• Nenhum resultado encontrado

O USO DO CORDEL COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Laiala Nunes Ferreira¹

Graduanda de Geografia da UFPI laialanunesferreira@gmail.com

Lucimara Oliveira de Sousa²

Graduanda de Geografia da UFPI lucymaraoliveiras@gmail.com

Marcos Fernandes da Silva Rocha³

Graduando de Geografia da UFPI Marcosfernandes201334@hotmail.com

Maria Noraneide R. do Nascimento4

Professora mestra em educação efetiva do CCE/DMTE/UFPI marianoraneide@ufpi.edu.br

GT - Práticas pedagógicas no ensino de Geografia. RESUMO

O seguinte trabalho tem por objetivo demonstrar a importância da utilização do cordel como uma ferramenta didática no ensino de Geografia, através de pesquisa em referenciais como artigos e livros, que tratam acerca dá literatura de cordel, como linguagem alternativa e ferramenta didática além da organização e aplicação de uma oficina, no caso o tema escolhido foi “Migração.” O trabalho contou com procedimentos metodológicos dividido em etapas distintas, iniciando com a aula expositiva, abordados assuntos relacionados a literatura de cordel sua história e introdução no Brasil, destacando a importância dessa ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Houve ainda a explicação dá estruturação de um cordel, e um breve resumo sobre migração no Brasil. A última etapa foi à atividade prática, visando a confecção de versos baseados na literatura de cordel, com os alunos de Geografia dá disciplina de Estágio Supervisionado I, no período 2017.1.

Palavras-chave: Literatura de Cordel. Ensino de Geografia. Ferramenta didática.

INTRODUÇÃO

O ensino-aprendizagem é um processo complexo e depende da atenção do professor no que diz respeito a percepção dos meios que corroborem para a máxima eficácia da aprendizagem por parte dos alunos. Baseado no estudo de ferramentas metodológicas que guiam os docentes na prática do ensino buscou-se aprofundar os conhecimentos a respeito da literatura de Cordel, que segundo Silva (2007) é uma poesia de caráter popular que utiliza versos escritos em rimas e também ilustrações que permitem tratar de diversos assuntos de maneira simples, rápida, cômica, dentre outras beneficies.

A partir desse estudo condicionado pela disciplina de Estágio Supervisionado I, realizado por graduandos de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Federal do Piauí, foi estudada a forma como o cordel pode ser utilizado como ferramenta didática no ensino de Geografia, destacando como conteúdo didático a migração com seus processos, tipos, características. Além da realização de uma oficina para a confecção de versos baseados em literatura de cordel, que tratem do mesmo conteúdo didático mencionado.

Galvão (2001 citado por SILVA, 2007) afirma que a literatura de cordel foi introduzida no Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI e XVII, a região nordeste é quem mais se destaca com o uso desse gênero literário na sua cultura. Anteriormente o cordel era realizado de forma oral em que a rima não seguia regra alguma, ou seja, não havia uma estrutura definida para a sua construção. Atualmente a regras dessa ferramenta literária mudaram, no Brasil existe a Academia Brasileira da Literatura de Cordel (ABLC), criada em 1988, que rege sobre regras no que se refere à produção dos versos deste gênero e trabalha no resgate e manutenção desta manifestação cultural.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A literatura de cordel, como ferramenta didática de linguagem alternativa, possibilita o desenvolvimento do raciocínio e a utilização da imaginação dos alunos; retrata questões do cotidiano e de determinadas regiões possibilitando os alunos associar com a sua realidade, é uma ferramenta dinâmica e de relevante importância para a prática educacional (MONTEIRO, 2007).

Segundo Menezes e Chiapetti (2015) a literatura de cordel utilizada como recurso didático é um gênero de linguagem que expressa com simplicidade e liberdade, os lugares, o cotidiano, a sociedade, o espaço geográfico. Menezes e Chiapetti (2015), afirmam ainda que a utilização do cordel dentro da sala de aula possibilita uma aula mais dinâmica, existindo uma mediação entre o objeto de ensino e o educando baseada na experiência construída na própria reflexão dos alunos. De acordo com Silva et al. (2009, p. 2):

A literatura de cordel consiste numa poesia de caráter popular, que originalmente era realizada apenas oralmente. Contudo, após alguns anos, ela passou a ser realizada de forma escrita ou impressa em folhetos. Seus versos são escritos em rimas e algumas vezes com ilustrações, que são hoje chamadas de xilogravuras.

De acordo com Silva et al. (2009, p.2)“ a literatura de cordel consiste em um recurso de comunicação popular, uma vez que aborda fatos do dia-a-dia das pessoas e, sobretudo, retrata aspectos culturais de determinada região”.A partir dos teóricos percebe-se que a literatura de cordel pode ser utilizada tanto na Geografia como nas demais disciplinas, pois a mesma está ligada com a interdisciplinaridade, contemplando os diversos temas transversais que podem ser trabalhados, estimulando uma criatividade embebida de reflexão

A oficina contemplou com uma breve explicação acerca da história da literatura de cordel e a sua introdução no Brasil. Além de destacar a importância da utilização desse recurso didático para o processo de ensino-aprendizagem, e uma rápida explicação acerca do conteúdo de migrações para a fabricação da ferramenta pelos alunos como forma prática da oficina.

Não foi possível a construção de um cordel completo por parte dos alunos devido à disponibilidade do tempo que foi destinada para a realização da oficina. Porém, os mesmos foram orientados a produzirem versos livres, como mostra na Fotografia 1.

Fotografia 1 - Flagelo Nordestino

Fonte: Alunos de Geografia (UFPI) da disciplina Estágio I

Com essa atividade observou-se que é possível construir cordéis para utilizar como ferramenta didática em sala de aula e que a mesma pode ser abordada de várias formas e com os diversos conteúdos. Como afirma Silva et. al (2009) a literatura de cordel possibilita à imaginação e desenvolvimento do raciocínio e criatividade do aluno, na medida em que o mesmo é levado a associar o cordel utilizado e o tema em foco.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por conseguinte, a literatura de cordel é um gênero que pode ser utilizado como uma ferramenta didática para o ensino de Geografia, como para as outras ciências, pois o mesmo propõe uma interdisciplinaridade, ao mesclar assuntos e temáticas de várias áreas do conhecimento, sendo possível a associação com pautas mais voltadas a ciência geográfica para o ensino básico. Além de ser trabalhado com diversos temas transversais, em que o mesmo possibilita a reflexão dos alunos acerca das temáticas através de uma linguagem simples e crítica, que por sua vez, fundamentada em uma cultura regional, tornasse riquíssima no que refere-se ao resgate e valorização da produção literária e artística nordestina.

REFERÊNCIAS

DOC TV. Manoel Monteiro em Vídeo, Verso e Prosa. Direção: Rodrigo Nunes. TVUFPB, 2007. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=-XN6AyQaQqY> Acesso em: 07 maio 2017. MENEZES, W. A; CHIAPETTI, R. J. N. O ensino da geografia na contemporaneidade: o uso de literatura de cordel. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 5, n. 10, p. 235-257, jul./dez., 2015.

SILVA, Josivaldo Custódio da. Literatura de Cordel: um fazer popular a caminho da sala de aula. João Pessoa: 2007. Disponível em:<

http://www.cchla.ufpb.br/ppgl/wp-content/uploads/2012/11/images_josi.pdf>. Acesso em: 07 maio 2017.

SILVA, S. P; LUCENA, K. G. M; LUCENA, C. R.S; SOUZA, C.O; ARAUJO, W. E; TENORIO, A. C; ARCANJO, J. G. Literatura de cordel e ensino: uma linguagem alternativa que promove a interdisciplinaridade. Recife, 2009, p.1-3. Disponível

em:<http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/R0767-1.pdf >. Acesso em: 07 maio 17

PERSPECTIVAS DAS GEOTECNOLOGIAS APLICADAS COMO RECURSOS

Outline

Documentos relacionados