• Nenhum resultado encontrado

Técnicas e Instrumentos Especiais de Investimento e Cobertura

PARA Classe de Acções sem

D. Técnicas e Instrumentos Especiais de Investimento e Cobertura

Técnicas e Instrumentos Relacionados com Valores Mobiliários Negociáveis

Para a gestão eficiente da carteira, o Fundo de Investimento pode, em cada fundo, salvo indicação em contrário na política de investimento do fundo relevante, utilizar as seguintes técnicas e instrumentos relacionados com valores mobiliários negociáveis:

(A) Opções sobre Valores Mobiliários

Uma opção é o direito de comprar ou vender um activo particular a um preço estabelecido, numa data futura correspondente a um determinado período. O Fundo pode comprar e vender opções de compra ou venda sobre valores mobiliários negociáveis, desde que estas opções sejam negociadas em bolsas de opções ou OTC através de corretores/intermediários que cotizem preços de compra e venda das referidas opções e que sejam instituições financeiras de primeira classe especializadas nestes tipos de transacções e participantes nos mercados OTC.

O Fundo de Investimento deverá ainda cumprir as seguintes regras:

i) O montante total de prémios pagos pela aquisição de opções de compra e venda que são consideradas aqui, juntamente com o montante total de prémios pagos pela aquisição de opções de compra e venda descritas abaixo em (B) b), não pode, no que respeita a cada fundo, exceder 15% do Valor Líquido Patrimonial desse fundo.

ii) O compromisso total resultante da venda de opções de compra e venda (excluindo a venda de opções de compra para as quais existe cobertura adequada) e o compromisso total resultante de transacções referidas abaixo em (B), que foram celebradas para finalidades que não as de cobertura, não poderá exceder, no que respeita a cada fundo, em nenhuma altura, o Valor Líquido Patrimonial desse fundo. Neste contexto, o compromisso sobre opções de compra e venda vendidas equivale ao montante agregado dos preços de exercício dessas opções.

A cobertura para opções de compra vendidas não pode ser alienada enquanto as opções existirem, a não ser que, por sua vez, sejam cobertas por opções equivalentes ou outros instrumentos usados para a mesma finalidade. Não obstante o anteriormente referido, o Fundo de Investimento pode vender opções de compra descobertas, se for capaz, em qualquer altura, de cobrir as posições tomadas em tal venda e se os preços de exercício dessas opções não excederem 25% do Valor Líquido Patrimonial do fundo relevante.

iv) No caso de venda de opções de venda, o Fundo de Investimento deve ser coberto, durante toda a vigência das opções, por dinheiro suficiente para pagar os valores mobiliários negociáveis entregues ao Fundo pela contraparte no exercício das opções.

(B) Futuros Financeiros, Opções sobre Futuros Financeiros e Swaps de Taxas de Juro

A negociação de futuros financeiros consiste em negociar contratos relacionados com valor futuro de valores mobiliários negociáveis ou outros instrumentos financeiros. Excepto no que respeita a swaps de taxas de juro numa base de acordo mútuo e opções que podem ser negociadas como é descrito em (A), todas as transacções em futuros financeiros podem ser efectuadas apenas num Mercado Regulamentado. Sujeitas às seguintes condições, tais transacções podem ser efectuadas para fins de cobertura ou de outro tipo.

a) Operações de Cobertura

A cobertura destina-se a proteger um compromisso futuro conhecido.

i) Como uma cobertura global contra o risco de movimentos desfavoráveis do mercado accionista, o Fundo de Investimento pode vender futuros sobre índices do mercado accionista. Para a mesma finalidade, o Fundo de Investimento pode vender opções de compra ou comprar opções de venda sobre índices do mercado accionista. O objectivo destas operações de cobertura pressupõe que existe uma correlação suficiente entre a composição do índice utilizado e as carteiras correspondentes do Fundo de Investimento.

ii) Como uma cobertura global contra flutuações das taxas de juro, o Fundo de Investimento pode vender contratos de futuros sobre taxas de juro. Para a mesma finalidade, também pode vender opções de compra ou comprar opções de venda sobre taxas de juro ou realizar swaps de taxas de juro numa base de acordo mútuo com instituições financeiras de primeira classe especializadas neste tipo de transacção.

O compromisso total relacionado com contratos de futuros e opções sobre índices do mercado accionista não pode exceder a avaliação total dos valores mobiliários detidos pelo fundo relevante no mercado correspondente a cada índice. Da mesma forma, o compromisso total sobre contratos de futuros de taxas de juro, contratos de opções sobre taxas de juro e swaps de taxas de juro não pode exceder a avaliação total dos activos e passivos a serem cobertos detidos pelo fundo relevante na moeda correspondente a estes contratos.

b) Gestão Eficiente da Carteira

A negociação baseia-se na previsão dos movimentos futuros nos mercados financeiros. Neste contexto, e à parte dos contratos de opções sobre valores negociáveis (ver acima (A)) e contratos relacionados com moedas (ver (D) b), abaixo), o Fundo pode, para uma finalidade que não a cobertura, comprar e vender contratos de futuros e contratos de opções sobre qualquer tipo de instrumento financeiro, desde que o compromisso total resultante destas transacções de compra e venda, juntamente com o compromisso total resultante da venda de opções de compra e venda sobre valores mobiliários negociáveis, no que respeita a cada fundo nunca exceda o Valor Líquido Patrimonial desse fundo.

Vendas de opções de compra sobre valores mobiliários negociáveis para as quais o Fundo de Investimento possui cobertura suficiente, não estão incluídas no cálculo do compromisso total acima referido.

Neste contexto, o compromisso resultante de transacções que não se relacionam com opções sobre valores mobiliários negociáveis é definido como se segue:

i) o compromisso resultante de contratos de futuros é igual ao valor de liquidação da posição líquida de contratos relacionados com instrumentos financeiros idênticos (uma vez realizada a compensação entre posições de compra e venda), sem ter em conta os respectivos vencimentos e

ii) o compromisso relacionado com opções compradas e vendidas é igual à soma dos preços de exercício daquelas opções que representam a posição líquida vendida no que respeita ao mesmo activo subjacente, sem ter em conta os respectivos vencimentos.

O total dos prémios pagos para adquirir opções de compra e venda conforme descrito acima, juntamente com o total dos prémios pagos para adquirir opções de compra e venda sobre valores mobiliários negociáveis como é descrito acima em (A), não pode exceder, no que respeita a cada fundo, 15% dos activos líquidos de tal fundo.

O Fundo de Investimento também pode usar swaps de taxas de juro como uma ferramenta para uma gestão eficiente da carteira desde que (i) tais swaps sejam usados em conjunção com activos detidos por um fundo, (ii) os compromissos adoptados no contexto de tais transacções não deverão exceder o valor dos activos em conjunção com os quais eles devem ter sido celebrados e (iii) a formalização de transacções de swaps não dever restringir indevidamente a liquidez da carteira do fundo relevante.

O Fundo de Investimento pode realizar transacções de swaps de Acções que consistem no reembolso contratual à contraparte do swap:

i) um desempenho positivo ou negativo de um cabaz de valores mobiliários, um índice da bolsa de valores ou um índice de referência (benchmark);

ii) uma taxa de juro, variável ou fixa; iii) uma taxa de câmbio estrangeira; ou iv) uma combinação de qualquer uma das acima;

face ao desempenho positivo ou negativo de um cabaz de valores mobiliários, um índice da bolsa de valores ou um índice de referência (benchmark). Não existe troca do montante de investimento no swap de Acções.

O Fundo não pode realizar transacções de swaps de Acções, a não ser que:

i) a sua contraparte seja uma instituição financeira altamente classificada e especializada neste tipo de transacção; ii) assegure que o nível da sua exposição a swaps de Acções é tal que é capaz, em qualquer altura, de ter activos

líquidos suficientes disponíveis para cumprir as suas obrigações de resgate e os compromissos resultantes de tais transacções;

iii) o rendimento dos activos subjacentes, referidos no acordo de swaps de Acções, esteja em conformidade com a política de investimentos do fundo relevante que celebra essa transacção.

O compromisso total resultante de transacções de swaps de Acções de um fundo em particular, deverá ser o valor de mercado dos activos subjacentes usados para tais transacções ao início.

A exposição líquida das transacções de swaps de Acções em conjunção com todas as exposições resultantes da utilização de opções, swaps de taxas de juro e futuros financeiros, acima mencionados, não podem, no que respeita a cada fundo, exceder em qualquer altura o Valor Líquido Patrimonial de tal fundo.

os investimentos em transacções de swaps de Acções serão feitos de forma a ajustar exposições regionais, liquidação limite e riscos do depositário, bem como risco de repatriação em determinados mercados e para evitar custos e despesas relacionados com investimentos directos ou venda de activos em certas jurisdições, bem como restrições às divisas estrangeiras.

O Fundo de Investimento pode celebrar contratos de swap relacionados com quaisquer índices ou instrumentos financeiros, incluindo swaps de retorno total, desde que o compromisso total resultante dessas transacções, juntamente com o compromisso total associado a transacções de compra e venda de contratos de futuros e opções sobre qualquer tipo de instrumentos financeiros, e com o montante dos compromissos relacionados com a venda de opções de compra e venda sobre Valores Mobiliários Negociáveis não exceda, em qualquer altura, o valor dos activos líquidos do fundo relevante. A venda de opções de compra sobre Valores Mobiliários Negociáveis, para os quais o Fundo possui cobertura adequada, não é considerada para o cálculo do montante agregado dos compromissos acima referidos. Todas essas transacções permitidas devem ser efectuadas por instituições financeiras altamente classificadas e especializadas neste tipo de transacção.

O Fundo de Investimento não pode manter uma exposição superior a 10% dos seus activos líquidos num único emitente de

swaps de retorno total. O emitente dos swaps de retorno total deve providenciar liquidez suficiente dos instrumentos, para

permitir que o Fundo feche sempre a posição nas condições do mercado. O Fundo de Investimento deve ter a possibilidade de avaliar os swaps de retorno total numa base de concorrência plena. Os activos subjacentes dos swaps de retorno total devem ser valores mobiliários negociáveis cotados numa bolsa de valores ou negociados num mercado regulamentado, que opera regularmente, é reconhecido e está aberto ao público.

O Fundo de Investimento pode utilizar swaps de crédito. Um swap de crédito é um contrato financeiro bilateral em que uma contraparte (o comprador de protecção) paga uma taxa periódica em troca de um pagamento contingente por parte do vendedor de protecção, a seguir a um evento de crédito de um emitente de referência. O comprador de protecção deve vender obrigações particulares, emitidas pelo emitente de referência, pelo seu valor nominal (ou outro preço de exercício ou de referência designado) quando ocorre um evento de crédito ou deve receber uma liquidação em numerário, baseada na diferença entre o preço de mercado e o referido preço de referência. Normalmente, um evento de crédito é definido como falência, insolvência, liquidação judicial, reestruturação adversa material do passivo ou incapacidade em cumprir as obrigações de pagamento quando devido. A International Swap and Derivatives Association (“ISDA”) elaborou documentação normalizada para estas transacções ao abrigo do seu ISDA Master Agreement (contrato quadro da ISDA). O Fundo de Investimento pode utilizar swaps de crédito para cobrir o risco de crédito específico de alguns dos emitentes na sua carteira através da compra de protecção.

Além disso, o Fundo de Investimento pode, desde que seja no seu interesse exclusivo, comprar protecção ao abrigo de

swaps de crédito sem deter os activos subjacentes, desde que os prémios agregados pagos juntamente com o presente

valor dos prémios agregados ainda em pagamento, e relacionados com um swap de crédito adquirido em conjunto com o montante do agregado dos prémios pagos relativos à compra de opções sobre valores mobiliários ou instrumentos financeiros para um fim diferente da cobertura, não possam exceder, em qualquer altura, 15% dos activos líquidos do fundo relevante.

Desde que seja no seu interesse exclusivo, o Fundo de Investimento também pode vender protecção ao abrigo de swaps de crédito para adquirir uma exposição específica ao crédito. Para além disso, os compromissos agregados relacionados com esse swap de crédito vendidos em conjunto com o montante de compromissos relativos à compra e venda de contratos de futuros e opções sobre qualquer espécie de instrumentos financeiros, e os compromissos relacionados com a venda de opções de compra e venda sobre valores mobiliários negociáveis, não podem, em qualquer altura, exceder o valor dos activos líquidos do fundo relevante.

O Fundo de Investimento só celebrará transacções de swaps de crédito com instituições financeiras altamente classificadas e especializadas neste tipo de transacção, e apenas em conformidade com as condições normalizadas definidas pela ISDA. O Fundo de Investimento também só aceitará obrigações sobre um evento de crédito, que estejam no âmbito da política de investimentos do fundo relevante.

O Fundo de Investimento garantirá que pode transferir os activos necessários em qualquer altura, para pagar os resultados decorrentes dos pedidos de resgate e para cumprir as suas obrigações resultantes dos swaps de crédito, outras técnicas e instrumentos.

Os limites de investimento do Fundo de Investimento devem aplicar-se ao emitente e aos activos subjacentes dos swaps de crédito.

Os compromissos agregados de todas as transacções de swaps de crédito e swaps de retorno total não ultrapassarão 20% dos activos líquidos de qualquer fundo, desde que todos os swaps sejam completamente financiados.

(C) Operações de Empréstimo de Valores Mobiliários

O Fundo de Investimento pode realizar operações de pedidos de empréstimo de valores mobiliários, como prestamista e prestatário, sempre que cumpra as seguintes regras:

i) O Fundo de Investimento apenas pode realizar operações de valores mobiliários como prestamista e como prestatário através de um sistema normalizado, organizado por uma reconhecida instituição de compensação ou através de uma instituição financeira de primeira classe especializada neste tipo de transacção.

ii) Nas operações de empréstimos de valores, o Fundo de Investimento deve, em princípio, obter uma garantia, cujo valor deverá ser, na altura de conclusão do contrato, como mínimo equivalente ao valor total dos valores mobiliários emprestados. Esta garantia tem de ser dada na forma de activos líquidos e/ou na forma de valores mobiliários emitidos ou garantidos por um Estado-membro da OCDE ou pelas suas autoridades locais ou por instituições supranacionais e empresas de uma comunidade, de natureza regional ou mundial, e/ou na forma de unidades de um organismo de investimento colectivo do mercado monetário com classificação AAA ou equivalente e bloqueada no nome do Fundo até a expiração do contrato de empréstimo. Tal garantia não será necessária, se o empréstimo de valores mobiliários for realizado através do Clearstream Banking ou Euroclear ou através de outra organização que assegure ao prestamista um reembolso do valor dos valores mobiliários emprestados, por meio de uma garantia ou outra forma.

iii) As operações de empréstimo de valores mobiliários, como prestamista ou prestatário, não podem exceder 50% da avaliação da carteira de valores mobiliários de cada fundo. Esta limitação não se aplica se o Fundo de Investimento tem direito, em qualquer altura, à resolução do contrato e à restituição dos valores mobiliários emprestados. iv) As operações de empréstimo de valores mobiliários, como prestamista ou prestatário, não poderão ter uma duração

superior a 30 dias.

v) Os valores mobiliários tomados por empréstimo pelo Fundo de Investimento não podem ser alienados durante o tempo que estão na posse do Fundo de Investimento, a não ser que estejam cobertos por instrumentos financeiros suficientes, que possibilitem ao Fundo de Investimento entregar os valores mobiliários tomados por empréstimo no fecho da transacção.

vi) O Fundo pode pedir emprestado valores mobiliários nas seguintes circunstâncias relacionadas com a liquidação de uma operação de venda: (x) durante um período em que os valores mobiliários tenham sido enviados para novo registo; (y) quando os valores mobiliários tenham sido emprestados e não tenham sido devolvidos a tempo; e (z) para evitar uma liquidação falhada quando o Depositário não realize a entrega.

a) Operações de Contratos de Recompra

O Fundo de Investimento poderá, com carácter acessório, celebrar operações de contratos de recompra, que consistem na compra e venda de valores mobiliários com uma cláusula a reservar ao vendedor o direito ou a obrigação de recomprar ao adquirente os valores mobiliários vendidos a um preço e nas condições especificadas pelas duas partes no seu acordo contratual.

O Fundo de Investimento pode agir quer como comprador, quer como vendedor nas operações de contratos de recompra. Contudo, o seu envolvimento nessas operações está sujeito à seguintes regras:

i) O Fundo de Investimento não pode comprar ou vender valores mobiliários com uma operação de contrato de recompra, a não ser que a contraparte nessas operações seja uma instituição financeira de elevada classe especializada neste tipo de operação.

ii) Durante a vigência de um contrato com pacto de recompra, o Fundo de Investimento não poderá vender os valores mobiliários, que são o objecto do contrato, até que a outra parte tenha exercido o direito de recomprar esses valores ou o prazo de recompra tenha expirado.

iii) Sempre que o Fundo estiver exposto a resgates das suas próprias Acções, tem de tomar providências para garantir que o nível da sua exposição às operações do contrato de recompra seja tal, que lhe permita, em qualquer altura, cumprir as suas obrigações de resgate.

Espera-se que as operações de contratos de recompra ocorram apenas ocasionalmente. b) Cobertura do Risco Cambial

Para proteger os seus activos e passivos, presentes e futuros, contra a flutuação das moedas, o Fundo de Investimento pode realizar operações cujo objecto seja a compra ou venda de contratos “forward” para divisas estrangeiras, a compra ou venda de opções de compra ou opções de venda sobre divisas, a compra ou venda de divisas a prazo ou o câmbio de divisas nas condições acordadas por ambas as partes, sempre que essas operações se realizem em bolsas ou em mercados OTC através de instituições financeiras de primeira classe, especializadas nestes tipos de operações e que sejam participantes nos mercados OTC.

O objectivo das operações acima referidas pressupõe a existência de uma relação directa entre a operação contemplada e os activos ou passivos objecto de cobertura e implica que, em princípio, operações numa determinada moeda (incluindo uma moeda com uma relação substancial com o valor da moeda de referência do fundo relevante) não podem exceder o valor total de tais activos e passivos, nem podem, no que toca à sua duração, exceder o período durante o qual esses activos são detidos ou antecipados para serem adquiridos ou para os quais esses passivos incorrem ou se antecipa que sejam incorridos.

c) Cobertura de Classes

No que respeita a algumas classes de Acções terem uma moeda de negociação principal diferente da moeda de referência do fundo, o gestor poderá optar por cobrir a exposição cambial das participações subjacentes das carteiras, com o objectivo de eliminar, na medida do possível, o risco cambial alheio à moeda de negociação principal da(s) classe(s) de Acções relevante(s). Pretende-se que isto seja alcançado através da utilização de contratos “forward” para divisas estrangeiras, em conformidade com as disposições acima. Consultar as Notas na Parte I do Prospecto relativamente às