• Nenhum resultado encontrado

5 Metodologia

5.1 Etapas metodológicas

A pesquisa será estruturada de acordo as etapas indicadas na metodologia pesquisa- ação.

5.1.1 Fase Exploratória

Esta etapa tem por finalidade determinar o campo empírico, os envolvidos no problema, e como eles podem contribuir para o desenvolvimento da pesquisa. Esta fase privilegia o contato direto com o campo empírico para obter o reconhecimento visual do local, consultas a documento e discussão com os envolvidos (GIL, 1996).

5.1.1.1 Revisão de literatura

Esta etapa visa a atender aos objetivos específicos (1) Identificar, a partir do

levantamento da literatura, estudos teóricos e metodológicos sobre organização de conteúdos, no que tange a elaboração de modelos conceituais para representação da informação em hiperdocumentos; (2) Identificar, a partir do levantamento da literatura, experiências de gestão de conteúdo no contexto de periódicos científico eletrônico; (3) Identificar, a partir do levantamento da literatura sobre gestão de processos, uma metodologia para mapeamento de processos, visando delimitar o escopo do processo de submissão de artigos em periódico científico.

Ação (1): Foi feito um levantamento na literatura do campo da Organização e Representação da Informação, cujo tema recaiu sobre a construção de hiperdocumento como instrumento de organização de conteúdo em ambiente digital. Para tanto, as fontes utilizadas para consulta foram o Portal de Periódicos da CAPES, a Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação - BRAPCI, base e-LIS, referências de trabalhos consultados. Foi utilizado também o recurso adicional Google Acadêmico, que trouxe como resultado artigos indexados em bases internacionais como a ACM Digital Library. Os termos utilizados foram: “hipertexto”, “hiperdocumento”, “escrita não linear”, “documento digital”, “modelagem conceitual”, “conceptual modeling” e “hypertext”. Os termos foram buscados em todos os campos da indexação e retornou 101 artigos. Destes, 15 foram selecionados em razão do conteúdo do artigo estar associado ao termo buscado. O resultado dessa ação forneceu o embasamento teórico para a construção do Capítulo 2 – Organização de Conteúdo em Documentos Digitais.

Ação (2): Foi feito um levantamento na literatura sobre periódico científico eletrônico, cujo tema recaiu sobre a gestão de conteúdo aplicada em periódico eletrônico. Para tanto, as fontes utilizadas foram o portal de periódicos da CAPES, a BDTD, a BRAPCI, e referências de trabalhos consultados. Foi utilizado também o recurso adicional Google Acadêmico, que trouxe como resultado artigos indexados em bases internacionais. Os termos utilizados foram: “periódico científico eletrônico”, “processo de submissão”, “submissão de artigos”, “e- journal”, Electronic journals, SEER, OJS. O resultado dessa ação forneceu o embasamento teórico para a construção do Capítulo 4 – Periódico Científico Eletrônico.

Ação (3): Foi feito um levantamento na literatura sobre Gestão de Processos, cujo tema recaiu sobre mapeamento e modelagem de processos com vistas ao identificar o processo de submissão no periódico OBJN, através da delimitação do escopo de suas

atividades. Para tanto as fontes utilizadas foram o portal de periódicos da CAPES, a BDTD, e referências de trabalhos consultados. Foi utilizado também o recurso adicional Google Acadêmico, que trouxe como resultado artigos indexados em bases internacionais. Os termos utilizados foram: gestão de processos, gestão de processos de negócio, Business Process Management, BPM. A despeito do resultado satisfatório quanto ao número de trabalhos encontrados sobre BPM e gestão de processos, face à apropriação da BPM como ferramenta de apoio empregada para elaboração do mapeamento do processo de submissão na Revista OBJN, as discussões teóricas ocorreram acerca da conceituação de processo em ambiente organizacional, ficando a cargo da literatura especializada, voltada para prática profissional em BPM, o fornecimento da metodologia necessária para coletar informações, documentos e construir o modelo do processo de submissão. O resultado dessa ação forneceu o embasamento teórico para a construção do Capítulo 3 - Gestão de Processos.

A revisão de literatura empreendida nesta etapa metodológica tem como principal característica o diálogo interdisciplinar entre a Ciência da Informação (Representação da Informação) e a Engenharia da Produção (Processos de Trabalho). Nesse sentido, através dos estudos oriundos dos campos da organização da informação e gestão de processos de negócio, esta etapa apresentou como resultado a construção teórica acerca do problema de pesquisa.

5.1.1.2 Modelagem do estado atual do processo de submissão

Esta etapa visa a atender o objetivo específico (3) [...] delimitar o escopo do processo

de submissão de artigos em periódico científico. A modelagem do processo foi feita à luz da

BPM, no contexto da Gestão de Processos de Negócio. A notação gráfica utilizada foi a BPMN e a ferramenta para modelagem será o Bizagi Modeler Process.

Ação (1): Preparar o projeto de modelagem através de reuniões com envolvidos para definir a composição da equipe de trabalho, a forma de validação do processo, a ferramenta utilizada na modelagem do processo.

Ação (2): Coletar informações utilizando as técnicas cognitivas de entrevistas com a ferramenta 5W2H, observação do campo empírico e análise de documentos.

Ação (3): Construir o modelo dos macros processos do periódico científico eletrônico, a partir da coleta de informações, a fim de obter a compreensão dos processos que apoiam a publicação do artigo.

Ação (4): Construir o modelo do processo de submissão de artigo, a partir da documentação dos macros processos, utilizando o diagrama de processo de negócio privado.

Os resultados destas ações estão dispostos no capítulo 6, que trata do periódico científico eletrônico OBJN. Esta etapa metodológica tem como característica principal a produção de resultados estratégicos, cujos os efeitos das ações podem ser percebidos e/ou absorvidos pelo grupo de pesquisa, no sentido de efetuar algum tipo de mudança no ambiente empírico.

5.1.1.3 Formulação do problema

Nesta etapa utilizamos o reconhecimento do cenário empírico e o levantamento de informações e documentos, obtidos na fase exploratória, para formular um problema de ordem prática baseado na constatação evidenciada pelas ações abaixo descritas.

Ação (1): Definir um intervalo de tempo para levantar a ocorrência do rechaço. Ação (2): Quantificar o rechaço de submissão ocorrido durante o intervalo de tempo definido.

Ação (3): Levantar a causa dos rechaços ocorridos durante o intervalo de tempo definido.

Os resultados destas ações estão dispostos no capítulo 6, que trata do periódico científico eletrônico OBJN, seção 6.1.

5.1.1.4 Realização de seminário

Esta etapa teve por finalidade nortear a investigação, estabelecendo diretrizes e ações a serem empreendidas na investigação, através da reunião entre pesquisadores e os interessados na pesquisa, bem como membros convidados especialistas no assunto.

Ação (1): Identificar os representantes significativos do grupo interessado na pesquisa. Ação (2): Expor o problema identificado aos membros do grupo de pesquisa.

Ação (3): Estabelecer diretrizes e ações para conduzir a investigação.

Os resultados destas ações estão dispostos no Capítulo 6 – O Periódico Científico Eletrônico Online Brazilian Journal of Nursing. A seção 6.1 deste capítulo retrata os aspectos histórico, organizacional e o cenário empírico da pesquisa.

5.1.2 Fase de Seleção da amostra

Esta etapa tem por finalidade selecionar os elementos a serem pesquisados no universo do periódico científico eletrônico.

Ação: selecionar os documentos normativos cujo conteúdo seja destinado aos autores de artigos de periódico: o resultado dessa etapa resultou na coleta dos documentos anexos a este trabalho.

5.1.3 Fase de Elaboração do Plano de Ação

Esta fase tem por finalidade empreender as ações visando à solução do problema.

5.1.3.1 Modelização do conteúdo informacional dos documentos textuais

Esta etapa visa a atender o objetivo específico (4): Elaborar o modelo de

representação gráfica da informação não estruturada em documento textual digital no âmbito da Revista OBJN.

Ação (1): Definir os objetos de representação. Ação (2): Estabelecer as relações entre os objetos.

Ação (3): Aplicar o mapa conceitual como modelo conceitual para fins de organização das informações sob a forma de estrutura de conceitos.

Os resultados dessas ações estão dispostos no Capítulo 7 - Modelagem Conceitual dos Metadados da Submissão de Artigos na Revista OBJN. Este capítulo apresenta o mapa conceitual das informações contidas nos documentos textuais digitais utilizados na Revista OBJN.

Ação (4): Aplicar o mapa hiperbólico como modelo conceitual para fins de comunicação visual da informação através da visualização das ligações entre os nós de conteúdo. O resultado dessa ação está disposto no Capítulo 8 - Proposta de modelo conceitual para hiperdocumento: visualizando as ligações entre os nós de conteúdo.

Esta etapa metodológica tem como característica principal a produção do resultado aplicado, cujo efeito das ações implicar em alcançar o objetivo geral da pesquisa.