• Nenhum resultado encontrado

A ferramenta “Material de Apoio” é de responsabilidade dos tutores, os quais são responsáveis por visualizar artigos, polígrafos, entre outros, para que os alunos busquem formas de realizar as atividades e enviá-las no Espaço de Produção. É possível também adicionar um vídeo hospedado no YouTube para os sujeitos surdos assistirem o que está sendo solicitado na atividade e de que forma ela será realizada.

A ferramenta “Materiais de Apoio” disponibiliza materiais que visam apoiar a realização das atividades propostas pelo curso, como também desencadear reflexões e discussões entre os participantes ao longo do curso. (NÚCLEO..., 2017, on-line).

O gráfico abaixo apresenta os valores percentuais que equivalem às respostas dos sujeitos surdos: Não se aplica tem 7%, Negativa tem 2%, Indiferente tem 2% e Positiva tem 89%.

Gráfico 4 – Ferramenta Material de Apoio

Fonte: Dados da pesquisa.

Abaixo, as principais afirmativas marcadas com Não se aplica (NA), que são 7% do total. Vejamos:

● Observo que o sistema utiliza imagens para indicar a presença de áudios. ● Constato que o sistema funciona de forma adequada com diferentes

navegadores: Internet Explorer, Safari e FireFox.

Sobre a presença de áudios, novamente temos a impossibilidade de os usuários responderem a essa pergunta em função da surdez. Já sobre os navegadores, foram avaliados somente Chrome e Safari, pois os demais não são utilizados pelos sujeitos.

Com um percentual de 2%, vejamos as principais afirmativas avaliadas como Negativas (-1) nessa ferramenta:

● Percebo a utilização de recursos de tradução em Libras por avatares como foram sinalizados em velocidade adequada para surdos com diferentes níveis de compreensão linguística em Libras.

● Os vídeos apresentados apresentam: transcrição em língua portuguesa (legendas).

Sujeito 6

Os participantes testaram o avatar e a compreensão linguística entre o texto em português e em Libras. Houve alguns comentários negativos sobre este último por apresentar inconsistências semântico-pragmáticas. Em relação às legendas, houve novamente a pontuação de que elas não estão disponíveis, o que torna os vídeos em Libras monolíngues.

Com 2% do total, temos uma principal afirmativa avaliada como Indiferente (0):

● Percebo uma adequada relação entre os desenhos (ícones) e os recursos do (ferramentas do) sistema.

Novamente, não se tem um número significativo de pontuações do tipo “Indiferente” na ficha de avaliação. Nesse item específico, pode-se compreender que os ícones e recursos estão apropriados, sem chamar muita atenção para um lado positivo nem negativo.

Com um percentual de 89%, vejamos as principais afirmativas avaliadas como Positivas (+1) nessa ferramenta:

● Percebo que as opções apresentadas no Menu são simples e de fácil identificação.

● Percebo que o acesso às opções Menu estão sempre disponíveis.

● Observo que os títulos utilizados nos Menus são familiares e fáceis de lembrar sua funcionalidade.

● Observo que a palavra utilizada nos botões está relacionada com a ação executada.

● Observo que os botões que executam funções semelhantes apresentam uma padronização quanto a: tamanho, cor e localização.

● Observo que a descrição das funcionalidades dos botões são curtas e objetivas. ● Observo que as imagens/ícones escolhidas para identificar botões estão

relacionadas com sua funcionalidade.

● Observo que as telas do sistema apresentam textos somente quando necessário. ● Percebo que a informação no formato textual está adequadamente apresentada quanto ao: tipo de fonte (letra), tamanho da fonte (letra) e espaço entre as linhas (espaçamento).

● Percebo uma padronização da informação apresentada no formato textual quanto ao: tipo de fonte (letra), espaço entre as linhas (espaçamento).

● Percebo que o sistema utiliza uma linguagem usual, com termos conhecidos pelo usuário.

● Observo a utilização de frases curtas e objetivas buscando simplicidade para a apresentação do conteúdo textual.

● Percebo que o uso de abreviações foi evitada nas informações apresentadas de forma textual.

● Observo que o sistema utiliza recursos visuais para a apresentação de conteúdo textual.

● Percebo um equilíbrio na distribuição de cores no sistema.

● Observo a existência de contraste adequado entre o texto e a cor de fundo. ● Identifico uma padronização de cores que facilitam a identificação dos recursos

(Ferramentas).

● Reconheço que as telas são autoexplicativas favorecendo a interação (utilização).

● Percebo que as informações mais importantes estão posicionadas na tela para facilitar a focalização.

● Identifico que o sistema fornece para o usuário o controle de reprodução multimídia: comando de iniciar, comando de pausar e comando de ajuste de volume.

● Os vídeos apresentados apresentam: títulos em linguagem clara e objetiva, duração e transcrição em Libras.

● Constato que os conteúdos apresentados na versão da língua de sinais foram sinalizados em velocidade adequada para surdos com diferentes níveis de compreensão linguística em Libras.

● Os recursos do sistema são facilmente acessíveis. ● Percebo claramente o recurso que está em execução.

● Reconheço a facilidade na utilização os recursos do sistema.

● Percebo que o acesso aos recursos é facilitado, necessitando de um número adequados de cliques para a execução de uma ação.

● Percebo uma navegação amigável, pela: praticidade de acesso aos recursos, facilidade no acesso às informações para auxiliar na navegação, alta qualidade dos mecanismos de busca e design responsivo.

● Constato que o sistema funciona de forma adequada com diferentes navegadores: Chrome e Safari.

● Percebo que a velocidade de carregamento das telas e dos recursos do sistema foi adequado.

● Constato que o sistema possibilita a utilização de tecnologias assistivas.

Essa grande quantidade de afirmativas marcadas como positivas demonstram uma satisfação geral dos usuários em relação à ferramenta nos quesitos de usabilidade, fácil acesso, cores, localizações, botões, letras, tamanhos, fontes, espaçamentos etc. Sobre os vídeos em Libras, parecem ter uma tradução clara e apropriada, com títulos adequados e durações condizentes com a informação passada. Além disso, em relação à navegabilidade, não houve maiores reclamações.

Em suma, sobre essa ferramenta, temos alguns pontos comentados a seguir. O menu sempre mostra os títulos e permanece disponível para os usuários, o que facilita a identificação das páginas que podem ser acessadas. Os botões executam suas tarefas corretamente, têm um bom tamanho, cor, localização, e apresentam descrições curtas e objetivas. A tela do ambiente referente aos materiais de apoio é adequada, com tipo de letra, tamanho e espaço nas linhas apropriados. A linguagem utilizada pode ser bem compreendida pelos surdos. As frases são claras e objetivas, e estão de acordo com o tema. O ambiente é bem equilibrado em relação às cores, inclusive a cor de fundo, as quais não causam nenhum desconforto visual, não são poluídos. Há um padrão de cores que perpassa todas as ferramentas e ambientes da Place, facilitando a identificação dos botões e a navegação. Tem um botão de ajuda, o qual explica sobre a funcionalidade do material de apoio, utilizando textos que apresentam os detalhes desse ambiente. Os usuários testaram os vídeos – no botão de ajuda e dentro do material – e as demais funcionalidades, os quais foram bem avaliados. Eles compreenderam muito bem o vídeo que a intérprete está sinalizando e também o vídeo em que a professora apresenta cada material, como a utilização do ambiente, tutoriais, MovieMaker e algumas matérias referentes ao curso. Os sujeitos acreditam que é algo acessível para eles, pois há os vídeos que apresentam esse ambiente. A navegação nos browsers Chrome e Safari ocorre normalmente, sem problemas relatados. Realizaram vários testes em várias páginas desse ambiente, e todas corresponderam ao que era esperado. Por fim, pontua-se que essa ferramenta é acessível, pois aceita incluir vídeos hospedados no YouTube, evitando o acúmulo de dados guardados na memória do ambiente.

Em relação aos padrões de acessibilidade da W3C, não há uma diretriz que trata da postagem de materiais e seus formatos adequados para estudantes surdos. Não existem recomendações a respeito da necessidade da produção de vídeos em língua de sinais, ficando isto a cargo do tutor/professor, caso este tenha a consciência da imperatividade de contemplar essas pessoas.