• Nenhum resultado encontrado

Apresentam-se nesta listagem algumas ferramentas que, acredita-se, poderiam ser utilizadas no processo de ensino-aprendizagem e consequentemente no processo avaliativo. Mapa conceitual – ferramenta utilizada para a organização e representação de um corpo de conhecimento. Permitem que se faça um resumo esquemático do que foi aprendido pelo aluno. Auxiliariam na diminuição da complexidade no entendimento de texto por meio da organização da informação em estruturas cognitivas. Há diversos softwares online gratuitos que permitem a sua criação. Permitiriam ao professor acompanhar as dificuldades dos aluno, a colaboração, o compartilhamento de ideias e a atividade reflexiva o que potencializaria a construção colaborativa do conhecimento. (HOCKLEY, 2010; COUTINHO et al., 2009). Google docs – ferramenta que permitiria a criação e editoração de textos, planilhas e apresentações totalmente online. Permitem que alunos trabalhem colaborativamente a distancia, permitindo ou restringindo o acesso da edição ao professor e aos outros alunos. A c ada alteração na editoração do documento, há registro de quem a fez. Dessa forma, o professor tem como acompanhar as contribuições de cada aluno, corrigir e dar feedback. Também, pode-se permitir que o trabalho final seja exposto para toda a comunidade de forma que todos participem postando comentários, refletindo e avaliando o trabalho de todos. O professor pode avaliar a interação e a participação de cada aluno por meio de consulta no histórico de acesso. (COUTINHO et al, 2009; MATTAR, 2011).

Blogs – espécie de diário de bordo do aluno que permite que se coloquem informações e reflexões em relação aos conhecimentos adquiridos. Permite, ainda, que o próprio aluno ou os colegas coloquem comentários sobre as informações postadas, o que daria ao professor a possibilidade de acompanhar a capacidade crítica, a compreensão em relação aos conhecimentos. Podem ser utilizados para a criação de portfolios digitais, por meio dos quais ao aluno demonstra para o professor e ou para os colegas a sua trajetória acadêmica. (COUTINHO et al., 2009; MATTAR, 2011).

Podcast – arquivos de áudio ou vídeo que podem ser criados por alunos e professores e disponibilizados online. Pode ser acrescentado texto e imagens aos podcasts e estes podem ser organizados em capítulos ou episódios. Possibilita que outros possam ouvir ou ver o podcast disponibilizado e deixar comentários caso o autor o permita. (COUTINHO et al., 2009; HOCKLEY, 2010; MATTAR, 2011).

Quadro branco – são ferramentas mediante as quais o professor e os alunos podem trabalhar juntos em tempo real em um quadro branco virtual. Pode trazer junto uma função de chat por texto ou por videoconferência. Permite o compartilhamento da tela entre vários usuários, portanto, professor e alunos podem escrever, digitar, desenhar e todos podem ver o que está sendo produzido sincronamente. Permite que se coloquem imagens, documentos ou apresentações em slides para que todos vejam. (HOCKLEY, 2010).

Slideshow – permite a criação e o compartilhamento de apresentações em slides para que todos – alunos e professor – tenham acesso. As apresentações podem ser slides criados por softwares específicos ou imagens, fotos etc. Alguns permitem que sejam colocados comentários, tanto em áudio quanto em texto. O Google docs também permite a editoração e compartilhamento de apresentações em slide. (HOCKLEY, 2010; MATTAR, 2011).

Wiki – consistem de uma série de páginas criadas colaborativamente por diversos participantes. Podem ser acrescentados textos, imagens, áudio e vídeo além de documentos. Cada alteração realizada em uma pagina da wiki é salva automaticamente e pode ser copiada ou arquivada de maneira que caso seja apagada acidentalmente, ela pode ser restaurada. Cada alteração realizada pelos participantes pode ser rastreada. (HOCKLEY, 2010; MATTAR, 2011).

Webquest – A WebQuest é uma atividade didática de busca de informação. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. O principal objetivo da WebQuest é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. Contudo, é importante ressaltar que apresenta melhores resultados se realizada em grupos. Pelas WebQuests, propõem-se aos alunos a resolução de um determinado problema e, ao finalizar a tarefa, eles expõem de algum modo suas conclusões. Os estudantes simulam um papel, por exemplo, ser jornalista para investigar a crise energética que afeta uma região etc. (DODGE, 2012).

Compartilhamento de vídeo – ferramentas que permitem que se grave um vídeo pela webcam ou por câmera digital e seja enviado e compartilhado em website especifico. Alunos e professor podem assistir ao vídeo compartilhado e deixar comentários. Os vídeos também podem ser incorporados em blogs ou wikis. A critério do autor, podem permanecer privados ou serem aberto ao público. (HOCKLEY, 2010; MATTAR, 2011)

Plataformas de voz – seriam para o áudio o que o fórum é para o texto. Ou seja, permitem que um debate ou discussão por meio de voz seja conduzido. Pode-se lançar um tema ou pergunta norteadora e alunos e professor podem contribuir por meio da gravação de áudio feita por eles próprios. Alunos podem ouvir o áudio dos colegas e deixar respostas tanto em áudio quanto por texto. Pode-se formar grupos de discussão nos quais se forma uma espécie de teia que permite que se ouça e se analise o discurso de todos. (HOCKLEY, 2010)

Portfolio - Consistiria de uma espécie de pasta individual na qual se colecionam os trabalhos realizados pelos alunos ao longo de uma disciplina, curso ou ciclo de estudos. Alem de trabalhos, pode-se coletar exercícios, provas etc. Permitiria a coleção dos passos percorridos pelo aluno no decorrer de sua trajetória de aprendizagem. A ferramenta permitiria que a construção do perfil acadêmico do aluno, refletindo seu ritmo, a direção de seu crescimento, temas de seu interesse, suas dificuldades e seu potencial de desenvolvimento. (MOULIN, 2011). Na sua versão online, o aluno pode coletar imagens, sons, textos que podem ser publicados, compartilhados, comentados etc. por toda a comunidade participante do processo de ensino-aprendizagem.

Mundos virtuais – plataformas virtuais que permitem que pode ser adaptada a contextos de ensino e aprendizagem. Poderiam promover a aprendizagem por meio de exploração, colaboração, reflexões sobre identidade, construção de scripts ou objetos, estudo de casos etc. Mattar (2011) apresenta uma serie de estudos que apontam que o uso da plataforma permitiria, entre outras coisas, acompanhar o aprendizado do aluno ao longo de todo o processo de forma lúdica permitindo que o professor observe visualmente o aluno; experimentar a telepresença permitindo a realização e utilização de diversas formas de comunicação (oral, textual, gestual e gráfica). (MATTAR, 2011)