• Nenhum resultado encontrado

Intervenções oferecidas e realizadas pelas Consultorias.org e seus diferenciais

No documento Consultorias.org a Serviço do Terceiro Setor (páginas 161-168)

PROJETO CONSULTORIA Forma com as pessoas se relacionam com

5 Discussão de Resultados: Afinal, quais são as características das Consultorias.org?

5.3 Intervenções oferecidas e realizadas pelas Consultorias.org e seus diferenciais

Esta seção tem por objetivo apresentar os tipos de intervenção oferecidos pela Consultorias.org, aquelas realizadas com mais freqüência, as áreas de gestão onde elas ocorrem e também apresentar os principais diferenciais percebidos na intervenção quando comparado com seus concorrentes.

Consultorias.org. E mais uma vez os tipos de intervenção podem ser apontados de acordo com a natureza da origem da organização. As Consultorias.org evolutivas evidenciam nos relatos sobre sua intervenção que são influenciadas pela Consultoria de Processos; as Consultorias.org empresariais se utilizam da estratégia de venda de pacotes de gestão.

As Consultorias.org evolutivas realizam, de forma geral, três tipos de intervenção:  Consultoria;

 Seminários com temas de interesse das organizações-clientes;  Programa de Formação / Educação;

A Consultoria de Processo é uma influência ativa nas intervenções das duas Consultorias.org evolutivas. Para chegar a esta conclusão, analisei os valores declarados pelas organizações na operação e no método de intervenção, assim como os elementos que regem seu trabalho, discutidos nas entrevistas e encontrados nos documentos pesquisados.

Um dos primeiros pontos que percebi é que o processo de intervenção, desde o diagnóstico até a implantação das mudanças planejadas, é realizado juntamente com o cliente e respeitando a cultura organizacional. O relacionamento estreito com o cliente durante a intervenção também foi verificado em relatos dessas Consultorias.org.

Outro elemento importante que demonstra a influência da Consultoria de Processo, é que os representantes das Consultorias.org evolutivas fizeram questão de destacar que visam à criação de capacidades de intervenção no cliente e que desejam uma estadia passageira nas ONG-cliente, como conseqüência da autonomia que se tenta construir no processo de consultoria.

Adicionalmente a estes pontos, há uma Consultoria.org evolutiva, a AB, que declara Edgar Schein como um dos autores que influenciam formalmente seu método de intervenção.

Alguns pontos que podem demonstrar a influência da Consultoria de Processo não foram possíveis identificar. Também não é o objetivo do trabalho verificar coerência ou não com a Consultoria de Processo. Neste sentido, o que posso apresentar, a partir das análises, é que há evidências das influências da Consultoria de Processo no processo de intervenção das consultorias evolutivas.

As Consultorias.org empresariais realizam apenas um tipo de intervenção: consultoria organizacional. A diferença entre a operação das evolutivas para as empresariais está no formato: verifiquei que estas oferecem intervenções no formato de pacote de gestão.

“Pacote de Gestão” (também chamados de empresariais ou gerenciais), segundo definição de Paes de Paula e Wood Jr. (2004), é um conjunto de técnicas implantadas com

sucesso numa dada realidade organizacional e que pode ser descrita, passo a passo, para sua introdução num outro lócus organizacional. O modelo de especialista descrito por Edgard Schein (2008) também descreve esta técnica.

O formato de intervenção por meio dos pacotes de gestão tem forte influência da racionalidade instrumental do ambiente empresarial. Afinal, foi neste ambiente que este modelo de intervenção surgiu (nas consultorias organizacionais), desenvolveu-se (nas empresas privadas), propagou-se (pelos gurus de gestão, ex-consultores ou ex-executivos) e continua sendo utilizado, apesar do seu enfraquecimento pelos casos de insucesso propagados. A descrição sobre a intervenção descrita pelas Consultorias.org empresariais segue este formato de pacotes de gestão. São ferramentas acabadas e que sistematicamente são oferecidas às ONG-cliente a partir da verificação do seu não uso.

Os representantes das Consultorias.org empresariais declararam que a intervenção das organizações que representam consiste em implantar técnicas / ferramentas desenvolvidas por consultores e/ou executivos. As técnicas e ferramentas implantadas foram desenvolvidas pelas empresas baseadas em experiências de implantação (institucionais ou pessoais) anteriores; há também ferramentas desenvolvidas por consultores externos e que tiveram sua eficiência e eficácia atestada pela própria Consultoria.org empresarial e que, portanto, faz parte do seu portfolio de produtos.

Analisei os pacotes de gestão das Consultorias.org empresariais por meio do estudo de seus manuais, disponíveis para download nas home pages das organizações. Estes documentos, de forma geral, estão divididos em três partes: a primeira é um relato das problemáticas organizacionais que faz com que seja necessária a implantação da ferramenta; a segunda parte, é uma descrição das fases para implantação da metodologia (passo a passo); por fim, há uma descrição dos benefícios que serão alcançados ao final da implantação da ferramenta.

O processo de legitimação dos pacotes das Consultorias.org empresariais, assim como os pacotes de gestão das consultorias organizacionais empresarias, também é circular e utilizam-se das mesmas técnicas. A avaliação da aplicabilidade da ferramenta é atestada pela própria Consultoria.org e disseminada por seus próprios consultores; os casos de sucesso são relatados a partir da própria experiência da organização na implantação. Como forma de reforçar a avaliação e a legitimidade da ferramenta, destaca-se, nos manuais, o currículo dos criadores das ferramentas, como meio de comprovar sua experiência e formação, capazes de apoiar a organização na superação das problemáticas surgidas.

ocorrem com freqüência é de planejamento. As intervenções das Consultorias.org empresariais são vendidas sobre forma de pacotes de gestão – elas ensinam as ONG-clientes a operar uma planilha eletrônica que desenvolve cenários e estima resultados financeiros de suas operações em um período de tempo; a outra Consultoria.org ensina um método de planejamento baseado em perguntas e respostas desenvolvidos por sua fundadora.

Por outro lado nas intervenções das Consultorias.org evolutivas não foi verificado evidências de que há ferramentas pré-estabelecidas, mas meios de como a intervenção deva ser realizada para que as pessoas alcancem o objetivo proposto. Nos relatos de caso, inclusive, o foco é o processo de mudança das pessoas, não na ferramenta em si.

A forma de intervenção das Consultorias.org evolutivas e empresariais estão em lados opostos das práticas de consultoria organizacional e isso é influenciado pela forma como a fundação da organização foi conduzida, principalmente os valores dos fundadores.

Diferencial da Intervenção

O diferencial da intervenção realizada pelas Consultorias.org diz muito sobre sua operação; é o que as distingue das consultorias organizacionais privadas e, também, justificam sua existência mesmo diante de um mercado de consultoria com poderosas instituições multinacionais e multimilionárias.

Identifiquei grupos de diferenciais nas respostas dos entrevistados. O primeiro está relacionado com as pessoas e a forma como elas tomam as rédeas do desenvolvimento das ONG-clientes após o processo de intervenção das Consultorias.org.

Foi destacado pelos representantes das Consultorias.org evolutivas a melhoria da capacidade de diálogo das pessoas que participam do processo de intervenção, o desenvolvimento dos colaboradores que passam a entender a forma como o processo foi conduzido, a reflexão sobre a prática organizacional e a responsabilização do cliente pelo processo de intervenção como parte do aprendizado para ganhar autonomia da Consultoria.org.

O segundo diferencial é resultado do primeiro: a autonomia que as ONG-cliente alcançam após o processo de intervenção. Ele é referenciado com muito realce por três das quatro Consultorias.org estudadas – há uma busca ativa pela autonomia do cliente durante o processo de consultoria, pois o objetivo é que, após a realização do trabalho, as ONG-clientes sejam responsáveis pelo seu processo de desenvolvimento futuro.

A exaltação da busca pela autonomia do cliente é uma forma de se colocar contrariamente a posição das consultorias organizacionais tradicionais, já que elas são

reconhecidas por realizar estratégias de manutenção dos clientes sob sua dependência, um dos grandes mal entendidos da relação consultor-cliente (MOURA, 2005).

Uma Consultoria.org empresarial citou a experiência de sua rede internacional de organizações e os pacotes de gestão que ela desenvolveu como seu principal diferencial. Estes geralmente são diferenciais citados pelas grandes redes internacionais de consultoria organizacional. A influência dessas organizações é tão latente, no caso da ConsultoriaB.org, que a autonomia da ONG - cliente não foi citada por ela como um diferencial; ao contrário, ela sempre está tentando novos projetos a serem realizados com as organizações clientes por meio da captação de fundos que realiza.

Por fim, o último grupo de diferencial, que é contraditório com a atuação das Consultorias.org empresariais, mas não das evolutivas, é a não utilização de pacotes de gestão para realizar intervenção.

Esses conjuntos de diferenciais apresentados evidenciam, mais uma vez, a grande oposição dos valores da intervenção das Consultorias.org empresariais e evolutivas, mesmo que os valores de autonomia tenham sido citados por uma Consultoria.org empresarial.

Os diferenciais apontados pela ConsultoriaB.org mostra que a influência do setor de consultoria organizacional privado não está distante das Consultorias.org. O quê diferenciaria, então, a atuação das organizações desses dois setores? Para responder essa pergunta, surge um novo diferencial, não citado pelos representantes: o fato das Consultorias.org serem organizações do Terceiro Setor.

Ser uma organização do Terceiro Setor, no contexto de operação das Consultorias.org, tem um significado importante e realça outros diferenciais de operações. Primeiramente, na teoria, há um compartilhamento de valores comuns ao setor (como não ter fins de lucro nas operações e trabalhar em benefício dos outros); neste ponto, há uma possibilidade de maior facilidade de entendimento das características culturais das organizações clientes, além de possibilitar o financiamento das operações de consultoria por entidades de fomento do Terceiro Setor.

Assim, ser organização do Terceiro Setor aproxima culturalmente as organizações e facilita o financiamento de suas atividades.

Visão de Futuro sobre tipos de Intervenção

Há duas áreas na gestão organizacional que as Consultorias.org destacaram como possibilidade de realização de consultoria no futuro: a estratégica e captação de fundos.

governança e lideranças. É verificado pelos entrevistados que cada vez mais essas áreas precisam de apoio para profissionalização, pois ela guia a organização desde o planejamento até sua operação e tem sido cada vez mais importante apoiar todas as instâncias organizacionais a realizarem um bom trabalho.

A segunda área que os entrevistados vislumbram como possibilidade de intervenção no futuro é a de captação de fundos. Como já discutido, há uma concorrência grande por projetos de captação de recursos e o apoio de consultoria para fortalecer essa área dentro das ONG está sendo percebido como uma oportunidade no futuro.

Outras áreas foram citadas, como Planejamento, Jurídica, Operações, Produção e até mesmo sistemas de informação. No entanto, não tiveram destaque dos representantes como as duas primeiras apresentadas.

Apesar das Consultorias.org reconhecerem a importância da área estratégica e de captação de fundos para a operação futura da organização, não há em curso um programa de treinamento que dê suporte ao desenvolvimento dos consultores nas intervenções futuras. Apenas uma Consultoria.org evolutiva realiza um programa formal de treinamento com os consultores e avalia o desenvolvimento dos mesmos de forma sistemática visando à demanda futura.

Neste contexto, percebo que apesar das organizações vislumbrarem demanda futura para sua operação, elas acreditam que as capacidades existentes já dão suporte a essa demanda; ou não há uma preocupação corrente com o desenvolvimento das capacidades internas dos consultores.

Forma de contratação de consultoria

O relato do fluxo de contratação de Consultorias.org por ONG-clientes é distinto entre as organizações. Há um fluxo que se pode entender comum entre as evolutivas; no entanto, ele é bem diferente do fluxo das empresariais e estas também não apresentam qualquer semelhança entre si quando o assunto é contratação de consultorias por ONG- clientes.

Nas Consultorias.org evolutivas o processo de negociação do contrato geralmente se inicia com o contato do cliente que em seguida recebe uma visita de um consultor da Consultoria.org. Esta visita resulta numa proposta da Consultoria.org contendo objetivos, métodos e orçamento do trabalho. A ONG - cliente analisa o documento, verifica coerência com sua demanda e discute a proposta com a Consultoria.org até sua aprovação. Logo em seguida as atividades são iniciadas.

O contato pessoal entre cliente e consultor é muito valorizado pelas Consultorias.org. Em todos os momentos de discussão sobre o fluxo de contratação das Consultorias.org, seus representantes fizeram questão de destacar o contato e a participação do cliente em todo o processo.

Uma outra forma de contratação ocorre quando as Consultorias.org captam recursos para realizar intervenções em ONG-clientes. Neste caso a demanda pode partir tanto do cliente quanto dos financiadores. As Consultorias.org empresariais usam do instrumento de captação de fundos de forma constante, mas o relato de resposta a editais de projetos não é estranho a nenhuma Consultoria.org.

A captação de fundos para realização de um projeto específico, com objetivos, prazos e metas definidos é uma forma comum de atuação no Terceiro Setor. As Consultorias.org, como membro do setor, acabam utilizando desse instrumento para financiamento de suas atividades. No entanto, isso gera um conflito de interesse. Quando as Consultorias.org captam fundos e oferecem o serviço para as ONG-clientes, fica difusa a demanda. Até que ponto há necessidade da intervenção? Caso não fosse oferecido o serviço sem custos pela Consultoria.org, as ONG-clientes implantariam os pacotes gerenciais vendidos pelas Consultorias.org empresariais? Ou investiriam seu tempo numa Consultoria de Processo das Consultorias.org evolutivas que não captam fundos?

Essas respostas não surgem quando a ONG - cliente capta os fundos de financiamento da intervenção, mas o oposto gera bastante confusão entre demanda e oferta, além ser um peso que deixa ainda mais desequilibrada a balança da relação consultor-cliente.

Uma última forma de contratação descrita pelo representante de uma Consultoria.org evolutiva é a contratação de um trabalho pontual. O cliente tem uma demanda para a Consultoria.org, que pode ser respondida em um ou dois dias, e os consultores atendem a demanda sem a necessidade de um contrato formal. A cobrança de horas é realizada de forma avulsa.

Esta forma de contratação pode evidenciar uma contradição aos ideais de autonomia declarados pelas Consultorias.org evolutivas. No entanto, também pode ser considerado um processo de “desamamentar” a ONG - cliente. Não consegui informações suficientes que pudesse alcançar uma conclusão sobre qual o motivo de maior influência.

5.4 Referenciais Teóricos que influenciam as Consultorias.org

No documento Consultorias.org a Serviço do Terceiro Setor (páginas 161-168)