• Nenhum resultado encontrado

AS TICs NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Flávia Ferreira da Silva41; Lara Belmudes Bottcher42; Cibele Rodrigues Lopes43; Gabriela Gomes de Oliveira Bezerra44; Renata Lobo Landim45; Marcos Antônio Araújo Bezerra46

Resumo: Os avanços da tecnologia se permeiam e continuam em constante evolução, e foi nesse contexto que surgiram

Tecnologias de Informação e Comunicação, conhecidas como TIC’s que são compostas por ferramentas de comunicação, tecnológicas, informática. Assim as instituições de ensino, tentam inserir n seu ambiento acadêmico a utilização dos meios que compõem as TICs. O objetivo desse estudo foi verificar como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação está sendo inseridas nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física na região do cariri. O presente estudo caracteriza-se como de forma descritiva, documental, de abordagem quantitativa, através da análise de 04 matrizes curriculares de IES da região do Cariri cearense. Para análise de dados se fez uso de estatística descritiva. Observou-se que 50% das IES não disponibilizam em suas matrizes curriculares disciplinas voltadas para TIC’s, sendo que as IES que disponibilizam essas disciplinas, apenas uma delas traz em seu currículo disciplinas obrigatórias dentro da matrizes curricular. Conclui-se que a formação de professores e o empoderamento das TICs se faz necessário, pois supostamente pode contribuir de forma positiva com a educação e contribuir com práticas inovadoras auxiliando em uma aprendizagem de mais qualidade oferecendo contribuições significativas para a cultura midiática indispensável para a contemporaneidade.

Palavras-chave: TIC's. Formação Pedagógica. Educação Física.

Introdução

Ao passar dos anos é notório que a tecnologia vem tomando forma e força fazendo com que as mudanças sociais em prol dos seus avanços sejam constantes, é perceptível também que os vínculos com a tecnologia são indispensáveis para os dias atuais tornando as pessoas cada vez mais dependentes desse recurso. Nos processos educacionais e nas instituições de ensino não poderia ser

41 Faculdade Vale do Salgado. 42 Faculdade Vale do Salgado. 43 Faculdade Vale do Salgado. 44 Faculdade Vale do Salgado. 45 Faculdade Vale do Salgado. 46 Faculdade Vale do Salgado.

diferente, sendo a tecnologia fundamental para a dinâmica nos processos atuais (DALPIÁS et al., 2017).

As instituições de ensino são formadoras de massas, sendo assim deve-se compreender que acompanhar as mudanças constantes é fundamental para efetivar o sentido do por que aprender, levando em conta por sua vez a cultura dos discentes inseridos nas influências tecnologias. Nesse sentido as Tecnologias de Informações e Comunicações (TIC’s) devem ser inseridas com o intuito de aperfeiçoar a educação de uma maneira geral facilitando os métodos de ensino e aprendizagem indo a favor das mudanças sociais (SOUZA, 2016).

Desta forma segundo Lima (2015), cabe as instituições envolvidas nos processos educacionais repensar seus métodos, o que abala diretamente a formação dos professores. A grande problemática para o uso dos recursos tecnológico mais precisamente as TIC’s está na formação inicial, ou seja, na graduação onde as instituições por muitas vezes não oferecem um contato direto com a temática limitando os possíveis acontecimentos de métodos inovadores na educação (PEDRO; CHACON, 2011).

Métodos inovadores como as TICs buscam fomentar as interações entre professor e aluno fazendo com que o trabalho do professor e a motivação para aprender do aluno se tornem mais fluidas. As TICs possibilitam os profissionais do magistério um leque de possibilidades para desenvolver seus objetivos metodológicos, assim a necessidade de alfabetizar de forma tecnológica os professores é fundamental para a utilização das mídias eletrônicas em sala de aula (NEUMANN et al., 2016).

Sendo assim com o passar das décadas ricas em avanços constantes ao uso das TICs torna-se imprescindível a compreensão delas nos benefícios para o ensino, nesse sentido é essencial a análise das matrizes curriculares das instituições de ensino superior. Refletindo acerca do assunto, formulou- se a seguinte questão investigativa: qual o cenário atual das matrizes curriculares dos principais cursos de Educação Física da região do cariri para a formação de uso das TICs? Assim, o objetivo geral do estudo foi verificar como o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação está sendo inseridas nas matrizes curriculares dos cursos de Educação Física na região do cariri.

Metodologia

O presente estudo caracteriza-se de forma descritiva, com o intuído de descrever as características mediante levantamentos sobre o fato estabelecendo e suas relações (PEREIRA, 2016).

56 De abordagem quantitativa, abordagem essa que segundo Fonseca (2002) sua objetividade é recorrendo a uma linguagem matemática para descrever as causas de um fenômeno.

Como fonte de dados nos detivemos a pesquisa documental através apenas às matrizes curriculares buscando compreender a formação dos professores na utilização das TICs dos cursos de Educação Física da região do Cariri: Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – UNILEÃO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Universidade Regional do Cariri – URCA e Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Para os critérios de inclusão utilizou-se o preceito de maiores instituições de nível superior da região do Cariri a ofertar o curso de Licenciatura em Educação Física, dando origem em sua grande maioria aos profissionais presentes nessa região.

Para análise de dados se fez uso de estatística descritiva de forma simplória com apresentação de dados feitos através de tabelas montadas através do programa Microsoft Office Excel 2007, em seguida de discussões inerentes a temática abortada no presente estudo.

Resultados e Discussão

Os dados analisados foram coletados através dos sites das instituições de ensino superior de forma simples e de fácil acesso a todos, os dados utilizados estão atualizados mediante as alterações mais recentes realizadas pelas mesmas. Segue os dados dispostos na tabela 1 referente às respectivas instituições de ensino e suas matrizes curriculares analisadas no estudo.

Tabela 1. Instituições e suas matrizes curriculares.

Instituição de Ensino Cursos Ano das Matrizes Curriculares UNILEÃO Licenciatura em Educação Física 2018.2

IFCE Licenciatura em Educação Física 2016.2 URCA Licenciatura em Educação Física 2013.1

UVA Licenciatura em Educação Física 2017.2

Fonte: Matrizes curriculares do referidos cursos.

Observamos que as modificações nas matrizes curriculares são predominantemente recentes, sendo a instituição de ensino Universidade Regional do Cariri - URCA entidade publica, é a

instituição com a grande curricular mais antiga, fato esse que necessário observar já que, os cursos de nível superior mantêm como objetividade a preparação dos indivíduos para o mercado de trabalho fazendo com que a qualidade das suas competências seja notória e eficaz em suas funções. Segundo Manéia (2016), as instituições de ensino superior são detentoras de formação, nesse sentido são geradoras de conhecimento devendo ser absolutamente capazes de enriquecer a sociedade com profissionais dominantes de cultura e conhecimento. Na tabela 2, segue as análises das matrizes curriculares buscando identificar nas disciplinas ofertadas as TICs para formação de licenciados.

Tabela 2. Disciplinas ofertadas relativas as TICs nas instituições.

Cuso Disciplina Obrigatória Optativa

Educação Física - UNILEÃO

Não ofertada

Educação Física - IFCE Informática educacional X

Educação Física - URCA

Comunicação e Mídia na Educação Física e no Esporte

x

Educação Física - UVA Não ofertada

Fonte: Matrizes curriculares do referidos cursos

Pelos resultados apresentados podemos compreender que os cursos de licenciatura em Educação Física da UNILEÃO e da UVA não disponibilizam de disciplinas voltadas para o uso das TICs na formação de professores em suas grades, na instituição de ensino IFCE é ofertado uma disciplina denominada informática educacional de forma obrigatória para seus discentes, já a URCA também disponibilizando uma disciplina de forma optativa totalmente direcionada ao uso das TICs.

Os resultados vão contra os princípios do estudo de Miranda (2014), concluindo que para a formação de professores o empoderamento das TICs se faz necessário, pois supostamente pode contribuir de forma positiva com a educação e contribuir com práticas inovadoras auxiliando em uma aprendizagem de mais qualidade oferecendo contribuições significativas para a cultura midiática indispensável para a contemporaneidade.

58 Conclusão

Com os avanços tecnológicos atuais o mundo passa a ser cada dia mais rico em virtualização em todos os meios sociais em que vivemos nas instituições de ensino e aprendizagem não são diferentes, os avanços tecnológicos são progressivos nos fazendo pensar na importância do domínio do professor para com os meios tecnológicos. Após a análise realizada compreendemos que as instituições de ensino de nível superior se desinteressam pela temática midiática mediante as atualizações feitas nas matrizes curriculares recentemente não sendo ofertadas ou não sendo de modo exigido pela maioria das instituições de ensino superior.

A formação deficiente de docentes para um mundo rico em tecnologias digitais é privar-se de novos métodos de ensino e aprendizagem, fazendo se necessário um balanço das próprias instituições de ensino de licenciatura em Educação Física do Cariri Cearense. Sendo assim, concluímos que os cursos de Educação Física da região do cariri em suas matrizes curriculares não se detém a aprofundar as temáticas das TICs não preparando os futuros profissionais para lidar com as mudanças, limitando as amplas possibilidades que as TICs podes oferecer para o meio educacional.

Referências

DALPIÁ, Jucélia Tramontin et al. Inclusão das Tecnologias de Informação e Comunicação em uma Escola multisseriada Quilombola como Fomento no Processo de Ensino. Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica, Santa Catarina, v. 1, n. 1, p.1-7, nov. 2017.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

LIMA, Márcio Roberto de. Cultura Digital e Escola: Pesquisa e Formação de Professores, da Autoria de Mônica Fantin e Pier Cesare Rivoltella (orgs.), Campinas, 2012, 366 p. Revista E- curriculum, São Paulo, v. 13, n. 1, p.183-186, mar. 2015.

MANÉIA, Arismar. A responsabilidade ambiental da Universidade na formação humana. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental, Santa Maria, v. 20, n. 1, p.274-282, abr. 2016.

MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva. Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação em Contextos Educacionais: Análise de Três Momentos de um Curso Oficial de Formação de Professores. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 53, n. 1, p.55-77, jun. 2014.

NEUMANN, Sofia et al. Professores em formação e o uso das tecnologias de informação e comunicação – tics. in: ix world congress on communication and arts., 9., 2016, Guimarães. IX World Congress on Communication and Arts. Portugal: Copec, 2016. p. 37 - 40. Disponível em: <http://copec.eu/congresses/wcca2016/proc/works/8.pdf>. Acesso em: 22 ago. 2018.

PEDRO, Ketilin M.; CHACON, Miguel Claúdio Moriel. A formação de professores e a importância das tecnologias da informação e comunicação. in: Congresso nacional de formação de professores, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Prograd, 2011. p. 6609 - 6620. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/139915>. Acesso em: 20 ago. 2018.

PEREIRA, Jose Matias. Manual de metodologia da pesquisa científica. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

SOUZA, Tiago Grajanin de. Metodologia para Seleção e Implantação das Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino da Educação Básica. 2016. 104f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Matemática, Unesp, Presidente Prudente, 2016.

60

INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA EM PACIENTE COM

Outline

Documentos relacionados