizadas pelo professor têm como pano de fundo o papel de parede da PUC-SP (com cor de fundo azul) e organizam-se, também, de modo geral, em duas colunas, sendo a primeira destinada a links de navegação, que dão acesso à página inicial do site da Universidade, disciplinas em que o usuário está matriculado, entre outros; links de configuração, que dão acesso a relatório de notas e administração do perfil; campo usuários online, que permite saber quem está online no momento de acesso do usuário. A segunda coluna traz um texto de boas- vindas, apresentação do cronograma de atividades, ferramentas de interação e tópicos de conteúdo dispostos em semanas. Na Figura 14, apresentamos um exemplo desse tipo de homepage.

Figura 14 – Disciplina com homepage organizada pelo professor (bloco 3)

O curso conta com um polo tecnológico central, alocado no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da PUC-SP53, e, ainda, com a possibilidade de serem criados polos locais, localizados em instituições conveniadas. O polo central é dotado de laboratórios de informática e conta com a presença de um monitor, que auxilia os estudantes nas disciplinas de Matemática. Para sanar as dúvidas, os alunos podem também agendar um horário de atendimento com o professor de cada disciplina. No polo central, estão alocadas a equipe gestora, a equipe de designers instrucionais e a equipe de professores que atuam no curso.

No documento Karlene do Socorro da Rocha Campos (páginas 118-126)