• Nenhum resultado encontrado

A EFICÁCIA DA MONITORIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E INIAÇÃO A DOCÊNCIA: DIDÁTICAS

INOVADORAS

Brenda Pinheiro Evangelista63; Breno Pinheiro Evangelista64; Rayanne Angelim Matias65; Úrsula Hérica dos Santos Moura66; Celestina Elba Sobral de Souza67

Resumo: A monitoria é caracterizada como uma importante ferramenta pedagógica para o desenvolvimento de

habilidades de ensino, onde estimula a aptidão dos acadêmicos para a decência. Este estudo objetivo-se em analisar a produção científica sobre a eficácia de didáticas inovadoras para a monitoria bem como, demonstrar a importância deste como instrumento de aprendizagem para a formação do discente monitor e sua influencia na preparação para a docência. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde foram estabelecidas 03 categorias relacionadas a temática, evidenciando que a monitoria possibilita ao acadêmico ascensão e vocação ao magistério superior.

Palavras-chave: Aprendizagem. Inovação. Monitoria.

Introdução

O programa de monitoria é definido como um procedimento pedagógico relacionado às dimensões política, técnica e humana da prática pedagógica de ensino. O aluno monitor contribui para o desenvolvimento da consciência crítica do aluno e habilidades didáticas, facilitando a relação de diálogo entre docente, monitor e alunos. As atividades realizadas favorecem o desenvolvimento de competências essenciais para a integração entre teoria e prática (SILVA et al., 2017).

A monitoria é caracterizada como uma ferramenta de aprendizagem no ensino universitário através de atividades complementares e metodologias ativas, sendo relevante pela oportunidade da ampliação de conhecimento e experiências que contribuem para a formação universitária do aluno monitor por meio do ensino de didáticas inovadoras (SOARES et al.,2017).

63 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: BrendaPinheiroEva@gmail.com

64 Faculdade São Francisco da Paraíba (FASP). E-mail: brenopinheiroeva2018@gmail.com 65 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: rayanne_mathias@hotmail.com

66 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: ursulamoura@fvs.edu.br 67 Faculdade Vale do Salgado (FVS). E-mail: Elba@fvs.edu.br

As metodologias ativas realizadas se constituem na interação dos discentes tenham mais participação e integração no processo de ensino aprendizagem onde promovem a vocação para a docência. Além disso, promovem a cooperação entre os corpos docente e discente, promovendo benefícios na qualidade do ensino na instituição e o desenvolvimento do perfil discente exigido pelas diretrizes curriculares da docência (ARAÚJO et al., 2016).

As didáticas motivadoras e inovadoras para a aprendizagem dos estudantes se constituem como: práticas por meio da experimentação, objetivando a disseminação de conhecimentos para o discente, participação efetiva dos alunos e elaboração de materiais para facilitar a aprendizagem e compreensão dos alunos no conteúdo lecionado (SOUZA et al., 2017).

As didáticas inovadoras se constituem através das aulas em práticas laboratoriais, sendo utilizada a experimentação com o intuito de desenvolver no aluno uma aprendizagem de forma significativa e prazerosa; realização de debates durante a aula, confecção de materiais didáticos e lúdicos por parte dos estudantes a partir de minicursos e oficinas, que servem tanto como método de fixação da aprendizagem, quanto para que o próprio professor possa utilizá-lo em outras estratégias de ensino (ARAÚJO et al., 2016).

No entanto, é perceptível a importância das atividades de monitoria como práticas pedagógicas e extracurriculares vivenciadas ainda na academia, uma vez que estas vivências torna possível o desenvolvimento de práticas em oficio da docência, desta forma as experiências adquiridas são essenciais para atuações futuras (SILVA et al.,2017).

Mediante ao exposto, surgiram as seguintes questões norteadoras: Qual a sua importância para o discente monitor? Como o programa de monitoria influencia para a vocação do aluno para a docência? A escolha do tema para a pesquisa deu-se pelos benefícios proporcionados para o acadêmico ainda na graduação e pelo desenvolvimento satisfatório que a maioria dos estudantes apresenta ao finalizar o período da monitoria.

A pesquisa representa uma importante ferramenta de formação profissional, o que promove o

enriquecimento da vida acadêmica do aluno-monitor através das vivencias durante as atividades realizadas, possibilitando por meio da relação cooperativa entre todas as partes envolvidas o aprimoramento da qualidade do ensino-aprendizagem por meio dos métodos e os recursos do processo de ensino e aprendizagem.

88 Analisar a produção científica sobre a eficácia de didáticas inovadoras para a monitoria bem como, demonstrar a importância deste como instrumento de aprendizagem para a formação do discente monitor e sua influencia na preparação para a docência.

Metodologia

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura referente à produção científica sobre a eficácia da monitoria no processo de aprendizagem e didáticas inovadoras, onde a busca dos artigos se deu na base de dados Portal Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando-se os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Monitoria, Aprendizagem e Inovação. Inicialmente com o cruzamento dos descritores constituíram-se 882 produções científicas, após os filtros restaram 24, compreendendo 18 artigos para a análise, utilizando-se apenas 07 para o estabelecimento de 03 categorias. Para tanto, se utilizou dos seguintes critérios de inclusão: os textos disponíveis na integra em língua portuguesa, tipo de documento artigo, compreendidos entre 2011 a 2018. Adotaram-se como critérios de exclusão: estudos duplicados que estavam fora da temática referente ao estudo e artigos de revisão.

Resultados e Discussão

Após leitura criteriosa dos artigos, foi possível estabelecer três categorias a partir dos resultados encontrados: Benefícios da monitoria para o discente monitor; Metodologias ativas

utilizadas pelos monitores e Contribuição da monitoria para vocação a docência.

Na categoria Benefícios da monitoria para o discente monitor, os estudos mostraram que o programa de monitoria promove influência positiva em todos os aspectos responsáveis pelo aprendizado do aluno, além de gerar habilidades em estratégias de aprendizado e habilidades cognitivas, que possibilitam melhor desempenho acadêmico, despertando o interesse de alunos de graduação pela docência noensino superior e a apropriação crítica de conhecimentos e competências necessárias àspraticas pedagógicas necessárias.

Em concordância com os achados supracitados de Maria (2015) afirmam que, as atividades de monitoria são enriquecedoras para o monitor, pois o mesmo busca a constante revisão da disciplina em atividade de monitoria, como também a elaboração de conceitos referentes a disciplinas afins associadas ao conteúdo, ao tempo que o discente desenvolve melhores táticas para esclarecer tais

dúvidas, também aprimora constantemente as habilidades do processo de ensino e aprendizagem através das orientações do professor, buscando desenvolver didáticas de ensino.

Na categoria Metodologias ativas utilizadas pelos monitores, destaca-se a utilização de métodos educacionais por intermédio de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para a criação de sites, e-mail, fórum relacionados a ementa da monitoria, grupos de estudos onlines, e plataformas de aprendizagem como o kahoot, que proporcionam aos alunos uma melhor compreensão ao conteúdo abordado.

Desta forma, a metodologia ativa se caracteriza através de uma concepção educativa que estimula a construção do processo de ensino-aprendizagem e crítico-reflexivo, proporcionando ao aluno em sua formação a elaboração de situações de ensino que desafiem a capacidade crítica do referente à realidade vivenciada, além da reflexão sobre problemas relacionados a disciplina que geram dúvidas e hipóteses, onde o aluno realiza pesquisas com o intuito de sanar as dúvidas (SILVA

et al., 2017).

O processo ensino-aprendizagem envolve diálogo e vivências acadêmicas realizadas pela participação ativa dos alunos durante a monitoria, onde são dotados de saberes que potencializam o aprendizado mútuo entre os estudantes fora da sala de aula, ocorrendo construção participação e coletiva do conhecimento (GABRIEL et al., 2018).

Em relação a categoria Contribuição da monitoria para vocação a docência, ressalta-se que a monitoria desperta o desejo de atuar como docente, constituindo-se como fator importante de busca pelo saber, resultando no desempenho do discente nos processos que o envolvem nas questões relativas a integralidade a docência, aprimorando a sua construção profissional durante a graduação, sendo relativas ao ensino, pesquisa e extensão.

Em contribuição Borato et al (2018), afirmam que o estímulo docente através da monitoria surge a partir da contribuição para a formação de profissionais críticos, sendo a liberdade de expressão ofertada pelo docente e a construção de conhecimentos teóricos e práticos de forma reflexiva e ativa no exercício da monitoria, tendo como objetivo principal adquirir o valor atribuído às práticas de ensino, pesquisa e extensão.

Ademais, a interação entre o monitor e o aluno beneficia ambos, como ferramenta integradora de aprendizagem de determinada disciplina, uma vez que há compartilhamento de informações. Enquanto o aluno necessita do monitor para sanar as dúvidas, o monitor precisa do conhecimento para compartilhar de forma efetiva os saberes. Assim, há uma fonte alternativa de aprendizagem para

90 o aluno e o monitor, ao partilhar as informações, o monitor fixa o conteúdo da referente disciplina e viabiliza uma aprendizagem mútua (SILVEIRA; SALES, 2016).

Conclusões

Portanto, a monitoria é uma importante prática integradora de aprendizagem e iniciação à docência, onde o acadêmico adquire habilidades e vocação docente por meio da elaboração das aulas e utilização de metodologias ativas. Verificou-se que a monitoria proporciona crescimento e conquistas nesse processo de ensinar e de aprender, sendo a linguagem mais adaptada e melhor entendida entre os estudantes.

As didáticas apresentadas pelos monitores são semelhantes a metodologia do professor, evidenciando aos alunos compromisso, responsabilidade com essa ocupação e dedicação, e que essa experiência possibilita ao acadêmico ascensão e vocação ao magistério superior, sendo a monitoria uma oportunidade de conhecer, de despertar e estimular para a prática docente após a graduação.

Referências

Andrade, E.G.R.; Rodrigues, I.L.A.; Nogueira, L.M.V.; Souza, D.F. Contribuição da monitoria acadêmica para o processo ensino-aprendizagem na graduação em nfermagem. Rev Bras Enferm, n.4, p. 1690-1698, 2018.

BORATO, A.; PEREIRA, M.V.S; DANIELLE BORDIN; MARTINS, A.S; FADEL, C.B. Valoração das práticas de ensino, pesquisa e extensão entre concluintes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 03-115, 2018.

BRITO, L.S.; RIBEIRO, L.S.; ULISSES, L.O.; ORTIZ, M.F.A.; WHITAKER, M.C. O. Experiência de discentes de enfermagem em metodologias ativas na atividade de ensino docente. Rev baiana enferm, v.31, n.3, p. 01-08, 2017.

GURGEL, S.S.; TAVEIRA, G.P.; MATIAS, E.O.; PINHEIRO, P.N.C.; VIEIRA, N.F.C.;LIMA, F.E.T. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados a monitoria de educação em saúde. Rev Min Enferm, v. 21, n. 10, p. 01-06, 2017.

REUL, M.A; LIMA, E.D; IRINEU, K.N ; CASTRO, R.S.; LUCAS, C.; COSTA, E.M.M.B; MADRUGA, R.C.R. Metodologias ativas de ensino aprendizagem na graduação em Odontologia e a contribuição da monitoria - relato de experiência. Revista da ABENO,v. 16, n. 2, p. 62-68, 2016.

SILVEIRA, E; SALES, F. A importância do Programa de Monitoria no ensino de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). InCID: R. Ci. Inf. e Doc, Ribeirão Preto, v. 7, n. 1, p. 131-149, mar./ago. 2016.

TAVARES, J.S.; OLIVEIRA, F.R , MAIA, C.M.A.; RODRIGUES, W.F.G. Contribuições da monitoria de anatomia humana na formação acadêmica de estudantes de enfermagem: relato de experiência. Rev enferm UFPE on line, Recife, v.11, n.3, p.176-179, ago, 2017.

FRISON, L.M.B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, jan./abr. 2016.

92

CARACTERIZAÇÃO BIOPSICOSSOCIAL DE MULHERES EM

Outline

Documentos relacionados