• Nenhum resultado encontrado

Fase 4 – Triangulação

2 Revisão Bibliográfica

1.7. Fase 4 – Triangulação

As três fases anteriores do método convergem para esta fase final. Todas as informações coletadas na pesquisa documental, exploratória e no estudo de caso foram comparadas e analisadas em conjunto para que os achados fundamentais pudessem apresentar evidências mais seguras das respostas aos objetivos propostos.

O objetivo dessa etapa foi reunir todas as informações e interpretações para estruturá-las de forma mais compreensível ao público que se dirige. Desta fase foi possível produzir os capítulos de Análise dos Resultados (Seção 4.0), Discussão dos Resultados (Seção 5.0) e Conclusões (Seção 6.0).

4 Características das Consultorias.org

Este capítulo objetiva analisar os resultados desta pesquisa a partir dos resultados da pesquisa documental (Seção 3.1), pesquisa exploratória (Seção 3.2) e entrevistas realizadas no âmbito da Fase 3 (Seção 3.3).

A primeira seção (4.1) descreverá o campo das Consultorias.org com objetivo de contextualizá-las no Terceiro Setor, identificá-las em termos de cultura e objetivos organizacionais. A descrição baseou-se na pesquisa documental (seção 3.1) e entende-se como a posição pública das organizações, haja vista a divulgação das informações analisadas nos sites das instituições. Com isso, pretendo responder inicialmente aos objetivos específicos “c” e “d” (Seção 1.1).

A segunda seção (4.2) analisará os dados coletados na pesquisa documental, exploratória e no estudo de caso. Seu objetivo é apresentar individualmente os casos das organizações selecionadas conforme critérios declarados; minha opção por discutir os casos separadamente visa a um apoio metodológico para manter a finalidade de exploração e descrição das facetas do fenômeno em toda sua diversidade nas organizações individualmente.

A narrativa dos casos, a partir do roteiro realizado, responde aos objetivos específicos apresentados (seção 1.1). Portanto, será possível identificar as respostas de cada organização aos objetivos declarados neste estudo e, assim, do objetivo geral.

1.1 O Campo das Consultorias.org

Consultorias.org são organizações do Terceiro Setor que têm como finalidade a prestação de consultoria a outras entidades do Terceiro Setor. É importante destacar que ‘organizações do Terceiro Setor’, conforme conceituação apresentada na seção 2.1.1, são organizações privadas e sem fins lucrativos guiadas por valores particulares compartilhados entre seus membros; estes valores permeiam suas ações, que são influenciadas fortemente pelos seus associados e/ou beneficiários. Além disso, elas têm certo grau de autonomia política e econômica em relação ao estado e às empresas privadas.

Para identificar as Consultorias.org, recebi indicações junto a contatos pessoais com representantes de organizações do Terceiro Setor que já contrataram serviços de consultoria por organizações do Terceiro Setor. Contudo, isso não garantia qualificação, especialmente porque nem todos estavam certos da caracterização jurídica da consultoria e muito menos se consultoria era uma atividade importante, não incidental, da organização.

Para juntar as certezas necessárias, adotei duas estratégias. A primeira foi buscar evidências em documentos disponibilizados em site das organizações indicadas de que a consultoria constava como um dos seus objetivos principais e não se configurava numa atividade eventual da organização. A segunda foi a constatação de que as home pages possuíam domínio “.org.br”, já que para se registrar sob este domínio, a organização precisa comprovar seus fins não lucrativos conforme Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

Na pesquisa preliminar, identifiquei doze organizações do Terceiro Setor que, a princípio, possuíam em seus objetivos declarados a consultoria como uma atividade principal. Em seguida, analisei todo conteúdo disponível no site das organizações e busquei informações junto aos representantes a fim de verificar se a consultoria era uma atividade principal (e não casual) desenvolvida pela organização. Quatro organizações foram desqualificadas desta primeira coleção de organizações identificadas a partir desta análise.

Enfim, oito organizações do Terceiro Setor se configuravam como Consultorias.org a partir das qualificações que defini e compõe o campo de organizações foco deste estudo.

4.1.1 Cultura Organizacional das Consultorias.org

Esta seção tem o objetivo de apresentar os valores organizacionais declarados das Consultorias.org e analisá-los de acordo com a atividade central de interesse desta dissertação. As organizações qualificadas como Consultoria.org declaram sua missão no seu site na internet. Uma análise sobre a forma textual em que a missão é expressa demonstra que existem dois grupos de missão, de acordo com a exposição da atividade de consultoria.

No primeiro grupo, que chamo de Declaradas (D), estarão as organizações que explicitam textualmente em sua missão a prestação de serviços de consultoria. Assim, não há mal entendimento sobre sua finalidade, pois o nome “consultoria” é um vocábulo presente na expressão formal da missão. No segundo grupo, as Veladas (V), estão grande parte das Consultorias.org. Elas não declaram a palavra ‘consultoria’ em sua missão, mas utilizam

verbos como “desenvolver”, “fortalecer”, “criar base sólida”, “potencializar”, “ajudar”, “prestar assistência” a organizações sociais, sem explicitar como.

No grupo das Veladas, todas declaram em suas “Principais Atividades” ou “Projetos” a prestação de consultoria como uma atividade principal. Isso indica que o fato da ausência da declaração da atividade de consultoria como uma missão institucional não significa que as organizações pretendem ocultar tal atividade, mas indica que ela não é um fim, mas um meio para se alcançar o fortalecimento ou desenvolvimento das organizações- clientes e, assim, possam cumprir suas missões.

4.1.2 Tipos de Intervenção das Consultorias.org

Esta seção pretende identificar outros tipos de intervenção realizados pelas organizações, além da consultoria, e verificar se há complementaridade nas atividades.

As Consultorias.org não se dedicam apenas à consultoria organizacional, mas também, a programas na área de educação/formação de pessoas ou grupos (nomeados de diversas formas: treinamento, workshops, difusão de conhecimento). Na análise dos documentos, percebi que quando há intenção de complementaridade com a atividade de consultoria organizacional, ela ocorre de três formas distintas:

1. Os representantes das organizações-clientes participam de um curso, o que posteriormente oportuniza a realização de uma consultoria para avaliar a implantação das ferramentas aprendidas;

2. Os cursos são complementares às consultorias, mas não diretamente interligados pela implantação de ferramentas aprendidas;

3. Os cursos de formação visam à criação de habilidades de intervenção nos participantes das organizações-cliente;

No entanto, há organizações que não demonstram intenção na complementaridade na ação de educação e consultoria. Essa discussão, assim como outras que irão responder mais detalhadamente aos objetivos desta dissertação, será tratada na próxima seção, que tem como objetivo apresentar um estudo de caso das organizações participantes à luz dos objetivos declarados nesta dissertação.