• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA DE PESQUISA

4.2. RESULTADOS DA PESQUISA QUANTITATIVA

4.2.4. Fatores facilitadores e dificultadores do processo de inovação

O último objetivo específico do estudo é levantar os fatores facilitadores e dificultadores (de âmbito interno e externo) do processo de inovação nas empresas de base tecnológica instaladas no Polo Tecnológico de Florianópolis. De início, contém os resultados de fatores facilitadores do processo de inovação (internos e externos) e depois os resultados dos fatores dificultadores internos e externos.

O Gráfico 9 apresenta os resultados de fatores internos facilitadores do processo de inovação. Os fatores facilitadores assinalados pela maioria das empresas pesquisadas são, por ordem decrescente de citação: existência de cultura organizacional favorável à inovação (72,7% das empresas pesquisadas), comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo de inovação (72,7%), disponibilidade de funcionários qualificado (66,7%), forma de atuação da liderança e dirigentes da organização (60,6%) e a integração entre áreas e pessoas envolvidas no processo de inovação (57,6%). Os fatores internos facilitadores menos assinalados são, por ordem crescente de citação: facilidade de mensuração dos resultados das inovações (6,1%), existência de processo de inovação bem estruturado (33,3%) e existência de técnicas e ferramentas adequadas ao processo de inovação (39,4%).

Gráfico 9 – Principais facilitadores internos do processo de inovação (n=33)

0,0% 6,1% 33,3% 39,4% 42,4% 48,5% 57,6% 60,6% 66,7% 72,7% 72,7% Outro? Qual? Facilidade na mensuração dos resultados Processo de inovação bem estruturado Existência de técnicas/ferramentas adequadas Disponibilidade de recursos financeiros Disponibilidade de informações e materiais Integração entre áreas/pessoas envolvidas Atuação da liderança/dirigente da empresa Existência de pessoal qualificado Comprometimento dos colaboradores Cultura organizacional favorável à inovação

O Gráfico 10 apresenta os resultados de fatores externos facilitadores do processo de inovação. Os fatores facilitadores assinalados pela maioria das empresas pesquisadas são apenas a participação de clientes no processo de inovação (66,7% das empresas pesquisadas) e a disponibilidade de novas tecnologias no mercado (57,6%). Os fatores externos facilitadores menos assinalados são, por ordem crescente de citação: apoio de agências reguladoras do setor (12,1%), cooperação de universidades e instituições de ensino superior (27,3%), disponibilidade de serviços técnicos externos adequados (27,3%), apoio de entidades e associações empresariais da região (27,3%) e apoio governamental ao processo de inovação das empresas de base tecnológica pesquisadas (30,3%).

Gráfico 10 – Principais facilitadores externos do processo de inovação (n=33)

0,0% 12,1% 27,3% 27,3% 27,3% 30,3% 42,4% 45,5% 48,5% 57,6% 66,7% Outro? Qual? Apoio de agências reguladoras do setor Cooperação de universidades Serviços técnicos externos adequados Apoio de entidades/associações empresariais Apoio governamental para inovações Participação de fornecedores no processo Acesso aos incentivos fiscais para inovação Acesso às fontes e agências de fomento Disponibilidade de novas tecnologias Participação de clientes no processo

Fonte: Empresas do Polo Tecnológico de Florianópolis pesquisadas, 2013.

O Gráfico 11 contém os resultados de fatores internos dificultadores do processo de inovação. Um único fator dificultador foi assinalado pela maioria das empresas pesquisadas: a falta de recursos financeiros para o processo de inovação (citado por 54,5% das empresas pesquisadas). Ao passo que os fatores internos dificultadores menos assinalados são, por ordem crescente de citação: falhas da liderança ou dirigentes da organização (12,1%), existência de conflitos entre áreas e pessoas envolvidas no processo de inovação (12,1%), falta de informações e materiais internos necessários ao processo de inovação (15,2%), falta de técnicas e ferramentas adequadas ao processo de inovação (18,2%), falta de comprometimento dos colaboradores envolvidos nas inovações (18,2%) e falta de cultura de inovação na empresa (18,2%).

Gráfico 11 – Principais dificultadores internos do processo de inovação (n=33) 0,0% 12,1% 12,1% 15,2% 18,2% 18,2% 18,2% 30,3% 33,3% 39,4% 54,5% Outro? Qual? Falhas da liderança/dirigentes da empresa Conflitos entre áreas/pessoas envolvidas Falta de informações e materiais internos Falta de técnicas e ferramentas adequadas Falta de comprometimento de colaboradores Falta cultura de inovação na empresa Falta de pessoal qualificado Falha na estruturação do processo de inovação Dificuldades na mensuração dos resultados Falta de recursos financeiros

Fonte: Empresas do Polo Tecnológico de Florianópolis pesquisadas, 2013.

O Gráfico 12 apresenta os resultados de fatores externos dificultadores do processo de inovação. Os fatores dificultadores mais assinalados são, por ordem decrescente de citação: falta de apoio governamental (42,4% das empresas pesquisadas), escassez de fontes e agências de fomento à inovação (42,4%), falta de incentivos fiscais para inovações (39,4%) e as exigências legais/atuação das agências reguladoras do setor de base tecnológica (36,4%). Os fatores externos dificultadores menos assinalados são, por ordem crescente de citação: deficiências dos fornecedores envolvidos no processo de inovação (15,2%), falta de novas tecnologias disponíveis no mercado (18,2%), deficiências nos serviços técnicos externos (18,2%) e a falta de apoio de entidades e associações empresariais da região (18,2%).

Gráfico 12 – Principais dificultadores externos do processo de inovação (n=33) 6,1% 15,2% 18,2% 18,2% 18,2% 21,2% 24,2% 36,4% 39,4% 42,4% 42,4% Outro? Qual? Deficiências de fornecedores no processo Falta novas tecnologias no mercado Deficiências nos serviços técnicos externos Falta apoio de entidades empresariais Falta cooperação de universidades Falhas na participação do cliente no processo Exigências legais/agências reguladoras do setor Falta de incentivos fiscais para inovação Escassez de fontes/agências de financiamento Falta apoio governamental

Fonte: Empresas do Polo Tecnológico de Florianópolis pesquisadas, 2013.

O cruzamento dos Gráficos 9 e 11 revela os fatores internos que mais afetam o processo de inovação nas empresas de base tecnológica pesquisadas. Os resultados desse cruzamento apontam como fatores internos mais citados, por ordem decrescente de frequência: existência de cultura organizacional favorável à inovação (72,7% das empresas pesquisadas), comprometimento dos colaboradores envolvidos no processo de inovação (72,7%), existência de pessoal qualificado para inovações (66,7%), atuação da liderança e dirigentes da organização (60,6%), existência de integração entre áreas e pessoas envolvidas nas inovações (57,6%) e falta de recursos financeiros disponíveis para inovação (54,5%).

O cruzamento dos Gráficos 10 e 12 revela os fatores externos que mais afetam o processo de inovação nas empresas de base tecnológica pesquisadas. Os resultados desse cruzamento apontam como fatores externos mais mencionados, por ordem decrescente de citação: a participação de clientes no processo de inovação (em 66,7% das empresas pesquisadas), a disponibilidade de novas tecnologias no mercado (57,6%), a falta de apoio governamental (42,4%), a escassez de fontes e agência de financiamento de inovações (42,4%), a falta de incentivos fiscais para inovação (39,4%) e exigências legais/atuação das agências reguladoras do setor (36,4%).