• Nenhum resultado encontrado

LEVANTAMENTO E ANÁLISE DAS QUESTÕES DE GEOGRAFIA NO ENEM: RECORTE TEMPORAL 2011 A 2016

Antonio Elias da Silva Neto 1

Estudante do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI a-e-neto1@hotmail.com

Mardonio Lima Menezes 2

Estudante do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI kayran_lima@hotmail.com

João Cassiano Pinto de Amorim 3

Estudante do Curso de Geografia da Universidade Federal do Piauí - UFPI amorimcassiano@gmail.com

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque 4

Professor do Curso de Geografia e do PPGGEO da Universidade Federal do Piauí - UFPI lindemberg@ufpi.edu.br

GT - Práticas pedagógicas no ensino de Geografia

RESUMO

O presente trabalho é fruto de uma atividade do Pibid/UFPI e trata-se de um levantamento de questões, na

área da geografia, mais recorrentes no Enem, no recorte temporal de 2011 a 2016. O objetivo principal da pesquisa foi realizar uma análise das questões de geografia no Enem, no intuito de identificar os temas mais recorrentes no Exame, promovendo um primeiro contato dos discentes com as tipologias das perguntas. Foi realizado um inventário, sequenciado pela análise pormenorizada das questões de geografia no Enem. Como resultado, tem-se que as questões encontram-se divididas em nove eixos temáticos, a saber: Globalização, Agrária, Urbana, Cartografia, População, Geografia física, Geografia cultural, Indústria e Meio ambiente/sociedade.

Palavras-chave: Geografia. Enem. Ensino. INTRODUÇÃO

O trabalho em epígrafe é fruto das atividades desenvolvidas pelo grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Geografia da UFPI, com atuação prática no CETI Governador Freitas Neto, localizado no município de Teresina, Estado do Piauí.

Como motivo para elaboração da referida pesquisa foi promover a aproximação dos alunos com a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sobretudo com os conteúdos geográficos, tendo como importância habituar os alunos às questões de geografia no Exame. Em síntese, identificou-se a carência de trabalhos científicos que se propuseram a discutir a abordagem dos conteúdos de geografia na mencionada prova.

Para a realização desta atividade, foi realizada uma pesquisa buscando informações referentes às provas do Exame Nacional do Ensino Médio na página virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), sequenciado pelo download das provas referentes às ciências humanas dos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e as duas provas de 2016, finalizando com a análise das mesmas.

Este trabalho tem como objetivo principal realizar a análise das questões de geografia do Enem, além de identificar os temas mais recorrentes no Exame, promovendo um primeiro contato dos discentes com a tipologia das questões, tendo em vista que os resultados foram trabalhados em sala de aula. Isso possibilita aos alunos um maior entendimento da sistemática dos assuntos de geografia que são cobrados no mencionado Exame.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cujo objetivo é avaliar o desempenho dos alunos ao fim do ensino médio e fornecer ao governo um panorama referente às políticas educacionais implantadas pelo Estado, aos gestores (políticos e diretores) e a sociedade (BRASIL, 2016).

Vale destacar, conforme Brasil (2012), que a partir de 2009, o ENEM passou a ser uma forma de entrada nas universidades públicas, sendo a proposta consolidada a partir de 2012. Destaca-se que o Exame, atualmente, serve como nível basilar para ingresso em universidades, inclusive fora do Brasil.

De acordo com Sayão e Nunes (2011) a partir da Lei 9.394/96 as avaliações passaram a ser um importante mecanismo para promoção de melhorias no sistema educacional. Ou seja, o Enem busca quantificar o rendimento das políticas educacionais, identificando a partir dos resultados obtidos os pontos positivos e negativos.

Por sua vez, Andrade (2016) reconhece o caráter interdisciplinar do Enem, sendo o aluno, neste exame, avaliado de acordo com as competências e habilidades adquiridas no decorrer da sua formação básica. Andrade (2016, p.50-51) afirma ainda que:

[...], a Geografia no ENEM tem uma abordagem que explora os múltiplos aspectos desta Ciência, em uma visão inter-relacional e abrangente, buscando relacionar os conteúdos da Geografia com a realidade dos estudantes, objetivando a compreensão dos problemas do mundo atual, através de diferentes olhares que buscam desenvolver um sentido de educar abrangente, que não somente valoriza a informação, mas ensinam a selecioná-la e a transformá-la em conhecimento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

De posse das informações obtidas na página virtual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), foi realizado a análise pormenorizada das provas referente às Ciências Humanas dos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, 2015 e as duas provas de 2016, considerando o viés da Geografia. Ao realizar o levantamento das questões de geografia, chegou-se ao seguinte panorama (Tabela 1):

Tabela 1 - Distribuição das questões de geografia – Enem (2011 a 2016). Ano Número de questões de Geografia

2011 20 2012 20 2013 18 2014 19 2015 19 2016 (a) 20 2016 (b) 17

Fonte: Brasil (2016). Organizado pelos autores (2017).

A análise dos dados permite a interpretação que em média há a ocorrência de 19 (dezenove) questões de geografia no Enem a cada edição. Sobre as questões analisadas é importante mencionar que as mesmas apresentam como característica a abordagem de temas trabalhados pela geografia a partir de exemplos reais, exigindo do aluno a conexão entre teoria e prática.

As questões foram agrupadas em nove categorias (Gráfico 1), sendo elas definidas a partir da temática abordada na questão. As categorias e suas respectivas temáticas são: i) Globalização: blocos econômicos, geopolítica, avanços tecnológicos e científicos; ii) Agrária: produção no campo, conflitos agrários; iii) Urbana: assuntos referentes à cidade; iv) Cartografia: interpretação de mapas, escalas e orientação; v) População: taxas demográficas, deslocamentos populacionais e conflitos; vi) Geografia física: pedologia, relevo, hidrografia e climatologia; vii) Geografia cultural: preservação de elementos culturais; viii) Indústria: modos de produção e; ix) Meio ambiente/sociedade: problemas ambientais.

Gráfico 1 - Demonstração da divisão das questões a partir dos conteúdos

Fonte: Organizado pelos autores (2017).

É importante destacar que além dos conhecimentos de geografia para responder as questões específicas do Exame, faz-se necessário o conhecimento geográfico na resolução de outras questões de áreas correlatas, demonstrando que a geografia se relaciona e integra-se com outras disciplinas, tendo em vista o seu caráter interdisciplinar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir dos resultados mencionados, fica evidente o alto índice de questões referente ao tópico denominado globalização (33%), em contrapartida, é observada menor incidência de questões que envolva a temática da geografia cultural (1%). Salienta-se que a Geografia possui um papel fundamental tanto para a sociedade (relação com o espaço geográfico), quanto na resolução do Enem (pontuação necessária para alcançar a universidade), visto que esta ciência corresponde em média a 40% da prova de ciências humanas e cerca de 10% da prova total.

Portanto, dada à quantidade de questões da Geografia no mencionado Exame, fica evidente a importância dos conteúdos geográficos para obtenção de resultados satisfatórios. Em síntese, a atividade em pauta trouxe um panorama para os estudantes conhecerem os principais tópicos abordados no Enem, considerando o recorte temporal da pesquisa.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Cristiane Maciel de Souza. Enem e ensino de geografia interfaces que precisam ser discutidas. 2016. 217f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação Em Geografia Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM. 2016. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 01 de mai. de 2017.

SAYÃO, Lucas Gabriel dos Santos; NUNES, Flaviana Gasparotti. A geografia no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): uma análise a partir das provas do período 2005 -2008. Revista de Ensino de Geografia. Uberlândia, v. 2, n. 3, p. 36-59, jul./dez. 2011.

26%

9%

20%

8%

1%

9%

15%

5%

7%

globalização geografia urbana meio ambiente/sociedade geografia fisica geografia cultural população geografia agrária industria cartografia

Outline

Documentos relacionados