• Nenhum resultado encontrado

4 Apresentação dos dados e Análise dos resultados

4.2.3 Modelo avaliativo praticado na IES

4.2.3.4 Feedback da avaliação

O feedback diz respeito a intervenção que o professor faz e que se acredita tem impacto na aprendizagem. Sendo assim, a sua importância residiria no fato de que ao dar retorno ao aluno sobre as suas atividades, por exemplo, este teria como reorientar o seu processo de aprendizagem. Acredita-se que o retorno dado ao aluno ao longo do curso seria

importante para o seu autoconhecimento na medida em que o professor pode apontar seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Nesse sentido, o feedback seria um elemento importante dentro do processo de avaliação da aprendizagem que não acaba depois de se dar nota ou se indicar o que esta bem ou mal nas tarefas dos alunos. Para se completar o processo avaliativo seria fundamental informar aos alunos suas conquistas ou erros (ARREDONDO e DIAGO, 2003). Para esses autores:

A correção com o fim de se obter informação que possa fornecer a avaliação adequada do rendimento dos alunos deve estar enquadrada em acordos fechados previamente entre os professores e entre esses e seus alunos: critérios de correção e propostas de recuperação”. (ARREDONDO e DIAGO, 2003, pg. 470).

Partindo-se desse princípio, buscou-se encontrar evidências da sua realização no processo avaliativo ocorrido no curso.

Por intermédio da observação das práticas avaliativas no curso, constataram-se algumas questões referentes ao retorno dado pelo professor aos seus alunos. Antes de tudo, constatou-se que o AVA dispõe de diversos recursos que permitem que sejam feitos comentários relativos à trajetória do aluno na sala de aula virtual. Dentre os recursos disponibilizados apontam-se: a ferramenta Correios, que o professor pode utilizar para enviar comentários diretamente para a caixa postal eletrônica do aluno; a facilidade Contatos nos quais se mostra uma lista com todos os participantes do grupo e seus respectivos endereços eletrônicos, o que permite que os participantes se comuniquem; o Fórum de Dúvidas, e o Chat que podem ser utilizados para se dar feedback geral sobre a turma abrindo-se espaço para uma discussão sobre a trajetória dos alunos como um todo. O trecho abaixo, extraído de um fórum, ilustra como o feedback poderia ser dado para a toda a turma.

Boa noite a todos!

Primeiramente gostaria de parabenizar à turma pela participação em termos quanti e qualitativos nos fóruns da parte de **** seja de análise *** com 60

participações e analise *** que até agora tem 15 excelentes contribuições. (FEEDBACKIESALFA01)

No dado apresentado acima, o professor parabeniza os alunos pela quantidade e qualidade das contribuições e participação nos fóruns. Contudo, poderia concentrar-se em questões mais específicas e discuti-las com a turma, caso desejasse, uma vez que a ferramenta permite isso.

Além dessas ferramentas, o professor ainda pode dar retorno ao aluno sobre seus erros e acertos nos próprios trabalhos realizados e nas Provas online, onde há espaço para a colocação de comentários gerais sobre a prova como um todo ou comentários específicos para cada questão.

Por meio da observação, constatou-se que os professores comportaram-se de forma diferente em relação ao uso do feedback. Verificou-se que apenas alguns professores utilizaram-se o espaço da prova para fazer comentários sobre os resultados atingidos pelos alunos. Outros professores fizeram o feedback de forma individualizada por meio das ferramentas disponibilizadas no AVA, como indica o PROFESSORIESALFA01, o “feedback foi feito individual em cada documento e ainda pela Rádio. Este foi um método excelente. O PROFESSORIESALFA02 afirmou que: “Todas as tarefas e fóruns recebem feedbacks, assim como as provas são todas lidas e marcadas onde o estudante deixou de acertar”. Contudo, com base nas observações, verificou-se que nem sempre esse feedback é feito em relação às provas ou atividades propostas ao aluno. Ao ser indagado sobre a razão para isso, a Coordenação explicou que nem todas as avaliações online recebem feedback do professor uma vez que este retorno seria automatizado como se vê no trecho abaixo:

(...) nas avaliações online, eles tem gabarito. No gabarito é comentado qual que é a resposta correta, ta, e muitas são de correção automática feita pela própria ferramenta. Então todas que são de verdadeiro ou falso, ou de múltipla escolha são de correção automática pela ferramenta. Então, realmente nesse momento, sim, não eh dado feedback para o aluno pelo professor, apesar de ter espaço pra isso. Mas, tem um gabarito que diz “olha, é:::a resposta é essa, o que que é o caminho crítico, dai, tem lá na resposta,

no gabarito, que o caminho critico que o aluno tem acesso a essa informação. (...) fazer avaliação online, com varias questões onde o professor der esse retorno a cada uma delas seria muito complicado. (COORDENAÇAOIESALFA).

Com base no enunciado da Coordenação, infere-se que o feedback para o aluno pode ser dado automaticamente em virtude, talvez, da dificuldade para se avaliar todas as produções dos alunos dentro de certas limitações, entre elas tempo restrito do curso.

A questão do tempo para corrigir a produção dos alunos, e consequentemente, lhes dar retorno é uma dificuldade apontada pelo participante, o PROFESSORIESALFA02, “tempo para a correção, pois como não haverá uma interação face a face temos que explicar os erros de forma que os alunos compreendam e aprendam com a correção”. Acredita-se que essa é uma questão que merece reflexão, ainda mais se se levar em consideração a quantidade de alunos participantes do processo. Entretanto, como o feedback constitui um elemento importante da avaliação da aprendizagem, acredita-se que seria válido encontrar formas de se contornar o problema e implementar o seu uso. E nesse aspecto, uma solução possível seria priorizar algumas atividades avaliativas, como se infere a partir do enunciado da Coordenação da IESALFA:

Mas as atividades entregues como, como trabalhos, eh, atividades que são preenchidas de forma não online esse feedback é dado. Se você está falando online, não. Por que a própria ferramenta faz a correção nas questões abertas o professor faz se tiver sentido ele dar retorno. Tá mas não é uma obrigação do professor dar retorno em cada questão da avaliação. por que a avaliação ela é pontual , se você, dentro do módulo, das trintas horas por exemplo, do modulo, as avaliações elas formam lá três horas. Você tem ai vinte e sete horas de outras atividades que essas sim são recebem maior ênfase e retorno do professor. (COORDENAÇAOIESALFA).

A análise dos enunciados de alguns alunos encontrados nos chats e fóruns e da resposta da monitoria para a questão do retorno das propostas avaliativas permitiu inferir que há insatisfação em virtude da demora na entrega dos resultados das atividades como se pode observar nos trechos a seguir:

Bom Dia, Gostaria de saber quando vamos receber as notas. Já concluímos alguns módulos e eu gostaria de saber como estamos indo. Na intranet ainda estão como não lançadas. Seria interessante termos as notas para saber como está nosso desenvolvimento Como temos pouco tempo, nos dedicamos apenas o possível e as notas seriam um bom parâmetro para saber se está sendo suficiente. Grato pela atenção, (ALUNOIESALFAFBCK01).

Boa tarde. No módulo **** não consta nenhuma nota para mim, a não ser a do módulo 6. O professor já terminou todas as avaliações? Como faço para saber quais são minhas notas? Lembro que entreguei todos os trabalhos dos módulos. (ALUNOIESALFAFBCK02).

Por favor, gostaria de saber sobre o fechamento das notas de ***, *** e ***. Será que já foram fechadas, pois na intranet não aparecem. Obg, (ALUNOIESALFAFBCK03).

Olá ** e **, os professores ainda não finalizaram as notas desses módulos. O professor *** enviará um e-mail quando ele finalizar e o professor *** espera fechar as notas essa semana. Um abraço (MONITORIAIESALFA)

A própria Coordenação reconhece essa questão da demora em dar retorno ao aluno, quando diz que

às vezes o professor acaba atrasando um pouco isso, com entrega das notas e aí o aluno consegue perceber o desenvolvimento dele ao longo do módulo em função desse retorno que o professor dá”. A Coordenação diz que o professor atrasa um pouco, contudo, observou-se que houve casos em que o professor atrasou até 30 dias para dar retorno aos alunos. Retorno esse que, vale frisar, se refere à mera entrega da nota da prova, sem comentários individualizados sobre os erros e acertos. Entretanto, infere-se nas entrelinhas do enunciado da Coordenação que o feedback vem a ser um fator importante para a aprendizagem do aluno quando diz que o aluno consegue perceber seu desenvolvimento por intermédio do feedback dado pelo professor.

A partir da análise dos enunciados do aluno ALUNOIESALFAFBCK01 e de outros semelhantes, encontrados no AVA, infere-se que se utiliza como feedback a prova corrigida, em termos de nota, como parâmetro para saber como anda seu desempenho. Infere-se a partir daí, que talvez não se esteja praticando uma ação de retorno para o aluno em outros momentos do curso a não ser ao final do processo. Acredita-se que este fato esteja relacionado à

concepção de um tipo de avaliação que dá ênfase a atribuição de notas normalmente entregues ao final do período quando já não há muito que fazer pela aprendizagem do aluno. Seria indício de uma avaliação ainda pouco democrática e tradicional (ARREDONDO e DIAGO, 2003).

Inferiu-se, a partir do enunciado da Coordenação, que a Monitoria desempenha importante papel no sentido de acompanhar o aluno e dar algum feedback para o professor e coordenação. A partir de relato da Coordenação, constou-se que a Monitoria observa o andamento do aluno buscando identificar aqueles que não estão tendo bom desempenho ou que não estão participando dentro do esperado – o que já demonstra alguma forma de avaliação – e os informa à coordenação que se encarregaria de tomar as devidas providências.

O monitor é que faz o acompanhamento do ambiente. O monitor percebe se o aluno não esta se desenvolvendo e leva pro professor ou pro coordenador, percebe se o aluno esta ausente, se não ta colocando atividades então esse monitor entra em contato, vê se tá precisando de algum suporte adicional, então esse monitor faz essa interação. (COORDENAÇAOIESALFA).

O retorno ao aluno, acredita-se, mantém relação com os procedimentos adotados em relação aos alunos que apresentam alguma dificuldade na sua trajetória ao longo do curso. e ao processo de recuperação e a aprovação ou reprovação do aluno.

Como constatado, o curso trabalhou com sistema de notas e pesos que ao serem calculados ao final de determinado período geram uma nota média (40 por cento das atividades a distância e 60 por cento da prova presencial). Inferiu-se, com base nas análises do Manual do aluno e do professor e em diversos enunciados encontrados nos Fóruns de dúvidas do AVA, que, assim como ocorre em outras modalidades de ensino e aprendizagem, o aluno que não atingir a média, estaria reprovado. Contudo, antes disso ocorrer, o aluno ainda contaria com recursos de recuperação que consistiam de trabalhos ou exercícios como se pode ver nos trechos seguintes:

Oi ****, o professor *** já finalizou a correção. Caso você não tenha atingido a média, tem um trabalho de recuperação. Se preferir, entre em contato com o professor. Um abraço (PROCESSREC01).

Oi ***, nosso próximo encontro presencial será no dia 01/09. Vai ter sim uma atividade de recuperação, que será disponibilizada depois da segunda prova presencial, ok? Um abraço e boa semana. (PROCESSREC02).

Entende-se que a recuperação seria mais uma oportunidade de orientação para o aluno. Para tal, “deveriam ser fornecidas novas estratégias que facilitassem seu processo de aprendizagem, acordes com suas possibilidades e características” evitando-se que “a recuperação seja a repetição de exames similares ao que o aluno já realizou. (ARREDONDO e DIAGO, p. 502).