• Nenhum resultado encontrado

6 PROJETO DE ENSINO “CIRCUITO DA CIÊNCIA”

6.3 ETAPA I PROCESSO SELETIVO DO GRUPO DE TRABALHO

Da teoria à prática, no dia 21 de fevereiro de 2017, no horário da disciplina de Didática Geral, foi realizada uma apresentação da proposta de pesquisa deste projeto de mestrado, por meio do projeto de ensino “Circuito da Ciência”, para os estudantes do curso de licenciatura em Química. Na sequência, no dia 03 de março de 2017, aconteceu o segundo encontro para uma seção tira dúvidas, ou seja, esclarecimentos sobre o projeto.

No dia 07 de março de 2017 foi publicado o Edital do Campus Aracruz do Ifes 01/2017 (Apêndice E), com um cronograma que constava o período de inscrição de 07 a 10 de março de 2017. Uma cópia do edital foi afixada no quadro de avisos do campus Aracruz do Ifes para que os estudantes de graduação de licenciatura tivessem melhor acesso e também foi feita uma divulgação nas salas de aula. O Edital previa um processo seletivo a partir de uma produção textual a partir de um tema, no dia 14 de março de 2017, às 18h. Houve 15 estudantes inscritos.

Na figura 4 mostra um momento da seleção do grupo de trabalho por meio da produção textual produzida pelos estudantes de licenciatura em química do campus Aracruz do Ifes.

Após a correção da redação produzida, o resultado foi publicado no 16 de março de 2017, no mesmo quadro de avisos. Foram selecionados 12 estudantes que participaram efetivamente da execução do projeto. O primeiro encontro foi realizado no dia 17 de março de 2017, com os estudantes. A figura 9 apresenta trechos da produção textual produzida pelos estudantes de licenciatura em química do campus Aracruz do Ifes na seleção do grupo de trabalho do Projeto “Circuito da Ciência”.

Figura 8 - Seleção do grupo de trabalho do Projeto Circuito da Ciência, por meio da produção textual produzida pelos estudantes de licenciatura em química do campus Aracruz do Ifes.

Fonte: Acervo pessoal da autora (2017)

Os estudantes do curso de licenciatura em Química discorreram sobre a relação entre diálogos entre espaços de educação formal e não formal no contexto da formação de professores de química. As respostas surgiram a partir das experiências pessoais e de conteúdos de educação em ciências produzidos durante as disciplinas do curso de licenciatura em Química, tais como “Instrumentação para o Ensino de Ciências”. O processo seletivo foi baseado na produção textual a partir da seguinte temática: “Tendo em vista às visitas mediadas nos espaços de educação não formal, explique de que maneira essas atividades contribuem na formação do

professor de química, levando em consideração a necessidade de se formar indivíduos cidadãos emancipados e ativos na sociedade, no contexto da educação básica”.

Figura 9 - Trechos da produção textual produzida pelos estudantes de licenciatura em química do campus Aracruz do Ifes na seleção do grupo de trabalho do Projeto “Circuito da Ciência”.

Por exemplo, um dos estudantes discorreu sobre a importância de se desenvolver conexões entre a educação básica e o mundo ao redor, superando a perspectiva da educação tradicional. Entretanto, parece que os estudantes estabelecem uma relação linear entre o uso de espaços de educação não formal com a cidadania e há uma dificuldade de associar essa prática com a disciplina de química. Em sequência do trabalho, no dia 17 de março de 2017 aconteceu o terceiro encontro, momento em que os licenciados assinaram os termos de consentimento livre esclarecido (TCLE) e a autorização do uso de imagem e som. Na ocasião, foram entregues os diários de bordo para que cada estudante possa fazer as anotações durante as etapas de pré- campo, campo e pós-campo.

Figura 10 - Diários de bordo distribuídos aos estudantes do projeto "Circuito da Ciência" em uma das reuniões iniciais.

Fonte: Elaborado pela autora (2017)

A ideia do diário de bordo foi a de produzir um diário de pesquisa, servindo como instrumento para anotações dos estudantes do projeto “Circuito da Ciência, para posterior análises dos dados por eles e pela investigadora. Na ocasião, foi escolhido o nome do projeto de ensino a partir de duas sugestões: “Viaracruz” e “Circuito da Ciência”. Neste caso, foi escolhido o nome de “Circuito da Ciência”.

De acordo com Barbosa e Hess (2010, p. 55).

[...] não se trata de anotar tudo o que eles veem, mas aquilo que lhe faz sentido, que desperta sentimentos ou reflexões e particularmente, que anotem as possíveis relações e conexões provisórias entre os diferentes fatos ou ideias que cruzam o campo das preocupações apresentadas pela disciplina.

Ao longo da apresentação do projeto como todo, buscou-se identificar alguns espaços de educação não formal da cidade de Aracruz-ES, e possíveis diálogos, mesmo provisórios, com disciplinas do currículo do curso de licenciatura em Química. Percebeu-se que alguns componentes do grupo de trabalho nunca tinham visitado alguns espaços ali explanados. Considerando a extensão territorial da cidade, foi produzida uma pequena lista compondo dos seguintes nomes de locais:

1. Estação Tratamento de Esgoto - ETE, 2. Estação de Tratamento de Água – ETA, 3. Aterro Sanitário, 4. Fibria, 5. Praias, 6. Praça, 7. Base Oceanográfica, 8. Projeto Tamar, 9. Projeto Sereias, 10. Rio Piraquê-Açu,

11. Parque Natural Municipal do Aricanga, 12. Trilha dos Camarás, e

13. Estação Biologia Marinha Ruschi.

Vale lembrar que a escolha pelos espaços a serem visitados foi um processo de decisão conjunta, ponderando tempo/espaço e condições de realização, e levando em consideração algumas características que eram indicação de maior possibilidade de explorar as temáticas. A partir da lista produzida inicialmente, foram escolhidos apenas seis espaços para serem visitados durante o desenvolvimento do projeto “Circuito da Ciência”.

A figura 11 mostra a logomarca do projeto “Circuito da Ciência”, a ideia do titulo do projeto de “Circuito da Ciência” foi de mostrar os signos sobre os espaços a serem percorridos com

maior conexão com alguns saberes científicos, buscando conexões com a educação básica. Dessa forma, os desenhos usados fazem lembrar temáticas do cotidiano escolar, tais como: energia, indústria, água, poluição, moradia, tecnologia, ambiente e sociedade.

Figura 11 - Logomarca do projeto "Circuito da Ciência".

Fonte: Elaborado pela autora (2017)