• Nenhum resultado encontrado

Moeda de Referência: GBP

As Acções de classe Y-ACC-GBP não estão disponíveis para investimento à data de publicação deste Prospecto. A classe de Acções será lançada à discrição do Conselho de Administração ou do seu delegado e o Prospecto será posteriormente actualizado em conformidade.

Fidelity Funds – Fidelity Sélection Europe

Tem por objectivo alcançar o crescimento de capital, fundamentalmente através do investimento em acções de empresas europeias. O fundo adequa-se aos investidores que procuram rentabilidade a longo prazo do investimento em acções e que estão preparados para aceitar o risco mais elevado associado a este tipo de investimento.

Risco médio (acção). Pode ser bastante apropriado para investidores que investem no aumento de capital, mas apenas querem um nível médio de risco. Pode ser adequado para investidores sem experiência anterior de investimento em acções ou para investidores em obrigações mais agressivos.

A-Euro Moeda de Referência: Euro

Fidelity Funds – Fidelity Sélection Internationale

Tem por objectivo alcançar o crescimento de capital, fundamentalmente através do investimento em acções de empresas de diferentes países, observando, ao mesmo tempo, a restrição de não investir mais de 10% dos seus activos em mercados emergentes. O fundo adequa-se aos investidores que procuram rentabilidade a longo prazo do investimento em acções e que estão preparados para aceitar o risco mais elevado associado a este tipo de investimento.

Risco médio (acção). Pode ser bastante apropriado para investidores que investem no aumento de capital, mas apenas querem um nível médio de risco. Pode ser adequado para investidores sem experiência anterior de investimento em acções ou para investidores em obrigações mais agressivos.

A-Euro Moeda de Referência: Euro

1.2.3. FUNDOS MISTOS

Os fundos Mistos são a modalidade mais conservadora de investimento e investem numa carteira diversificada de acções, obrigações e liquidez. Os fundos mistos têm por objectivo:

ƒ liquidar o rendimento actual

ƒ conseguir um crescimento a longo prazo tanto do capital como do rendimento.

Os fundos Mistos podem investir em obrigações ou instrumentos de dívida que podem, entre outros, ser emitidos por governos, agências, organismos supranacionais, empresas com o capital aberto ao investimento público ou privado, veículos de investimento ou de finalidade especial, ou trusts. Estes podem pagar cupões fixos ou variáveis, em que o elemento variável pode derivar das taxas de juro vigentes no mercado ou da rentabilidade de outros activos (por ex., valores mobiliários garantidos por activos). Salvo especificação em contrário, os valores mobiliários garantidos por activos e com garantia hipotecária não excederão 20% dos activos líquidos de cada fundo, desde que esse limite não se aplique a investimentos nesses valores mobiliários emitidos ou garantidos pelo governo dos Estados Unidos ou entidades patrocinadas pelo governo dos Estados Unidos. O reembolso de uma obrigação pode ter uma data fixa ou estar sujeito a alguma discrição do emitente (por ex., algumas obrigações relacionadas com hipotecas). As obrigações podem ter direitos de subscrição ou de conversão em relação a outros activos a elas associados (por ex., obrigações convertíveis). Nem todas as obrigações ou instrumentos de dívida terão sido classificados por uma ou várias agências de rating; alguns podem ter uma classificação abaixo da categoria de investimento. Os derivados podem ser usados para ganhar ou reduzir a exposição aos factores de risco relevantes (por ex., forwards, opções ou swaps). Mais informações sobre estes factores podem ser encontradas na secção “Nota Importante” do Prospecto.

Nome do Fundo Objectivo do Investimento Perfil do Investidor e de Risco

Classes

Disponíveis Notas Fidelity Funds – Euro

Balanced Fund

Investe fundamentalmente em acções e obrigações denominadas em Euros. O fundo investirá no mínimo 30% e no máximo 60% dos activos totais em acções. O restante (mínimo 40%, máximo 70%) será investido em obrigações.

Risco baixo - médio (acção e obrigação).

Poderá servir principalmente um investidor que procura um maior aumento de capital em vez de disponibilidades líquidas, ou apenas através de obrigações governamentais ou uma combinação de aumento de capital e rendimento, ao mesmo tempo que mantém o risco associado aos seus investimentos num nível baixo a médio. A-Euro A-SGD A-ACC-Euro E-ACC-Euro Y-ACC-Euro Moeda de Referência: Euro As Acções de classe Y-ACC-Euro foram lançadas a 17 de Março de 2008, com um preço de lançamento por Acção de 10 Euros. O primeiro VLP foi

calculado a 18 de Março de 2008.

Fidelity Funds – Growth & Income Fund

Este fundo será gerido com uma abordagem mais conservadora, direccionada para a procura do rendimento actual elevado e crescimento do capital fundamentalmente através do investimento numa combinação de acções e obrigações. Este fundo atrairá investidores que procuram um rendimento regular e um crescimento de capital moderado, mas que preferem um nível de risco menor do que o normalmente associado ao investimento exclusivo em acções.

Risco baixo - médio (acção e obrigação).

Poderá servir principalmente um investidor que procura um maior aumento de capital em vez de disponibilidades líquidas, ou apenas através de obrigações governamentais ou uma combinação de aumento de capital e rendimento, ao mesmo tempo que mantém o risco associado aos seus investimentos num nível baixo a médio. A-USD A-SGD A-ACC-USD A-MDIST-SGD A-MDIST-USD B-MDIST-USD Y-ACC-USD Moeda de Referência: USD As Acções de classe Y-ACC-USD foram lançadas a 17 de Março de 2008, com um preço de lançamento por Acção de 10 USD. O primeiro VLP foi calculado a 18 de Março de 2008.

e de Risco Disponíveis Fidelity Funds – Multi

Asset Navigator Fund

O fundo visa providenciar um crescimento moderado de capital a longo prazo através do investimento numa gama de activos globais fornecendo exposição a obrigações, acções, mercadorias, bens imóveis e liquidez. A exposição cambial terá como objectivo tornar este fundo adequado para investidores com uma tendência para moedas asiáticas.

Risco baixo - médio (activos múltiplos).

Poderá servir principalmente um investidor que procura um aumento moderado de capital a longo prazo, ao mesmo tempo que mantém o risco associado aos seus investimentos num nível baixo a médio através do investimento numa gama de diferentes classes de activos.

A-USD A-SGD A-ACC-USD C-USD Y-ACC-USD Moeda de Referência: USD As Acções de classe Y-ACC-USD não estão disponíveis para investimento à data de publicação deste Prospecto. A classe de Acções será lançada à discrição do Conselho de Administração ou do seu delegado e o Prospecto será posteriormente actualizado em conformidade. Qualquer exposição a mercadorias deste fundo será obtida através de instrumentos e derivados autorizados, tais como (mas não apenas) unidades de participação/acções de OICVM/ou outros OIC,

Exchange Traded Funds e transacções de swaps associados a índices de mercadorias. Os investimentos noutros OIC que não cumpram os requisitos do artigo 41 (1) e) serão limitados a 10% dos activos líquidos do fundo.

e de Risco Disponíveis Fidelity Funds – Multi

Asset Strategic Fund

O fundo visa providenciar um crescimento moderado de capital a longo prazo através do investimento numa gama de activos globais fornecendo exposição a obrigações, acções, mercadorias, bens imóveis e liquidez.

Risco baixo - médio (activos múltiplos).

Poderá servir principalmente um investidor que procura um aumento moderado de capital a longo prazo, ao mesmo tempo que mantém o risco associado aos seus investimentos num nível baixo a médio através do investimento numa gama de diferentes classes de activos.

A-USD A-Euro A-ACC-Euro A-ACC-Euro (hedged) E-ACC-Euro E-ACC-Euro (hedged) Y-ACC-USD Y-ACC-Euro (hedged) Moeda de Referência: USD Qualquer exposição a mercadorias deste fundo será obtida através de instrumentos e derivados autorizados, tais como (mas não apenas) unidades de participação/acções de OICVM/ou outros OIC,

Exchange Traded Funds e transacções de swaps associados a índices de mercadorias. Os investimentos noutros OIC que não cumpram os requisitos do artigo 41 (1) e) serão limitados a 10% dos activos líquidos do fundo. As Acções de classe Y-ACC-Euro (hedged) não estão disponíveis para investimento à data de publicação deste Prospecto. A classe de Acções será lançada à discrição do Conselho de Administração ou do seu delegado e o Prospecto será posteriormente actualizado em conformidade. As Acções de classe Y-ACC-USD foram lançadas a 17 de Março de 2008, com um preço de lançamento por Acção de 10 USD. O primeiro VLP foi calculado a 18 de Março de 2008. As Acções das classes A-ACC-Euro (hedged) e E-ACC-Euro (hedged) foram lançadas a 20 de Maio de 2008, com um preço de lançamento por Acção de 10 Euros. O primeiro VLP foi calculado a 21 de Maio de 2008.

1.2.4. FUNDOS DE OBRIGAÇÕES

O objectivo dos fundos de Obrigações é oferecer aos investidores um rendimento relativamente elevado com a possibilidade de mais-valias. Poderá investir-se até 100% dos activos de qualquer fundo em valores mobiliários emitidos ou garantidos por determinados governos e outros organismos públicos, tal como é descrito pormenorizadamente na Parte V, secção A. Deste Prospecto.

Os fundos de Obrigações podem investir em obrigações ou instrumentos de dívida que podem, entre outros, ser emitidos por governos, agências, organismos supranacionais, empresas com o capital aberto ao investimento público ou privado, veículos de investimento ou de finalidade especial, ou trusts. Estes podem pagar cupões fixos ou variáveis, em que o elemento variável pode derivar das taxas de juro vigentes no mercado ou da rentabilidade de outros activos (por ex., valores mobiliários garantidos por activos). Salvo especificação em contrário, os valores mobiliários garantidos por activos e com garantia hipotecária não excederão 20% dos activos líquidos de cada fundo, desde que esse limite não se aplique a investimentos nesses valores mobiliários emitidos ou garantidos pelo governo dos Estados Unidos ou entidades patrocinadas pelo governo dos Estados Unidos. O reembolso de uma obrigação pode ter uma data fixa ou estar sujeito a alguma discrição do emitente (por ex., algumas obrigações relacionadas com hipotecas). As obrigações podem ter direitos de subscrição ou de conversão em relação a outros activos a elas associados (por ex., obrigações convertíveis). Nem todas as obrigações ou instrumentos de dívida terão sido classificados por uma ou várias agências de rating; alguns podem ter uma classificação abaixo da categoria de investimento. Os derivados podem ser usados para ganhar ou reduzir a exposição aos factores de risco relevantes (por ex., forwards, opções ou swaps). Mais informações sobre estes factores podem ser encontradas na secção “Nota Importante” do Prospecto.

Ocasionalmente, os investimentos para todos os fundos de obrigações poderão ser feitos em obrigações emitidas em moedas diferentes da moeda de referência do fundo. O gestor do fundo pode escolher cobrir estas divisas, eliminando, na medida do possível, o risco do câmbio através da utilização de contratos “forward” para divisas estrangeiras, em conformidade com as provisões da Parte V, secção 5.1. D. deste Prospecto.

Sem prejuízo do estrito cumprimento das restrições de investimentos impostas pela lei e regulamentos aplicáveis, os fundos de obrigações podem ainda, com carácter acessório, investir em liquidez e seus equivalentes (incluindo os instrumentos de mercado monetário típicos, negociados regularmente, cujo vencimento residual não exceda 12 meses e os depósitos a prazo) até 49% dos seus activos líquidos. Esta percentagem pode ser excedida, com carácter excepcional, se os Administradores considerarem que tal ultrapassagem está em conformidade com os melhores interesses dos Accionistas.

Nome do Fundo Objectivo do Investimento Perfil do Investidor e de Risco

Classes

Disponíveis Notas Fidelity Funds – Asian

High Yield Fund

Este fundo procura um elevado nível de rendimento corrente e valorização do capital investindo fundamentalmente em títulos com categoria de subinvestimento de elevado rendimento de emitentes cujas actividades comerciais principais se situam na região asiática. Este fundo é adequado para aqueles investidores que procuram um rendimento elevado e valorização do capital e que estão preparados para aceitar os riscos associados a este tipo de investimento. O tipo de títulos de dívida, em que o fundo fundamentalmente investirá, estará sujeito a um risco elevado e não lhes será exigido que cumpram um padrão de classificação mínima. A maioria, embora não todos, terá a notação de risco atribuída por uma agência de rating internacionalmente reconhecida. Os títulos com categoria de subinvestimento significam títulos com uma classificação de BB+ ou inferior da S&P ou classificação equivalente de uma agência de rating internacionalmente reconhecida.

Risco médio (obrigação).

Este adaptar-se-ia principalmente a um investidor

que procura um maior aumento de capital em vez de disponibilidades líquidas, ou apenas através de obrigações governamentais, ou uma combinação de aumento de capital e rendimento, ao mesmo que mantém o risco associado aos seus investimentos num nível médio.

A-ACC-USD