• Nenhum resultado encontrado

6 O Periódico Científico Eletrônico Online Brazilian Journal of Nursing

6.1 Revista Eletrônica OBJN

Para a elaboração deste item, as informações que obtivemos foram oriundas de diversas fontes, a saber: (i) sítio eletrônico da revista OBJN, (ii) reuniões de trabalho com os interessados na pesquisa, (iii) documentos internos da revista OBJN e (iv) observação do campo empírico.

O periódico científico eletrônico da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC), unidade de ensino da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Estado do Rio

de Janeiro, foi criado em 23 de abril de 2002, por esforços empreendidos pela professora Isabel Cristina Fonseca da Cruz. A professora Isabel Cristina ficou a frente da revista por quase 10 anos. Segundo informado pelo Editor-chefe da Revista OBJN, a motivação para criação da revista partiu da visão de sua fundadora, professora Isabel Cristina, sobre a difusão do conhecimento e a promoção do acesso livre. Assim, a Revista OBJN foi concebida como um periódico de livre acesso e revisão por pares, de publicação quadrimestral, ligada ao Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem, da EEAAC/UFF. A partir de 2011, foi desvinculada do programa de mestrado e passou a ter vínculo direto com a EEAAC/UFF, conforme mostra a Figura 7. A revista OBJN conta com um corpo editorial estruturado da seguinte forma: Editor-chefe, Editor Adjunto, Editores Associados, Conselho Consultivo, Revisores.

Figura 7 - Estrutura organizacional da Revista OBJN

No Brasil, foi o primeiro periódico científico da área de enfermagem a ser criado originalmente no formato online. Inicialmente, o suporte eletrônico da revista foi provido por uma página estática elaborada em hipertexto e disponível na Web. Atualmente, a revista é apoiada pelo SEER, estando nesta plataforma desde 2005.

Na perspectiva de organização voltada para a publicação científica, a Revista OBJN tem como missão “registrar, divulgar e recuperar a informação científica de alta evidência, defendendo a liberdade editorial e a integração global do conhecimento entre pesquisadores e profissionais da área de enfermagem e saúde”. A visão da organização é “figurar como a melhor a revista eletrônica de enfermagem da América Latina, a partir do seu reconhecimento pelas maiores bases indexadoras internacionais e defesa inalienável da excelência, agilidade e preceitos éticos nas publicações em saúde” (ver Apêndice A). Os objetivos da organização

contemplam: ingressar na SCIELO, ascender ao conceito máximo no índice QUALIS, e aumentar o fator de impacto da publicação.

Dentre as conquistas obtidas pela Revista OBJN, podem ser destacadas a avaliação Qualis B1 e o credenciamento na Associação Brasileira de Editores Científicos24 (ABEC), ocorridas na gestão da professora Isabel Cristina. Estas conquistas foram importantes para o periódico científico por ser tratar de reconhecimento quanto ao padrão da forma e conteúdo de suas publicações. No momento do desenvolvimento desta pesquisa, encontravam-se em andamento o processo de ingresso da Revista OBJN nas bases bibliográficas REDALYC25 e REVENF26 e a atribuição do DOI 27para aproximadamente 800 artigos.

Embora a Revista OBJN esteja em operação por quase dez anos e tenha identificação do International Standard Serial Number (ISSN), o que garante que ela seja reconhecida internacionalmente como uma publicação seriada, não foram localizados no levantamento de informações os documentos regulatórios da revista, tais como estatuto e regimento interno. Em conversas realizadas com a equipe da Revista OBJN, o Editor-chefe informou que há um planejamento de elaboração destes documentos visando melhorar as operações gerenciais da revista. Com base na coleta de informações, foi verificada a transição da Revista OBJN do sítio antigo28, uma página estática sem apoio do SEER, para o sítio atual29, uma página provida dinamicamente pelo SEER.

Seguindo o preconizado na metodologia pesquisa-ação, a pesquisa se deu em contato com os interessados no problema, neste caso, os gestores da Revista OBJN, na figura do editor-chefe e da bibliotecária responsável pela avaliação do formato do manuscrito. Durante o seminário30 realizado com a equipe de interesse na pesquisa, alguns problemas foram levantados pelo Editor-chefe da Revista OBJN. Os problemas relatados estavam associados à disponibilização de informações pertinentes à submissão de artigos. Tais informações, de caráter explicativo, são destinadas aos pesquisadores na qualidade de autores de artigo, e tem por finalidade instruí-los na realização do processo de submissão. A questão problemática concernente à submissão de artigos envolvia, então, o rechaço do manuscrito por inadequação às normas da submissão, principalmente, no que tange ao preenchimento dos metadados da

24

Sociedade civil de âmbito nacional, sem fins lucrativos, fundada em 28 de novembro de 1985, que congrega pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos-científicos (http://www.abecbrasil.org.br/index.asp).

25

Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal. 26

Portal de Revistas de Enfermagem que reune coleções coleção de revistas científicas de Enfermagem nacional e internacional, de livre acesso, em texto completo e formato eletrônico.

27

O Digital Object Identifier (DOI) – Identificador de Objeto Digital, é uma seqüência única, criada para identificar um pedaço da propriedade intelectual em um ambiente online. Extraído de: http://www.crossref.org/01company/15doi_info.html.

28

Disponível em http://www.nepae.uff.br/siteantigo/objnursing.htm. 29

Disponível em http://www.objnursing.uff.br/index.php/nursing. 30

Seminário realizado em MAR/2012 com os professores doutores Maria Luiza de Almeida Campos, orientadora desta pesquisa; Dalmo Machado, Editor-chefe da Revista OBJN; Soymara Santos, bibliotecária da Revista OBJN; Hagar Espanha Gomes, membro convidado especialista; Carlos Henrique Marcondes, membro convidado especialista; e Regina Cianconi, membro convidado especialista.

pesquisa. Após a identificação desta problemática, as diretrizes da pesquisa foram determinadas visando alcançar uma possível solução para o problema. Dessa forma, os estudos seriam iniciados com a plataforma que provê acesso à submissão de artigos, a identificação das ações e atores envolvidos no processo de submissão de artigos, análise das informações e documentos pertinentes à submissão de artigos.