• Nenhum resultado encontrado

registrar os resultados do planejamento em um plano de Fechamento

No documento Guia para Planejamento do Fechamento de Mina (páginas 130-136)

O Plano de Fechamento documenta os resultados do processo de plane- jamento e registra os compromissos da empresa perante as partes inte- ressadas. Este plano reúne as principais informações e orientações para a empresa implementar ações de fechamento.

Há grande consenso sobre a necessidade de que um Plano de Fechamento seja preparado mediante detalhamento progressivo, conforme avance o perí- odo de vida da mina. Embora haja diferentes terminologias empregadas por empresas e na literatura, os pontos de maior concordância são: (1) antes da abertura de uma mina, deve-se preparar um plano conceitual de fechamen- to; (2) para minas em operação que não tiveram um Plano de Fechamento preparado desde sua concepção, um plano básico deve ser preparado o mais cedo possível; (3) durante a fase de operação, planos sucessivos são prepara- dos com crescente detalhamento; (4) alguns anos antes da data programada para encerramento da produção, um plano detalhado deve ser preparado. A prática que tem se consolidado no Brasil tem adotado entendimentos como os seguintes:

plano conceitual: Este plano acompanha os demais documentos de projeto e pode incluir um estudo de alternativas de uso futuro ou ser precedido por tal estudo ou, ainda, pelo delineamento de uma estratégia de fechamento. Tal estratégia contém orientações gerais que norteiam a escolha de objetivos de fechamento ou mesmo define tais objetivos (Boas Práticas 1.2 e 2.6). Um estudo de alternativas auxilia na definição desses objetivos. O plano também deve apresentar o conceito vislumbrado para fechamento, indicando, por exemplo, a necessidade de cuidado ativo e as possíveis restrições para uso futuro. Em diversos casos, tanto no Brasil como em outros países, o plano conceitual é divulgado ao público e com- põe o conjunto de exigências para fins de licenciamento ambiental. plano básico: Uma primeira versão deste plano pode corresponder a uma revisão e atualização do plano conceitual após a implantação de uma nova mina e sua entrada em operação. Como os empreendimentos efetivamente implantados podem divergir dos projetos originais, estes planos documentam as mudanças e registram os ajustes necessários. Já para minas em operação, um Plano Básico de Fechamento pode ser ela- borado depois que estudos temáticos tenham coletado e analisado in- formações não disponíveis quando da preparação do Plano Conceitual. Por exemplo, uma questão sobre a qual pode haver muita incerteza diz respeito ao comportamento do aquífero quando cessa o rebaixamento. Como o entendimento desta questão costuma ser de grande importân- cia para planejar o fechamento, um projeto básico pode ser elaborado e revisto conforme avance o conhecimento sobre o tema. As sucessivas revisões do Plano Básico devem refletir as mudanças internas e exter- nas à mina (diretrizes 6 e 7), ao passo que, durante sua vigência, cada Plano Básico poderá servir para a empresa avaliar a compatibilidade de outras iniciativas com os objetivos de fechamento. Um dos elementos importantes de um Plano Básico é o Plano de Contingência, que descre- ve as medidas a serem adotadas nos casos de suspensão temporária ou fechamento prematuro.

plano detalhado: Este plano é preparado quando já se conhece com razoável precisão a provável data de encerramento da produção, sen-

do recomendada uma antecedência de pelo menos cinco anos. O Plano Detalhado descreve todos os programas a serem adotados, com respecti- va atribuição de responsabilidades e, idealmente, apontando indicadores que permitam avaliar os resultados de cada programa. Dentre os compo- nentes de um plano detalhado destacam-se: (a) Plano de desativação e de recuperação ambiental; (b) Plano de monitoramento e acompanhamento; (c) Programas sociais, que serão descritos nas demais boas práticas inte- grantes desta Diretriz. A estimativa de custos deve ser feita com maior detalhamento e precisão.

O Apêndice V traz um descritivo do possível conteúdo de um Plano de Fechamento.

O Plano de Fechamento documenta os compromissos as- sumidos pela empresa. O maior cuidado deve ser tomado na apresentação ordenada, sistemática e objetiva desses compromissos (usualmente na forma de programas). Com- promissos redigidos de maneira ambígua podem levar partes interessadas internas e externas a interpretações diferentes das intenções daqueles que assumiram os compromissos.

Um Plano de Fechamento somente é útil como um documen- to interno a uma empresa à medida que representa efeti- vamente o compromisso da alta direção. A designação de um comitê de aprovação e acompanhamento envolvendo re- presentantes de todas as áreas da empresa pode ser uma forma de disseminar internamente o planejamento do fecha- mento. A aprovação da alta direção é imprescindível.

Um Plano de Fechamento para uso interno de uma empresa será um documento meramente burocrático se apenas descrever as ações a serem tomadas. Embora também tenha essa função, sua principal contribui- ção está em documentar a análise realizada pela equipe envolvida no

planejamento do fechamento, identificando: (1) as questões que requei- ram gestão para que os objetivos de fechamento sejam atingidos e (2) questões que possam elevar o risco de se chegar a resultados indesejáveis de fechamento. Por exemplo, se uma empresa não aplica um adequado procedimento de segurança de barragens, esta constatação deve ser docu- mentada no Plano como uma questão que pode impedir que os objetivos de fechamento sejam atingidos. No conteúdo proposto para um Plano de Fechamento, estas questões poderiam ser explicitadas já no capítulo 1 (Definição das questões chave e dos objetivos do fechamento).

Nas revisões do Plano, estas questões deveriam ter sido satisfatoriamen- te tratadas e o avanço no tratamento destas questões também pode ser registrado no plano revisado. Outro exemplo: se a empresa acumula passivos que poderiam ser corrigidos durante a operação (como áreas contaminadas com hidrocarbonetos) e não o são, poderá estar transfe- rindo para a fase de desativação custos que poderiam ser imputados à produção, aumentando a estimativa de garantias financeiras.

caSo: PADRÃO GERENCIAL DA VOTORANTIM METAIS PARA PLANOS DE FEChAMENTO

A Votorantim Metais dispõe, desde 2006, de diretrizes internas para fechamento de mina. Cada mina deve preparar estudos e planos na seguinte ordem: (1) Estudo de alternativas de uso futuro; (2) Plano conceitual; (3) Projeto básico; (4) Projeto executivo. O plano conceitual deve ser revisado a cada cinco anos.

Um plano conceitual deve atender ao seguinte conteúdo:

1. Histórico da área e do empreendimento: o histórico deve ser resgatado até o período mais remoto possível, incluindo-se as características da área antes da implantação do empreendimento; deve ser preparada uma cronologia do empreendimento, apontando as datas mais relevantes em termos de implantação de novas estruturas ou alterações substanciais de instalações existentes.

2. Diagnóstico: uma descrição objetiva da situação atual da área do empreendimento, apresentando somente informações pertinentes; o diagnóstico deve destacar os im- pactos ambientais cumulativos.

3. Alternativas de uso futuro: um resumo do estudo feito anteriormente.

4. Expectativas da comunidade: um resumo da pesquisa realizada quando da elaboração do estudo de alternativas de uso futuro.

5. Medidas de desativação: descrição conceitual de medidas necessárias para atingir os objetivos propostos para o fechamento; podem incluir, no que se refere ao meio biofísico: desmontagem de equipamentos, demolição de instalações e edifícios que não tiverem novo uso, remediação de solos contaminados, estabilização de taludes, revegetação, preenchimento de escavações; no que tange aos aspectos sociais, as medidas poderão incluir iniciativas para retenção de pessoal essencial para o encerra- mento das atividades, auxílio para a capacitação de fornecedores locais e projetos de desenvolvimento econômico e social a serem desenvolvidos em parceria.

6. Análise de risco: identificação dos riscos residuais à saúde humana e, quando perti- nente, riscos ecológicos, após a implantação das medidas preconizadas, incluindo a identificação de sequências de eventos que possam ameaçar a estabilidade física ou química da área.

7. Monitoramento e acompanhamento: deve-se especificar a duração recomendada de cada programa de monitoramento, a realização de inspeções ou auditorias e a preparação de relatórios; é necessário selecionar indicadores de desempenho que permitam avaliar, de modo conclusivo, os resultados da implementação das medidas de desativação.

8. Cronograma físico-financeiro: estimativa de custos de todas as medidas e programas, inclusive monitoramento e vigilância.

9. Diretrizes para entrega da área: procedimentos e cuidados necessários para transfe- rência de custódia, incluindo eventuais restrições ao uso futuro da totalidade ou parte da propriedade.

O conteúdo de um projeto básico é similar ao do plano conceitual, porém com maior de- talhamento. Deve ser elaborado cinco anos antes da data prevista para fechamento. Já o projeto executivo, a ser preparado dois anos antes, terá conteúdo e estrutura que reflitam as necessidades de detalhamento de cada medida proposta e aprovada pela empresa.

fonte: Padrão Gerencial PG-VM-HSMQ-040 Diretrizes para Descomissionamento, revisão 1.1

caSo: TERMOS DE REFERÊNCIA PARA PLANOS DE FEChAMENTO DA VALE

A Vale tem como meta preparar planos de fechamento para todas suas minas em operação. Buscando uma homogeneização da forma e do conteúdo dos planos, ao mesmo tempo que permite flexibilidade para adaptação às particularidades de cada mina, a empresa definiu um documento orientador, enviado às empresas de consultoria contratadas para elaborar cada plano. Este documento é um padrão interno denominado “Termo de Referência para Elaboração de Plano Conceitual de Fechamento de Mina”.

O plano deve conter, entre outros:

1. Caracterização do empreendimento: direitos minerários, descrição das áreas envolvi- das e da bacia hidrográfica em que o empreendimento está inserido, descrição da ati- vidade (operações principais e auxiliares) e das estruturas da mina, planta de detalhe. 2. Caracterização ambiental e socioeconômica da área de influência (inclui avaliação do

desempenho das ações socioambientais realizadas em cada mina).

3. Avaliação dos impactos do fechamento da mina, destacando, entre outros, os seguin- tes impactos, potencialmente significativos:

• Redução na participação absoluta ou relativa da receita municipal propiciada pelo empreendimento na arrecadação municipal;

• Alteração da dinâmica econômica em função da perda de recursos econômicos/bene- fícios propiciados pelo recolhimento de tributos;

• Impactos da sustentabilidade econômica do setor secundário e terciário com reflexos na geração de emprego e renda;

• Redução do nível de emprego e de renda;

• perdas econômicas regionais e da população local;

• Alteração na renda familiar da população residente e reflexos nas condições de saúde, educação, moradia etc.;

• Dificuldade de manutenção da infraestrutura disponibilizada pela empresa (estradas, hospitais, escolas, abastecimento de água etc.);

4. Programas e projetos do Plano de Fechamento: objetivos, critérios de fechamento e uso futuro, atividades de fechamento (e.g. demolição, estabilização física), atividades de recuperação e reabilitação ambiental, programas sociais e econômicos, manutenção pós-fechamento, monitoramento pós-fechamento, custos e cronograma físico-financeiro.

fonte: Vale, PRO-008101, “Termo de Referência para Elaboração de Plano Conceitual de Fechamento de Mina”, rev. 1, março de 2011

Para saber mais:

Castro, M.F.M.; Lima, h.M.; Flôres, J.C.C. 2011. Panorama do fechamento de mina em Minas Gerais, Brasil REM: Revista Escola de Minas 64(2): 205-211. Western Australia. 2011. Guidelines for Preparing Mine Closure Plans. Department of Mines and Petroleum, Environmental Protection Authority, sem lugar.

Boa prática 4.2

preparar programas de desativação e

No documento Guia para Planejamento do Fechamento de Mina (páginas 130-136)

Documentos relacionados