• Nenhum resultado encontrado

Fazer provisão financeira para o fechamento

No documento Guia para Planejamento do Fechamento de Mina (páginas 154-159)

Independentemente de qualquer exigência legal, é boa prática ampla- mente reconhecida que as empresas de mineração constituam provisão financeira para fechamento. As regras contábeis de cada jurisdição terão que ser observadas, mas a orientação básica é sempre a de que a provisão deve ser suficiente para cobrir todas as despesas previsíveis relacionadas ao fechamento (o custo dos programas), acrescido de um percentual (a ser estipulado em cada caso, mas que pode ser arbitrado em 10%) para contingências. A venda de ativos não deve ser considerada como gerado- ra de receita para fins de cálculo da provisão. Para ter credibilidade, as provisões devem ser auditadas por terceira parte independente.

Comumente, uma provisão financeira deve aumentar rapidamente nos primeiros estágios do desenvolvimento da mina, e então crescer lenta- mente ou mesmo permanecer constante durante os estágios de opera- ção, sempre que houver recuperação ambiental progressiva (Boa Prática 2.7). A conclusão de trabalhos de reabilitação de pilhas de estéril pode ser ocasião para rever a provisão.

O grau em que objetivos de reabilitação ambiental ou outros objeti- vos são atingidos é muitas vezes tratado sem o devido cuidado, tanto por empresas quanto por órgãos governamentais. A execução de um programa ou projeto não é um sinônimo de atendimento ao objetivo, sendo necessário medir e avaliar os resultados, mediante indicadores previamente selecionados e acordados com as partes interessadas. No Brasil e em vários outros países, a questão de saber se determinada área “está recuperada” ainda costuma ser tratada de forma subjetiva ou bu- rocrática, ou seja, ao invés de se procurar verificar se os objetivos de recuperação de áreas degradadas foram atingidos, verifica-se apenas se as ações descritas foram implementadas.

O desbloqueio de provisões internas ou o resgate de garantias somente deveria ser feito mediante clara comprovação de que os objetivos e metas de cada programa tenham sidos atingidos e não apenas pela constatação de que determinada obrigação de fazer foi cumprida.

Para saber mais:

ANzMEC/MCA, Australian and New zealand Minerals and Energy Council. Minerals Council of Australia. 2006. Strategic framework for mine closure. Canberra. 2000.

ICMM, International Council on Mining & Metals. 2006. Guidance Paper:

Financial Assurance for Mine Closure and Reclamation. ICMM, London.

Sánchez, L.E. 2005. Danos e passivo ambiental. In: Philippi Jr., A.; Alves, A.C.,

DIRETRIz 6

a empreSa Deve aCompanhar o

DeSenvoLvimento SoCioeConômiCo LoCaL

O

s impactos na economia local e regional quando da implantação

de um empreendimento mineiro dependem de fatores como o porte e nível de investimento e da própria dinâmica econômica do contexto no qual estará inserido. A literatura especializada e a experiência têm demonstrado que alguns impactos na economia já são esperados, sendo os principais:

expansão dos níveis de emprego e da massa salarial

elevação do salário médio real e das condições gerais de empregabilidade

expansão da base tributável, com possibilidade de maiores inves- timentos em serviços sociais básicos de saúde, educação, infraes- trutura etc

criação de um ambiente de desenvolvimento local e regional, com possibilidade de ocorrer uma diversificação da base produtiva

qualificação da força de trabalho local para os novos postos de

serviços a serem abertos

A mineração pode contribuir, assim, para a formação de um ciclo de crescimento econômico nos municípios em que se localiza, para a ele- vação dos níveis de renda per capita, e os efeitos positivos podem se estender para o contexto regional. Contudo, não se pode esperar que as taxas de crescimento observadas em determinado período de implan- tação e início de operação do empreendimento, perdurem por décadas, garantindo os mesmos níveis de crescimento econômico.

É preciso compreender a natureza dos ciclos de expansão econômica de longo prazo e as possibilidades de crescimento dos municípios e regi- ões onde se encontra instalada uma determinada atividade produtiva,

considerando desde o auge da atividade até seu declínio. Este ciclo de- pende não apenas das características da mineração, como também das condições gerais do mercado. Além disso, é preciso verificar como é aproveitado ou não o campo de oportunidades que se abre em relação à geração de renda e emprego e à capacidade de tornar o crescimento eco- nômico perene por meio de políticas de desenvolvimento sustentável em benefício das populações futuras. Um investimento em mineração pode ter efeitos multiplicadores gerados pela demanda de serviços (seguran- ça, transporte, alimentação, manutenção de instalações e equipamentos etc.) e induzidos pela demanda de serviços pessoais/familiares e bens de consumo não duráveis.

No caso de municípios de base mineradora, a compreensão e análise das etapas do longo ciclo de crescimento econômico desencadeado pela instalação da mineração são subsídios críticos para se pensar o fecha- mento de uma mina. Essa condição é tanto mais importante quanto maior for a dependência do município em relação à atividade minera- dora, por exemplo, naqueles municípios em que há uma predominância dos investimentos na extração mineral na formação do Produto Interno Bruto (PIB) municipal.

A dependência econômica de um município de base mineradora tam- bém está diretamente associada às receitas geradas pela atividade de mineração, sobretudo a Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), além das receitas provenientes do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), do aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O aumento desses tributos é gerado pelos novos serviços e demandas da mineração no município, que se dá em sua maior parte na implantação, e em menor grau até o final da ope- ração. Quanto maior a proporção dessas rendas, maior a importância da atividade mineira para a economia do município.

Além de promover o crescimento econômico, a presença da mineração em uma determinada comunidade deve ser capaz de contribuir para o

seu efetivo desenvolvimento de forma sustentável, de tal modo que ela possa desenvolver-se com independência, especialmente depois do tér- mino da atividade mineira. A mineração pode desempenhar um papel central no desenvolvimento comunitário, com iniciativas que promo- vam a conversão de um ativo local – o recuso natural não renovável – em outro ativo local de natureza diversa, ou seja, o capital humano e social. Para isso, os objetivos estratégicos de longo prazo da empresa devem estar alinhados aos planos atuais e futuros de desenvolvimen- to local e regional. A empresa deve envolver as partes interessadas e adotar iniciativas que visem o fortalecimento das capacidades da co- munidade, de forma articulada ao poder público local. Idealmente, es- ses princípios deveriam estar presentes desde as etapas iniciais de um projeto de mineração, mas devem ser cuidadosamente considerados na etapa de desativação.

Assim, o planejamento do fechamento de uma mina deve considerar:

a natureza do ciclo de crescimento econômico promovido pela

atividade mineradora, suas etapas e características

a proporção das receitas arrecadadas direta ou indiretamente ligadas ao setor mineral em relação à formação da receita total;

a capacidade de diversificação da base econômica a partir das

oportunidades geradas pela presença da mineração

a capacidade de desenvolvimento sustentável da comunidade A implementação desta diretriz é facilitada pela adoção das seguintes práticas:

Boa prática 6.1 Analisar o contexto socioeconômico local e regional Boa prática 6.2 Acompanhar os indicadores de desenvolvimento e

de qualidade de vida

Boa prática 6.3 Desenvolver programas que fomentem a diversifica- ção da base produtiva local

Boa prática 6.4 Implantar programas visando o desenvolvimento comunitário

No documento Guia para Planejamento do Fechamento de Mina (páginas 154-159)

Documentos relacionados