• Nenhum resultado encontrado

Plataforma Moodle

No documento Karlene do Socorro da Rocha Campos (páginas 113-118)

Capítulo 3 Metolodogia

3.5 Contexto

3.5.1 Plataforma Moodle

O Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)42 é um AVA popular no Brasil, pois é um software gratuito, pautado nos termos constantes na General Public License (GPL)43. Ele foi concebido na década de 1990 por Martin Dougiamas, na época webmaster na Curtin University of Technology (Austrália). Após diversas versões iniciais, foi lançado em 2002, como alternativa a outros AVAs, como Web Course Tools (WebCT) e Blackboard. Atualmente, o sistema continua a ser aprimorado por uma comunidade de usuários que compartilha informações em diversos fóruns de discussão44.

Dougiamas e Taylor (2009 [2003]) explicam que o Moodle se embasa em uma pedagogia social construcionista, que considera a interação como elemento

42

Cf. www.moodle.org. Acesso em 01/03/13.

43

A GPL é uma licença para uso de software livre, criada por Richard Mathew Stallman em 1989 e pode ser consultada em http://www.gnu.org/licenses/gpl.html.

44

essencial para uma aprendizagem eficiente. Nessa ótica, a construção do conhecimento deve ocorrer na interação entre o sujeito aprendiz e o contexto em que insere. Nas palavras de Valente, (1998, p. 4),

A abordagem construcionista significa o uso do computador como meio para propiciar a construção do conhecimento pelo aluno, ou seja, o aluno, interagindo com o computador na resolução de problemas, tem a chance de construir seu conhecimento. O conhecimento não é passado para o aluno; o aluno não é mais instruído, ensinado, mas é o construtor do seu próprio conhecimento.

É possível elaborar três tipos de curso na plataforma Moodle: o curso social, que promove a interação entre os participantes sem se basear em um conteúdo estruturado; o curso semanal, que apresenta um conteúdo com suas respectivas atividades semanalmente, ao longo de um determinado período de tempo; o curso modular, que também apresenta um conteúdo com atividades, mas que podem ser realizadas em um tempo mais flexível (não exclusivamente no período semanal) (BARROS, 2009).

As ferramentas desse sistema são síncronas, como o chat, ou assíncronas, como o fórum de discussão, e consistem em ferramentas de conteúdo, comunicação e avaliação. As ferramentas de conteúdo permitem ao professor anexar conteúdos no formato de textos simples em word ou power point, elaborar páginas da Web, incluir links para arquivos da Internet. Um exemplo desse tipo de ferramenta é o recurso Livro, que, assim como um livro impresso, constitui-se de capítulos, e o Glossário, que permite a elaboração de tutoriais, entre outras possibilidades. As ferramentas de comunicação propiciam a interação entre os participantes do curso e consistem em Fórum de discussão, Wiki, Chat, Diálogo, entre outras. As ferramentas de avaliação permitem o monitoramento das atividades realizadas pelos participantes do curso, como Questionário e Tarefa, por exemplo (BARROS, 2009).

Entre as ferramentas de conteúdo, destacam-se, no curso Matemática – Licenciatura – Modalidade a Distância, os arquivos em extensão .pdf e o recurso Livro. Os arquivos em extensão .pdf consistem em textos elaborados pelo professor ou, ainda, textos de autores que tratam do tema de estudo abordado. O recurso Livro permite que o aluno tenha acesso, por meio de um sumário, a diversas páginas, em formato

de seções ou capítulos, e nele podem ser acrescentados arquivos de mídia e de texto, em uma organização hipertextual, conforme ilustrado na Figura 8:

Figura 8 – Recurso Livro

Fonte: http://moodle2012.pucsp.br/mod/book/view.php?id=24925. Acesso em 10/07/1345

Ao lado esquerdo da tela, temos o campo Sumário, indicando as seções do material: Explicações e Atividades Iniciais; Exercícios de Familiarização e Atividades Avaliativas. Na página que utilizamos neste exemplo, temos a seção Explicações e Atividades Iniciais, com links que levam a outras páginas, sem que o aluno tenha de utilizar a barra de rolagem do computador, o que leva a um maior aproveitamento do suporte, que é a tela.

Quanto às ferramentas de comunicação, a mais utilizada no curso é o Fórum de discussão, que viabiliza a interação assíncrona entre os participantes (alunos/alunos e aluno/professor) e promove a construção colaborativa do conhecimento. Nesse espaço, o aluno pode fazer perguntas e apresentar comentários sobre um determinado tópico de estudo. A Figura 9 demonstra essa ferramenta.

45

Os espaços do curso na plataforma Moodle só podem ser acessados por meio de senha e restringem-se a professores e alunos. Nosso acesso ao ambiente virtual foi permitido pela coordenação do curso.

Figura 9 – Fórum de discussão

Fonte: http://moodle2012.pucsp.br/mod/forum/discuss.php?d=14190. Acesso em 10/07/13

As ferramentas de avaliação mais utilizadas no curso consistem em Questionário, Tarefa e Diário, que são ferramentas individuais, acessadas somente pelo docente e pelo aluno que enviou a tarefa. O Questionário permite a criação de testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, pergunta e resposta. As questões podem ser corrigidas automaticamente, por meio de um feedback previamente elaborado pelo professor, apresentado após a conclusão do exercício pelo aluno, mas há também a possibilidade de se apresentar um comentário não automático. A Tarefa, por sua vez, permite ao aluno submeter sua atividade por meio de arquivo em extensão .doc ou .pdf ou, ainda, em um texto online, escrito no próprio ambiente Moodle. O professor apresenta seu comentário em uma caixa de texto. O Diário permite ao aluno escrever um texto online, a ser comentado pelo professor no mesmo recurso – seu comentário aparece logo abaixo da atividade enviada pelo aluno. Na Figura 10, apresentamos um exemplo da ferramenta Tarefa.

Figura 10 – Ferramenta Tarefa

a) Enunciado do exercício:

_________________________________________________________________________________ b) Postagem dos arquivos pelos alunos:

_________________________________________________________________________________ c) Comentário do professor:

No curso, os Fóruns de Discussão também são utilizados como ferramenta de avaliação, em que o aluno é convidado a expressar sua opinião sobre um determinado tema de estudo e a compartilhá-la com os colegas.

Os recursos de avaliação individual são, em nossa opinião, bastante eficazes em educação online a distância, pois permitem que o professor apresente comentários mais individualizados, voltados para as necessidades específicas dos alunos. Os recursos de colaboração, como o fórum, também são eficazes, por permitirem uma reflexão conjunta entre os participantes do curso, levando-os à aprendizagem colaborativa.

No documento Karlene do Socorro da Rocha Campos (páginas 113-118)