• Nenhum resultado encontrado

DIRECTRIZES DE INVESTIMENTO DO CPF DIRECTRIZES DE INVESTIMENTO DE FUNDOS NÃO ESPECIALIZADOS

H. Excepções à Regra da Parte Única para Investimentos em Produtos Estruturados 1 Requisitos do Emitente e de Contraparte

6. PERFIS DE RISCO

Perfil de risco Descrição Notas

Risco muito baixo

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em liquidez. Se investir num fundo de investimento de tesouraria denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional devido às flutuações cambiais.

Risco baixo

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em liquidez, obrigações governamentais e/ou obrigações de empresas. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Risco baixo - médio (acção e obrigação)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em obrigações governamentais e de empresas mais investimentos em acções (mercado accionista) (conforme aplicável). Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição a acções e obrigações.

Risco baixo - médio (obrigação)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de obrigações subjacentes governamentais e de empresas. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição apenas a obrigações.

Risco baixo - médio (activos múltiplos)

O valor do fundo calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em liquidez, obrigações governamentais e/ou obrigações de empresas, investimentos em acções (mercado accionista), bens imóveis e mercadorias (conforme aplicável). Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição a várias classes de activos.

Risco médio (acção)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em acções que são bastante diversificadas. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais. Os fundos nesta categoria tendem a ser “mainstream” e são parte nuclear da exposição dos investidores a um mercado em particular.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição a acções.

Risco médio (acção e obrigação)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em acções que são bastante diversificados ou incluem investimentos em obrigações governamentais ou de empresas. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais. Os fundos nesta categoria tendem a ser “mainstream” e são parte nuclear da exposição dos investidores a um mercado em particular.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição a acções e obrigações.

Risco médio (obrigação)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de obrigações subjacentes governamentais e de empresas. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos que incluem uma exposição a obrigações.

Risco médio (activos múltiplos)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em liquidez, obrigações governamentais e/ou obrigações de empresas, investimentos em acções (mercado accionista), bens imóveis e mercadorias (conforme aplicável). Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Risco médio - elevado

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em acções, incluindo algumas acções que são denominadas em moedas diferentes da moeda de referência do fundo ou incluindo algumas acções baseadas noutros países, o que pode criar algum risco cambial. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais. Os fundos nesta categoria podem ser “mainstream” ou “core” investidos em mercados desenvolvidos de grande dimensão.

Risco médio - elevado (obrigação)

O valor deste fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em obrigações, incluindo algumas obrigações que são denominadas em moedas diferentes da moeda de referência do fundo ou incluindo algumas acções baseadas noutros países, o que pode criar algum risco cambial. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais. Os fundos nesta categoria podem ser “mainstream” ou “core” investidos em mercados desenvolvidos de grande dimensão.

Risco elevado (acção)

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em acções que possuam um elemento de risco cambial, bem como volatilidade do mercado devido à concentração de investimentos num ou mais países. Tais fundos podem ser geridos de forma mais agressiva do que outros e serem mais voláteis. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Risco elevado (obrigação)

O valor deste fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em obrigações que possuam um elemento de risco cambial, bem como volatilidade de mercado. Tais fundos podem ser geridos de forma mais agressiva do que outros e serem mais voláteis. O tipo de títulos de dívida, em que o fundo fundamentalmente investirá, estará sujeito a um risco elevado e não lhes será exigido cumprir um padrão de classificação mínima. A maioria, embora não todos, será classificada para solvência por uma agência de rating reconhecida internacionalmente. Por títulos de categoria de subinvestimento entende-se títulos com uma classificação de BB+ ou inferior da S&P ou classificação equivalente de uma agência de rating reconhecida internacionalmente. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Risco muito elevado

O valor do fundo é calculado diariamente com base no valor de mercado de investimentos subjacentes em acções, muitos dos quais podem exibir mais volatilidade devido à exposição às taxas cambiais ou algum risco devido ao investimento em empresas muito pequenas ou mercados emergentes, ou investindo unicamente em sectores do mercado. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Institucional (acção)

O fundo investe fundamentalmente nas acções de empresas (capitais próprios de empresas), que tendem a ser mais voláteis do que as obrigações e outros títulos de juro fixo, mas também oferece um potencial maior para o crescimento. O fundo pode igualmente investir em determinados mercados estrangeiros em desenvolvimento, que podem ser extremamente voláteis e cujos mecanismos de regulamentação, negociação, liquidação, liquidez e custódia de valores mobiliários podem ser menos seguros do que aqueles existentes em mercados estabelecidos. As perdas de um fundo também podem resultar do incumprimento de um emitente ou contraparte. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos na gama de Fundos de Reserva Institucionais incluindo uma exposição a acções.

Institucional (obrigação)

O fundo investe fundamentalmente em obrigações governamentais e/ou de empresas e outros títulos de juro fixo, que tendem a ser menos voláteis do que as acções de empresas (capitais próprios de empresas). As obrigações geralmente incluem uma promessa de reembolso da soma original, numa data futura especificada e, normalmente, proporcionam um nível de rendimento fixo. Contudo, o valor de capitalização de um fundo de obrigações e o nível do seu rendimento continuarão a flutuar. Também, devido a uma maior possibilidade de incumprimento, o investimento em obrigações de empresas é, geralmente, menos seguro do que o investimento em obrigações governamentais. O fundo pode igualmente investir em determinados mercados estrangeiros em desenvolvimento, que podem ser extremamente voláteis e cujos mecanismos de regulamentação, negociação, liquidação, liquidez e custódia de valores mobiliários podem ser menos seguros do que aqueles existentes em mercados estabelecidos. As perdas de um fundo também podem resultar do incumprimento de um emitente ou contraparte. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

Esta classificação aplica-se a fundos na gama de Fundos de Reserva Institucionais incluindo uma exposição a obrigações.

Institucional (obrigações e derivados)

O fundo investe fundamentalmente em obrigações governamentais e/ou de empresas e outros títulos de juro fixo, que tendem a ser menos voláteis do que as acções de empresas (capitais próprios de empresas). As obrigações geralmente incluem uma promessa de reembolso da soma original, numa data futura especificada e, normalmente, proporcionam um nível de rendimento fixo. Contudo, o valor de capitalização de um fundo de obrigações e o nível do seu rendimento continuarão a flutuar. Também, devido a uma maior possibilidade de incumprimento, o investimento em obrigações de empresas é, geralmente, menos seguro do que o investimento em obrigações governamentais. O fundo pode igualmente investir em determinados mercados estrangeiros em desenvolvimento, que podem ser extremamente voláteis e cujos mecanismos de regulamentação, negociação, liquidação, liquidez e custódia de valores mobiliários podem ser menos seguros do que aqueles existentes em mercados estabelecidos. As perdas de um fundo também podem resultar do incumprimento de um emitente ou contraparte. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais. O fundo também pode investir em instrumentos derivados financeiros, que incluem, mas não estão limitados a, futuros, opções, forwards, swaps, instrumentos associados a crédito, hipotecas e outro rendimento fixo, derivados cambiais e de crédito. Os riscos associados aos instrumentos derivados incluem, mas não estão limitados a, risco de volatilidade, risco de liquidez e risco de contraparte.

Esta classificação aplica-se a fundos na gama de Fundos de Reserva Institucionais incluindo uma exposição a obrigações e derivados.

A informação fornecida neste Prospecto não constitui aconselhamento de investimento. Chamamos a sua atenção para a Nota Importante constante deste Prospecto. Se investir num fundo denominado numa moeda diferente da sua, pode existir um risco adicional decorrente das flutuações cambiais.

ANEXO

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA OS INVESTIDORES