• Nenhum resultado encontrado

ENSINO DE GEOGRAFIA UM OLHAR PARA OS CONFLITOS ATUAIS

Angela Beatriz Rodrigues Oliveira

Discente de geografia pela UFPI angbya@gmail.com

Maria Valdirene Araújo Moraes

Prof.ª Doutora do curso de Geografia UFPI valdirene@ufpi.edu.br

GT - Práticas pedagógicas no ensino de Geografia RESUMO

Um dos conceitos principais do que é a geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico dentro desta perspectiva o objetivo da pesquisa foi abordar os conceitos do multiculturalismo vinculando aos conceitos dos principais conflitos mundiais que levantam a temática territorial, visando trabalhar não só a tema dos conceitos territoriais mais as principais temáticas das tensões mundiais atuais, os conflitos étnicos, territoriais e culturais. A metodologia adotada foi abordar o tema na sala de aula de ensino médio, colocando os alunos em contato com a problemática do mundo atual dentro do contexto que o livro de didático aborda. Para uma melhor compressão e absorção do conteúdo, foi utilizado uma forma dinâmica de pesquisa além do livro didático e um debate com os resultados encontrados para que a compreensão territorial, étnica e cultural fosse melhor absorvida pelos alunos. No entanto, trabalhou-se com três conflitos principais levando a divisão do livro didático, Israel e Palestina: um longo conflito; África: conflitos contemporâneos; Primavera Árabe, levantou-se esses debates pois acreditamos na escola como um espaço para a promoção de debates que levem a formação do cidadão critico, é que reconheça e conheça a pluralidade do mundo atual.

Palavras-chave: Ensino de Geografia. Conflitos Atuais. Diversidade.

INTRODUÇÃO

O ensino de geografia é fundamental para contribuir no enriquecimento e na compreensão que os alunos tem do mundo, e contribuir para formação de um cidadão crítico e atuante. Visando uma educação que contribua na formação de cidadãos atuantes que possam de alguma forma contribuir para melhorar as relações presentes na escala local, nacional e mundial, para que haja uma interação de conflitos mundiais interligando a problemática com o preconceito e todos os conflitos atuais em escala local, conflitos esses da vivencia do aluno.

A pesquisa foi realizada através de debates sobre diversos conflitos, abordando três conflitos principais que estão presentes no livro didático dos alunos, utilizou-se imagens para que ocorresse um choque de culturas, visando coloca-los em inquietação ao se deparar com culturas distintas. Trabalhou-se com conceitos geográficos, e também com conceito ligados a etnia, tentando sempre abordar cada conceito e ligar com o cotidiano do aluno, fazendo um ele sobre os vários problemas da atualidade. No segundo momento da pesquisa, abordou-se três principais conflitos mundiais seguindo a ordem do livro didático e procurando abordar dentro desses conflitos em que esses conflitos são semelhantes quando comparados com os conflitos locais, que são diariamente relatados nos jornais e telejornais que eles tem acesso.

O objetivo da escola é promover a interação social, buscando a formação de um cidadão humano para que essa diversidade cultural, presente na nossas escolas, não seja ato para conflitos é sim para conhecimento e troca de informações, colando a escola com um palco de interação multicultural.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .

Dentre os conceitos pesquisados no campo da geografia, o conceito de espaço geográfico é o mais abrangente, apresentando-se como um todo, do qual derivam-se os demais conceitos cujo ele se relaciona: território e lugar. O espaço é produto das relações entre o homem e dos homens com a natureza, e ao mesmo tempo é o fator que interfere nas mesmas relações que os constituíram. O espaço é, então, a materialização das relações existentes entre os homens na sociedade (ALVES, 1999). As divisões territoriais das nações na grande maioria das vezes acontecem de acordo com a ordem de poder de cada nação ou civilização. Dessa forma, o estabelecimento das fronteiras quase nunca representou a diversidade étnica das diversas culturas e religiosidades do mundo, observa-se então o choques de etnias diferentes, ocorrendo assim conflitos, de várias dimensões.

Território é um dos principais e mais utilizados termos da Geografia, pois está diretamente relacionado aos processos de construção e transformação do espaço geográfico. Sua definição varia conforme a corrente de pensamento ou a abordagem que se realiza, mas a conceituação mais comumente adotada, o relaciona ao espaço apropriado e delimitado a partir de uma relação de poder. Utilizamos assim os conceitos para que o aluno possa desenvolver uma consciência geográfica. Segundo Esteves (2010, p 73)

Ao desenvolver uma consciência geográfica, o cidadão desenvolve a capacidade de identificar as novas compatibilidades entre o seu espaço e o do outro, e assim refletir sobre as estratégias comuns na resolução dos problemas. Ao desenvolver uma representação informada do seu território [...], desenvolver uma [...], consciência territorial que lhe permitirá compreender melhor a atuação das sociedades e dos indivíduos no espaço.

Essa consciência territorial ela se desenvolve, entre outros, através das competências de análise dos fenômenos físicos, humano e econômico a diferentes escalas (ESTEVES, 2010, p 74.) com valorização das questões sociais que afetam diretamente as várias comunidades. A geografia é de fundamental importância na formação dos alunos uma vez que transmite uma aprendizagem não só conceitual, mais também de reformulação de atitudes. Dentro desta perspectiva abordaremos os seguintes conflitos principais para a partir deles desenvolver debates acerca dos conflitos locais.

Israel e Palestina enfrentam-se há mais de 60 anos na disputa por um território na região do oriente médio. Trata-se de um dos mais longos conflitos do mundo, um dos aspectos que chama a atenção nessa faixa do globo terrestre é a diversidade cultural e religiosa. Onde iremos trabalhar a marcante presença do multiculturalismo esse forte diversidade cultural acaba por gerar diversos conflitos nessa faixa do globo. Nessa civilização vamos abordar diversos fatores mais um dos que mais geral conflitos é a religião, com a presença de três religiões importantes que cultuam e adoram um Deus único.

A África e seus conflitos contemporâneos esses conflitos são internos entres países são gerados principalmente pela divisão territorial estabelecidas pelas antigas potencias europeias, é a conflitos que resultam das diferenças culturais entre povos que passaram a viver no mesmo território, nessa abordagem vamos trabalhar os diversos conflitos internos territoriais e culturais.

Primavera Árabe se trata de manifestações quem várias partes do globo, uma busca da população de expressar seu descontentamento diante da situação vivida, a primavera árabe foi um conjunto de manifestações populares que questionaram a falta de liberdade principalmente dos países no qual foram trabalhados na pesquisa, a luta era por mais democracia.

Observasse que os alunos tem uma maior interação com a aula quando colocamos os conflitos no âmbito regional, pois muitos já ouviram falar em telejornais ou mesmo em discussões entre eles.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Foram apresentados conceitos ligados a geografia e a partir desses conceitos, apresentamos três conflitos principais para uma discursão sobre territorialidade e os conflitos de diversidades multiculturais. Abordou-se primeiramente três conflitos principais seguindo a ordem cronologia apresentada no livro didático, a partir dessa apresentação foi utilizado um slides para uma apresentação extra de informações mais detalhadas sobre os conflitos já abordados em sala de aula pela professora titular da turma. O debate ocorreu cm uma turma de nono ano de uma do escola localizada na zona Norte de Teresina.

Observou-se que quando eles são indagados a falar da cultura de povos que eles olham através do livros as palavras levantam um tom de curiosidade e ao mesmo tempo de falas e olhares de tristeza, pois as imagens chocam pela forte presença de situações desumanas, essas

imagens são utilizadas, com a intenção mesmo de provocar e fazer com que se pense o conflito com um todo, analisando qual o impacto desses conflitos na vida da população, qual a importância de se ter uma visão mais ampla da diversidade cultural.

Dentro da escala local podemos observar com o debate se desenvolve mais solto, colocamos em pauta problemas atuais que foram destaques no nacional, e também foi indagado se dentro do que foi visto, quais atitudes, deles e dos colegas eles podem considerar que foram de alguma forma com um caráter discriminatório, observamos que os relatos aparecem desde de conflitos raciais, quando conflitos religiosos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na pesquisa observou-se que a diversidade em todos os âmbitos ela merece ser trabalhada pois levanta várias questões polêmicas, seja em uma escala maior ou menor, esses conflitos que são gerados pela discriminação étnica, cultural e religiosa, fazem parte de uma diversidade presente em qualquer parte do globo terrestre, eles quando trabalhando de uma forma de entendimento fácil, leva o aluno a pensar na sua realidade e na suas atitudes, pois a escola é um local que ainda se encontra esse discriminação ou desvalorização da cultural do outro, na pesquisa foram utilizadas figuras, para que ocorresse o choque com a cultura do aluno, incentivar e fazer o aluno olhar as dificuldades enfrentadas por outros indivíduos.

Constatou-se também nesse debate que a geografia é de fundamental importância para a discussão dos fenômenos atuais uma vez que não trabalho os conceitos de forma isoladas, mais com a problemática de forma que envolva o todo, destacamos o papel da geografia é estimular o espírito crítico, desenvolver a tolerância e a disposição para um exercício responsável da cidadania.

REFERÊNCIAS

MUNDO EDUCAÇÃO. Conflitos Mundiais, [2017?]. Disponível

em<http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceito-territorio.htm>. Acesso em: 20 mar. 2017.

ESTEVES, M. H. M. B. F. Os percursos da cidadania na geografia escolar portuguesa. Tese (Doutorado) - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território- Universidade de Lisboa Portugal. 2010.

GEOGRAFIA E O ENTENDIMENTO DO MUNDO: A GEOGRAFIA E OS ALUNOS DO

Outline

Documentos relacionados