• Nenhum resultado encontrado

PARA Classe de Acções sem

3. INFORMAÇÃO GERAL

3.1. Dividendos

Tipo de Acções Nome das Acções Pagamentos Acções de Acumulação A-ACC A-ACC (hedged) E-ACC E-ACC (hedged) I-ACC I-ACC (hedged) Y-ACC Y-ACC (hedged)

Não serão pagos dividendos pelas Acções de acumulação. Todos os juros e rendimento obtido sobre o investimento serão acumulados.

Acções de Distribuição (de rendimento líquido) A A (hedged) B C E I I (hedged) J A-MDIST B-MDIST

Os Administradores esperam recomendar a distribuição de praticamente todo o rendimento líquido do investimento de cada classe, para o exercício.

Os dividendos de todas as Acções de Distribuição são declarados no primeiro Dia Útil de Agosto. Em determinados fundos de Acções, de Obrigações e Mistos, os dividendos são igualmente declarados noutras datas. Estas são indicadas no quadro abaixo.

Acções de Distribuição (de rendimento bruto) A-GDIST A-GMDIST A-Capital MDIST Y-GDIST

Os Administradores esperam recomendar a distribuição em cada exercício de uma proporção de rendimento bruto do investimento, mais-valias líquidas e capital de cada fundo.

Os dividendos são declarados no primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto. Em determinados Fidelity Lifestyle Funds, os dividendos são igualmente declarados noutras datas. Estas são indicadas no quadro abaixo. Normalmente, os dividendos são pagos no prazo de dez Dias Úteis, ou logo que possível findo tal prazo.

Os anúncios de dividendos, incluindo os nomes dos agentes pagadores, e todas as outras comunicações de carácter financeiro respeitantes aos fundos são publicados no “d’Wort” no Luxemburgo, assim como noutros jornais conforme as decisões tomadas pelos Administradores.

Os cheques de dividendos não cobrados e os cupões não apresentados prescreverão no prazo de cinco anos e os dividendos não reclamados reverterão para o Fundo.

Datas e Taxas de Distribuição para Acções de Distribuição

Tipo de Fundo Data(s) e Taxa(s) de Distribuição conforme aplicáveis

Fundos de Acções

• Acções das classes A, B, C, J e Y Primeiro Dia Útil de Agosto Excepções do Fundos de Acções

Fidelity Funds – Asia Pacific Growth & Income Fund Fidelity Funds – Global Property Fund A-GBP

Primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto

Fidelity Funds – Asia Pacific Property Fund Fidelity Funds – Japan Dividend Growth Fund Y-GDIST

Primeiro Dia Útil de Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro

Fidelity Funds – US REIT Fund Primeiro Dia Útil de Janeiro, Abril, Julho e Outubro Fundos de Alocação de Activos

Fundos Mistos

• Acções das classes A e C Primeiro Dia Útil de Agosto

• Acções das classes A-MDIST e B-MDIST Dividendos declarados mensalmente no primeiro Dia Útil de cada mês.

Fundos de Obrigações

• Acções das classes A e Y Primeiro Dia Útil de Agosto

• Acções das classes A-MDIST e B-MDIST Dividendos declarados mensalmente no primeiro Dia Útil de cada mês.

Excepções dos fundos de Obrigações

Fidelity Funds – Sterling Bond Fund Primeiro Dia Útil de Fevereiro, Maio, Agosto e Novembro Fidelity Funds – US Dollar Bond Fund A-GBP Primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto

Fidelity Funds – US Dollar Bond Fund A-USD Primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto Fundos de Investimento de Tesouraria

• Acções das classes A e B Primeiro Dia Útil de Agosto Fundos MoneyBuilder

• Acções de classe A Primeiro Dia Útil de Agosto Fidelity Lifestyle Funds

• Acções de classe A Primeiro Dia Útil de Agosto

• Fidelity Funds – LiveEasyFund A-GMDIST-HKD A taxa de distribuição (payout) geral por Acção deve ser normalmente de 4% por ano do preço médio das Acções para o exercício contabilístico precedente, para cada classe de Acções. Qualquer rendimento adicional acima de 4% por ano por Acção deve ser reinvestido no fundo e reflectido no Valor LíquidoPatrimonial do fundo. Os Administradores esperam recomendar a distribuição de uma proporção de rendimento bruto do investimento, capital e mais-valias líquidas realizadas de cada fundo. Todas as distribuições que envolvam uma proporção do capital de um fundo resultarão numa redução do Valor LíquidoPatrimonial por Acção do fundo. Os dividendos são declarados normalmente no primeiro Dia Útil de cada mês. A primeira distribuição realizar-se-á normalmente no primeiro Dia Útil de Janeiro de 2009. Para o primeiro dividendo do fundo declarado no primeiro Dia Útil de Janeiro de 2009, a taxa de distribuição (payout) geral por Acção será normalmente de 4% por ano do preço médio das Acções para o período a partir da data de lançamento do fundo até ao último Dia Útil de 2008.

• Fidelity Funds – LiveEasyFund A-Capital MDIST-HKD A taxa de distribuição (payout) geral por Acção deverá ser, normalmente, de 4%, consistentes com uma distribuição de capital adicional para fornecer um total de 7% por ano do preço médio das Acções para o exercício contabilístico precedente, para cada uma das classes de Acções. Qualquer rendimento adicional acima de 7% por ano por Acção deve ser reinvestido no fundo e reflectido no Valor Líquido Patrimonial do fundo. Os Administradores esperam recomendar a distribuição de uma proporção de rendimento bruto do investimento, capital e mais-valias líquidas realizadas de cada fundo. Todas as distribuições que envolvam uma proporção do capital de um fundo resultarão numa redução do Valor Líquido Patrimonial por Acção do fundo. Os dividendos são declarados normalmente no primeiro Dia Útil de cada mês. A primeira distribuição realizar-se-á normalmente no primeiro Dia Útil de Janeiro de 2009. Para o primeiro dividendo do fundo declarado no primeiro Dia Útil de Janeiro de 2009, a taxa de distribuição (payout) geral por Acção será normalmente de 7% por ano do preço médio das Acções para o período a partir da data de lançamento do fundo até ao último Dia Útil de 2008.

Singapore Retirement Funds

• Acções de classe A Primeiro Dia Útil de Agosto Excepções dos Singapore Retirement Funds

Fidelity Funds – Live Today Fund A-GDIST-SGD As Acções da Classe A-GDIST-SGD para este fundo fornecerão distribuições semestrais em Fevereiro e Agosto a uma taxa estável. A taxa de distribuição (payout) geral por Acção deve ser normalmente de 4% por ano do preço médio das Acções para o exercício contabilístico precedente. Qualquer rendimento adicional acima de 4% por ano por Acção deve ser reinvestido no fundo e reflectido no Valor Líquido Patrimonial do fundo. Os Administradores esperam recomendar a distribuição de uma proporção de rendimento bruto do investimento, capital e mais-valias líquidas realizadas de cada fundo. Todas as distribuições que envolvam uma proporção do capital de um fundo resultarão numa redução do Valor Líquido Patrimonial por Acção do fundo.Os dividendos são declarados normalmente no primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto. A primeira distribuição realizar-se-á normalmente em Fevereiro de 2009. Para o primeiro dividendo do fundo declarado no primeiro Dia Útil de Fevereiro de 2009, a taxa de distribuição (payout) geral por Acção será normalmente de 4% por ano do preço médio das Acções para o período a partir da data de lançamento do fundo até 31 de Dezembro de 2008.

Fundos de Reserva

• Acções de classe A Primeiro Dia Útil de Agosto Excepções dos fundos de Reserva

Fidelity Funds – Fidelity Advisor World Funds US Dollar Bond Fund

Primeiro Dia Útil de Fevereiro e Agosto

Acções Nominativas

(i) Reinvestimento de Dividendos

Os dividendos são reinvestidos em Acções adicionais da mesma classe de distribuição de Acções, a menos que os Accionistas especifiquem o contrário por escrito.

Os dividendos a reinvestir são creditados ao Agente de Transferência, que age em nome dos Accionistas e investe o montante dos dividendos em Acções adicionais da mesma classe de distribuição de Acções. As Acções são emitidas ao Valor Líquido Patrimonial determinado na data de declaração de dividendos, no caso de se tratar de uma Data de Avaliação, ou na Data de Avaliação posterior.

Não será paga qualquer comissão de venda sobre estas Acções. As Acções emitidas através deste sistema de dividendos serão depositadas numa conta nominativa aberta em nome do investidor. As Acções são calculadas em função das duas casas decimais e a fracção monetária residual resultante (cujo valor seja inferior a 0,01 de uma Acção) é retida no Fundo de Investimento para inclusão nos cálculos posteriores.

(ii) Pagamento de Dividendos

Os titulares de Acções de distribuição nominativas podem optar receber um pagamento de dividendos que, normalmente, será efectuado através de transferência bancária electrónica, isenta de comissões bancárias. Neste caso, salvo especificação em contrário, o pagamento será realizado normalmente na moeda de negociação principal da classe de distribuição de acções do fundo. Se solicitado, o pagamento poderá ser realizado em qualquer outra moeda de negociação livremente convertível, à taxa de câmbio vigente.

Se um pagamento de dividendos for inferior a 50 USD (ou o equivalente noutra moeda), o dividendo ser automaticamente reinvestido em mais Acções da mesma classe de distribuição de Acções e não será pago directamente aos titulares de Acções nominativas.

Mecanismos de Estabilização do Rendimento

Serão aplicados mecanismos de estabilização do rendimento no caso de Acções pertencentes a fundos de Obrigações, fundos de Investimento de Tesouraria e fundos Mistos. Estes mecanismos têm a finalidade de assegurar que o rendimento por Acção, distribuído por um período de distribuição, não é afectado por alterações no número de Acções em emissão durante esse período. O montante da primeira distribuição recebido por um Accionista num fundo de Obrigações, de Investimento de Tesouraria ou Misto após a aquisição de Acções desse fundo representa, por um lado, uma participação no rendimento recebido pelo fundo e, por outro lado, uma rentabilidade do capital (o “montante de estabilização”). O montante de estabilização representa o montante médio de rendimento do fundo incluído no Valor Líquido Patrimonial de cada Acção emitida durante o período de distribuição relevante. Espera-se que o montante de estabilização não seja tributado como uma receita de rendimento do Accionista, mas deve ser aplicado para reduzir o custo base de aquisição das Acções para a finalidade de calcular as mais-valias. No entanto, o tratamento fiscal dos montantes de estabilização poderá diferir em determinadas jurisdições. Os Accionistas que desejarem obter informações relativas ao montante de estabilização recebido como parte da sua distribuição, poderão fazê-lo contactando o Distribuidor ou o Fundo de Investimento na sua morada.

A Assembleia Geral Anual dos Accionistas celebra-se em Luxemburgo na primeira Quinta-feira de Outubro de cada ano, às 12h ou, se a data não coincidir num Dia Útil no Luxemburgo, a reunião será marcada para o Dia Útil seguinte.

As convocatórias das assembleias de Accionistas são executadas de acordo com a Lei do Luxemburgo e os Estatutos através de publicação no Mémorial e no “d’Wort” de Luxemburgo e outros jornais escolhidos em qualquer altura pelos Administradores. Será enviada uma convocatória por escrito aos Accionistas registados com uma antecedência mínima de 8 dias antes de cada assembleia. Todas as convocatórias das assembleias especificam a hora, local e ordem de trabalhos da reunião, assim como os requisitos de quórum e de votação. Os Accionistas de qualquer fundo podem realizar, em qualquer altura, assembleias gerais para decidir sobre assuntos relacionados em exclusividade com esse fundo.

O ano fiscal do Fundo de Investimento termina a 30 de Abril de cada ano. O relatório anual do Fundo, que engloba as demonstrações financeiras, é publicado nos quatro meses seguintes ao fecho do ano fiscal e, pelo menos, duas semanas antes da Assembleia Geral Anual de Accionistas. A contabilidade do Fundo de Investimento é mantida em separado na moeda de referência de cada fundo. As contas anuais são apresentadas nas moedas de referência dos fundos com as contas consolidadas em dólares americanos. O Fundo de Investimento publica um relatório financeiro semestral não auditado que contém uma lista das participações de cada fundo e dos seus valores de mercado, nos dois meses seguintes à sua data de elaboração.

Os relatórios anuais e semestrais podem obter-se gratuitamente e por pedido junto do Fundo de Investimento, dos Distribuidores e dos representantes do Fundo de Investimento. As contas do Fundo de Investimento preparadas em conformidade com a legislação comercial para serem apresentadas para aprovação por parte dos Accionistas, serão enviadas aos Accionistas registados juntamente com a convocatória da Assembleia Geral Anual. Este material está à disposição dos Accionistas titulares de Acções ao portador nos escritórios do Agente Pagador de Acções ao Portador de Luxemburgo, nos escritórios de qualquer outro agente pagador do Fundo de Investimento e nos escritórios do Representante em Hong Kong.

3.3. Tributação

Tributação do Fundo

O Fundo não está sujeito a quaisquer impostos do Luxemburgo sobre o rendimento ou sobre mais-valias realizadas ou não realizadas, ou a qualquer imposto de retenção do Luxemburgo. Os fundos de Acções, Obrigações, Mistos, de Alocação de Activos e MoneyBuilder, e os Fidelity Lifestyle Funds estão sujeitos a um imposto de subscrição anual de 0,05%, enquanto que os fundos de Investimento de Tesouraria, de Reserva Institucionais e de Reserva estão sujeitos a um imposto de subscrição anual de 0,01%, em ambos os casos calculados e pagáveis trimestralmente sobre os activos líquidos do fundo no último dia de cada trimestre fiscal. Os fundos Institucionais que investem exclusivamente em instrumentos do mercado monetário e depósitos junto de instituições de crédito podem estar isentos do imposto de subscrição anual.

As mais-valias, dividendos e juros sobre valores mobiliários do Fundo de Investimento podem estar sujeitos a impostos sobre mais-valias, retenção e outros impostos aplicados pelo país de origem em questão e estes impostos podem não ser recuperáveis quer pelo Fundo de Investimento quer pelos Accionistas.

Tributação dos Accionistas

Regra geral, os contribuintes fiscais que não residem no Luxemburgo não estão sujeitos a quaisquer impostos sobre mais-valias, de retenção, imposto de sucessões e doações, sobre o património ou de outro tipo aplicáveis no Luxemburgo relativamente às suas Acções, excepto nos seguintes casos:

ƒ Um Accionista não residente que possua, ou tenha possuído, directa ou indirectamente, sozinho ou juntamente com o seu agregado familiar (cônjuge e filhos menores), em qualquer altura durante um período de cinco anos antes da venda, mais de 10% das Acções do Fundo estáo sujeito a um imposto sobre mais-valias se ocorrer uma transmissão nos seis meses seguintes à aquisição.

ƒ Os Accionistas que sejam antigos residentes do Luxemburgo (e que tenham sido não residentes durante menos de 5 anos antes da realização do rendimento, e que foram residentes do Luxemburgo por um período máximo de 15 anos) que possuem ou tenham possuído, directa ou indirectamente, sozinhos ou juntamente com os seus agregados familiares (cônjuge e filhos menores) em qualquer altura durante um período de cinco anos antes da venda, mais de 10% das Acções do Fundo estão sujeitos a um imposto sobre mais-valias no caso de transmissão das Acções.

No entanto, tem de ser feita referência aos tratados de dupla tributação relevantes, caso existam, para determinar que Estado (Estado de residência vs. Luxemburgo) tem o direito a tributar mais-valias.

Os Administradores esperam que aqueles fundos e classes de distribuição comercializados publicamente no Reino Unido sejam qualificáveis como fundos ou classes de distribuição para as finalidades previstas no Capítulo V da Secção XVII da Lei sobre os Impostos de Rendimento e Sociedades, de 1988, do Reino Unido.

A Directiva 2003/48/CEE do Conselho, datada de 3 de Junho de 2003 relacionada com tributação sobre os rendimentos económicos na forma de pagamentos de juros (a seguir designada a “Directiva”) estipula que a partir de 1 de Julho de 2005, os agentes pagadores estabelecidos num estado-membro da UE ou determinados territórios dependentes ou associados aos estados-membros, que realizam pagamentos sobre o rendimento das poupanças a indivíduos que residam em outro estado-membro ou a entidades residuais no sentido da Directiva (e, em função do estado de residência do agente pagador, possivelmente também para indivíduos e entidades residuais, no sentido da Directiva, residentes em determinados territórios dependentes ou associados a estados-membros) serão obrigados, dependendo da jurisdição do agente pagador, a informar os detalhes do pagamento e o beneficiário às autoridades fiscais, ou de reter os impostos do mesmo. A lei do Luxemburgo de 21 de Junho de 2005 transpôs a Directiva do

i) Para todos os pagamentos de dividendos aos Accionistas que subscreveram directamente do Fundo ou adquiriram Acções através da Fidelity Investments Luxemboug S.A. (A designação da sociedade mudará para FIL (Luxembourg) S.A. Para mais informações, consulte “Notas sobre as alterações de designação das sociedades” na página 13.)

Fidelity Investments Luxembourg S.A. (A designação da sociedade mudará para FIL (Luxembourg) S.A. Para mais informações, consulte “Notas sobre as alterações de designação das sociedades” na página 13.)

Kansallis House Place de l’Etoile BP2174

L-1021 Luxembourg

Com efeito a partir de 30 de Junho de 2008, a nova morada será a seguinte: 2a, Rue Albert Borschette

BP 2174

L-1021 Luxembourg

ii) Para todos os pagamentos de dividendos aos Accionistas que adquiriram Acções através da Global FundsNetwork Fidelity Investments International (A designação da sociedade mudará para FIL Investments International. Para mais informações, consulte “Notas sobre as alterações de designação das sociedades” na página 13.) – Niederlassung Frankfurt

Kastanienhöhe 1

D-61476 Kronberg im Taunus

iii) Para todos os outros Accionistas a quem se aplica a Directiva Económica da UE (“EU Savings Directive”)

Fidelity Investments International (A designação da sociedade mudará para FIL Investments International. Para mais informações, consulte “Notas sobre as alterações de designação das sociedades” na página 13.)

Oakhill House 130 Tonbridge Road Hildenborough Kent TN11 9DZ United Kingdom

As consequências fiscais para cada Accionista resultantes da compra, subscrição, aquisição, participação, troca, venda, resgate ou transmissão de Acções no Fundo dependerão das leis relevantes da jurisdição à qual o Accionista esteja sujeito. Os investidores actuais e potenciais devem procurar o seu próprio aconselhamento profissional a este respeito, bem como no referente a qualquer controlo de câmbios aplicáveis ou outras leis e regulamentos. A lei e prática de tributação, bem como os níveis de imposto relativos ao Fundo de Investimento e aos Accionistas podem mudar no futuro.

3.4. Investidores Autorizados

Embora as Acções sejam livremente transmissíveis, os Estatutos reservam ao Fundo de Investimento o direito de limitar a titularidade efectiva de Acções a qualquer pessoa a, no máximo, 3% das Acções em circulação na altura desta emissão ou em qualquer altura posterior. Os Estatutos reservam igualmente ao Fundo de Investimento o direito de impedir qualquer “Pessoa Norte-americana” (tal como se define esta expressão) ser titular efectivo de Acções. O Conselho de Administração adoptou a definição de “Pessoa Norte-americana” estipulada abaixo. Em virtude dos referidos poderes, o Fundo de Investimento poderá resgatar obrigatoriamente as Acções detidas acima desse limite ou por uma “Pessoa norte-americana” nos termos estipulados nos Estatutos e poderá limitar o exercício dos direitos inerentes às referidas Acções.

“Investidor Autorizado” significa qualquer pessoa que não é uma Pessoa Norte-americana e cuja subscrição ou outra aquisição de Acções (quer do Fundo ou de qualquer outra pessoa) não é realizada

a. enquanto essa pessoa estiver fisicamente presente nos Estados Unidos da América ou

b. em ligação a qualquer pedido de subscrição dirigido a essa pessoa, embora essa pessoa esteja fisicamente presente nos Estados Unidos da América; e ainda que essa pessoa não seja uma pessoa cuja aquisição de Acções poderia resultar na violação de leis da jurisdição onde essa pessoa possa residir ou estar fisicamente presente. Tal como utilizado neste Prospecto, mas sujeito à legislação aplicável e às mudanças que possam ser comunicadas aos subscritores ou cessionários de Acções, por “Pessoa Norte-americana” entender-se-á:

a. um cidadão ou um residente nos Estados Unidos da América;

b. uma parceria, sociedade anónima, sociedade de responsabilidade limitada ou entidade semelhante, organizada ou constituída nos termos das leis dos Estados Unidos da América, ou uma entidade tributada como tal ou sujeita ao preenchimento de uma declaração de rendimentos em conformidade com as leis federais dos Estados Unidos