• Nenhum resultado encontrado

Capítulo III – Enquadramento contextual

3.3 Dos serviços públicos no âmbito do estudo

3.3.1 Serviços de saúde pública

3.3.1.2 Hospital Aroldo Tourinho – HAT

O histórico aqui apresentado é resultado de inquérito ao senhor provedor do Hospital Aroldo Tourinho em fevereiro de 2010, com dados disponibilizados pela instituição, pertinentes ao objeto do presente estudo.

A Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho foi criada em 28 de setembro de 1987. Antes conhecida como Hospital Municipal de Montes Claros, foi regulamentada em 08 de outubro de 1987. Seu estatuto a defere como uma “entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos” (art.1°). A instituição tem por finalidade estatutária prestar assistência integral à saúde a seus usuários, sem distinção de qualquer espécie.

O HAT atua com a proposta de prestar serviços de saúde, credenciada pelo SUS, atendendendo ao público e ao privado. Devido a sua natureza de instituição de caráter filantrópico e de utilidade pública faz jus a contribuições e aportes de verba pública, como também de setores da sociedade organizada como a Fundação Rotária, o Rotary Internacional e empresas da cidade. Liderada pelo grupo MATSULFUR, as empresas da cidade deram à contrapartida empresarial para o projeto de desenvolvimento do HAT. Em 1993, o Rotary destinou US$ 274 mil para o hospital, o que possibilitou a implantação de um projeto de assistência materno-infantil, que

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros/MG-Brasil Capítulo III

incluiu o único Banco de Leite Humano da região, àquela época.

No mesmo período, o governo do Estado de Minas contribuiu para o desenvolvimento do Hospital, por meio do projeto Nordeste, que liberou recursos para setores da saúde.

Em 2000, o HAT implantou a sua primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta, com dez leitos. Em 2003, recebeu credenciamento para oferecer serviços de neurocirurgia nível II.

A partir de 2003, o Hospital foi incluído no Programa de Fortalecimento dos Hospitais de Minas Gerais – Pró Hosp, que além de liberar recursos para investimentos, custeio e gestão, capacita os seus gestores com cursos de pós-graduação em gestão hospitalar. Como resultado da inclusão no novo Programa, o HAT desenvolveu o Plano Diretor, que prevê as ações para o período de 2004 a 2008.

Em 2004, foi implantado o Grupo de Trabalho de Humanização do Hospital Aroldo Tourinho/GTH, cujas ações são visíveis e esperadas em toda a equipa de trabalho, citado como exemplo, o Projeto “Posso Ajudar” que presta assistência com o auxílio àqueles que necessitam de informações no âmbito da atenção a saúde.

Além da sua atividade principal, o HAT tem uma atuação na assistência social junto a população da região considerada carente, através de parceria pioneira firmada em 2005, com a Samaritan's Purse4, ONG que atua em mais de 100 países. Forma uma rede de solidariedade entre estudantes residentes nos Estados Unidos e Canadá para atender a crianças de várias regiões e países.

Em 2005, o Hospital recebeu credenciamento do Sistema Único de Saúde – SUS para realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade e procedimentos intervencionistas.

No ano seguinte, foi criada a Gerência de Ensino, Investigação e Extensão, que tem como objetivo implantar a gestão de qualidade como forma de melhorar os recursos humanos. Seu primeiro ato foi a parceria efetivada com o Hospital UNIMED para a realização da

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros/MG-Brasil Capítulo III

especialização em cardiologia, ocorrida nas dependências do HAT. A iniciativa possibilitou parceria com IES para os programas de residência médica e cursos de especialização em medicina.

Em 2007 o HAT iniciou uma nova fase, como a UNIMED Norte de Minas, o que possibilitou a criação de uma nova unidade, o Hospital Aroldo Tourinho Convênios, que tinha como proposta a ampliação, principalmente, de atendimento a convênios e particulares. No mesmo ano foi reformado o pronto atendimento e as clínicas de internação, maternidade e a pediatria. Foi ainda reformulada a logomarca do HAT, que considerou à época, necessário proceder em ajustes gráficos para atender a imagem de modernização junto a população e organismos institucionais.

Segundo o senhor provedor A. M. Mota (comunicação pessoal, março de 2010), outros importantes marcos históricos da construção do HAT, têm sido a efetiva participação do corpo clínico e funcional nas medidas administrativas, a renegociação de dívidas com fornecedores e a criação de serviços médico-hospitalares, como a oncologia e cirurgia bariátrica.

Em 2009 o hospital foi credenciado pelo Estado de Minas Gerais como referência em urgência e emergência cardiológica.

Também em 2009, foi implantado na entidade o Protocolo de Manchester5, no atendimento do Pronto Socorro que objetiva a melhoria e rapidez no atendimento. A rede encontra-se estruturada a fim de melhorar a comunicação e a troca de informações entre os setores. Os equipamentos como computadores e sistemas e programas, foram atualizados e, ampliada a capacidade de trabalho. Foi implantado também o Sistema de Gestão Hospitalar, SPData, com a unificação do hospital que anteriormente funcionava com 5 sistemas de gestão, o que reduziu o retrabalho e gera dados mais confiáveis.

Nesse mesmo ano foram concluídas e inauguradas várias obras no Hospital, como a lavanderia, o Centro de Ensino e Pesquisa - CEP e a casa de Descanso da Instituição, local destinado ao

5 Trata-se de sistema para classificação de risco e gravidade da condição de um paciente, distinguindo prioridades clínicas para atendimento médico, em cinco níveis de urgência, identificáveis por cinco cores diferentes. Foi aplicado pela primeira vez em Manchester, Inglaterra, 1997, se universalizando, desde então. Fonte: Grupo Brasileiro de Classificação de Risco – GBCR http://gbcr.org.br/

A Aprendizagem Organizacional nos Serviços Públicos de Saúde e Transporte Coletivo Urbano de Montes Claros/MG-Brasil Capítulo III

descanso dos empregados em seus períodos de intervalo. Construído o Heliponto do Hospital, que capacitou a entidade para o recebimento de urgência e emergência via aérea. Foram reformados os vestiários dos funcionários e houve o início das obras de construção do Centro de Terapia Intensiva Coronariana; de uma nova farmácia e da reforma e ampliação para a criação de mais 30 leitos de apartamentos.

Nos últimos anos, a unidade acelerou seu crescimento, passando de 1.600 m2 de área construída para cerca de 11.500m2... O HAT atua com 40 clínicas médicas e unidades de serviços assistenciais instaladas dentro do Hospital, com 192 leitos e um quadro de 613 empregados, além de 188 médicos, 59 estagiários e 32 profissionais da área de saúde, com nível superior, sendo eles fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, farmacêuticos, bioquímicos e nutricionistas.

Considerado como um hospital de referência, o HAT atende a pacientes de mais de 100 municípios do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, numa abrangência a uma população estimada em 1.500.000 habitantes.

O HAT tem por missão, “prestar assistência integral e de boa qualidade à saúde, no Norte de Minas, garantido a satisfação do cliente” (A. M. Mota, comunicação pessoal, março de 2010).

O HAT adota a “Acreditação”6 como modelo de gestão, os supervisores de todas as áreas

internas foram capacitados para implantação desta metodologia, através do curso “Capacitação em Gestão da Qualidade”, ministrado pelo Pró-Saúde de São Paulo, com recursos disponibilizados pelo PRO-HOSP (recursos federais).